Substituir router Vodafone fibra

Router tem mesmo de ser pfsense ou OpenWrt ? Quais são as necessidades do router ?
Explico, em casa tenho tudo Unifi não queria muito transitar para outra coisa.
UniFi e VDF não combinam. O facto da VDF usar vlans diferentes para tv, internet e voz é logo uma dor de cabeça. Fora tudo resto como igmpproxy para por box a funcionar etc. Se for so para internet sim é tranquilo

Última edição:
UniFi e VDF não combinam. O facto da VDF usar vlans diferentes para tv, internet e voz é logo uma dor de cabeça. Fora tudo resto como igmpproxy para por box a funcionar etc. Se for so para internet si é tranquilo
Apenas quero internet, não uso a box da Vodafone está na gaveta a mais de 4 anos :001:

Boa tarde a todos,

Já li este thread e já investiguei online mas gostava de confirmar convosco que não há forma de obter a SLID ou PLOAM no Smart Router 2.0 (HS8247W), certo? Só mesmo contando com a boa vontade do técnico da vodafone no momento da instalação, certo?

Boa tarde a todos,

Já li este thread e já investiguei online mas gostava de confirmar convosco que não há forma de obter a SLID ou PLOAM no Smart Router 2.0 (HS8247W), certo? Só mesmo contando com a boa vontade do técnico da vodafone no momento da instalação, certo?
Boas, não. Tens mesmo que pedir a um técnico. Eles por norma fornecem. Um técnico já me disse que no caso do Smart Router 3.0 há maneira de ver o SLID, mas no 2.0 infelizmente não há.

Boas, não. Tens mesmo que pedir a um técnico. Eles por norma fornecem. Um técnico já me disse que no caso do Smart Router 3.0 há maneira de ver o SLID, mas no 2.0 infelizmente não há.
Esta manhã esteve por cá a trocar o SR 2.0 por outro igual depois de dar avaria. Ainda lhe falei no assunto mas ele só me falava em meter o novo router com WiFi 7, dizendo que tinha excelente desempenho e cobertura. Enfim. Acho que este router está de pouca saúde.

Entretanto vi algumas mensagens atrás que dava para ativar o modo bridge na porta 4 ao fazer reset ao router com a fibra desligada, e que então dá para ativar a opção. Ainda vou experimentar mas se alguém tiver alguma dica, agradeço. Não percebi se faço login com as credenciais de fábrica da vodafone ou com outras específicas.

a Vodafone não permite modo bridge de maneira alguma. É uma questão relacionada com a infraestrutura deles, não das capacidades e configurações dos equipamentos que colocam em casa dos clientes.

Esta manhã esteve por cá a trocar o SR 2.0 por outro igual depois de dar avaria. Ainda lhe falei no assunto mas ele só me falava em meter o novo router com WiFi 7, dizendo que tinha excelente desempenho e cobertura. Enfim. Acho que este router está de pouca saúde.

Entretanto vi algumas mensagens atrás que dava para ativar o modo bridge na porta 4 ao fazer reset ao router com a fibra desligada, e que então dá para ativar a opção. Ainda vou experimentar mas se alguém tiver alguma dica, agradeço. Não percebi se faço login com as credenciais de fábrica da vodafone ou com outras específicas.

Mas nao deu o SLID/PLOAM?

a Vodafone não permite modo bridge de maneira alguma. É uma questão relacionada com a infraestrutura deles, não das capacidades e configurações dos equipamentos que colocam em casa dos clientes.
EDIT: Tens razão. Li uma mensagem antiga à pressa e interpretei tudo ao contrário. Parece que não tenho soluções.

Mas nao deu o SLID/PLOAM?
Não. Falei-lhe no assunto e ele fugiu ao assunto, dizendo que a vodafone não partilhava essa informação. Só me resta aguardar pela visita de outro técnico, num dia destes.

Última edição:
UniFi e VDF não combinam. O facto da VDF usar vlans diferentes para tv, internet e voz é logo uma dor de cabeça. Fora tudo resto como igmpproxy para por box a funcionar etc. Se for so para internet sim é tranquilo
Discordo...combinam e funcionam em pleno, tanto Internet como TV.

É possível ter Vodafone e DreamMachine ligado diretamente ao ONT, com VBox a funcionar ligada na rede interna do UnifiOS.
Ah...sem dores de cabeça!

6

É possível ter Vodafone e DreamMachine ligado diretamente ao ONT, com VBox a funcionar ligada na rede interna do UnifiOS.
Vbox talvez… as novas boxes tv play esquece lá isso. Além disso correr scripts para conseguir por duas ou três vlans na porta wan não é a coisa mais user friendly nem recomendável. Mas eu sou biased eu relação UnifOS….acho aquilo um lixo! Com a excepção dos switches e alguns APs

Esse modelo é um aio da VDF.
OK, obrigado pela info.
Vou ver se consigo arranjar o outro modelo.

Ótimo, não tenho essa necessidade agora, mas nunca se sabe o futuro.

Última edição pelo moderador:
Pretendes Telefone e CATV ou só internet?

Eventualmente investes num XPON e já fica para o futuro
Qual futuro ? XPON é só um sistema que alterna entre GPON e EPON. Não tem nada a ver com XGS-PON. XGS-PON é compatível com GPON mas centrais só com GPON não funcionam com ONTs XGS…. Que na VDF são a grande maioria.

Se é para usar com router / Wi-Fi próprio ou o HG801h V6 ou o Leox LXT-010H-D. Não percebo qual é o interesse de trocar um AIO por outro AIO claramente inferior. Se for para ter 1 porta 2.5gbe e Wi-Fi 7 há o Huawei OptiXstar EG8145B7N-50

Back