Substituir router Vodafone fibra

A password como já foi indicado noutro post é igual ao AccessID da conta Vodafone.

Consegue-se ver este ID usando o famoso link d ADSLDesliga...
 
De algum modo não funciona... Acabei de a colocar mas não se regista. Vou contactar o suporte, ver se me podem ajudar.

EDIT: É assim que está configurado...

capture.PNG


EDIT2: Já funciona. Não sei o que fizeram na Vodafone mas ficou a funcionar. Eles são espectaculares, gostam mesmo de ajudar apesar do router não ser deles. Só tenho uma palavra para o suporte: Magnífico.

Quanto ao Draytek, sem dúvida uma bela peça, recomendo.
 
Última edição:
Obrigado pelos esclarecimentos do utilizador Keeper, e pelo relatado por este utilizador namco não vejo a hora de finalmente e de uma vez por todas me livrar desse caixote que é o thomson. ainda vou ter de esperar algum tempo, pois o meu período de fidelização com a MEO só acaba no final de Janeiro, mas já assinei com a Vodafone, 36,99 € no primeiro ano, e ainda dois meses de Sport Tv gratuitos, isto é que vai ser ver futebol :001:
 
Boas pessoal,

Permitam-me a pergunta talvez idiota, mas é possível manter o Thomson a funcionar apenas para o Voip e para as boxes, mantendo um outro qualquer router para a internet apenas? (Neste caso um Dlink Dir-655.).

Cumprimentos.
 
Boas malta.

Para não estar a criar outro tópico vou perguntar aqui.

Dá para usar um Netgear WNDR3700v2 com a fibra da vodafone?

Isso iria dar-me muito jeito mesmo.
 
Boas pessoal,

Permitam-me a pergunta talvez idiota, mas é possível manter o Thomson a funcionar apenas para o Voip e para as boxes, mantendo um outro qualquer router para a internet apenas? (Neste caso um Dlink Dir-655.).

Cumprimentos.

É possível sim...terás de fazer o seguinte:

1) tens de ter direitos de "root" no router Thomson. Procura nos posts anteriores como o fazer.

2) Para retirares o serviço de internet do thomson, ficando só com IPTV + VOIP tens de fazer o seguinte:

2.1)Exporta o user.ini do router para o teu PC.

2.2) A Vlan da Internet é a 100, pelo que editas o user. ini e removes estas linhas:

[ vlan_res.ini ]
add name=vlanHSI vid=100 addrule=disabled

[ vlanbridge.ini ]
ifadd name=vlanHSI intf=OBC untagged=disabled

2.3) Daí para baixo podes apagar todas as linhas em que apareça:
ethGPON_Internet
...e/ou

GPON_Internet


2.4) Mas atenção que na linha
config digestauth=enabled defaultconnection=GPON_Internet
...alteras para:
config digestauth=enabled defaultconnection=GPON_IPTV


3) fazes o upload do ficheiro outra vez para o router e já só deverás ter iptv+voip.


4) Em relação ao teu outro router, não faço a mínima ideia se suporta WAN vlan tagging. Acreditando que sim, terás de associar a porta WAN e "etiquetar-la" com a vlan 100.

Ex. em linux:

pressuposto: WAN == eth1

...então:

Internet vai ser == eth1.100 (ou seja: WAN(eth1) + VLAN 100 == eth.100)




...ou caso suporte LAN vlan tagging, terás de fazer o seguinte:


pressuposto:

- LAN == eth0.1 (o .1 representa a default private vlan)
- WAN == eth1

...então:

A) retirar (por ex) porta 4 de eth0.1
B) colocar a porta 4 na vlan eth0.100
C) fazer bridge de eth1 com eth0.100

Espero que te ajude de alguma forma.






Boas malta.

Para não estar a criar outro tópico vou perguntar aqui.

Dá para usar um Netgear WNDR3700v2 com a fibra da vodafone?

Isso iria dar-me muito jeito mesmo.


Teoricamente só routers com um sistema operativo com suporte de WAN e/ou LAN vlan tagging (e acima de vlan 100) é que serão possíveis de ser utilizados no serviço de fibra da vodafone. Visto que existem tantos fabricantes/modelos/sistemas operativos, é difícil alguém te responder a isso de uma forma concreta. O que te posso dizer é que: routers que suportem o sistema operativo DD-WRT e/ou OpenWRT, existirá uma boa hipótese de serem compatíveis com a vodafone fibra...no entanto é sem garantias que te o digo, já que muitos não suportam vlan tagging acima da vlan 15. Outros sistemas que são compatíveis e que eu conheço, são routers da draytek com o DrayOS; alguns Thomson (óbvio); Cisco; Juniper; HP; Asus (alguns).
 
Última edição:
Keeper, muito obrigado pela tua resposta, afinal também é preciso que o router para a internet tenha capacidade para vlan tagging. Dessa forma está fora de questão.

Mas... Após muita investigação descobri que se pode eventualmente usar para além do Draytek já com firmware de origem, alguns equipamentos Asus (colocando de fora equipamentos compativeis com ddwrt, openwrt e tomato).
No caso do Asus RT-N56U, há um firmware que permite o seguinte:
ASUS RT-N56U Beta Firmware Version 8.1.1.4 ( beta firmware for Singtel Users, Singapore )
Fixed bug:
01. Add Malayisan Unifi support.
02. Add Singapore Singtel's exStream support.
03. Add manual settings for VID and PRIO of Internet, IPTV and VoIP.

Aparentemente isto permite a funcionalidade de vlan tagging.
asus_rtn13u_7.png

Algo estilo na imagem em cima.


Aparentemente até routers TP-LINK têm alguma capacidade para este tipo de coisa, tenho andado a ler por aqui:
http://unifi.athena.my/index.php
[URL="http://klseet.com/"]http://klseet.com/

[/URL]Também encontrei isto: http://blog.lvengine.com/articles/configuring-vlan-in-tomato-for-meo-sapo-internet-service
Há alguém que tenha este router e possa testar isto?

Cumprimentos.
 
Phantasia, teoricamente esse router (Asus RT-N56U) com esse firmware, poderá funcionar em termos de internet e iptv, bastando colocar as vlans correctas nos campos internet e iptv (100 e 105 respectivamente). Embora não conheça a nomenclatura referente ao parâmetro "PRIO", suponho que se refiram a prioridade...diria eu na minha ignorância, que dever-se-ia colocar 0 no acesso de internet e 1 no acesso de iptv.

Em relação a esse post do lvengine, o mesmo é para o serviço Meo (*). As configurações do router Thomson da Meo, são completamente diferentes (e mais simples diga-se) do que na vodafone.

(*) A implementação apresentada nesse site, é para colocar o serviço Meo a funcionar via IGMP.
 
O link para o serviço meo era apenas para referência de que é possível de fazer! :)
Sei que são bem diferentes as configurações no caso do Meo e da Vodafone.

Se alguém tiver o Asus era interessante testar esta solução, relativamente ao PRIO, julgo que com testes iria lá.
 
No caso do Asus RT-N56U, há um firmware que permite o seguinte:
ASUS RT-N56U Beta Firmware Version 8.1.1.4 ( beta firmware for Singtel Users, Singapore )
Fixed bug:
01. Add Malayisan Unifi support.
02. Add Singapore Singtel's exStream support.
03. Add manual settings for VID and PRIO of Internet, IPTV and VoIP.

Aparentemente isto permite a funcionalidade de vlan tagging.
asus_rtn13u_7.png

Algo estilo na imagem em cima.

Esse é o router que eu utilizo, e não é esse o último FW que suporta essa configuração, esse foi o primeiro BETA. A versão atual 1.0.1.7f já faz VLAN Tagging.
Eu continuo a utilizar o Thomson só para IPTV e VOIP pois quis separar o trigo (INTERNET) do joio, ;). Com isso posso andar a brincar sem interromper a TV senão os miúdos e a Maria não me paravam de chatear, lol, à custa disso também nunca tenho que reinicar o "electrodoméstico" como já o apelidaram :))

asusvlan100wan.png
 
gjbarradas:


Acabaste de me fazer esboçar um sorriso do tamanho do mundo!


Ainda não tinha chegado à parte de perceber que o último firmware oficial já suportava o vlan tagging.
Só para finalizar, configurando desta forma, acabamos sempre por perder a funcionalidade de aceder a ficheiros no computador a partir da box?


Não há forma de contornar isso? Nem mesmo da forma como tens o Asus configurado certo?


Grande abraço! :)
 
gjbarradas:


Acabaste de me fazer esboçar um sorriso do tamanho do mundo!


Ainda não tinha chegado à parte de perceber que o último firmware oficial já suportava o vlan tagging.
Só para finalizar, configurando desta forma, acabamos sempre por perder a funcionalidade de aceder a ficheiros no computador a partir da box?


Não há forma de contornar isso? Nem mesmo da forma como tens o Asus configurado certo?


Grande abraço! :)

Eu tenho uma porta de LAN do ASUS ligada num switch e a porta do Thomson TG799 Gigabit também ligada no mesmo switch. Todos os PCs, MACs, TVs, Consolas, Phones, etc, :007: têm IP fixo com o gateway a apontar para o ASUS (exemplo: 192.168.1.1), as boxes têm DHCP do thomson (192.168.1.254).

Mas também se consegue pôr o DHCP a atribuir IPs a todos, basta saber os MAC-ADDRESSES das boxes e atribuir especificamente para esses como gateway o IP do Thomson, e o resto atribui dinamicamente com o gateway o ASUS. Em suma só pode existir um DHCP na LAN.
 
Última edição:
Impecábel, consegues assim ter os bichos todos na mesma rede!

Provavelmente irei chatear-te para a semana que vem! Mas só se for mesmo necessário. ;)

Thanks.
 
Já agora que tarifário tens? Se tiveres de 100mb para cima, podias postar testes de velocidades? :)
Caso contrário não vale apena postar nada! :)

Obrigado mais uma vez.
 
Phantasia vais comprar o Asus RT-N56U?

Atenção que as funções que te falo para o DHCP, o router Thomson ou o Asus não o fazem.

Tenho o serviço de 360Mb, :P, tens a certeza que queres o teste... lol

1636896858.png
 
Última edição:
Bom... espectacular! Esquece la os routers thomson lol....Em relação às funcionalidades dhcp que mencionas; onde as tens?Se puderes dar mais info agradeco!
 
Bom... espectacular! Esquece la os routers thomson lol....Em relação às funcionalidades dhcp que mencionas; onde as tens?Se puderes dar mais info agradeco!

Tenho um servidor na rede que, para além de outras coisas, faz de DHCP server e DNS server - com relay para os DNS da Vodafone mas como a cache é local o acesso é fica ainda mais rápido se é que é necessário, ;)
 
Mas tinha ideia que a primeira opção que indicaste até ficaria a funcionar.Configurando tudo o que e computadores e afins com ip fixo e gateway para o asus.Sendo que as boxes iriam obter ip do thomson (configurqdo como dhcp).A comunicação entre boxes e pc iriq acontecer por ter o asus e o thomson ligados ao mesmo switch.A segunda realmente nao vejo como por a funcionqr sem ter uma box linux ou 2003 com dhcp service configurado.
 
Back
Topo