Substituir router Vodafone fibra

Com base no que já escrevi sobre como retirar um dos serviços da configuração do Thomson e após isso já ter sido feito, tanto o Draytek como o Thomson passam a se ligar directamente ao ONT - deixa de ser necessário fazer cascading.

Em relação à tua pergunta relativamente ao 2130, embora existam ainda algumas dificuldades (mais em termos de voip), sim, continuo a recomendar-lo.
 
Com base no que já escrevi sobre como retirar um dos serviços da configuração do Thomson e após isso já ter sido feito, tanto o Draytek como o Thomson passam a se ligar directamente ao ONT - deixa de ser necessário fazer cascading.

Em relação à tua pergunta relativamente ao 2130, embora existam ainda algumas dificuldades (mais em termos de voip), sim, continuo a recomendar-lo.

Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.
Partindo do pressuposto que o ONT está longe de ambos os routers, terei que ligar o ONT a um switch e aí ligar o Thomson e o Draytek, correcto?

Para evitar a situação do switch, será possível fazer cascading? É simples de fazer?

Vou avaliar então a compra de um 2130.
O que achas do 2920vn?


Edit: para já e para simplificar "desdobrei" o cabo UTP e vou ligar 2 pares ao Thomson e 2 pares ao Draytek. Assim não preciso de passar mais cabos nem de meter mais switches pelo meio. Deixa lá ver se as coisas funcionam assim... :)
 
Última edição:
Obrigado mais uma vez pelo esclarecimento.
Partindo do pressuposto que o ONT está longe de ambos os routers, terei que ligar o ONT a um switch e aí ligar o Thomson e o Draytek, correcto?

Sim. Passa a ser um switch de core, onde o(s) trunks passam todos...no teu caso, fica o switch a ter o (único) trunk da vf a passar em todas as portas do mesmo.

Para evitar a situação do switch, será possível fazer cascading? É simples de fazer?

O cascading é simples...basta teres o 3play configurado no thomson e numa das quatro portas ligas o draytek 2820. Configuras a LAN do draytek para a mesma subnet que o do thomson ( 192.168.1.0/24) e siga. Terás internet no draytek.

P.S.: o termo cascading é mais utilizado em switches do que em routers, já que como o nome diz, serve para fazer a passagem das mesmas frames entre todos os switches que se encontram em cascata e não é bem isso que irias fazer, pelo que, talvez o termo que utilizei não fosse o mais correcto...mas seja como for, serve para explicar a ideia que queria transmitir.


Vou avaliar então a compra de um 2130.
O que achas do 2920vn?

Fazes muito bem....em relação ao 2920vn, não tenho experiência...mas pelo que vi do live demo, o mesmo suporta wan tagging nas duas WAN que tem e tb port tagging...não sei bem é como seria possível implementar o voip, já que o mesmo tem de ficar associado a uma vlan (101) e tal não é possível via port tagging...talvez via wan tagging e depois com algum NAT seja possível mas é daquelas questões que só mesmo testando. Seja como for, o 2920 deve ser significativamente mais caro que o 2130 e não tenho forma de poder-te ajudar facilmente...

Edit: para já e para simplificar "desdobrei" o cabo UTP e vou ligar 2 pares ao Thomson e 2 pares ao Draytek. Assim não preciso de passar mais cabos nem de meter mais switches pelo meio. Deixa lá ver se as coisas funcionam assim... :)

Isso é um nadita arriscado...nunca experimentei separar pares...aliás, a ideia que tenho é que para gigabit full-duplex são necessários os 4 pares...mas como te disse, nunca experimentei. Julgo que seria melhor utilizares o switch...no entanto, se não o queres MESMO usar, tenta...e diz se resulta bem, +- ou não resulta :p (em gigabit..!)
 
Última edição:
Obrigado pelos teus esclarecimentos :)

Queria evitar ter mais um equipamento (o switch) ligado e por isso parti mesmo para a separação dos pares. O telefone e a net estão ok e a funcionar a 100% mas a TV deixou de dar. Coloquei lá um cabo temporário para perceber se o problema teria sido mesmo da separação dos pares, mas continuei sem TV. Deve ter sido alguma coisa com a Vodafone. Logo mais à noite já volto a experimentar e já terei mais conclusões sobre esta questão da separação dos pares.

Percebo o que queres dizer com o cascading, mas fiquei um pouco confuso. O meu objetivo era ter o Draytek a controlar todo o tráfego de internet. Fazendo como dizes, o Thomson não irá barra o tráfego com a firewall?
Se desabilitar a internet do Thomson como explicaste atrás, o tráfego irá passar para o Draytek?

Já vi que o preço do 2920vn é realmente mais puxadote e provavelmente não irei necessitar de todas as funcionalidades que ele disponibiliza. :)

Muito obrigado pela ajuda!!

Edit: depois de umas pesquisas, acho que os outros 2 pares são necessários apenas para POE... mas logo à noite já devo ter mais certezas :)
 
Última edição:
A instalação já está feita!
O serviço ficou a funcionar impecavelmente.

Só não percebo a lógica de instalarem um ONT, com funcionalidades Wireless (até tem 2 antenas externas), portas USB, etc. E depois termos de gramar com routers da Thomson... :X

Bom, já me tentei aventurar por ter o Asus com internet apenas, mas devo de ter feito alguma coisa mal (felizmente fiz backup do router do Thomson antes de fazer fosse o que fosse!). Tive que fazer um factory reset ao Thomson, e restaurar a configuração default.
Eis o que fiz:

Desactivar DHCP no Asus;
Configurar IP: 192.168.1.1
VID100 configurado em manual settings no ISP Special requirements.

Portanto, daqui as portas 3 e 4 do router deveriam de aceitar ligação para os PC's.

O Thomson, segui as dicas do Keeper algumas páginas mais atrás. Não consegui encontrar a linha que mencionaste:
config digestauth=enabled defaultconnection=GPON_Internet
De resto removi todas as referencias que mencionaste.

De seguida configurei um computador para ip fixo:
IP: 192.168.1.3
Gateway: 192.168.1.1
DNS: Tentei tanto com o Asus (192.168.1.1) como com o Thomson (192.168.1.254), deverei tentar também com os DNS da Vodafone directamente?

Aqui é que fiquei com dúvidas, foi em como ligar tudo.
Liguei o Asus ao ONT, e parecia estar tudo a funcionar bem...
Acho que fiz borrada quando decidi ligar o Asus ao Thomson e nada mais funcionou.

Portanto, agora acho que me esqueci do pormenor de ter um Switch...
O Thomson deixo-o estar como está, ligo um switch à 2ª porta do ONT, ligo a 4ª porta do Thomson ao Switch, e ligo o Asus ao switch. É isto? :)

Avisem se me tiver esquecido de alguma coisa.

Cumprimentos.
 
...Percebo o que queres dizer com o cascading, mas fiquei um pouco confuso. O meu objetivo era ter o Draytek a controlar todo o tráfego de internet. Fazendo como dizes, o Thomson não irá barra o tráfego com a firewall?
Se desabilitar a internet do Thomson como explicaste atrás, o tráfego irá passar para o Draytek?

Isto funciona da seguinte forma:

- Se queres ligar o draytek ao thomson, podes...ligas um patch UTP entre uma porta lan do thomson e a outra ponta ligas a uma porta lan do draytek e de seguida colocas o draytek no mesmo segmento de rede (LAN) -> 192.168.1.0/24 do thomson. Atenção ao IP que dás ao draytek...não pode ser o 192.168.1.254, já que é o ip do thomson :p

- Se queres retirar o serviço de internet do Thomson, então nesse caso terás de configurar o draytek para que ele passe a gerir o serviço de internet. Neste caso, terás de ligar tanto o Thomson como o Draytek directamente ao ONT, com cabos UTP distintos, como é óbvio, ficando o draytek a gerir a internet e o thomson a gerir o iptv+voip
 
A instalação já está feita!
O serviço ficou a funcionar impecavelmente.

Só não percebo a lógica de instalarem um ONT, com funcionalidades Wireless (até tem 2 antenas externas), portas USB, etc. E depois termos de gramar com routers da Thomson... :X

Bom, já me tentei aventurar por ter o Asus com internet apenas, mas devo de ter feito alguma coisa mal (felizmente fiz backup do router do Thomson antes de fazer fosse o que fosse!). Tive que fazer um factory reset ao Thomson, e restaurar a configuração default.
Eis o que fiz:

Desactivar DHCP no Asus;
Configurar IP: 192.168.1.1
VID100 configurado em manual settings no ISP Special requirements.

Portanto, daqui as portas 3 e 4 do router deveriam de aceitar ligação para os PC's.

O Thomson, segui as dicas do Keeper algumas páginas mais atrás. Não consegui encontrar a linha que mencionaste:
config digestauth=enabled defaultconnection=GPON_Internet
De resto removi todas as referencias que mencionaste.

De seguida configurei um computador para ip fixo:
IP: 192.168.1.3
Gateway: 192.168.1.1
DNS: Tentei tanto com o Asus (192.168.1.1) como com o Thomson (192.168.1.254), deverei tentar também com os DNS da Vodafone directamente?

Aqui é que fiquei com dúvidas, foi em como ligar tudo.
Liguei o Asus ao ONT, e parecia estar tudo a funcionar bem...
Acho que fiz borrada quando decidi ligar o Asus ao Thomson e nada mais funcionou.

Portanto, agora acho que me esqueci do pormenor de ter um Switch...
O Thomson deixo-o estar como está, ligo um switch à 2ª porta do ONT, ligo a 4ª porta do Thomson ao Switch, e ligo o Asus ao switch. É isto? :)

Avisem se me tiver esquecido de alguma coisa.

Cumprimentos.

Peço desculpa. Essa linha era para os TG784. Para os TG799 é:

[ system.ini ]
...
...
...
config defaultconnection=GPON_Internet

...em que alteras para:

[ system.ini ]
...
...
...
config defaultconnection=GPON_IPTV

Em relação às configurações, fazes o seguinte:

1) Ligas o thomson (WAN) ao ONT port 4 (por exemplo)
2) Ligas o Asus(WAN) ao ONT port 3 (por exemplo)
3.a) remove a config de internet do thomson
3.b) Desligas o DHCP server do asus
3.c) Configuras a WAN do asus para o vid 100 e esperas uns 20mins-30mins para que a porta WAN apanhe IP
4.a) finalmente ligas um patch UTP entre a porta 4 do asus e porta 4 do Thomson (por exemplo) e poderás ligar os teus PCs tanto ao asus como ao thomson, mas portas que ainda estiverem disponíveis.
4.b) ou em alternativa, ligas um patch utdp entre a porta 4 do asus ao switch e outro patch da porta 4 do thomson ao switch. Neste caso, passas a ligar os PCs e STBs todos ao switch. Terá tudo rede/internet

nota: não esquecer que nos PCs terás de colocar fixo, tendo como gateway o Asus e com DNS tb a apontar para o Asus.


Done. :007:
 
Última edição:
Isto funciona da seguinte forma:

- Se queres ligar o draytek ao thomson, podes...ligas um patch UTP entre uma porta lan do thomson e a outra ponta ligas a uma porta lan do draytek e de seguida colocas o draytek no mesmo segmento de rede (LAN) -> 192.168.1.0/24 do thomson. Atenção ao IP que dás ao draytek...não pode ser o 192.168.1.254, já que é o ip do thomson :p

- Se queres retirar o serviço de internet do Thomson, então nesse caso terás de configurar o draytek para que ele passe a gerir o serviço de internet. Neste caso, terás de ligar tanto o Thomson como o Draytek directamente ao ONT, com cabos UTP distintos, como é óbvio, ficando o draytek a gerir a internet e o thomson a gerir o iptv+voip

Percebido.

A Vodafone está com problemas aqui na zona de Almada e Corroios senão já conseguia confirmar se bastam apenas 2 pares para tudo funcionar.
Posso garantir que o telefone e a internet funcionam com 2 pares; falta saber é se a TV também funciona.

Obrigado mais uma vez Keeper :)
 
Parece que já está!!!! :)

Acabei agora de mandar o serviço de Internet abaixo no Thomson e estou agora com ip fixo nesta máquina a postar!

Keeper e gjbarradas, um muito obrigado aos dois!
 
Agora tava a olhar para os menus do Thomson e pus-me a pensar:

Fizeram alguma alteração nas passwords dos users do Thomson?
Desactivaram ou alteraram alguma coisa na firewall do Thomson?
Desactivaram o Intrusion Detection System?

Cumprimentos! :D

Edit:

Já agora o resultado da aventura:

 
Última edição:
Phantasia, importas-te de verificar no Thomson se quando fazes um teste de conectividade da IPTV os resultados estão todos OK ou se há um deles que dá erro?
No meu está a aparecer um erro no IP - "Não está configurado nenhum servidor DNS para este serviço de Internet."

Como aparece no teu?

Obrigado.
 
Realmente está-me a aparecer o mesmo que tu:


Test Results
acac__md.gif
Ethernet port
acac__md.gif
Ethernet
acdr__md.gif
IP
No DNS server configured for this Internet service.

Ainda há pouco tinha uma das boxes a funcionar na perfeição.
 
Obrigado pela pronta resposta. Em conversa com o técnico, acho que esse erro não é normal. Foi isso que fiquei a perceber.
O que é um facto é que a TV aqui não funciona. Já fiz reset a tudo que é equipamento e nada. Ficaram de entrar em contacto comigo nas próximas 24h para resolver o problema...

Obrigado mais uma vez.
 
Viva,

Segundo entendi pelo Phantasia e outros comentários, a vodafone instala um Huawei Echolife HG8247a quando se está a utilizar a fibra partilhada do Clix. Mas depois não são usadas as funcionalidades deste (Voip, wifi, ..) estando apenas num estado de "bridge" para o router. Está correcto ?

Outra questão: Como funciona o serviço RF (coaxial) na fibra da vodafone ? para o ONT acima já usa a saída RF ? e para o outro ONT da Vodafone ?

Cumprimentos.
 
Pelo que estive a ver das configurações do ONT, o ONT em si é um router autentico com capacidades voip e iptv também, mas parece estar mesmo só a fazer bridge para o router.
No meu caso, está a ser usada a saída RF.

O técnico por acaso falou que a Vodafone estava em testes em relação a passar a usar apenas o ONT e descartar o router... Mas é como qualquer técnico que venha cá acasa, take it with a pinch of salt :P

O outro ONT não faço ideia.

Edit:

Em relação a usar outro router, por acaso sabem de quanto tempo é o lease dhcp para ip's externos da Vodafone?

O meu router está de meia em meia hora a tentar fazer renew ao ip externo:
Jan 4 14:55:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 15:25:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 15:25:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 15:55:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 15:55:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 16:25:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 16:25:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 16:55:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 16:55:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 17:25:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 17:25:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 17:55:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 17:55:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 18:25:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 18:25:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
Jan 4 18:55:41 RT-N56U: udhcpc starts
Jan 4 18:55:41 dhcp client: renew IP: 95.136.81.141 from 95.136.64.1 (prefix: wan0_)
 
Phantasia, o ONT não é router...não faz routing nem nating...(pelo menos os huawei assim como os ericsson, se bem me recordo)...seja como for, entre outros aspectos (ex: multiplexing), o que fazem para as portas é switching e como tal o que passam é um trunk (não fazem nenhuma bridge com o thomson).

P.S.: o que julgo que a clix faz é entregar as vlans nas portas do ONT (inter-vlan routing ou múltiplas vlans na mesma subnet), em vez de entregar o trunk...daí a diferença entre a vodafone e a clix..
 
Última edição:
Keeper: Olha que tenho ideia de quando consegui aceder à interface de administração do ONT ter visto partes references a NAT, port forwarding, etc etc. Até pode nem ter nada a ver, mas pelo que me lembro de ver, quase nada estava activo no ONT para além do wireless.

Amanhã quando tiver oportunidade, tento postar umas screens da àrea de admin do ONT Huawei.
 
okey...mas qual é o teu huawei? é que eu tenho um ericsson e este é mesmo simplório...e pelo que no passado (à cerca de talvez 6 meses) foi observado por mim e pelo gjbarradas, é que o huawei que (então) instalavam em clientes numa zona clix, não tinha nada disso.
 
Phantasia, corroboro sobre os testes que a Vodafone diz estar a fazer com os ONTs para poderem dispensar os routers. À dias numa chamada com o 16913 o técnico disse-me o mesmo. O meu ONT é um Ericsson mas na altura da instalação não tomei atenção do que o técnico fez quando o ligou diretamente ao portátil.

Slicer: O meu ONT também têm uma saída RF. Basta ligar lá o cabo coaxial e distribuir pela casa. No meu caso, substitui a entrada da antena do prédio pelo cabo que sai do ONT. Assim fiquei com os 60 e tal canais em todas as TVs.
 
Tou só a terminar de enrolar o cigarro e já vou começar a tirar fotos e printscreens aos menus do Huawei ;)

Aguardem o edit a este post.

Vou só colocar os links para as imagens, o primeiro é uma foto tirada ao ONT.
Os restantes são screens tirados na interface de gestão do ONT, realmente não vejo nada directamente relacionado com o NAT.

As configurações são poucas, e tenho ideia de que as credenciais que usei não tem muitos privilégios de administração.

Edit 2: Permissões parvas na galeria. Já devem de conseguir aceder.

http://www.mediahump.com/gallery/4000/


 
Última edição:
Back
Topo