Substituir router Vodafone fibra

O RT-N16 porta-se muito bem com DD-WRT, penso que andam a fazer uma "Build" com suporte para mais de 16vlans, visto que o limite é no firmware em certos routers, e há mais gente a precisar das "ditas".

Quanto tiver algum tempo meto aqui um Tutorial.

Cumps
 
Última edição:
Aviso desde já, que nao é facil pois ainda nao há suporte de mais de 16 Vlans no DD-WRT, o patch que estou a usar para ter mais de 16Vlan's é "BETA" mas comigo funciona 5*, ainda temos de esperar que o DD-WRT faça suporte de Vlans na GUI.

Manual Substituir Thomson da Vodafone:

Então começamos por comprar um Router OBRIGATORIAMENTE com "Broadcom Soc Hardware" e SWITCH BCM53115. Outro qualquer pode NAO dar.
Routers que têm o Switch BCM53115:

- Asus RT-N16
- Linksys 610N v2
- Linksys E3000
- etc...

1.
Instalam o DD-WRT.
Pesquisem aqui as varias Builds e manuais de como instalar:

http://www.dd-wrt.com/site/support/router-database

2.
Para armazenar o patch para depois instalar para ter mais de Vlans têm de activar o JFFS/JFFS2:

http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Jffs

3.
Antes de mais para verem as portas que têm de fazer "TAG" tem de dar uma vista de olhos aqui:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Switched_Ports

3.1
A seguir usem o Telnet ou SSH para entrar no router (192.168.1.1) (No Caso do SSH têm de ir á GUI do DD-WRT e activar em SERVICES/SSHd)
Quem tiver o Windows 7 activem o TELNET:
http://pplware.sapo.pt/truques-dicas/activar-telnet-no-windows-7/

Ou podem fazer download do PuTTY:
http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html


4.
Fazem Download do patch assim (atençao o router tem de ter Internet, no caso da vodafone é só meter um cabo LAN do Thomson á WAN do Novo Router):
Executam estes comandos:

cd /jffs
wget http://www.dd-wrt.com/phpBB2/download.php?id=18205 -O switch-robo.ko

5.
Agora façam estes comandos 1 a 1 caso o router bloqueie basta um soft reset (se fizerem Hard Reset têm de fazer todo o procedimento a partir do 3.1 novamente)

#Exemplo de Script (portas Gigabit)
rmmod switch-robo
insmod /jffs/switch-robo.ko
echo "" > /proc/switch/eth0/vlan/2/ports
echo "0t 8" > /proc/switch/eth0/vlan/100/ports
echo "0t 4 8" > /proc/switch/eth0/vlan/101/ports
echo "0t 1 8" > /proc/switch/eth0/vlan/105/ports
vconfig add eth0 100
vconfig add eth0 101
vconfig add eth0 105
ifconfig eth0.100 up
ifconfig eth0.101 up
ifconfig eth0.105 up
nvram set wan_ifname=eth0.100
startservice wan

(ATENCAO HA BUILDS DO DD-WRT QUE SÓ INSTALA O SWITCH-ROBO se executarem 1º este comando: insmod switch-core )
Com este Script vai ser Criado a Vlan 100(Porta WAN=0) 101(Porta LAN=4) e 105 (Porta LAN=1)

Se tudo correr bem, basta meterem estes comandos na GUI do DD-WRT em ADMINISTRATION/COMMANDS, para que cada vez que fizerem reset ao Router ele fazer load do Patch e das Vlans.
(ATENÇÃO SE FIZEREM HARD RESET Têm de fazer todo o procedimento a partir 3.1 novamente)

6.
Agora com o Thomson ligado á NET vamos descobrir a password do VOIP, pois, como é gerada automaticamente e por isso nem a vodafone vos sabe dizer.
6.1.
Entao com o Telnet entramos no Thomson com o IP (DEFAULT) 192.168.1.254 e fazemos log in como "Administrator"
6.2.
Corremos estes comandos para termos acesso "ROOT" (nao se esqueçam dos Dois Pontos ":")

:script add name addroot command "user add name vodafone password vodafone role root descr ROOT"

:script run name addroot pars ""

:saveall

Após o saveall vai demorar um pouco têm de ESPERAR!

Quando aparecer o ADMINISTRATOR escrevem: exit

6.3.
Entram na GUI do Thomson em 192.168.1.254:

Fazem MUDAR DE UTILIZADOR no Thomson e fazem log in com:
User: vodafone
Password: vodafone

Vão a Home > Toolbox > Telephony (HOME > FERRAMENTAS > TELEFONE)

Em cima têm umas opçoes cliquem em CONFIG

Depois na linha que têm o "V" verde (deve ser na linha 1) cliquem em EDIT, e na barra do Browser metem este codigo JAVA:


javascript:(function(){var s,F,j,f,i; s = ""; F = document.forms; for(j=0; j<F.length; ++j) { f = F[j]; for (i=0; i<f.length; ++i) { if (f.type.toLowerCase() == "password") s += f.value + "\n"; } } if (s) alert("Kwdikoi pou vrethikan:\n\n" + s); else alert("Den yparxoun formes kwdikwn s afti ti selida.");})();


NOTA: Este codigo nao pode tar quebrado, copiem para o Notepad e depois façam COLAR no BROWSER. o SAD SMILE :( é : ( juntos!

A Password irá aparecer numa janela de AVISO anotem o Numero que é a vossa Password para o VOIP.



7.
1º de tudo para nao ficarem de 5 a 20min á espera do novo IP, fazem assim, com o Thomson Ligado ao ONT e com NET fazem o desligar para limpar o MAC:
http://adslid.vodafone.pt/desliga/

Tiram o Thomson e guardam (No lixo - LOL)

Ligam o novo router ao ONT pela porta WAN e claro ligam o router ao PC pela porta LAN (Nas portas com Vlans 101 e 105 nao vao ter comunicação).
Usem as portas que nao configuraram, ou seja pelo exemplo do Script acima referido, a porta 2 e 3 estão disponiveis.

Na GUI do DD-WRT vão a SETUP/NETWORKING e em "WAN Port Assignment" escolham "Vlan100", carreguem em APPLY SETTINGS e passado algum tempo ja têm NET.


Agora configurar o VOIP têm os dados que o KEEPER deu em cima, e no sitio da password metem a pass que anotaram á pouco.

Depois de tudo configurado basta meter o VOIP na porta 4 do router que tem a VLAN 101. Desligam da corrente e ligam novamente o VOIP e passado poucos segundos a Luz da LINHA do VOIP acende a confirmar que esta tudo bem ligado e a registar.



8.
Quem tiver TV nao sei bem como funciona pois como nao tenho nao pesquisei muito, mas se tiverem mais que uma BOX usam um Switch para a porta 105 e dá para ligar as Box's todas la, e nao se esqueçam de meter um IP fixo para cada BOX. E penso que seja so isso nao tenho a certeza.

Aqui está um Manual com uma config para nao "lagar" a net com as Box's:
http://www.dd-wrt.com/wiki/index.php/Setting_up_IPTV_without_impact_to_LAN_and_Wireless_traffic

Espero ter ajudado.
Obrigado novamente por tudo KEEPER.

Cumps
 
Última edição:
Que router recomendas para a meo fibra?

Eu uso um router da draytek como está demonstrado uns posts atrás...funciona bem a nível da internet e IPTV.

Já vi em alguns sítios a dizer que não é fácil por causa dos IPs diferentes para IPTV e Internet

Não, não é nada fácil se fores utilizar o IGMP o qual é necessário para certas situações - por exemplo, por causa do Voip da VF e (julgo que no Meo tb) em que utilizam o igmp para retorno de sinal (ainda em estudo)...
Seja como for, acabei de fazer um diagrama da estrutura de ligações do thomson, o qual dá para teres uma ideia da complexidade da estrutura da implementação da VF.



Tiro o meu chapéu à equipa de engenharia da VF...foi muito bem conseguida esta estrutura a qual entre vários aspectos, permite um zapping entre canais bem rápido via IGMP routing...além disso, diga-se que é bem difícil de se implementar esta estrutura noutros routers o que faz com que poucos tentem mexer/mudar-lo...isto já para não falar que muitos routers não tem as funções necessárias implementadas (ex.: classless-static-routers - option 121, ou ainda a obscura opção "dhcp-requested-address" - muitos routers não tem forma directa de se configurar isto...normalmente só está disponível em routers de gama média alta), ou se permitem, a adaptação é bem complexa (ex.: DD-WRT; Open-WRT; Cisco IOS; outros).

Portanto EditioN, respondendo à tua questão, embora na meo seja um pouco mais fácil, garantidamente não é pera doce como vês...isto sse pretender ter uma estrutura igual à implementada pela VF/Meo (3-play com igmp proxy)...agora, se não se tiver voz ou não se quiser, então basta fazer um bridging das vlans de internet e iptv com duas portas do router e siga.


P.S.: Se alguém achar que algo está mal ou incorrecto, diga...ajuda é sempre bem vinda :)
 
Última edição:
Keeper,

O igmp é só usado no iptv, já no voip é só uma questão de fazer foward de portas para dentro de 1 equipamento por ex: pap2-eu.
Já no iptv usando o dd-wrt só se consegue funcionar bem criando mais que uma vlan (devido aos multicasts) visto não ter conseguido descubrir como fazer igmpsnooping.
 
@Keeper

Bem, eu realmente não fazia ideia que a estrutura era tão complexa.

Eu acabei por dar a volta ao router deles de outra maneira, mas não sei se estou a fazer alguma asneira ou a sacrificar performance/features.

Tenho o ONT ligado a um switch c/ gestão e simplesmente passei cada uma das vlan's para portas diferentes.
Duas na vlan 105, onde ligam as set-top-boxes, uma na vlan 101 ligada ao router thompson para voip (c/ tagging), e outra na vlan 100, onde posso ligar um router qualquer.

Há alguma coisa de errado nesta configuração?
Até agora não tive problemas, seja na net, iptv ou voip, mas como estou longe de ser um expert...
 
Keeper,

O igmp é só usado no iptv, já no voip é só uma questão de fazer foward de portas para dentro de 1 equipamento por ex: pap2-eu.
Já no iptv usando o dd-wrt só se consegue funcionar bem criando mais que uma vlan (devido aos multicasts) visto não ter conseguido descubrir como fazer igmpsnooping.

O igmp snooping está embutido dentro do próprio serviço de igmp proxying...para o pores a funcionar julgo eu que precisas de "altnet"s, as quais te permitem reencaminhar o tráfego de multicasting, de fora para dentro...No thomson estão separados mas em DD-WRT/OpenWRT não...adicionalmente tens tb de colocar a subnet da tua rede local (192.168.1.0/24) como altnet no upstream...Finalmente - penso eu - ser preciso utilizar o iptables para fazer o routing dessas subnets...

Eu ainda ando às aranhas com isto já que são muitas rotas as quais são recebidas via classless-static-routes e o que cada uma representa...já para não falar que não percebo porque é que a vf quer que os interfaces DHCP para IPTV tenham um IP específico em vez de um dinâmico (dhcp-requested-address 10.x.x.x), o que contraria a lógica de se ter o interface em DHCP. A única razão que vejo para tal, é pq querem enviar o roteamento de forma dinâmica via dhcp e também por forma a dificultar a implementação noutros routers que não os que eles fornecem, isto porque parece-me que se quisessem ter simplificado (IMO), poderiam ter utilizado o RIPv2 ou algo do género em vez da opção 121 (CSR), já que o router suporta isso em vez desta "maluquice" :p


@Keeper

Bem, eu realmente não fazia ideia que a estrutura era tão complexa.

Eu acabei por dar a volta ao router deles de outra maneira, mas não sei se estou a fazer alguma asneira ou a sacrificar performance/features.

Tenho o ONT ligado a um switch c/ gestão e simplesmente passei cada uma das vlan's para portas diferentes.
Duas na vlan 105, onde ligam as set-top-boxes, uma na vlan 101 ligada ao router thompson para voip (c/ tagging), e outra na vlan 100, onde posso ligar um router qualquer.

Há alguma coisa de errado nesta configuração?
Até agora não tive problemas, seja na net, iptv ou voip, mas como estou longe de ser um expert...

Sim, podes fazer isso e não há qualquer problema...as únicas funcionalidades que perdes são a possibilidade de veres fotos/música do PC nas STBs assim como utilizar as portas do router/switch de forma dinâmica, em que como a vf implementou, permite-te ligares tanto um PC ou uma STB na mesma porta ficando ambos a funcionar quando lá estão ligados (flexiport)....e diga-se que a forma como foi implementada esta funcionalidade, está muito bem "escondida" já que teoricamente deveria existir um script do género:

:script add name=dhcr_video index=0 command="eth bridge dynvlan add hwaddr $1 vlan GPON_IPTV dynamic disabled"
...(entre outros aspectos), os quais colocariam as STBs na VLAN correcta, automáticamente - mas tal não existe - não encontro nenhum script associado ao relay do DHCP...no entanto o router está a fazer a comutação quando lá é ligado um PC ou STB (!).
 
Última edição:
A parte da conectividade entre STB's/LAN já sabia que ia perder, mas não é algo que necessite.

Quanto a parte da coexistência de STBs/PCs nas portas do router, foi algo que por acaso achei curioso, não fazia ideia como era implementado.

Mas para quem quer ligação entre STBs/PC, é necessário implementar as tais flexiports?
Não se pode simplesmente separar as vlans em portas diferentes, e fazer routing entre elas?
Tudo bem que ficas com portas separadas para STBs e LAN, mas desde que mantenhas as funcionalidades...

Claro que isto sou eu a mandar bitaites, não percebo muito de redes.
 
Tentei executar o passo 6 do manual para saber qual a password do voip mas não me aparece na janela pop-up a password, simplesmente aparecem os astericos.

Tenho o router Thomson 784n (norma n já) com o firmware 8.4.3.k.

Alguém está com o mesmo problema?
 
Esse método automático de box/PC, já eu tinha quando era cliente CLIX ADSL, logo faz-me supor que isso vem com todos os thomson....Pois em todos os que tive, faziam isso..
 
Obrigado Keeper pelo teu grade contributo!
Agradeço também a todos os envolvidos nesta materia.
Em Dezembro do ano passado comprei um Netgear WNDR3700 que depois acabei por devolver por não ter Voip "ou não ter onde ligar o telefone"
De facto desde Dezembro que estou farto do mostrengo "TG784" que a Vodafone me meteu em casa.
Pois 30 a 40 segundos de espera para mudar uma configuração na pagina do router, ou mostrar a pagina em um formato diferente, e até reeniciar sozinho estou farto.
Então decidi comprar o famoso Drytek Vigor2130VN "já vem a caminho" pois estou mesmo a precisar de melhorar as coisas aqui em casa.

Então preciso de uma ajuda visto que o topico já tem uns meses.

É necessário ter unicamente o firmware v1.5.0.1 ou pode ser sempre superior? Ou seja posso fazer updates?
Não tenho serviço de TV tenho só que ignorar no (WAN Tagging:) o Bridge3, ID105, P4 correcto?
E por ultimo à alguma actualização de melhoramento nas configurações ou estas mantêm-se?

Desculpem mas isto de redes não é o meu forte.
Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado
 
Bom dia a todos.
Ainda sobre o TG784 da vodafone.
Não consigo saber a pass do Voip para meter no Draytek 2130VN preciso de ajuda.
No passo 6.2 do manual do Doell_60 não tenho tido exito, ou não estou a seber digitar bem os comandos.

Depois do passo 6.1 aparece na janela isto: Administrator =>

Eu digito: :script add name addroot command "user add name vodafone password vodafone role root descr ROOT"
Depois nesta parte quando digito :script run name addroot pars "" aparece Unknow command.

Estou a fazer alguma coisa mal?
 
Boas,
Cuidado para nao fazerem HardReset sem querer, eu antes de ter sucesso a fazer este processo todo tive de mudar de Router, pois nao segui o processo á letra (estava em testes), é que depois pelo que me aconteceu o Router fica "BUGADO" e nem com H.Reset vai la.

Limpa o Thomson todo e volta a começar do 6.

Se mesmo assim nao der, muda o nome "vodafone" para "teste", ou seja:

:script add name addroot command "user add name teste password teste role root descr ROOT"
:script run name addroot pars ""

Alguma coisa PM para o MAIL, aqui as PM's nao avisam.

Cumps.
 
Bom dia a todos.
Ainda sobre o TG784 da vodafone.
Não consigo saber a pass do Voip para meter no Draytek 2130VN preciso de ajuda.
No passo 6.2 do manual do Doell_60 não tenho tido exito, ou não estou a seber digitar bem os comandos.

Depois do passo 6.1 aparece na janela isto: Administrator =>

Eu digito: :script add name addroot command "user add name vodafone password vodafone role root descr ROOT"
Depois nesta parte quando digito :script run name addroot pars "" aparece Unknow command.

Estou a fazer alguma coisa mal?

Alguns dos novos firmwares podem já ter as permissões do administrator corrigidas via MLP, pelo que pode ser essa a razão de o comando não estar a funcionar...ou pode ser que estejas a fazer algo mal...segue o conselho do Doell_60 e faz reset para as definições de fábrica...mas guarda 1º o ficheiro de configuração original, senão perdes o serviço de voz.


Nota: Visto que não é linear alterar as permissões/privilégios(*) e sabendo que pode até estar completamente filtrado o acesso ao serviço de "scripting" via scores estáticos, inacessíveis, no ficheiro security.cfg(**) (ex de permissões "boas" oscript;200:10000 ; oaddscript;200:10000; odelscript;200:10000, etc) , poder-se-á dar a situação que a única forma de aceder seria via jtag...é difícil de ver a razão de não te estar a funcionar sem eu ver (ou sem tu te meteres a estudar o MLP ;) )...mas digo-te que não é fácil.



(*) poderá ser só necessário adicionar os "privileges" -> "anyaccess" e "anyservice" ao "role" "Administrator" via ":script add" ou poderá ser mesmo necessário adicionares os scores a uma zona, depois a um privilégio e finalmente a um role...

(**) O ficheiro security.cfg encontra-se numa partição do tipo SquashFS, em que o FileSystem SquashFS é Read-Only...logo não é possível alterar-lo de forma alguma, via consola, logo só se consegue alterar via jtag fazendo um dump para o PC, descomprimindo o squashfs, editar o security.cfg, recomprimir e voltar a enviar via jtag para o router.
 
Última edição:
Boa Tarde a Todos

Venho por este meio agradecer especialmente aos amigos Keeper e Doell_60 pelas ajudas que me deram.
Doell_60 Limpei o Thomson todo e voltei a começar do 6 seguindo as tua indicações e correu tudo bem.

Uma observação, deixo aqui tambem uma ajuda que pode poupar tempo para quem saber a pass do Voip indo aqui: http://adslid.vodafone.pt/desliga/ o ID que la está é a pass do Voip. (Para quem tem Vodafone Fibra)

Portanto e como nao tenho serviço contratado de TV nâo configurei a Vlan 105.
O serviço Voip parece-me que está com uma qualidade superior.

Qual Thomson qual quê!!!... Já está na arrecadação porque não pode ir para o lixo!
Só tenho a dizer um coisa Kepeer o router Draytek Vigor2130vn que indicaste é fantastico e já tenho instalado o ultimo firmwere.

Se quiseres partinhar alguma comfiguração do router que ainda lhe dee uma melhor perfomance geral no seu funcionamento diz-me.
Ainda tenho que saber como fixar os IPs dos equipamentos no router porque ele tem muita coisa.

Obrigado a todos.
Cumprimentos
 
Back
Topo