Substituir Termostato de Ar Condionado por um Digital

Delvecchi0

Membro
Caros,

Este é o meu primeiro Post, quero pedir desde já desculpa por alguma eventual infração ao código do Forum.

Então o meu projeto seria substituir o meu termostato do Ar condicionado (Roca XE70 SERIES).
Existem vários modelos dentro desta Serie, mas na tampa do lado interior diz que é T6377B1177,
Se virem o manuel disponivel em (https://www.todo-control.com/termostato-t6377b1011-xe70-honeywell), na descrição eles dizem que este da HoneyWell é igual ao modelo que está escrito na tampa do meu termostato (Modelo equivalente al termostato ROCA T6377B1177). Portanto vamos nos basear no modelo T6377B1011 da HoneyWell.

Na tampa do meu termostato onde diz o modelo tenho o diagrama de ligação de cablagem.
podem ver aqui.

Se virem no manual disponível no primeiro link que disponibilizei, o diagrama corresponde as estas ligações do meu termostato é a referente ao modelo T6377B1011. No entanto há o pormenor de que o fio de "terra" parece estar a ser usado para Velocidade III da ventoinha. Os cabos são todos pretos e numerados à excepção do fio de "terra" claro. Como curiosidade parece que os fios pretos estão todos na posição correspondente, 1-1, 3-3, 4-4, 5-5, 7-7, no entanto o fio preto 2 está na posição 6. Não consigo justificar e também não sei porque a posição 2 está vazia (Suponho que seja porque no diagrama a posição 2 não faz nada).
0

Este seria o primeiro passo perceber as minhas ligações.

O modelo para o qual pretendia fazer a substituição seria qualquer coisa deste tipo (não sei se é possivel, é apenas um exemplo), Termostato Digital.
Tendo em conta o Diagrama apresentado no link, como poderia fazer esta substituição?

Caso não seja possivel, gostaria de perguntar se me poderia indicar que Termostatos Digitais poderia considerar para substituir o meu Roca.

Obrigado desde já.
Se houver alguma informação relevante que me tenha esquecido, por favor digam.

Cumprimentos

Não sei se a imagem do meu termostato aparece, por isso, deixo link com a imagem.

No entanto estive a pesquisar mais um pouco e relativamente ao Termostato Digital com o qual quero substituir o meu, reparei que o que postei era de 4 Pipes, que no meu entender quer dizer que o Ar condicionado teria a função de gerar Calor e Frio simultaneamente através de 2 valvulas independentes.

Para o meu caso penso que 2 Pipes seja suficiente, apenas uma valvula (Calor ou Frio).

Resta apenas perceber como irei ligar os fios e quais fios no novo termostato.

Resumindo os fios que tenho pensam que sejam estes (Corrijam-me por favor):

1 - On/Off (Power)
3 - Valvula (Open) Quente
4 - Valvula (Close) Frio
5 - Compressor
6 - Ventoinha I
7 - Ventoinha II
8 - Ventoinha III

Deixo aqui a imagem do Termostato Digital mas agora apenas de 2 Pipes.
Onde colocaria o compressor por exemplo?

HTB1eZa2KhWYBuNjy1zkq6xGGpXay.jpg


Cumprimentos
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo