Substituir router Vodafone fibra

Pois, será que tem que se fazer como um user já fez que é arranjar uma justificação para o técnico cá vir, e convence-lo a deixar o PLOAM esquecido num papel cá em casa?
 
É o melhor, ou se conhecer alguem dentro da empresa que instalou, eles conseguem ver as credenciais de todos os servicos.

Hoje substitui o router, pelo ont, sem problemas, fucionou de imediato.
Ja tinha o meu router a funcionar, embora estivesse ligado ao router vdf por falta de tempo.
 
É o melhor, ou se conhecer alguem dentro da empresa que instalou, eles conseguem ver as credenciais de todos os servicos.

Hoje substitui o router, pelo ont, sem problemas, fucionou de imediato.
Ja tinha o meu router a funcionar, embora estivesse ligado ao router vdf por falta de tempo.

Perfeito, eu encomendei ontem um Loco a ver como corre depois de conseguir fazer com que o técnico cá venha. Podes depois dar feedback sobre o ONT que tens e se houve melhorias sobre latências e/ou velocidades? :)
 
aquela oferta a pagar para usar o router em modo bridge está disponivel para clientes empresariais com o tarifário first ou só com o tarifário empresarial?
 
Boas,
Estou numa de configurar o pfSense ou o MikroTik para usar com o ONT da Vodafone.
Como é feita a ligação com o ONT, é utilizado PPoE ou bridge?
Obrigado
 
Qual é a duvida concretamente que tens?

Eu uso um router ligado diretamente ao ONT que a unica config que tem no interface do router é a vlan100 e obter ip por DHCP.
 
Qual é a duvida concretamente que tens?

Eu uso um router ligado diretamente ao ONT que a unica config que tem no interface do router é a vlan100 e obter ip por DHCP.
Eu explico, tenho andado a ver uns videos em espanhol acerca de como substituir o equipamento "all in one" da vodafone por um ONT + Router, para o caso usam um router da MikroTik.
Acontece que em todas as configurações que fazem, necessitam de configurar o PPoE, eu penso que no nosso caso isso não se aplica, daí a pergunta.
Eu também tenho um ONT + Router, em que o router é um Asus, no Asus eu posso indicar quais as portas onde se obtém o tráfego VLAN 100 e 105, que depois é dividido através de um switch pelos vários troços que tenho pela casa.
Já agora, não tens IPTV? é que sem a VLAN 105, não estou a ver como consegues.
Na configuração do MikroTik é usada uma interface PPoE, no nosso caso possivelmente terei que configurar como bridge.
Tens aqui um exemplo dum site acerca do assunto:
Configuración de router Mikrotik para Vodafone con IPTV
 
Eu explico, tenho andado a ver uns videos em espanhol acerca de como substituir o equipamento "all in one" da vodafone por um ONT + Router, para o caso usam um router da MikroTik.
Acontece que em todas as configurações que fazem, necessitam de configurar o PPoE, eu penso que no nosso caso isso não se aplica, daí a pergunta.
Eu também tenho um ONT + Router, em que o router é um Asus, no Asus eu posso indicar quais as portas onde se obtém o tráfego VLAN 100 e 105, que depois é dividido através de um switch pelos vários troços que tenho pela casa.
Já agora, não tens IPTV? é que sem a VLAN 105, não estou a ver como consegues.
Na configuração do MikroTik é usada uma interface PPoE, no nosso caso possivelmente terei que configurar como bridge.
Tens aqui um exemplo dum site acerca do assunto:
Configuración de router Mikrotik para Vodafone con IPTV
É diferente em espanha é pppoe e em portugal é ipoe
 
Alguém aqui tem um MikroTik ligado ao ONT?
Estou a tentar configurar um, mas dava jeito ter uma ajuda.
Quando estiver a funcionar vou fazer o mesmo com o pfSense, mas para já queria usar o MikroTik
 
Ao contrário há páginas de instruções, mas para Mikrotik ainda ninguém documentou. Para alguém que tenha alguma experiência com o RouterOS deve ser coisa para meia hora, mais o debugging inevitável destas coisas. A grande questão é como é que o igmpproxy se comportará.
 
Eu explico, tenho andado a ver uns videos em espanhol acerca de como substituir o equipamento "all in one" da vodafone por um ONT + Router, para o caso usam um router da MikroTik.
Acontece que em todas as configurações que fazem, necessitam de configurar o PPoE, eu penso que no nosso caso isso não se aplica, daí a pergunta.
Eu também tenho um ONT + Router, em que o router é um Asus, no Asus eu posso indicar quais as portas onde se obtém o tráfego VLAN 100 e 105, que depois é dividido através de um switch pelos vários troços que tenho pela casa.
Já agora, não tens IPTV? é que sem a VLAN 105, não estou a ver como consegues.
Na configuração do MikroTik é usada uma interface PPoE, no nosso caso possivelmente terei que configurar como bridge.
Tens aqui um exemplo dum site acerca do assunto:
Configuración de router Mikrotik para Vodafone con IPTV

Sim so tenho a vlan 100, nao uso iptv da vdf.
Uso uma vlan para iptv proprio com tvheadend, que nada tem a ver com os servicos da vdf.
 
Ao contrário há páginas de instruções, mas para Mikrotik ainda ninguém documentou. Para alguém que tenha alguma experiência com o RouterOS deve ser coisa para meia hora, mais o debugging inevitável destas coisas. A grande questão é como é que o igmpproxy se comportará.
Vou tentar, tenho um MikroTik RB750Gr3 que comprei já há uns tempos, não tenho experiência em RouterOS, mas há várias instruções na net, o pior que pode acontecer é não conseguir, mas caso contrário a experiência poderá servir para outros.
 
May the force be with you
Já avancei umas coisas, instalar a última versão do RouterOS (7.8) e colocar a funcionar até que é fácil.
Demorei um bocado a criar um ambiente de trabalho que inclui o VirtualBox e o RouterOS numa virtual machine, isto para ir mexendo nas configurações com facilidade, mas essa parte também já está feita.
Estou a seguir uns videos no youtube por um tipo que não só configura como explica conceitos, pois a maior parte só pega no winbox e vai por ali em frente sem explicar nada do que se pretende fazer.
A dificuldade seguinte é ter tempo para andar a brincar com isto, vai-se andando ...
Obrigado pelo apoio 👍
 
Back
Topo