Substituir router Vodafone fibra

Sem quer estar a meter-me na conversa.. ele disse em cima ser o ONT Huawei 8010 H v6.
Eu gostava era de saber onde... só encontro nos sites chineses...

Gostava de matar o meu smart router, e meter ONT + mikrotik e perder uns tempos a ver se conseguia meter meter a box 4k a dar
Podes meter-te à vontade 🙂
Estive a mirar o ONT, não dá TV pelo analógico, mas de resto não faço ideia, no meu caso tenho o ONT inicial da Vodafone
Tenho um Router MIKROTIK Hex RB750Gr3, mas nunca o configurei, acho que é muito complicado.
 
Não tinha reparado que não tinha saida RF... vi a foto por alto e pareceu-me igual ao que tenho noutra casa o HG8012H este tem RF, que era o que a vodafone usava antigamente juntamente com o router thomson

Na casa que tenho o ONT separado tenho um RB4011, box antiga apenas com vlan de iptv (embora já esteja desligada à meses...) e SPA122 para o telefone
Noutro sitio é que tenho o smart router, que queria tirar fora para meter outro mikrotik a fazer uma point-to-point vpn entre os dois locais... Ou vou meter em cima do smart router... ou arranjo ONT (e outro SPA122... )... ou troco para a meo que tem bridge 😅
 
Não tinha reparado que não tinha saida RF... vi a foto por alto e pareceu-me igual ao que tenho noutra casa o HG8012H este tem RF, que era o que a vodafone usava antigamente juntamente com o router thomson

Na casa que tenho o ONT separado tenho um RB4011, box antiga apenas com vlan de iptv (embora já esteja desligada à meses...) e SPA122 para o telefone
Noutro sitio é que tenho o smart router, que queria tirar fora para meter outro mikrotik a fazer uma point-to-point vpn entre os dois locais... Ou vou meter em cima do smart router... ou arranjo ONT (e outro SPA122... )... ou troco para a meo que tem bridge 😅
Tens algum mikrotik com uma configuração que queiras partilhar, não me importava de ter uma ajuda 😉
 
Que router necessitaria ter para resolver o problema?
O resumo das configurações necessárias está não muito atrás no thread.
Penso que deveria dar a possibilidade de meter tráfego internet e tv (do que me lembro acho que são as vlan 100 e 105, do que li aqui anteriormente acho que o pfSense daria, não sei de outras soluções.
É mais complicado do que isso. As VLANs não são relevantes para lá do router (quem quiser usar para separar o tráfego está à vontade, mas já é para cada um planear de acordo com as suas necessidades), é preciso ter cuidado com o DNS e o crítico é ter um igmpproxy funcional.
acho que o pfSense daria, não sei de outras soluções.
Qualquer router minimamente capaz devia funcionar. A principal dificuldade é o igmpproxy e os seus bugs à volta de interfaces com índices altos - e.g. da VLAN 105. Dá para dar a volta com um switch externo que separe a VLAN 105 para uma porta untagged à parte.
Desculpa a pergunta, o que é o STB Mediaroom?
Plataforma antiga (ex Microsoft) das STB da Vodafone. As novas (in-house) são vbox.
A ideia neste caso seria manter o ONT?
Claro.
Não estou a ver bem, como seria a solução neste caso.
Qual é a dúvida? Vodafone --- ONT --- Router --- LAN (com IPTV)
 
Tens algum mikrotik com uma configuração que queiras partilhar, não me importava de ter uma ajuda 😉
De momento o mikrotik só está mesmo a tratar da net, as vlan estou a separar num switch que como tenho uma box das antigas (a tal STB mediaroom) só precisa da vlan do iptv.
 
O resumo das configurações necessárias está não muito atrás no thread.

É mais complicado do que isso. As VLANs não são relevantes para lá do router (quem quiser usar para separar o tráfego está à vontade, mas já é para cada um planear de acordo com as suas necessidades), é preciso ter cuidado com o DNS e o crítico é ter um igmpproxy funcional.

Qualquer router minimamente capaz devia funcionar. A principal dificuldade é o igmpproxy e os seus bugs à volta de interfaces com índices altos - e.g. da VLAN 105. Dá para dar a volta com um switch externo que separe a VLAN 105 para uma porta untagged à parte.

Plataforma antiga (ex Microsoft) das STB da Vodafone. As novas (in-house) são vbox.

Claro.

Qual é a dúvida? Vodafone --- ONT --- Router --- LAN (com IPTV)
Estou a achar muito complicado para mim, se me dizes que com o SmartRouter da vodafone a vbox funciona, não necessitando de vlans, ou seja em qualquer porta de um switch posso ligar uma vbox ou um PC/FireTV/etc, se calhar vou para essa solução.
Sei que fico limitado em termos do router vodafone, mas já estou quase numa que só quero que funcione.
Tenho as vlans definidas através dum router Asus RT-AC86U, em cada switch tenho portas separadas para as box's motorola e para PCs, mas dizes que para a vbox é mais complicado que isto...
As configurações que indicastes podem estar ótimas, mas realmente confesso que não tenho grande entendimento de uma série de coisas.
 
Huawei 8010h v6.
Comprei numa loja polaca.
Mas sim, não tem saída RF. Até me dava jeito, mas não consegui encontrar nenhum a venda que tivesse.
Boa noite.
Controlaltdel, podes clarificar o que é que as vbox realmente necessitam?
Ou seja, é necessário estarem nalguma vlan em particular, ou basta estarem na "pool" comum, concorrendo por exemplo com o tráfego do telefone?
Agora outra pergunta, talvez básica mas não quero deixar de a fazer, o que é que eu perco objetivamente ao ter o Smartrouter da vodafone versus o meu Asus?
Sei que terei uma série de limitações mas imagino que no mínimo poderei definir as passwords de wifi, associar MACs a IPs em algumas máquinas no DHCP, fazer reboot remotamente, etc
Há algo que gostaria de ter que era a possibilidade de fazer WOL a partir da WAN, não sei se será possível, mas deve haver maneira de dar a volta.
 
Boas,

Neste momento tenho a vbox na LAN. Queria mudar isso, mas tenho de fazer alterações na localização do switch primeiro.
Quanto as tuas outras questões, parece-me que consegues fazer tudo o que queres com o Smart router.
 
Boas,

Neste momento tenho a vbox na LAN. Queria mudar isso, mas tenho de fazer alterações na localização do switch primeiro.
Quanto as tuas outras questões, parece-me que consegues fazer tudo o que queres com o Smart router.
Bom dia.
Quando dizes que tens a vbox na LAN, significa que tens uma solução tipo ONT+pfSence ou mikrotik, certo?
Ainda não entendi muito bem o que as vbox necessitam para funcionar, penso que têm que ter acesso simultâneo às vlan 100 e 105, mas que saiba o meu Asus não permite essa solução, apenas conseguiria com o pfSense ou mikrotik, certo?
Eu tenho um PC com pfSense e um mikrotik, qual seria a solução mais fácil?
Ainda estou a ver que caminho devo seguir, se mudar para o Smartrouter ou usar as soluções que indiquei, é que ao mudar para o Smartrouter não posso regressar depois à configuração atual.
 
Huawei 8010h v6.
Comprei numa loja polaca.
Mas sim, não tem saída RF. Até me dava jeito, mas não consegui encontrar nenhum a venda que tivesse.

Faz como eu, compra um conversor fibra para catv, eu comprei um que mandei vir da china, pesquisa por Fiber to catv, tens modelos com alementação e passivos, eu comprei passivo, porque é só para uma tv.
 
Faz como eu, compra um conversor fibra para catv, eu comprei um que mandei vir da china, pesquisa por Fiber to catv, tens modelos com alementação e passivos, eu comprei passivo, porque é só para uma tv.
Boas,
hildeberto, qual é a ideia, colocar esse conversor antes do ONT?
Ou seja o cabo ótico da vodafone entra no conversor de onde é extraído o sinal RF, e à saída é ligado outro cabo que esse sim, vai ao ONT, Router,etc?
Se é só isto, é tipo ovo de colombo.
 
Boas,
hildeberto, qual é a ideia, colocar esse conversor antes do ONT?
Ou seja o cabo ótico da vodafone entra no conversor de onde é extraído o sinal RF, e à saída é ligado outro cabo que esse sim, vai ao ONT, Router,etc?
Se é só isto, é tipo ovo de colombo.

Se o ONT não tem RF, ficas com RF...

Fibra da VDF entra nesse conversor, depois tens RF OUT e FIBRA OUT, eu tenho isso em casa, uma vez que uso internet via ONU com um Media Converter.

https://share.icloud.com/photos/0aaKMLSum1oW3_HyjYPWGwaeg
 
Se o ONT não tem RF, ficas com RF...

Fibra da VDF entra nesse conversor, depois tens RF OUT e FIBRA OUT, eu tenho isso em casa, uma vez que uso internet via ONU com um Media Converter.

https://share.icloud.com/photos/0aaKMLSum1oW3_HyjYPWGwaeg
Vi disso à venda nos 40 ladrões, há uns com power que trazem uma fenda de ajuste, não sei bem para que serve, possivelmente para ajustar as frequências.
Não sei bem se necessito do power, se calhar preciso, são 4 TVs.
 
Vi disso à venda nos 40 ladrões, há uns com power que trazem uma fenda de ajuste, não sei bem para que serve, possivelmente para ajustar as frequências.
Não sei bem se necessito do power, se calhar preciso, são 4 TVs.

Foi aí que comprei ;) e top. Como é só para um tv que estao ao pé, tenho 90% de potencia e 100% qualidade.

Para quem tem amplificador do tdt pode usar, o RF que sai disso, liga ao ONt do amplificador do tdt e siga ;)
 
Boas, estive a escavar no meu router da Vodafone e parece que a minha PLOAM tem 8 caracteres ASCII. É coerente com o que o resto da malta encontra por aqui?

Obrigado ;)
 
Back
Topo