Substituir router Vodafone fibra

Sou cliente zon e em principio vou mudar para vodafone tv, aproveitando este tópico coloco aqui uma duvida, é obrigatório ter o router ligado à box principal certo? eu gosto de desliga-lo e alem disso o router vai ficar longe da box principal, será que posso utilizar um modem Thomson THG540 que me foi oferecido pela zon para esse fim? eu na zon utilizo esse modem para o telefone, a Vodafone poderá utiliza-lo para telefone e para liga-lo à box principal? ficando o router apenas para a internet.
 
Sou cliente zon e em principio vou mudar para vodafone tv, aproveitando este tópico coloco aqui uma duvida, é obrigatório ter o router ligado à box principal certo? eu gosto de desliga-lo e alem disso o router vai ficar longe da box principal, será que posso utilizar um modem Thomson THG540 que me foi oferecido pela zon para esse fim? eu na zon utilizo esse modem para o telefone, a Vodafone poderá utiliza-lo para telefone e para liga-lo à box principal? ficando o router apenas para a internet.

Dar uma resposta concreta à tua pergunta é difícil...

A questão aqui é: será que esse modem suporta port tagging ? e que tipo de vlans suporta ? até que nº ? - desconheço esse router...mas sabendo que é um cable router, duvido que permita muitos destes aspectos...
 
Boa Tarde a Todos

Venho por este meio agradecer especialmente aos amigos Keeper e Doell_60 pelas ajudas que me deram.
Doell_60 Limpei o Thomson todo e voltei a começar do 6 seguindo as tua indicações e correu tudo bem.

Uma observação, deixo aqui tambem uma ajuda que pode poupar tempo para quem saber a pass do Voip indo aqui: http://adslid.vodafone.pt/desliga/ o ID que la está é a pass do Voip. (Para quem tem Vodafone Fibra)

Portanto e como nao tenho serviço contratado de TV nâo configurei a Vlan 105.
O serviço Voip parece-me que está com uma qualidade superior.

Qual Thomson qual quê!!!... Já está na arrecadação porque não pode ir para o lixo!
Só tenho a dizer um coisa Kepeer o router Draytek Vigor2130vn que indicaste é fantastico e já tenho instalado o ultimo firmwere.

Se quiseres partinhar alguma comfiguração do router que ainda lhe dee uma melhor perfomance geral no seu funcionamento diz-me.
Ainda tenho que saber como fixar os IPs dos equipamentos no router porque ele tem muita coisa.

Obrigado a todos.
Cumprimentos

Conforme pm, julgo que já tens algumas ideias :)

P.S.: para quem tiver este router - 2130vn - para que o voip funcione em condições, necessita de fazer o upgrade para o fw 1.5.2 beta.
 
A coisa esta quase resolvida, mas ainda falta algo no Voip, se tiveres alguma configuração para contornar as falhas de sincronização diz-me.
Porque quando ligam para nos já conseguimos ouvir o outro lado e falar bem, mas as vezes em intervalos de não sei quanto tempo... Quem liga para nos aparece a opradora a dizer que o numero está indisponivel.
E como tu percebes disto conto contigo.

Ps. Já agora aconselhas que codec?

Obrigado
Um abraço
 
InsysDateUnknow,

vê o teu e-mail.

Seja como for, pica a opção "Single Codec" já que se o packet size for de 30ms, poderão surgir certos problemas quando por alguma razão, o codec preferido não for o G.711A. Um dos erros típicos que surge é um sinal de "ocupado", quando se tenta ligar para o teu nº de telefone.

PS: pelos testes que fiz, 30ms de packet size utilizando o G711A, parece ser a melhor relação de qualidade / sem perdas (drop rate)...no entanto experimenta variar o valor caso tenhas quebras/problemas de recepção nas chamadas.

EDIT: alterei as fotos na 1ª página de forma a conter esta sugestão.

EDIT2: atenção à porta onde o telefone está ligado e a onde a conta SIP está registada (Ring Port #1 ; Ring Port #2), já que caso o telefone esteja fisicamente ligado ao router no "phone 1" mas o perfil SIP esteja associado só ao "Ring Port #2", vai haver problemas - quem liga para ti ouve a chamar mas as chamadas externas dentro de tua casa não se ouvem, como seria de esperar ;). Por via das dúvidas, o melhor é sempre configurar os dois interfaces com o mesmo codec,packet size,etc e activa-los/associa-los ambos ao perfil SIP.
 
Última edição:
Sou cliente zon e em principio vou mudar para vodafone tv, aproveitando este tópico coloco aqui uma duvida, é obrigatório ter o router ligado à box principal certo? eu gosto de desliga-lo e alem disso o router vai ficar longe da box principal, será que posso utilizar um modem Thomson THG540 que me foi oferecido pela zon para esse fim? eu na zon utilizo esse modem para o telefone, a Vodafone poderá utiliza-lo para telefone e para liga-lo à box principal? ficando o router apenas para a internet.

Dar uma resposta concreta à tua pergunta é difícil...

A questão aqui é: será que esse modem suporta port tagging ? e que tipo de vlans suporta ? até que nº ? - desconheço esse router...mas sabendo que é um cable router, duvido que permita muitos destes aspectos...

Disseram-me que para fazer o que eu quero na vodafone ou meo só através de WDS, isso não me dava tanto jeito.

Com um netgear CVG834G dá para fazer o que eu quero sem ter de recorrer ao WDS? até porque o netgear não tem WDS.
 


Disseram-me que para fazer o que eu quero na vodafone ou meo só através de WDS, isso não me dava tanto jeito.

Com um netgear CVG834G dá para fazer o que eu quero sem ter de recorrer ao WDS? até porque o netgear não tem WDS.

Segue um conselho: Se decidires mudar para a vodafone, usa o router thomson que é fornecido e esqueçe o resto. Se for preciso, penso que a vodafone coloca-te powerline e/ou arranja-te outra forma qualquer de teres o serviço onde pretenderes (vários quartos,etc).
 
Última edição:
O meu veio de Itália mas o keeper pode-te ajudar um pouco mais a cerca disso.Deve ficar + ou - a mesma coisa por causa dos portes.Anda a rondar dos 200 ou 230 coisa menos coisa.Estamos a falar do vigor2130vn já com voip.Cumprimentos
 
Obrigado pela informação. Encontrei 2 lojas em Portugal e o preço é semelhante (220 EUR) aos sites estrangeiros.

Já agora, eu tenho o costume de desligar Modem e Router quando não estou em casa ou quando vou-me deitar, a minha questão é saber se o Router leva muito tempo a apanhar o IPTV assim que é ligado?

Além disso tenho um NAS Synology ligado ao Router Thompson com as respectivas portas abertas, com este Router Draytek não irei ter problemas para configurá-lo?

Cump.
 
Última edição:
Boas! Finalmente, já tenho Vodafone Fibra em casa (Bye bye Clix) e agora tenho uma pequena alteração que quero fazer... Nada demais, só quero fazer uma das portas do router da Vodafone ficar em Bridge com o meu E3000 da Cisco...

Alguém me pode ajudar com isto sff?

Thx!
 
Obrigado pela informação. Encontrei 2 lojas em Portugal e o preço é semelhante (220 EUR) aos sites estrangeiros.

Já agora, eu tenho o costume de desligar Modem e Router quando não estou em casa ou quando vou-me deitar, a minha questão é saber se o Router leva muito tempo a apanhar o IPTV assim que é ligado?

Além disso tenho um NAS Synology ligado ao Router Thompson com as respectivas portas abertas, com este Router Draytek não irei ter problemas para configurá-lo?

Cump.

lunatic, se quiseres vendo-te o meu Draytek2130. Não tem Wireless nem VOIP. Podes utilizá-lo exclusivamente para a Internet e manter o Thomson apenas com IPTV e VOIP. Assim nunca ficas à espera que o router arranque para veres televisão ou no caso de emergência para fazeres uma chamada, desligas o Draytek e ficas sem NET apenas.
 
Última edição:
Obrigado gjbarradas pela oferta mas a ideia era eliminar o thomson e não ter mais outro router ligado.

Cumprimentos.

Eu mantive o Thomson apenas para o VOIP e IPTV e à custa disso nunca tenho quebras de TV quando quero mexer/brincar no router da NET. Além disso o Thomson não faz um único "break", neste momento tem um uptime de mais de 6 meses. Foi por isso que te sugeri.
 
Bom dia. Estava a pensar em mudar para Vodafone Fibra, mas como é lógico queria livrar-me logo dessa porcaria que é o router thomson. a solução que foi aqui descrita pelo utilizador keeper (desde já um agradecimento pelo pormenor com que foi feita) está a funcionar bem actualmente, para quem a implementou ? com essa solução conseguimos ter acesso aos três serviços (TV, NET e VOZ) sem qualquer problema ? um muito obrigado desde já.
 
Está a funcionar bem com o triple play excepto a parte de voz. A mesma fica a funcionar +- bem com um dos últimos release candidate mas é necessário fazer alguns ajustes no iptables (é necessário forçar manualmente as classless static routes da lease dhcp voip, via eth1.101). É tb necessário ajustar o rtp e aplicar uma qos, ficando o som impecável e sem quebras. Finalmente existe ainda uma anomalia de sincronismo entre a lease renew do eth1.101 e a sip authentication o que é realmente chato...mas julgo que deverá estar em breve resolvido.

btw: cuidado com os routers Thomson - existe um protocolo muito engraçado (que na verdade não tem piada nenhuma), o qual está a correr na porta 8000...embora não queira entrar em grandes detalhes técnicos, o mesmo pode criar muitos problemas (graves) a todos, já que não suporta autenticação (ex: mitm) >(. Aconselho vivamente a fazerem elevação de privilégios e a modificar a firewall para fechar a dita porta (ou porto, como queiram pronunciar).
 
Última edição:
Eu tenho o Vigor 2130VN todo configurado como indicado, e tudo funciona às mil maravilhas, o meu obrigado porque realmente o Thomson não vale nada de tão lento e chato de configurar. Apenas se passa uma coisa que é o facto de não conseguir recuperar a password VoIP do Thomson de maneira nenhuma. Consigo criar o user "vodafone" e aceder ao router, mas quando faço paste do javascript no browser (seja Chrome IE ou FF), não se passa nada. Além disto o router deixou de autenticar a conta VoIP (já contactei a Vodafone para ver o que se passa).

Alguém sabe de outro método para recuperar a password? A Vodafone não consegue MESMO fornecer a password ou simplesmente "não lhes convém"?

Thanks!
 
Back
Topo