[Sugestão] Advertir/punir os pseudo-moderadores

Fork

What is folding?
Boas,

Isto é algo que está a acontecer cada vez mais e cada vez me irrirta, e penso que a outros utilizadores também.

Sempre que estou a ler um tópico por vezes encontro posts a Dizer "Secção errada" "Devias procurar melhor" "Então está ali mesmo o que procuras."

A atitude envergada pelos autores deste tipo de posta revela uma arrogancia que impede uma pessoa de voltar a postar quer seja para ajudar ou pedir ajuda. Penso que o botão "Report" existe mesmo para evitar ese tipo de posts e decerto que os moderadores saberão ser mais educados do que certos pseudo-moderadores por ai.

Abraço.
 
E depois de ler o link mencionado acima devo também dizer que os moderadores da secção "Apple World" raramente movem a thread, preferem fecha-la e pedir a sua reabertura no local correcto. Por mim nem me incomoda, mas se está referido no link acima como sendo o procedimento correcto achei que devia referir isso.

Mas como disse isso não me incomoda tanto como os pseudo-moderadores.
 
Boas,

Isto é algo que está a acontecer cada vez mais e cada vez me irrirta, e penso que a outros utilizadores também.

Sempre que estou a ler um tópico por vezes encontro posts a Dizer "Secção errada" "Devias procurar melhor" "Então está ali mesmo o que procuras."

A atitude envergada pelos autores deste tipo de posta revela uma arrogancia que impede uma pessoa de voltar a postar quer seja para ajudar ou pedir ajuda. Penso que o botão "Report" existe mesmo para evitar ese tipo de posts e decerto que os moderadores saberão ser mais educados do que certos pseudo-moderadores por ai.

Abraço.

Sinceramente, não concordo a 100% contigo. Se alguém coloca posts a dizer "Secção errada", "A tua dúvida está respondida aqui: LINK " e outros do mesmo género, é concerteza (na maioria das vezes) para ajudar quer quem colocou a dúvida, quer o bom funcionamento do fórum.
Não é preciso um título para se ajudar o bom funcionamento do fórum. O botão report é de excelente utilidade, mas nem sempre é ideal.
Um user coloca uma thread no local errado com uma dúvida. Eu chego lá e faço report. O user não vê respostas e começa a criar tópicos noutras secções (já vi mais que uma vez). Com um post no local a alertar e a dirigi-lo ao sitio certo, aliado ao devido report, a situação fica mais clara para o user em questão e também para a moderação que chegará depois.
 
Sinceramente, não concordo a 100% contigo. Se alguém coloca posts a dizer "Secção errada", "A tua dúvida está respondida aqui: LINK " e outros do mesmo género, é concerteza (na maioria das vezes) para ajudar quer quem colocou a dúvida, quer o bom funcionamento do fórum.
Não é preciso um título para se ajudar o bom funcionamento do fórum. O botão report é de excelente utilidade, mas nem sempre é ideal.
Um user coloca uma thread no local errado com uma dúvida. Eu chego lá e faço report. O user não vê respostas e começa a criar tópicos noutras secções (já vi mais que uma vez). Com um post no local a alertar e a dirigi-lo ao sitio certo, aliado ao devido report, a situação fica mais clara para o user em questão e também para a moderação que chegará depois.

no caso em que o user propõe um link para ajudar o membro, é um situação diferente de quando mandam só aquele post tipo chico-esperto "Secção Errada"...
É que não estão a ajudar em nada, só estão a spamar. E infracções? 0
 
no caso em que o user propõe um link para ajudar o membro, é um situação diferente de quando mandam só aquele post tipo chico-esperto "Secção Errada"...
É que não estão a ajudar em nada, só estão a spamar. E infracções? 0

Quem vier a seguir que faça report desse post. Se for spam, concerteza é tratado pela moderação como tal.
Infracções 0? Como é que sabes se não há gente a receber infracções por isso?
 
Não sabe. Apeteceu-lhe dizer isso.

Quanto ao tópico, por um lado concordo, é irritante ver isso e para nós (moderadores e colaboradores) até é chato porque vamos ter de apagar ou editar o post em questão quando era mais fácil fazer um report.

Agora existem dois casos:

A) O utilizador coloca essa informação e fica por aí
B) O utilizador coloca essa informação e ainda reforça com report

No caso A, é claramente um caso do que NUNCA se deve fazer. No caso B é um caso do que NÃO se deve fazer.

Agora devemos punir o utilizador A? Talvez, mas farto-me de ler que os moderadores são mauzões e que não perdoam nada, e por uma situação destas deveríamos punir? De facto é spam, mas é um spam com o intuito de ajudar o fórum, apesar de MUITO mal feito.

Caso B? Sou apologista de enviar uma PM a dizer "obrigado pelo report, mas evita os posts que só dás trabalho".

Punir por isso? Sério..., se não gostam quando recebem um aviso por spam e offtopic, não peçam para darmos por isso. Isto não se trata de educar o pessoal à cavacada, e muito menos de vinganças ou tentativas de lixar o próximo.
 
Não sabe. Apeteceu-lhe dizer isso.

Quanto ao tópico, por um lado concordo, é irritante ver isso e para nós (moderadores e colaboradores) até é chato porque vamos ter de apagar ou editar o post em questão quando era mais fácil fazer um report.

Agora existem dois casos:

A) O utilizador coloca essa informação e fica por aí
B) O utilizador coloca essa informação e ainda reforça com report

No caso A, é claramente um caso do que NUNCA se deve fazer. No caso B é um caso do que NÃO se deve fazer.

Agora devemos punir o utilizador A? Talvez, mas farto-me de ler que os moderadores são mauzões e que não perdoam nada, e por uma situação destas deveríamos punir? De facto é spam, mas é um spam com o intuito de ajudar o fórum, apesar de MUITO mal feito.

Caso B? Sou apologista de enviar uma PM a dizer "obrigado pelo report, mas evita os posts que só dás trabalho".

Punir por isso? Sério..., se não gostam quando recebem um aviso por spam e offtopic, não peçam para darmos por isso. Isto não se trata de educar o pessoal à cavacada, e muito menos de vinganças ou tentativas de lixar o próximo.

A solução passa então pelo uso apenas do report, correct?
E para o user que colocou a dúvida? A falta de respostas, não o levará a criar outros tópicos/posts que irão ainda agravar a situação?
Numa situação ideal, o report é a ferramente correcta. Na situação real, penso que a ausência de uma resposta faz com quem posta e não o sabe fazer bem (muitas vezes novos membros, etc) vá colocar tópicos noutros locais à procura de resposta.
Disse isto, mais para ver o teu feedback sobre o que pensas do assunto, porque concordo que os posts apenas dão mais trabalho aos moderadores, mas...
 
Dai também ter referido advertir.

E não, não sei que tipo de infracções levam quem faz esse tipo de posts. Mas estou farto de Ver tópicos onde o utilizador faz o post. 2º um user diz "Secção errada vai para X" 3º post "Moderador, confirma utilizador e fecha a thread." Se houve algum dialogo entre o moderador e o utilizador que se achou no direito de dar indicações ao utilizador não sei, mas a confirmação publica pelo moderador ao utilizador so alimenta este tipo de situações em que o utilizador pode em plena thread desancar um utilizador por se ter enganado ou por não ter visto onde postar. Estou certo que ha outras maneiras de educar o member que necessite de ajuda e esteja a postar na secção errada.
 
Ao utilizador que coloca no local errado, também convém ser educado (e alguns tiram-me do sério).

O que tenho por hábito fazer é responder na thread, BLOQUEAR e dizer que a mesma é desbloqueada e movida para o local adequado se eles me pedirem via PM ou report.

A ideia é o utilizador VER o que vai acontecer. Se duplicar a thread, uma delas acaba por ser apagada.

Quanto a quem detecta as threads no local errado, é report na thread e basta. Se quiserem ajudar, então ajudem o rapaz também, não há problema de ajudar na secção errada mas não me digam "zé, eu ajudo-te com blablabla mas devias ter colocado isto ali", isso é a mesma coisa que a situação B e o gajo ainda se lembra de duplicar a thread sem necessidade.

PS: Ver link que tenho na minha assinatura.
 
Numa situação ideal, o report é a ferramente correcta. Na situação real, penso que a ausência de uma resposta faz com quem posta e não o sabe fazer bem (muitas vezes novos membros, etc) vá colocar tópicos noutros locais à procura de resposta.
Disse isto, mais para ver o teu feedback sobre o que pensas do assunto, porque concordo que os posts apenas dão mais trabalho aos moderadores, mas...

Numa situação real, cedo ou tarde aparecera um moderador para responder aos reports caso alguém os faça.
 
A solução passa então pelo uso apenas do report, correct?
E para o user que colocou a dúvida? A falta de respostas, não o levará a criar outros tópicos/posts que irão ainda agravar a situação?
Numa situação ideal, o report é a ferramente correcta. Na situação real, penso que a ausência de uma resposta faz com quem posta e não o sabe fazer bem (muitas vezes novos membros, etc) vá colocar tópicos noutros locais à procura de resposta.
Disse isto, mais para ver o teu feedback sobre o que pensas do assunto, porque concordo que os posts apenas dão mais trabalho aos moderadores, mas...

A partir do momento em que é feito um report a incidir sobre a thread X, é uma questão de minutos ou poucas horas até que um Moderador ou Colaborador mova a thread. Portanto, a ausencia de respostas não é discutível, pois mesmo que a thread esteja no sitio correcto podem passar horas sem que ninguém responda. É preciso, antes, um pouco de bom senso a quem pede ajuda, de forma a que tenham em consciencia que saber esperar é uma virtude, pois se andarem a criar Threads a torto e a direito são avisados por nós, Membros e Power Members, e ainda o poderão ser por Mods e Colaboradores.
 
Penso que o que aqui incomoda os queixosos é o tom com que muitos membros fazem a advertência. Não me incomoda um:

Por favor tenta pesquisar nas dúvidas e suporte técnico. :)

Já me aborrece um:

És cego ou quê?! Wrong section...

E notar que a maioria das vezes o tom é bem pior que aquele que tentei reproduzir no segundo caso.
 
Mas sim, a verdade é que o report não funciona lá muito bem. basta ver que já reportei esta thread há horas, e ainda ninguém a moderou, o que é muito mau...

Reportaste-a? Por que razão? Não vi nada de anómalo nela!

E tens que ter em consideração que os Mods são Humanos como nós, não podem passar 24/7 no forum. Para isso só um Bot.
 
Mas sim, a verdade é que o report não funciona lá muito bem. basta ver que já reportei esta thread há horas, e ainda ninguém a moderou, o que é muito mau...

Resportas-te esta thread para? Não vejo necessidade disso e só estás a dar trabalho aos mods.

Quanto a não existirem avisos para os que "Chico-espertos"... Estás errado locka... Eu e o HecKel somos prova disso... Bastou o HeacKel mandar uma PMzita para mim a dizer para não "enforcar" os users que postam na secção errada, que a partir de agora só faço report. Antes fazia Report + Aviso na thread ao utilizar... Sou apologista do que o HecKel faz (Block até user mandar PM)... è bastante bom para eles entenderem um pouco como funciona o fórum.

CUmps ;)
 
Mas sim, a verdade é que o report não funciona lá muito bem. basta ver que já reportei esta thread há horas, e ainda ninguém a moderou, o que é muito mau...
:rolleyes: acho que entendes a minha resposta...


E não me venhas dizer que não funciona muito bem... não a mim que passei os ultimos meses a ler milhentos reports do Windows World, por pessoas que postavam no lugar errado, ainda que haja notificações a mostrar o porque de estarem mal, e de outros users a fazer o que aqui está se a debater..
o que tenho feito, foi o que o Heckel Referiu..

PS: Paulo Truta, não foi o Heckel, fui eu lol
ex-Heavy_Hacker né?
 
Última edição:
Boas,

Isto é algo que está a acontecer cada vez mais e cada vez me irrirta, e penso que a outros utilizadores também.

Sempre que estou a ler um tópico por vezes encontro posts a Dizer "Secção errada" "Devias procurar melhor" "Então está ali mesmo o que procuras."

A atitude envergada pelos autores deste tipo de posta revela uma arrogancia que impede uma pessoa de voltar a postar quer seja para ajudar ou pedir ajuda. Penso que o botão "Report" existe mesmo para evitar ese tipo de posts e decerto que os moderadores saberão ser mais educados do que certos pseudo-moderadores por ai.

Abraço.
Bom, não sei a que subforum em particular te referes, mas devo dizer que às vezes isso me dá jeito enquanto colaborador, sendo que uma das minhas tarefas também é evitar reposts.

Por exemplo não me interessam 20 reply's a dizer repost e a gozar com a inteligência da pessoa, ou dizer que é repost em tom de censura... claro; mas também me dá jeito saber que o é, algumas vezes sei, outras de outra forma não sabia, e ao ver corrigirei a situação.

O que não me dá jeito é que digam repost e dêm a sua opinião como se não o fosse....

Isto porque, eu opto por fazer merge das threads, normalmente a thread nova criada (isto na secção dos jogos) sempre traz pelo menos a outra ao de cima e gera alguma discussão/feedback para a mesma, sem contar que o post inicial muitas vezes anda à volta de uma noticia nova, que alguém em vez de pesquisar pela thread meteu ali. como tal, pego nessa thread apago o comentário que identifica como repost e faço merge, mas nunca apago noticias ou comentários construtivos que apareçam nessa thread.

Posts que identificam como repost e comentam a noticia metem-se um pouco no caminho (e eu não os quero apagar tendo eles conteúdo).

Posts que metam o outro para baixo por ter feito um repost, o tal "tom de censura" que referes, também é condenável e é lamentável que aconteça, mas o meu ponto é que a informação de que é repost (com link) em si não o tem de ser. Ou seja... deviam era alertar ser repost mas sem ser de uma forma que te transmita essa impressão.


Mas isto tudo... é o meu critério, como podes ver nesta thread outros terão outro, mas para dizer que a mim os avisos de repost conseguem dar algum jeito. (até porque sendo colaborador raramente tenho tempo para ver reports e em vez disso ando "no terreno")


Dito isto, muitos dos que fazem reposts não usam de forma sistemáticamente a ferramenta search pelo que em alguns casos também é compreensivel umas reacções mais "já usavas o search" (não que concorde com elas, mas acho mais justificável por ser um reincidente crónico)

De qualquer forma, da parte que me toca a tua observação está anotada e na minha área de trabalho terei em conta esse ponto de vista, não sei se estás frequentemente na minha área de acção, mas acho um ponto valido que se aplica à parte que me toca.

O que posso fazer é agir mais rápido em casos desses e/ou caso veja que se excederam contactá-los enquanto colaborador (e posso reportá-los mas isso também podes/podem vocês fazer)... Mas já é qualquer coisa.
 
Última edição:
Normalmente só fasso Report, mas quando vejo que é um user novo digo-lhe o seguinte:

"Secção errada, devias ter posto aqui:
<<clica>>
"
Porque assim esse user, fica a saber onde deveria ter colocado o post, e em principio da proxima vez que tiver uma duvida já não vai coloca-la no sitiu errado.

Fiz isso no outro dia, no Windows World, e depois o lightMC, disse-me para não o fazer porque dá mais trabalho a quem vai mover a thread, foi o sufciente, não o voltarei a fazer.

No entanto não concordo contigo ao chamar, a quem faz isso de pseudo-moderadores.....mas ok, cada um têm a sua opinião...
 
Sinceramente, não concordo com o que foi dito qt aos ditos "pseudo moderadores". Quantas vezes existem posts e mais posts sobre o mesmo tema, muitas vezes quase seguidos? Basta irem à secção de wireless que encontram bastantes, quase todos os dias. Muitas vezes essas pessoas não fazem sequer um esforço de usar o search ou mesmo de lerem os posts imediatamente antes. Têm uma dúvida, logo postam, logo ficam à espera de respostas (ie, os outros que trabalhem para eles), sem fazer o mínimo esforço para encontrar a informação que já existe. O resultado dessa atitude, completamente egoísta para com os restantes leitores do fórum e pela própria lógica de fórum, é estarmos sempre a ler as mesmas perguntas, às vezes várias vezes por dia. Chega a um ponto que irrita e que a vontade é responder torto. Se a pessoa não respeita os leitores que podem estar dispostos a ajudar, porque é que eu devo ser muito respeitoso e tratá-lo com todo o carinho e mesmo às vezes procurar a resposta à questão que ele coloca no fórum (a qual ele deveria ter encontrado in the first place se tivesse usado o search).

Outro exemplo: um novo utilizador na secção hardware resolveu postar que estava a vender uma motherboard (2x). Dois problemas: como ainda tinha poucos posts não pode postar na secção devida; postou na secção errada. Demonstra um completo desrespeito pelo fórum, seus participantes e moderadores que têm de perder tempo com estas coisas quando podiam estar a fazer coisas bem melhores. Reportei o facto, não fiz qq comentário, mas senti-me ultrajado pelo desrespeito pelo tempo que me fez perder.

Já agora, já que estamos numa de trocar cromos quanto a utilizadores e de como são bem comportados, que dizem daqueles que metem no URGENTE ou URGENTÍSSIMO no subject e quando se vai a ver são coisas simples como "não me consigo ligar à net". Só falta dizer que assim não conseguem sacar do emule e que dessa forma morrem. Ou então daqueles que, passado algum tempo sem resposta aos seus posts (às vezes horas?!) ficam todos irritados e a dizer mal dos membros dos fórums. Tb merecem um pequeno report? Passado algum tempo, o urgente deixa de ser urgente e pessoas que de facto têm urgência deixam de ver as suas dúvidas esclarecidas.

Não sou adepto de justiça pelas próprias mãos, mas quando um conjunto de atitudes começa a repetir-se com uma frequência elevada (aliás, se calhar esta thread só surgiu porque o OT reparou que havia muitas pessoas a inidicar que a secção era a errada, certamente porque de facto essa secção era errada!) começam a chatear.

PS: não acho que os moderadores devam alteara/apagar os posts dos "pseudo moderadores". A moderação social, tb é uma forma de moderação. Se nós deitarmos um papel para o chão e alguém nos vier dizer que procedemos mal, se calhar da próxima vez já não o fazemos.
 
Última edição:
Back
Topo