Substituir router Vodafone fibra

@JMRR Não deu na mesma, aliás, não me deixa fazer uma bridge com uma porta que está associada ao switch0. De qualquer forma, e após ler este tópico, fiquei com a sensação que o modo bridge é semelhante ao modo das VLANs, ou seja, a box não tem Internet.

Optei por criar um post detalhado com as minhas experiências aqui, talvez seja mais adequado para discutir isto ao detalhe.
 
No post da imagem tem:"Há um bridge entre IPTV e Set-top box (que na UI apenas é possível criar via config tree)".

Tenta desta forma ou por cli que deve dar.
 
No post da imagem tem:"Há um bridge entre IPTV e Set-top box (que na UI apenas é possível criar via config tree)".

Tenta desta forma ou por cli que deve dar.
Mas isso foi exactamente o que eu fiz aqui. E Consigo ter IPTV, mas não consigo ter Internet na box. Daí estar de olho na configuração com IGMP Proxy que resolve tanto esse problema como tira a box da rede pública da Vodafone, basicamente a configuração que o @bassopt tanto apregoa, e com o seu quê de razão.
 
Bem, já tentei tudo o que consegui encontrar online e tudo o que me consegui lembrar, mas não consigo ter IGMP Proxy a funcionar. Por agora fico-me pela configuração em bridge, que não resolve o problema da Internet, mas que me permitiu libertar 2 portas no switch.

Agora, sobre o IGMP Proxy, não sei se o problema estará no EdgeRouter em si (bug no firmware, por exemplo), na minha configuração (acho que não, já li e reli várias vezes os tutoriais), ou talvez na box da Vodafone que tenho. Acredito que o problema esteja mais nesta última; isto porque apesar de não ter Internet na box, tenho acesso às gravações automáticas, coisa que não funciona numa Arris 4K (por exemplo), exigindo assim a configuração de IGMP Proxy.
 
Eu não vós quero desanimar, mas tive de desistir da configuração nestas novas box's da Vodafone. O meu setup é um cisco 897 tinha tudo correctamente configurado isto é na box tinha net acesso ao Netflix HBO gravações os canais de TV etc enfim parecia tudo ok até que ao fim de três semanas a um mês deixei de ter acesso, a mensagem era sempre a mesma sc115 não foi possível aceder ao servidor. Pelo que andei a verificar com Wireshark é que a Vodafone vai fazendo checks para perceber a que dispositivo a box está ligada e se não for a um equipamento deles acaba num XML com um acesso negado, não sei se à forma de ultrapassar isto mas neste momento não tenho ideia. Por isso já estou como outros aqui que o melhor é ficar com o router da vdf.
 
Eu não vós quero desanimar, mas tive de desistir da configuração nestas novas box's da Vodafone. O meu setup é um cisco 897 tinha tudo correctamente configurado isto é na box tinha net acesso ao Netflix HBO gravações os canais de TV etc enfim parecia tudo ok até que ao fim de três semanas a um mês deixei de ter acesso, a mensagem era sempre a mesma sc115 não foi possível aceder ao servidor. Pelo que andei a verificar com Wireshark é que a Vodafone vai fazendo checks para perceber a que dispositivo a box está ligada e se não for a um equipamento deles acaba num XML com um acesso negado, não sei se à forma de ultrapassar isto mas neste momento não tenho ideia. Por isso já estou como outros aqui que o melhor é ficar com o router da vdf.
Eu ainda nao Troquei a minha thomson hd por causa disso
 
Eu não vós quero desanimar, mas tive de desistir da configuração nestas novas box's da Vodafone. O meu setup é um cisco 897 tinha tudo correctamente configurado isto é na box tinha net acesso ao Netflix HBO gravações os canais de TV etc enfim parecia tudo ok até que ao fim de três semanas a um mês deixei de ter acesso, a mensagem era sempre a mesma sc115 não foi possível aceder ao servidor. Pelo que andei a verificar com Wireshark é que a Vodafone vai fazendo checks para perceber a que dispositivo a box está ligada e se não for a um equipamento deles acaba num XML com um acesso negado, não sei se à forma de ultrapassar isto mas neste momento não tenho ideia. Por isso já estou como outros aqui que o melhor é ficar com o router da vdf.
E que configuração tinhas? VLAN untag? IGMP Proxy? Bridge?
 
Boas a configuração são apenas 3 vlans a 100 a 101 e 105 todas a chegar na interface 8 e depois tenho a vlan default neste caso a 1 que tem endereçamento privado nesta vlan tenho definidas regras de igmp bem como na vlan 105 que é de iptv além do nat definido para as vlan públicas e algumas regras de dns para que sejam resolvidos os nomes nos endereços apropriados para telefone e iptv.
 
Boas a configuração são apenas 3 vlans a 100 a 101 e 105 todas a chegar na interface 8 e depois tenho a vlan default neste caso a 1 que tem endereçamento privado nesta vlan tenho definidas regras de igmp bem como na vlan 105 que é de iptv além do nat definido para as vlan públicas e algumas regras de dns para que sejam resolvidos os nomes nos endereços apropriados para telefone e iptv.
Só para resumir, não fazes untag da VLAN 105 em lado nenhum, e usas IGMP Proxy, certo?

E essa configuraºão dava nas VBox mas agora deixou de dar, é isso?
 
Atenção esta configuração dá nestas boxs atuais mas passado algum tempo fico sem acesso ao servidor dá-me o erro sc115. Tenho de limpar a tabela nat para ter acesso, mas antes de limpar a tabela verifico que existe uma resposta de um servidor da cloudfront.com contendo um xml de acesso negado ao dispositivo que está a tentar a autenticação neste caso a box.
 
Última edição:
E se tentares configurar untag da VLAN 105? Supostamente esse método deveria continuar a funcionar, claro que tens as desvantagens de ficares com a box na rede pública da Vodafone e não tens Internet na box, mas sempre dava para ir vendo TV.
 
E se tentares configurar untag da VLAN 105? Supostamente esse método deveria continuar a funcionar, claro que tens as desvantagens de ficares com a box na rede pública da Vodafone e não tens Internet na box, mas sempre dava para ir vendo TV.
As Vbox precisam de internet para se registarem.
 
As Vbox precisam de internet para se registarem.
Contactei uma pessoa que "conheço" do Twitter que sei que trabalha na Vodafone e ele disse-me que testou as VBox com untag da VLAN 105 e que a TV funcionava assim como gravações na cloud (agendadas e automáticas). Que a única coisa que não funcionava eram as apps e assim.
 
Contactei uma pessoa que "conheço" do Twitter que sei que trabalha na Vodafone e ele disse-me que testou as VBox com untag da VLAN 105 e que a TV funcionava assim como gravações na cloud (agendadas e automáticas). Que a única coisa que não funcionava eram as apps e assim.
A mim um amigo que trabalha na VDF e precisamente na parte de engenharia VDF disse-me exactamente o contratrio. Vá se la perceber... de qualquer forma a mim pouco me importa raramente uso box. Para ser honesto a VDF já se deixava era desta treta de não sei quantas vlans e usar apenas uma como a MEO! era bem mais simples! Isso e desenvolver apps como deve de ser para android TV, Apple tv etc e não ser preciso usar uma box da operadora!
 
Ambos têm razão. E passo a explicar, atualmente existem duas plataformas na vodafone as mediaroom e as tvbox, na plataforma anterior se fizeres untag da vlan 105 a media room recebe um ip publico da operadora na vlan 105 e ficam os canais a funcionar sem problemas, na plataforma atual julgo que o mesmo pode não ser possivel porque as boxs precisam mesmo de acesso à net para efetuar a autenticação do seu equipamento e sem isso não à nada para ninguém é por isso que muitos equipamentos terceiros falham pq apenas na porta onde a box está ligada é passada a vlan 105 e aqui nesta porta o que deve estar é a vlan default do equipamento a vulgarmente conhecida por vlan 1 ou outra qualquer que contenha um endereço privado dentro da gama 10.0.0.0 ou 172.16.0.0 ou 192.168.1.0 e claro que em ambas as plataformas o igmp deve estar corretamente configurado e regras de dns também isto é extremamente importante e poucas vezes vejo isso mencionado. Eu tenho pena por ter desistido da nova plataforma e ter voltado a antiga eu julgo que o que me poderia estar aqui a faltar poderia ser algum Nat outside numa determinada porta para a BOX mas concentrei a minha atenção no trafego de saída e não no de entrada. Em relação MEO acho que está a fazer o seu caminho mas tb não consigo dar a minha opinião em relação ao serviço atual mas acreditem podia-mos não estar a falar destas dificuldades atuais mas de outras cada operadora tem a sua configuração que é preparada para os equipamentos que entregam ao cliente final.
 
Para ser honesto a VDF já se deixava era desta treta de não sei quantas vlans e usar apenas uma como a MEO! era bem mais simples! Isso e desenvolver apps como deve de ser para android TV, Apple tv etc e não ser preciso usar uma box da operadora!
Concordo com ambos os pontos, principalmente o ultimo de Android TV. Mas enquanto não temos isso...

na plataforma atual julgo que o mesmo pode não ser possivel porque as boxs precisam mesmo de acesso à net para efetuar a autenticação do seu equipamento e sem isso não à nada para ninguém
Lá está, não foi isso que uma pessoa que conheço que trabalha na Vodafone me disse, mas pronto, vale o que vale... Gostava era de testar eu, mas não quero arriscar trocar de box e depois não ter o serviço a funcionar.

e claro que em ambas as plataformas o igmp deve estar corretamente configurado e regras de dns também isto é extremamente importante e poucas vezes vejo isso mencionado.
Faço untag da VLAN 105 (ou melhor, fazia, agora faço bridge) há mais de 5 anos, e não tenho IGMP nem DNS da Vodafone configurado para a box. Sempre tive tudo a funcionar, incluindo gravações, sem problemas.
 
Lá está, não foi isso que uma pessoa que conheço que trabalha na Vodafone me disse, mas pronto, vale o que vale... Gostava era de testar eu, mas não quero arriscar trocar de box e depois não ter o serviço a funcionar.
Podes testar sem problema como eu fiz, só depois é que dei conta que já não conseguia com a plataforma atual e com a configuração que tenho atualmente, pelo downgrade da plataforma não paguei nada, agora é claro se quiser novamente mudar para a nova lá terei de pagar 40 euros pela deslocação do técnico.
Faço untag da VLAN 105 (ou melhor, fazia, agora faço bridge) há mais de 5 anos, e não tenho IGMP nem DNS da Vodafone configurado para a box. Sempre tive tudo a funcionar, incluindo gravações, sem problemas.
Ok, mas quando fazes o bridge na porta da box o que é atribuído? um ip da vlan 105 ou o ip privado dentro da gama do router?

E já agora gostaria de perguntar se utilizam a App Vodafone TV no telemóvel sem qualquer problema e se conseguem fazer a gestão correta dos equipamentos associados a partir da BOX mediaroom principalmente no caso dos smartphone?
 
Podes testar sem problema como eu fiz, só depois é que dei conta que já não conseguia com a plataforma atual e com a configuração que tenho atualmente, pelo downgrade da plataforma não paguei nada, agora é claro se quiser novamente mudar para a nova lá terei de pagar 40 euros pela deslocação do técnico.
Mas quando digo que "não posso", é por esse motivo. Não queria estar a pedir uma VBox, brincar, testar, ver se funciona como quero e depois pedir um downgrade caso não funcionasse bem. Não sei até que ponto eles não me iam cobrar pela deslocação do técnico. De qualquer maneira, eu pergunto isto tudo por motivos educacionais para o futuro, pois neste momento estou fora do prazo de fidelização e a Vodafone ainda não me chateou para renovar com os novos preços ridiculos.

Ok, mas quando fazes o bridge na porta da box o que é atribuído? um ip da vlan 105 ou o ip privado dentro da gama do router?
É igual a fazer untag, ou seja, a box tem um IP atribuído da VLAN 105, logo não tem Internet. Eu apenas estou a optar por este método porque me ajudou a libertar 2 portas ethernet no meu router que me podem dar jeito para outras coisas no futuro.

E já agora gostaria de perguntar se utilizam a App Vodafone TV no telemóvel sem qualquer problema e se conseguem fazer a gestão correta dos equipamentos associados a partir da BOX mediaroom principalmente no caso dos smartphone?
Eu utilio a app para ver a grelha de canais, o que está a dar e muito raramente para fazer streaming de alguma coisa, mas não uso a app para fazer gestão dos equipamentos. Nem dá, porque primeiro não uso o router deles, segundo a box não tem internet, portanto a app não funciona.
 
Ambos têm razão. E passo a explicar, atualmente existem duas plataformas na vodafone as mediaroom e as tvbox, na plataforma anterior se fizeres untag da vlan 105 a media room recebe um ip publico da operadora na vlan 105 e ficam os canais a funcionar sem problemas, na plataforma atual julgo que o mesmo pode não ser possivel porque as boxs precisam mesmo de acesso à net para efetuar a autenticação do seu equipamento e sem isso não à nada para ninguém é por isso que muitos equipamentos terceiros falham pq apenas na porta onde a box está ligada é passada a vlan 105 e aqui nesta porta o que deve estar é a vlan default do equipamento a vulgarmente conhecida por vlan 1 ou outra qualquer que contenha um endereço privado dentro da gama 10.0.0.0 ou 172.16.0.0 ou 192.168.1.0 e claro que em ambas as plataformas o igmp deve estar corretamente configurado e regras de dns também isto é extremamente importante e poucas vezes vejo isso mencionado. Eu tenho pena por ter desistido da nova plataforma e ter voltado a antiga eu julgo que o que me poderia estar aqui a faltar poderia ser algum Nat outside numa determinada porta para a BOX mas concentrei a minha atenção no trafego de saída e não no de entrada. Em relação MEO acho que está a fazer o seu caminho mas tb não consigo dar a minha opinião em relação ao serviço atual mas acreditem podia-mos não estar a falar destas dificuldades atuais mas de outras cada operadora tem a sua configuração que é preparada para os equipamentos que entregam ao cliente final.

Perguntei ao meu conhecido na VDF sobre o tal ficheiro xml e se eles controlam a que router a vbox está ligada / se foram o serviço e a resposta foi esta

Passo a citar

“nah, não é forma nenhuma de ver coisa nenhuma. é mesmo só azelhice de quem desenhou um serviço que usa uma vlan fechada para uns contextos e a vlan "geral" para internet para outras”

Basicamente se estiver tudo bem configurado em termos de DNS e rotas não há razão nenhuma para não funcionar. Eles não controlam que router se está a usar.
 
Back
Topo