Substituir router Vodafone fibra

A configuração ja estva na thread :)
Deu para ver que é igual ao que postei, com a diferença que envio a VLAN 100 (internet) e untagged para a bridge da porta 4.
Assim quando se liga para a VDF a reportar alguma falta de serviço, eles nao dizem que nao conseguem aceder ao router deles.
 
Na substituição do router, posso simplesmente retirar o router da Vodafone e colocar o meu (configurado conforme aqui têm), ou a Vodafone tem de ter alguma intervenção, nomeadamente no registo do novo router na rede?

Obrigado
 
Boas. dá para fazer alguma coisa com este router dlink DIR-600 acho que tem custom firmware OpenWRT.
já tentei fazer de repartidor em casa mas nunca consegui que aquilo ficasse em condiçoes.
com meo wifi tambem dá para fazer algo?
 
@Nazgulled

Porta 4 em bridge com a porta WAN, para ligares o router da VDF na porta 4.
Editei a tua imagem no paint, pq nao tenho FW tomato nem router asus, depois diz se funciona bem.
239ejNY.jpg


Porta 1,2 e 3 continuam ligadas à LAN do teu router.
O unico trafego que vai para o teu router é a VLAN 100 (internet), é só isso que está ligado ao interface WAN do teu router.

Porta 4 desligada da LAN do teu router e em bridge com a WAN port, para ligares o router da VDF ai.
Como a bridge é definida no switch do teu router, todo o trafego que vai para o router da VDF nao passa pelo cpu do teu router.

Nota:
A VLAN 2 permite que todo o trafego da WAN sem VLAN (untagged) tb passe na bridge para a porta 4.
Suponho que a VDF nao tenha trafego fora das VLANs na WAN, por isso tb funciona sem esta linha 2.

boas, será que me podias ajudar no meu caso??

A ver se me explico mais uma vez. Neste momento, tenho o thomson que tá na entrada ao pe do ONT. Do thomson vai um cabo (por dentro das paredes) rede para a sala, onde tá um (dumb) switch que tem varias cenas, shield/ps3 e box vdf. Tudo a funcionar ok.
Ora, de uma vez por todas quero me livrar do thomson. Para isso arranjei um Netgear R6400 e um tp-link sg105E. Aqui à uns tempos ja tinha postado aqui na thread, mas depois fiquei sem tempo e "desisti" de por isto a funcionar como pretendo. Apesar disso tenho seguido sempre a thread.
Na altura, com o software oficial do router até consigui ter a coisa a funcionar mas depois no switch não passa o sinal de internet, ficando apenas só a funcionar a box da vodafone. Na altura meti inclusivê o dd-wrt e o advancedtomato no netgear mas depois como n consegui por aquilo sequer a funcionar so com a net, "desisti".
Tenho visto os teus posts e ontem la pus outra vez mãos ao trabalho. Apesar disso não pude dispender muito tempo nisto.
Bem sei que o exemplo q ta nessa imagem é para um determinado modelo, para depois ligar o thomson pra gerir a box. Apesar disso configurei o netgear com o advancedtomato com essa config. Consegui por a net a funcionar no router e a passar tambem pro switch, a box obivamente é que não funcionou.

Alguma dica para a porta 4, para passar as duas vlans? Como faço? Basta tirar o tagged, ou??
E depois no switch tp-link, o que tenho de fazer para ter numa das portas só para a box e as restantes net?

Tambem ja li por ai, que poderia ter a seguir ao ONT, o tp-link e depois na sala o Netgear. O que acham? Se sim, como configuro? Até secalhar nesta configuração até poderei ter o software original do R6400, não?
O problema a mim é que eu nunca sei que config tenho de pôr no tp-link... seja numa ou noutra situação...

Se alguem por ai me puder dar uma mãozinha, fico eternamente agradecido.

P.S. - A Vlan 101 pra mim é irrelevante, ou seja, telefone vai de vela.
 
Da entrada vão cabos de rede para outras divisões, ou só vai para a sala?
Nas outras divisões tens TVboxs ou só na sala?

Essa configuração que postei só serve para:
ligar o router tomato ao ONT
ligar o router da VDF à porta 4 do router tomato

No router tomato tens só net.
No router VDF tens tudo.
As LANs dos 2 routers estao separadas.
 
Última edição:
Da entrada vão cabos de rede para outras divisões, ou só vai para a sala?
Nas outras divisões tens TVboxs ou só na sala?

Essa configuração que postei só serve para:
ligar o router tomato ao ONT
ligar o router da VDF à porta 4 do router tomato

No router tomato tens só net.
No router VDF tens tudo.
As LANs dos 2 routers estao separadas.
Da entrada vão outros cabos pra outras divisões, mas que só precisam de internet, não ha mais boxes sem ser a da sala.

Como ja tinha dito, eu percebi bem para o que a anterior configuração que puseste para o Nazgulled servia. Não é para o que eu quero, ja que eu quero me livrar do thomson. Mas deu para ao menos eu saber como por o netgear a apanhar net, que nem isso tava a conseguir fazer quando tentava configurar as vlans no netgear.
Agora so me falta mais um bocadinho, que é na porta 4 do netgear, como fazer para ele passar as duas vlans (100 e 105) e depois na sala o que fazer no switch tp-link, para ele dividir o sinal e ter uma porta so para a vlan 105 e as restantes a vlan 100. No fundo, uma porta ter ligado a box e as restantes para outros equipamentos que apenas necessitem ter net.

Ou então, como ja tinha referido e em alternativa, ter o tp-link na entrada a seguir ao ONT, configurar de maneira que na porta 4 do tp-link passe as duas vlans para depois o netgear na sala receber e dividir o sinal...

Não sei se me estou a conseguir explicar... :S
 
Ter o tplink directamente ligado ao ONT só daria para ligar mais um PC, se não irias andar a atribuir IPs distintos a cada máquina, e não sei se dará, pelo menos 2 IPs públicos dá, mais do que isso nunca experimentei.
Eu diria que podes ter o router ligado directamente ao ONT e com a configuração acima, tens todas as VLANs a irem no porto 4, ligas esse cabo ao tplink e fazes untag da VLAN de IPTV para o porto que se liga à box e untag da VLAN de internet para os outros portos. (Agora não sei de cor quais VLANs correspondem a quais serviços.)
 
@Onesolo
Como podes ver pelos scripts do @gjbarradas (para alguns modelos Asus), a configuração do routing das boxs é mais complexa que a net.
Se queres usar as boxs, enquanto nao adaptares essa configuração ao teu router, não te podes livrar do router da VDF.

Não é solução por a TV BOX diretamente na WAN sem router, é uma configuração facil, mas a box fica disponivel na WAN para todos.
É o mesmo que tirar a porta da casa, funciona muito bem e ainda é mais facil pq nao dá trabalho de a abrir/fechar, mas as desvantagens sao óbvias.
Se o teu router nao está configurado para fazer o routing das boxs, então basta ligar o router da VDF, é uma solução facil e melhor que a opção de nao ter router.
 
@Onesolo
Como podes ver pelos scripts do @gjbarradas (para alguns modelos Asus), a configuração do routing das boxs é mais complexa que a net.
Se queres usar as boxs, enquanto nao adaptares essa configuração ao teu router, não te podes livrar do router da VDF.

Não é solução por a TV BOX diretamente na WAN sem router, é uma configuração facil, mas a box fica disponivel na WAN para todos.
É o mesmo que tirar a porta da casa, funciona muito bem e ainda é mais facil pq nao dá trabalho de a abrir/fechar, mas as desvantagens sao óbvias.
Se o teu router nao está configurado para fazer o routing das boxs, então basta ligar o router da VDF, é uma solução facil e melhor que a opção de nao ter router.
mas entao como explicas que a box funcione na sua plenitude se eu meter o software de origem da netgear no meu R6400?? Não estou a ver a netgear ter metido algo pras boxes da vodafone portuguesa funcionarem, olhando pros logs dos updates do firmware nao vejo la nada...

Ter o tplink directamente ligado ao ONT só daria para ligar mais um PC, se não irias andar a atribuir IPs distintos a cada máquina, e não sei se dará, pelo menos 2 IPs públicos dá, mais do que isso nunca experimentei.
Eu diria que podes ter o router ligado directamente ao ONT e com a configuração acima, tens todas as VLANs a irem no porto 4, ligas esse cabo ao tplink e fazes untag da VLAN de IPTV para o porto que se liga à box e untag da VLAN de internet para os outros portos. (Agora não sei de cor quais VLANs correspondem a quais serviços.)
encontrei um howto no site da tp-link, http://www.tp-link.com/en/faq-788.html
a ver se me safo com isto...
 
A box ou os computadores funcionam diretamente na WAN sem nenhum router.
No caso da VDF só precisam que lhes des a VLAN correcta untagged.
A unica limitação é o numero de IPs publicos que o ISP permite por cliente.

A configuração que pediste é possivel e funciona.
Contudo nao é seguro ter os equipamentos na WAN sem firewall.

O router tem varias funções, faz routing, firewall, NAT, etc.
A firewall e o NAT em conjunto permite que os equipamentos atras do router comuniquem com a WAN (internet) só quando e com quem tu inicias a comunicação, mas não permite que niguem na internet veja, nem comunique com os teus equipamentos sem tu teres iniciado essa comunicação.

A firewall tem como unica função a segurança da tua LAN e funciona como a porta da casa, no meu exemplo em cima.
Se o router estiver bem configurado, ninguem na internet vê ou sabe que os teus equipamentos existem.
Se tirares o router ou desligares a firewall, os equipamentos funcionam na mesma, mas ficam visíveis na internet e podem ser explorados por quem quiser.

Resumindo, existem 2 opções:
sem segurança = sem firewall (router).
com segurança = com firewall (router).

Quando configuras o router, não basta ficar a funcionar, tem de ficar seguro.
Dou-te como exemplo o Wifi, se configurado incorretamente todos têm acesso à tua LAN e internet.
A firewall do router tem a função equivalente, neste caso protege a tua LAN do resto do mundo.

No teu caso concreto se tirares o router só à box, esta fica só exposta na VLAN da IPTV, que suponho que seja só para clientes VDF, mas nao faço ideia quem tem acesso.

EDIT:
Só faltou dizer que nunca ligo equipamentos à internet sem firewall.

Os teus equipamentos (wired) da sala precisam de comunicar com os equipamentos nos quartos?
Se não precisarem, a melhor opção é mesmo ligares o teu router ao ont.
Depois ligas à bridge da porta 4 o router da VDF para usares só na sala.
Assim na sala usas o router da VDF em vez do switch.
Se quiseres, tb podes desligar o Wifi do router da VDF.
 
Última edição:
Não é solução por a TV BOX diretamente na WAN sem router, é uma configuração facil, mas a box fica disponivel na WAN para todos.
Fica disponível numa rede privada da Vodafone (se é que os switches da Vodafone vão na conversa, é bem possível que os clientes estejam isolados). E o que é que vão fazer, aceder às gravações?
 
Fica disponível numa rede privada da Vodafone (se é que os switches da Vodafone vão na conversa, é bem possível que os clientes estejam isolados). E o que é que vão fazer, aceder às gravações?

isto foi a coisa mais disparatada que li :D

E se estás ligado diretamente ao ONT, rede privada ou não, é diretamente roteada para toda a Internet, não é como se fosse uma NAT!
Assim sendo podem fazer o que bem entenderem
 
Bom, ontem la tive mais um tempinho para mexer na coisa. Fiz as alterações no tplink, como tinha posto la atras, e de facto consegui ter a box a funcionar na boa e nas restantes portas consegui ter internet!!! O problema é que tal como
A box ou os computadores funcionam diretamente na WAN sem nenhum router.
No caso da VDF só precisam que lhes des a VLAN correcta untagged.
A unica limitação é o numero de IPs publicos que o ISP permite por cliente.

A configuração que pediste é possivel e funciona.
Contudo nao é seguro ter os equipamentos na WAN sem firewall.

O router tem varias funções, faz routing, firewall, NAT, etc.
A firewall e o NAT em conjunto permite que os equipamentos atras do router comuniquem com a WAN (internet) só quando e com quem tu inicias a comunicação, mas não permite que niguem na internet veja, nem comunique com os teus equipamentos sem tu teres iniciado essa comunicação.

A firewall tem como unica função a segurança da tua LAN e funciona como a porta da casa, no meu exemplo em cima.
Se o router estiver bem configurado, ninguem na internet vê ou sabe que os teus equipamentos existem.
Se tirares o router ou desligares a firewall, os equipamentos funcionam na mesma, mas ficam visíveis na internet e podem ser explorados por quem quiser.

Resumindo, existem 2 opções:
sem segurança = sem firewall (router).
com segurança = com firewall (router).

Quando configuras o router, não basta ficar a funcionar, tem de ficar seguro.
Dou-te como exemplo o Wifi, se configurado incorretamente todos têm acesso à tua LAN e internet.
A firewall do router tem a função equivalente, neste caso protege a tua LAN do resto do mundo.

No teu caso concreto se tirares o router só à box, esta fica só exposta na VLAN da IPTV, que suponho que seja só para clientes VDF, mas nao faço ideia quem tem acesso.

EDIT:
Só faltou dizer que nunca ligo equipamentos à internet sem firewall.

Os teus equipamentos (wired) da sala precisam de comunicar com os equipamentos nos quartos?
Se não precisarem, a melhor opção é mesmo ligares o teu router ao ont.
Depois ligas à bridge da porta 4 o router da VDF para usares só na sala.
Assim na sala usas o router da VDF em vez do switch.
Se quiseres, tb podes desligar o Wifi do router da VDF.

Bom, ontem la tive mais um tempinho para mexer na coisa. Fiz as alterações no tplink, como tinha posto la atras, e de facto consegui ter a box a funcionar na boa e nas restantes portas consegui ter internet!!! O problema é que tal como disseste, os aparelhos ficam com ip publico e assim fora da firewall do router. A box tambem fica com o ip 10.x.x.x mas trabalha na boa.
So pra dissipar mesmo as duvidas, não ha prai nada, mas mesmo nada, em ddwrt e/ou tipo com scripts, que ponha os devices no tp-link com o ip normal e por detras da firewall, certo??
 
Fica disponível numa rede privada da Vodafone (se é que os switches da Vodafone vão na conversa, é bem possível que os clientes estejam isolados). E o que é que vão fazer, aceder às gravações?

No teu caso concreto se tirares o router só à box, esta fica só exposta na VLAN da IPTV, que suponho que seja só para clientes VDF, mas nao faço ideia quem tem acesso.

A infraestrutura da VDF nao conheço, só posso tentar adivinhar e se quero garantir segurança assumo o pior cenário.
Potencialmente quem está ligado a essa rede tem acesso à box e pode fazer tudo o que faço na LAN à box.

Depois pq a embirrancia com o router da VDF, tem o router para usar, a box está melhor atras do router, é a configuração oficial, pq vai tirar o router e gastar $$$ num switch com gestão?

É importante explicar a situação, pq se no caso da box fica numa rede privada, no caso dos outros equipamentos que tem na sala ficam com IPs publicos na internet.
Tb deves ter lido que o @Onesolo só tem um cabo de rede para a sala e diz que vai ligar à bridge que configurei, um switch para fazer o untag das VLANs e por varios equipamentos que tem na sala diretamente na WAN (na internet).

O router é necessario em todos os sentidos para ligar na wan, nao compreendo querer substituir o router da VDF por um switch que foi ligar à WAN.
 
Bom, ontem la tive mais um tempinho para mexer na coisa. Fiz as alterações no tplink, como tinha posto la atras, e de facto consegui ter a box a funcionar na boa e nas restantes portas consegui ter internet!!! O problema é que tal como


Bom, ontem la tive mais um tempinho para mexer na coisa. Fiz as alterações no tplink, como tinha posto la atras, e de facto consegui ter a box a funcionar na boa e nas restantes portas consegui ter internet!!! O problema é que tal como disseste, os aparelhos ficam com ip publico e assim fora da firewall do router. A box tambem fica com o ip 10.x.x.x mas trabalha na boa.
So pra dissipar mesmo as duvidas, não ha prai nada, mas mesmo nada, em ddwrt e/ou tipo com scripts, que ponha os devices no tp-link com o ip normal e por detras da firewall, certo??

Que pensas ter ganho em susbtituir o router da VDF por um switch que ligaste diretamente à WAN?
É que tens muito a perder, arriscas a ter uma utilização partilhada do teus equipamentos com outras pessoas para fins no minimo duvidosos :) Ainda mais que os IPs da VDF praticamente nao mudam, as tuas maquinas vão ser um case study para o resto da internet.
 
Back
Topo