Substituir router Vodafone fibra

Boa noite, ja alguem conseguiu por o voip da fibra a funcionar num elastix ou asterisk ?
ando de volta disto, mas fico sempre na mesma.... ou consigo fazer chamadas e depois nao consigo receber...
mudo a string de registar e vice versa... recebo mas nao faço.

Obrigado.
 
Boa noite, ja alguem conseguiu por o voip da fibra a funcionar num elastix ou asterisk ?
ando de volta disto, mas fico sempre na mesma.... ou consigo fazer chamadas e depois nao consigo receber...
mudo a string de registar e vice versa... recebo mas nao faço.

Obrigado.
Quando configurei um ATA Cisco, lembro-me que havia uma opção obscura qualquer que afinal de contas era necessária. Já me esqueci qual era, infelizmente.
Também ando para configurar o VoIP com uma PBX, mas ainda não calhou fazer isso. Quando fizer, tenho de ir rever a configuração do Cisco e trabalhar a partir disso - e aproveito para documentar isso como deve ser, que não quero perder quatro horas a configurar, como da primeira vez...
 
Quando configurei um ATA Cisco, lembro-me que havia uma opção obscura qualquer que afinal de contas era necessária. Já me esqueci qual era, infelizmente.
Também ando para configurar o VoIP com uma PBX, mas ainda não calhou fazer isso. Quando fizer, tenho de ir rever a configuração do Cisco e trabalhar a partir disso - e aproveito para documentar isso como deve ser, que não quero perder quatro horas a configurar, como da primeira vez...
 
Boas pessoal.

Tenho um Asus RT-AC87U e queria que ele servisse basicamente para tudo, deixando apenas o router da Vodafone para o telefone fixo.

Tenho instalado o AsusWRT mais atualizado (3.0.0.4.380_3459) com configuração default para Vodafone.
A minha config é algo do género:
A porta 4 do Asus está ligada à porta Wan do router Vodafone (onde está ligado o telefone fixo).
A porta 3 do Asus está ligada a um switch gigabit, onde estão ligadas ligações de rede para a cozinha e para a sala.

Na ligação da cozinha, apenas se liga uma box, aí tudo bem.
Na da sala, essa ligação está ligada a um outro switch gigabit, onde pretendo fazer várias ligações de rede, para além da box da sala, nomeadamente um cabo de rede para um RaspberryPi e eventualmente outros computadores.

O que está a acontecer:
A box da sala está a funcionar sem problemas, já o raspberry e as outras ligações de rede vindas do switch da sala não "estão a receber internet", digamos assim.

(Corrijam-me se tiver a dizer disparates:)
Estive a pesquisar um pouco, e do pouco que percebo tem a ver com as ditas VLANs.
Ora a porta 4 (Bridge) tem de se manter como está segundo o que percebi, para o router vodafone poder funcionar, e consequentemente o meu telefone fixo.
Penso que o problema aqui seja talvez porque a porta 3 está apenas preparada para IPTV (boxes), quando aquilo que pretendo é que esteja preparada para IPTV e Internet de forma dita normal.

Como fazer isto? Alguém me sabe ajudar?
 
Boas pessoal.

Tenho um Asus RT-AC87U e queria que ele servisse basicamente para tudo, deixando apenas o router da Vodafone para o telefone fixo.

Tenho instalado o AsusWRT mais atualizado (3.0.0.4.380_3459) com configuração default para Vodafone.
A minha config é algo do género:
A porta 4 do Asus está ligada à porta Wan do router Vodafone (onde está ligado o telefone fixo).
A porta 3 do Asus está ligada a um switch gigabit, onde estão ligadas ligações de rede para a cozinha e para a sala.

Na ligação da cozinha, apenas se liga uma box, aí tudo bem.
Na da sala, essa ligação está ligada a um outro switch gigabit, onde pretendo fazer várias ligações de rede, para além da box da sala, nomeadamente um cabo de rede para um RaspberryPi e eventualmente outros computadores.

O que está a acontecer:
A box da sala está a funcionar sem problemas, já o raspberry e as outras ligações de rede vindas do switch da sala não "estão a receber internet", digamos assim.

(Corrijam-me se tiver a dizer disparates:)
Estive a pesquisar um pouco, e do pouco que percebo tem a ver com as ditas VLANs.
Ora a porta 4 (Bridge) tem de se manter como está segundo o que percebi, para o router vodafone poder funcionar, e consequentemente o meu telefone fixo.
Penso que o problema aqui seja talvez porque a porta 3 está apenas preparada para IPTV (boxes), quando aquilo que pretendo é que esteja preparada para IPTV e Internet de forma dita normal.

Como fazer isto? Alguém me sabe ajudar?

Para teres IPTV e LAN na mesma porta tens de usar managed switches e configurar vlans dentro da tua rede.
Neste caso a porta 3 do Asus passa a ser uma porta trunk (VLAN IPTV + VLAN LAN) e em cada um dos switches que tens, sala e cozinha terás de configurar que portas são vlan iptv, quais são vlan lan, e quais são trunk (as duas juntas)
 
...
O que está a acontecer:
A box da sala está a funcionar sem problemas, já o raspberry e as outras ligações de rede vindas do switch da sala não "estão a receber internet", digamos assim.
...
Como fazer isto? Alguém me sabe ajudar?

Eu para solucionar esse problema na minha sala, mete foi o router da vodafone na sala, ou seja ont e asus no escritorio com os varios switch que preciso (PCs NAS etc) vai um cabo de rede para a sala (da lan4) para o router da vodafone) e la ligo a box vodafone, uso o resto das portas do vodafone para o mediacenter e afins.

O unico problema é que os equipamentos não ficam na mesma rede local, alias, nem ficam com o mesmo ip wan que é o mais engraçado.
Mas assim nao tenho de ter outro aparelho lá e sempre tenho mais um ponto de wifi se precisar.
 
Para teres IPTV e LAN na mesma porta tens de usar managed switches e configurar vlans dentro da tua rede.
Neste caso a porta 3 do Asus passa a ser uma porta trunk (VLAN IPTV + VLAN LAN) e em cada um dos switches que tens, sala e cozinha terás de configurar que portas são vlan iptv, quais são vlan lan, e quais são trunk (as duas juntas)

E como é que digo à porta 3 do Asus para ter as duas VLANs ??

Eu para solucionar esse problema na minha sala, mete foi o router da vodafone na sala, ou seja ont e asus no escritorio com os varios switch que preciso (PCs NAS etc) vai um cabo de rede para a sala (da lan4) para o router da vodafone) e la ligo a box vodafone, uso o resto das portas do vodafone para o mediacenter e afins.

O unico problema é que os equipamentos não ficam na mesma rede local, alias, nem ficam com o mesmo ip wan que é o mais engraçado.
Mas assim nao tenho de ter outro aparelho lá e sempre tenho mais um ponto de wifi se precisar.

Pois, mas eu preciso de ter todos os dispositivos na mesma rede local, por acaso.
Alguma ideia?
 
A maneira mais facil é passares dois cabos, um para a box e outro para a rede local.

No meu caso não é, a ligação pela parede que vai para a sala, apenas cabe um cabo.
E mesmo que fosse possível, isso ia-me dar uma carga de trabalhos..

Mas acho muito estranho que não seja possível, atribuir mais que uma VLAN às portas do Asus, ninguém sabe como o fazer?
Aliás, as portas do router Vodafone assim devem estar configuradas, com as 3 VLAN em todas as portas. Logo no Asus também tem de ser possível, diria eu.
 
Então e tomando outra abordagem e partindo do princípio que o @rjSampaio mencionou:

Eu para solucionar esse problema na minha sala, mete foi o router da vodafone na sala, ou seja ont e asus no escritorio com os varios switch que preciso (PCs NAS etc) vai um cabo de rede para a sala (da lan4) para o router da vodafone) e la ligo a box vodafone, uso o resto das portas do vodafone para o mediacenter e afins.

O unico problema é que os equipamentos não ficam na mesma rede local, alias, nem ficam com o mesmo ip wan que é o mais engraçado.
Mas assim nao tenho de ter outro aparelho lá e sempre tenho mais um ponto de wifi se precisar.


Isto seria boa ideia se eu conseguisse colocar todos os dispositivos (box, raspberry, ligações de rede extra) na mesma gama de IPs que o router Asus.
Alguém sabe que alterações devo fazer ao router da Vodafone para conseguir algo do género?
 
Alguem esta actualmente a usar o ASUS RT-N18U? instalei o FW BETA como diz no site da ASUS mas nunca passa do passa em que se tem de escolher o Perfil, clico em NEXT e não sai dai.
 
Para usar várias STBs, é sempre preciso utilizar uma configuração mais avançada, nomeadamente com os scripts que estão umas páginas atrás. Assim fica a funcionar como se fosse o router da Vodafone.

Será sempre necessário IGMP v3 snooping nos switches.

Edit: Não é o da Asus, é de um user do forum.
 
Alguem esta actualmente a usar o ASUS RT-N18U? instalei o FW BETA como diz no site da ASUS mas nunca passa do passa em que se tem de escolher o Perfil, clico em NEXT e não sai dai.
isso tambem me acontece as vezes, parece que o botão não quer funcionar, sai do wizard e volta a entrar, a partida ja da, se não der vai a parte das vlan(ou iptv ja não me recordo) e escolhe la o perfil.
 
Boa tarde, tenho uma dúvida existencial.
Neste momento tenho router AIO huawei da vodafone ligado à porta lan de um linksys es6900 onde ligam outros aprelhos incluindo a box, tudo funciona normalmente mas necessitava de ligar à porta wan para poder aceder remotamente ao router e assim beneficiar das suas potencialidades todas, nesta configuração a box já não funciona correctamente por isso a minha questão é se é possível , através de um "duplicador " a partir do cabo de rede que vem do AIO , fazer uma derivação para a box e outra para a porta wan do router?

Só com switch tipo tp-link 105E? (que configurações seriam necessárias?)

Neste último caso seria possível configurar para ter tudo na mesma rede com o os aparelhos que estão ligados ao AIO?

Obrigado pela ajuda e peço desculpa por me alargar
 
Back
Topo