Entretanto a minha luta continua, mas infelizmente sem nenhum progresso desde o meu ultimo post. A luz PON do ONT continua verdinha e estável

, o que creio indicar que não há problema nenhum com a layer óptica. No entanto tenho dúvidas em relação a algumas configurações do ONT (TP-Link XZ000 G7), nomeadamente a relativa ao VLAN mode. Transparent parece-me ser o que faz sentido - o ONT não toca nisto e fica tudo a cargo do Router.
Entretanto, com o ONT e o Mikrotik ligados, e com o DHCP a não obter respostas, resolvi pegar no Wireshark e ver o que é que anda a acontecer na interface ether1, onde a VLAN está criada e o ONT está ligado, e pelo que interpreto ou o DHCP Server da vdf está a ignorar os meus DHCP requests, ou estes não estão a chegar lá.
Coloquei no MAC Address da Interface ether1 o endereço que está no selo branco debaixo do FAST 5671. Pergunto-me se este endereço será o da interface WAN do Router, mas creio que sim. Na imagem abaixo esse MAC aparece tanto no Client IP address como no Option 61 (Client ID) que o Mikrotik inclui por default.
A Option 12 (Hostname) inclui o nome do Mikrotik - não sei se a devo incluir ou não, nem sei se o FAST a utiliza. Tentei posteriormente apagar tanto esta Option como a Option 12, o que não produziu nenhum resultado.
Redes não é a minha área apesar de conhecer alguma teoria e dar uns toques na prática... penso que seja possível que a vdf tenha algum sistema de proteção que detecte clients como o meu e os bloqueie, ou que o Servidor DHCP não goste do meu pedido e que simplesmente o ignore, ou novamente, que o pedido nunca chegue ao seu destino. Pelo que consegui perceber ao ler esta thread, pareceu-me ser muito simples a partir do momento em que se consegue conexão óptica. Ironicamente a parte que julgava mais difícil (ONT) parece ter sido a mais fácil, e a que julgava mais fácil (o resto) está a ser impossível

Algo que me ocorreu entretanto tentar é configurar no router novo o IP/Rede/Gateway que a Vodafone me tem atribuído no FAST, visto que estes não mudam muitas vezes, e ver se consigo ouvir alguma coisa do outro lado (ping).
A minha config do Mikrotik:
Código:
/interface ethernet
set [ find default-name=ether1 ] loop-protect=on mac-address=\
30:67:xx:xx:xx:xx
add interface=ether1 name=ether1.100 vlan-id=100
/ip dhcp-client
add dhcp-options=clientid disabled=yes interface=ether1.100 use-peer-dns=no \
use-peer-ntp=no
Agradeço qualquer tipo de ajuda, mas sem qualquer expectativa. Gostava muito de conseguir o meu objectivo, mas pelo menos até agora este projecto tem sido interessante. Se não fosse esta thread, nunca teria sequer começado