Substituto gratuito para o Outlook?

nights

Power Member
Sou utilizador do office mas pretendo passar a utilizar o openoffice e só ainda ñ o fiz pq gosto bastante do outlook.
Como o openoffice ñ vem com um subtituto para gestão de correio a minha pergunta é:
Existe algum programa semelhante ao outlook e compativel com exchange gratuito?
 
Utilizar o OpenOffice.org não te impede de suar o lookout. Mas o bom senso devia, porque esse software é um perigo para a segurança do sistema.


O Thunderbird é uma alternativa, mas não tem tudo o que o lookout tem, o thunderbird é algo mais ligeiro, como o lookout capucino. Se usares o Thunderbird com o a extenção Calendar (http://www.mozilla.org/projects/calendar/), ele fica com mais umas features que podem ser importantes para quem usa o lookout a sério. Mas na minha opinião a melhor alternativa é o Novell Evolution.

Até à pouco tempo não havia Novell Evolution para window$, (só para GNU/Linux e outros sistemas semelhantes a Unix), mas ainda não conseguiram fazer o port, estão ainda de volta das dependências.


Que outras aplicações usas? Se queres usar OpenOffice.org e deixar de usar lookout, podes ponderar uma migração de sistema operativo.
 
Estava seriamente a pensar deixar de usar o office nos computadores da empresa onde trabalho.

É uma rede com S.O. em windows 2K, XP e alguns 98

O server é em 2003 e temos tmb servidor de mail em exchange interligado com outlook.

O openoffice serve perfeitamente para as necessidades dos utilizadores agora a minha duvida era como substituir o outlook por um software gratuito e que no entanto mantenha a compatibilidade com o servidor de mail.

Vou testar o thunderbird a ver se serve para as necessidades :)

Se entretanto tiverem mais alguma sugestão....

tnx ;)
 
O problema é mesmo o servidor de mail. O Exchange favorece claramente o seu protocolo proprietário, e para esse não há suporte no thunderbird. O suporte para outros protocolos no Exchange é mau, muito mau, pois por exemplo não cumpre o rfc do imap, e tem umas manias muito estranhas de falhar.

Já o Evolution tem um plug-in, que graças ao outlook web access, consegue utilizar os recursos do exchange que são implementados de forma proprietária.


De qualquer forma o exchange é outra das plataformas da m$, que representa perigo para a segurança grave, e que apesár de ter muitas features, tem muita coisa mal implementada que impede a interoperatibilidade (eu diria que é de propósito). Se fosse a ti considerava migrar o sistema operativo e o servidor de mail para algo decente, como um GNU/Linux e o Postfix, ou Exim e adoptar uma nova solução de groupware que não tenha dificuldades de interoperar com produtos que cumpram standards.
 
Se tens o exchange licenciado, tens licenças de outlook gratuitas para os clientes.. na minha empresa tenho open office e outlook instalado.. em relação a compatibilidade.. podes configurar o exchange para o que quiseres.. pop3/imap.. eu n tenho tido problemas.. são 70 users.
 
O problema são as implementações desses outros protocolos no ecchange, por exemplo a de IMAP é muito má, não respeita os standards, o que faz com que outros clientes de e-mail por vezes (e não são poucas) tenham problemas com o exchange. Podes nunca ter tido problemas, mas na empresa onde eu trabalho, eu e outros utilizadores que não usamos produtos da m$ (e mesmo alguns dos que usam), temos e sei que é por causa da implementação de IMAP não respeitar o protocolo.
 
Back
Topo