1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Substituta para Sony W5

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por abpnunes, 24 de Setembro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1565)

1. abpnunes

abpnunes Power Member

Oi! A minha Sony W5 avariou e o arranjo fica +/- por 160€. Pensei que seria melhor comprar uma nova, que por esse preço (ou até 200 e tal €) tenha melhores características.

Estou indeciso entre a Canon A570IS, a Sony S800, a Sony W55 e a FUJI FinePix S5700.

Qual destas me aconselham? Para além destas, nesta gama de preços, aconselham mais alguma?

Quanto às lentes, a diferença entre as Carl Zeiss (W55) e as Sony (S800) é muita? E as lentas das Canon e Fuji, safam-se?

Obrigado pela ajuda!

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Bem... Com esse dinheiro, a minha recomendação imediata é a Fuji F31fd... no entanto, começa a ser dificil encontrar esta maquina, e a sucessora F50Fd deve vir a preços superiores ao que tu queres dar.

A f40fd é uma maquina sem modos manuais, com muita tecnologia partilhada com a F31fd... talvez acabe por ser a melhor opção para ti, se não pretendes muito mais que uma simples point&shota, que tira boas fotos de noite.

A Sony S800, e a Sony W55 são maquinas que a meu ver são demasiado limitadoras, em tudo o que seja mais que o p&s, para teres uma ideia o tempo minimo de obturador da S800 é 1/8s e da w55 é de 1s, ou seja, bye bye fotos de exposição prolongada.
    O desempenho de Iso 200 para cima é decepcionante, e não tens modos manuais.

Assim, quando se olha para a S5700, parece que temos uma maquina muito mais evoluida... no entanto, comparando todas as maquinas, vamos ver que a diferença entre ambas, não é nada do que a aparencia nos poderia fazer crer:
    http://www.dpreview.com/reviews/com..._dscw5,sony_dscw55,fuji_finepixs5700&show=all

também não levas maquina para longas exposições, levas uma lente mais versatil, também não levas modos manuais... not good.

A nivel de lentes, esquece as marcas, ha lentes boas e lentes más, ha que olhar caso a caso.
    e neste caso, as lentes da Fuji F31 e da F40, são melhores (a nivel de qualidade de imagem e detalhe) que as lentes, da s5700, que as da S800, e que as da w55... não tenhas duvidas disso. A unica coisa que as lentes da F31/F40 podem não ter, é um zoom tão interessante como as da S800, ou principalmente da S5700.
    Mas se a Ideia é so o zoom, dá uma vista de olhos na Ricoh Caplio R5.

Se fosse a ti, e visto que estas disposto a dar cerca de 230€ (que é o preço da S800), eu apontava um pouco mais alto, e pensava numa maquina, que me permitisse evoluir um bocadito mais na fotografia, ou que me permitisse algo mais, que simplesmente apontar e disparar.
    e com 230€, ja é possivel pensar em qualquer coisa.

a A570, ja te permite dar mais largas à imaginação, no entanto, o conjunto sensor/lente, deixa um pouco a desejar...
    devias apontar para a Powershot A630.
    http://www.dpreview.com/reviews/com...side&cameras=canon_a570is,canon_a630&show=all

perdes o estabilizador de imagem, mas ganhas um conjunto sensor/lente muito mais capaz, consegues tirar boas fotos a até ISO800 (que é até o maximo que a maquina oferece), levas um LCD movel, enfim... custa cerca de 250€, mais 20€ que a S800, mas levas uma maquina tão melhor.

E, a todo o pessoal que está a pensar gastar algo mais que 200€ numa maquina, ha sempre que lembrar a possibilidade de comprar uma fuji s6500fd, que está a ser vendida a 270€.
    http://www.dpreview.com/reviews/specs/Fujifilm/fuji_finepixs6000.asp

estão todas nesta lista: http://www.*****.com/camaras-fotograficas-digitais/ptpt1_1_1_0_0_150_330_30_sg.html

3. abpnunes

abpnunes Power Member

Olá! Eu não percebo muito de fotografia mas gostava de aprender.

Antes de mais, obrigado pela análise exaustiva!!

Nas indecisas estão: Sony DSC-S800, Sony DSC-W55, Canon PowerShot A570 IS, Fujifilm FinePix S6500 fd e Fujifilm FinePix F40 fd. http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=sony_dscs800%2Csony_dscw55%2Ccanon_a570is%2Cfuji_finepixs6000%2Cfuji_finepixf40fd&show=all

Vantagens e desvantagens para mim:
    + Sony, porque são para substituir a W5 e portanto já tenho os cartões de memória comprados.

+ Canon A570, porque é de pilhas em vez de bateria.

- Sony, baterias..eu preferia pilhas porque já tenho algumas recarregáveis da máquina anterior.

- Peso da S6500..quase 500g mais do que as outras.

- Quanto à Powershot A630, n gosto mm do lcd amovível, por isso não está na corrida para mim.

Preços: Sony W55 < Canon A570 < Sony S800 < Fuji S6500

Algumas dúvidas:

- O que implica o sensor size? É que pela ordem acima, temos: 1/18";1/2.5 ";1/2.5 ";1/1.7 " e 1/1.6 ". Saõ diferenças grandes, n? Quais os melhores?

Como conclusão, o que eu pretendia era uma point and shoot, que não seja muito lenta, com bom zoom, e "auto-timing" (para tirar fotos sozinha ao fim de x tempo), de preferência que funcione a pilhas e que me permita começar a aprender algumas coisas sobre fotografia.

Com esta descrição, há alguma das da lista (ou fora dela) que vocês se lembrem que se enquadrem? É que são tantas características novas que eu estou confuso!

Obrigado!!

4. Koncaman

Auto-timing, é uma funcionalidade que dá pelo nome de timelapse recording.
    nenhuma sony tem essa funcionalidade :(

As Olympus SP-510, SP-550 e SP-560 têm essa funcionalidade, e são a pilhas
    a SP-510, custa 220€, tem uma lente 38-380mm (10x zoom), usa cartões Xd (not good), tem modos manuais... mas o sensor não é grande espingarda a sensibilidades elevadas (o mais certo é ser um sensor matsuhita).

o "sensor size" é o tamanho da diagonal do sensor, é o espaço em que estão postos os fotodetectores. para o mesmo nº de megapixels, quanto maior for o sensor, maiores serão os fotodetectores, mais luz poderão receber, e menos interferencia haverá com os fotodetectores circundantes...
    geralmente os sensores maiores são teoricamente melhores (apesar de haverem algumas excepções a esta regra)

5. abpnunes

abpnunes Power Member

Quanto à função "auto-timing" que referi é simplesmente ter a função de colocar a máquina em cima de alguma coisa e correr para também aparecer na foto..não será o "Self-timer" que aparece nas páginas da dpreview? É que a minha anterior ("Sony DSC-W5" tinha essa função).

O "timelapse recording" que referes deve ser alguma função mais complexa, não?

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Na minha opinião ainda devias considerar a A720IS. É a sucessora da A710IS que foi sempre apontada pelos criticos como uma máquina excelente, e que oferecia bastante qualidade e funções, tendo em conta o seu preço. A A720IS não deve ser muito diferente. Tens um zoom de 6x, que não é nada do outro mundo mas já bate quase todas as compactas, e até ISO400 tira boas fotos (O ISO800 fica um pouco feio no monitor, principalmente porque a Canon optou por dar muito pouco uso ao Noise Reduction, mas dá para se usar em impressões). Podes contar com todos os modos manuais e um modo automático que não desilude. Além disso usa cartões SD/MMC/SDHC, que são os mais usados no geral (por portáteis, telemóveis/PDAs, outras máquinas digitais, etc.) e por isso encontras imensas marcas, tipos e preços (alguns mesmo muito baixos).
    A Fuji F31fd é outra excelente opção para quem prefere menos zoom (só tem 3x) mas tira mais fotos à noite, pois mesmo em ISO800 tira fotos em condições. Esta não tenho a certeza do tipo de cartões que usa mas penso que é o XD, que já é mais caro.
    A Ricoh é uma máquina que não conheço por isso não te sei dizer nada, mas é uma opção.

Duas notas:
    - Não te deixes iludir com números. O facto de a máquina ter ISO1600 ou ISO3200, ou mesmo ISO6400 (sim, existe) não significa que os consigas usar, pois se a foto estiver cheia de ruido é o mesmo que nada. Há máquinas que até em ISO200 já começas a ver o ruido, quanto mais pensar em usar um ISO800 ou ISO1600. E com há o ISO, há outros números que só servem para dar a entender que a máquina é boa (muitas vezes erradamente).
    - Se queres realmente aprender coisas sobre fotografia, uma Point&Shoot é a última coisa que tu precisas. Tens que ter os modos manuais para ires experimentando e aprendendo. Até porque acho que os modos Auto são um pouco generalistas e servem apenas para que se consiga usar a máquina sem ter o trabalho de a afinar. Isto só é util para quem não sabe usar a máquina ou para quem, por exemplo, precisa de uma foto imediata e não tem tempo para a afinar.

O auto timing a que te referias penso ser o temporizador e não o que o Koncaman referiu. Se assim for, praticamente todas as máquinas têm isso. No caso da A710IS posso-te dizer que podes personalizar o tempo de espera (não estás limitado a 2 ou 10 segundos) e quantas fotos seguidas é que ela tira ao fim desse tempo.

7. abpnunes

abpnunes Power Member

OK! Obrigado a todos. Reduzi as minhas opções a 3 modelos: Canon Powershot A720 IS (caso esta seja, como me parece, melhor que a A570IS), Sony DSC-S800 e a Fuji F40 fd. O que acham? Obrigado pela vossa ajuda!

Última edição: 24 de Setembro de 2007
  8. mundano

mundano Power Member

Timelapse recording é uma técnica que consiste em tirar muitas fotos seguidas com algum tempo de intervalo entre elas, e depois reproduzi-las normalmente como se fossem os frames de um filme...

Então o efeito é vermos coisas que normalmente parecem paradas ao olho humano a acontecerem de forma muito mais rapida..

Ve aqui um exemplo:

Agora, não sei como é a implementação da Canon, mas duvido que seja muito útil numa câmara compacta...

Há coisas bem mais importantes para este tipo de câmaras..

9. abpnunes

abpnunes Power Member

Pois, como eu disse no post atrás, não é isso que pretendo..

10. Koncaman

não foi isso que tinha percebedio, no texto anterior...

nesse caso, isso não é time-lapse.

mas isso é uma feature bastante comum. agora ha modelos que permitem fazer isso com tempo variavel, ou te dõ à escolha entre 2 e 10segundos... mas acho que todos os modelos à venda hoje em dia te deixam adiar o disparo, pelo menos 10 segundos.

11. abpnunes

abpnunes Power Member

Olá!

Desde já, agradeço a ajuda de todos!

Decidi-me pela Canon Powershot A720 IS.

Fiquem bem.

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Penso que fizeste uma boa opção... A Fuji F40fd é boa mas sem modos manuais não aprendes nada, limitas-te a apontar e disparar.

Partilhar esta Página