Substituir router Vodafone fibra

Na interface dos Huawei. Qual é a melhor forma de perceber se a autenticação funcionou, é no "Service Provisioning Status"? Ando aqui de volta dos logs sem grande sucesso.

(ainda não consegui ler todas as 256 paginas :( )
Parece que não estou a conseguir autenticar.
Tenho de colocar a password em HEX ? É normal que tenha 20 caracteres?
O SN é o que está no router oficial ou temos de fazer alguma combinação do genero:
GPON SN: 5054494E → PTIN (ASCII part) + last 8 chars of your MAC Address The hexadecimal part (device-specific)

Pagar uma mensalidade extra para ter fibra entre divisões?
Não será mais facil pagar uma unica vez e ter a fibra entre divisões?
São 10 euros a mais por 4 satelites, por mes. A situação é para ser temporária, uma vez que a fibra entre divisoes ca em casa permanente implica (muito provavelmente) obras "grandes".
A casa é grande e não tem infraestrutura nenhuma preparada, i guess.

Neste momento estou só a sondar as opções.

O meu ponto é a mensalidade do serviço.
A fibra da vodafone/huawei não será parecida com todas as outras fibras do mercado? A fibra evita-te obras na casa que outras fibras não?
10€ em 24 meses d contrato, sao 240€. Quanto mais tempo ficares na vodafone mais pagas.

O serviço original é da huawei. Fiber to the room https://carrier.huawei.com/en/products/fixed-network/sub-solution-access/fttr-to-home

Quase dá vontade de aderir as low-cost (amigo, uzo, woo) por 3 meses só para te irem fibrando a casa --'. Ou pedir ao instalador sub-contratado para la passar por casa e pagares-lhe o serviço diretamente

Última edição:
Viva.

@Marcelo1904 , casa grande, muitas paredes a furar entre divisões, muita cola quente para fixar a fibra nos roda pés... Ou aquilo vem com cola incorporada. Ainda seria para uma " situação é para ser temporária".
Nem sequer pensava nessa solução.

ra da vodafone/huawei não será parecida com todas as outras fibras do mer

Viva.

@Marcelo1904 , casa grande, muitas paredes a furar entre divisões, muita cola quente para fixar a fibra nos roda pés... Ou aquilo vem com cola incorporada. Ainda seria para uma " situação é para ser temporária".
Nem sequer pensava nessa solução.
É provavel que a situação não avance, nem por 2 anos.
A questão é que realmente sabemos que queremos fazer obras em casa (que não serão no próximo ano) e que nessa altura provavelmente vamos aproveitar e ao inves de mexer só na cozinha, vamos mexer em tudo.

Quanto ao FTTR pareceu uma solução temporaria engraçada ao inicio, mas estou a ver que é mais "complexo" do que o que parece e o trabalhão que ia dar provavelmente até iria ter custo acrescido na instalação (que apesar de dizer que é 0 euros a quem adere, provavelmente tem os seus "ses").

Agradeço o feedback. É provavel que não avance com isso

Já consegui colocar o HG8321R e o WS5200. Depois da autenticação, foi definir qual dos ports do ONT ia fazer de Wan e depois ligar ao router e definir a VLAN 100 com internet. (Só tenho internet)

Proximos passos é Substituir o HG8321R por um ONT com porta Gigabit e connecto ACP.

Um grande obrigado ao CulturalFan1985 pela ajuda na configuração.

Já consegui colocar o HG8321R e o WS5200. Depois da autenticação, foi definir qual dos ports do ONT ia fazer de Wan e depois ligar ao router e definir a VLAN 100 com internet. (Só tenho internet)

Proximos passos é Substituir o HG8321R por um ONT com porta Gigabit e connecto ACP.

Um grande obrigado ao CulturalFan1985 pela ajuda na configuração.
Mas alguém te deu isso ou compraste? Porque raio foste meter um ONT com porta 100mbps ? 😬

Este foi emprestado para tentar ligar.
A CDR na Polónia tem vários a 20 euros mais portes. Há também o Leox ONT LXT-010H-D que custa a volta disso, também. Dos vários que experimentei o Leox foi o que deu melhores resultados sobretudo em upload ( tenho 1gb simétrico) em rotas internacionais.

Sou Cliente Vodafone à alguns anos... Neste momento tenho Wifi 5... Router Huawei HS8247W..... Velocidade 500/100, que por sinal vai dando conta das encomendas..... Estava a pensar fazer um Upgrade para Wifi 7 também da Vodafone.... Será que vou sentir assim tanta diferença, ou não compensa mexer no que está a funcionar?

Sou Cliente Vodafone à alguns anos... Neste momento tenho Wifi 5... Router Huawei HS8247W..... Velocidade 500/100, que por sinal vai dando conta das encomendas..... Estava a pensar fazer um Upgrade para Wifi 7 também da Vodafone.... Será que vou sentir assim tanta diferença, ou não compensa mexer no que está a funcionar?
Depende dos dispositivos que possuis. Senão possuis rede em casa com esta tecnologia, está a perder tempo. Até 1GB o antecessor com Wi-Fi 6 chega perfeitamente.
A não ser que queiras um equipamento mais "recente".

Boa noite.
Vou aderir em breve ao serviço 1000/1000 da VDF só internet.
Tenho 4 Asus XT8, é possível usar como "router principal" anulando o router da vdf já que a vdf não tem modo bridge nativo?
E, se sim, podem-me indicar como posso efetuar essa alteração?

Andei a pesquisar no tópico e encontrei um "guia simples" mas parece-me confuso. Já percebi que vou ter de comprar provavelmente um ONT como o tp-link xz000-g7. Mas podem-me dizer onde obtenho por exemplo o SLID/PLOAM que nem sei o que isto significa?

Obrigado.

Boa noite.
Vou aderir em breve ao serviço 1000/1000 da VDF só internet.
Tenho 4 Asus XT8, é possível usar como "router principal" anulando o router da vdf já que a vdf não tem modo bridge nativo?
E, se sim, podem-me indicar como posso efetuar essa alteração?

Andei a pesquisar no tópico e encontrei um "guia simples" mas parece-me confuso. Já percebi que vou ter de comprar provavelmente um ONT como o tp-link xz000-g7. Mas podem-me dizer onde obtenho por exemplo o SLID/PLOAM que nem sei o que isto significa?

Obrigado.

Viva.

Vdf não suporta bridge mode.
Ou colocas o ASUS em mode AP, ou ligando ao da vdf pela porta WAN ficas com double NAT.

Obter as credenciais PLOAM, o mais fácil é no dia da instalação pedir ao técnico que vem fazer a instalação do serviço fibra.
Pelo suporte nunca vais conseguir.

De resto, sim um ONT próprio e alguma leitura pelo tópico.

Back