[Sugestão] Advertir/punir os pseudo-moderadores

Tudo depende da maneira como é dito. Se deitares um papel para o chão no parque da cidade e se para te avisar que procedeste mal vier um gang com correntes e tacos de baseball e começam a agita-los a milímetros da tua cabeça se calhar não voltas a esse parque tão cedo (por favor evitemos a possibilidade de tu arranjares um gang maior). Eu não voltava, pois mesmo que não deita-se um papel pro chão podia me sentar no banco especial deles e ser sovado na mesma.

Se a funcionalidade report existe é mesmo para ser usada. E se bem me lembro linguagem impropia é justifica a utilização do mesmo, por isso também se deveria advertir esses utilizadores que esperam que lhe caia tudo do céu e são impacientes para procurar a solução ou esperar por uma resposta.

O nome de pseudo-moderadores pode não ser o mais correcto, e por isso peço desculpa. Mas contudo não acho que seja da competência de utilizadores normais (não moderadores/administradores) andar a enxovalhar qqer Cristo menos orientado. Se este forum tem moderadores para exercer essas funções porque é que os users normais devem exerce-las? Se houver problemas com o numero de moderadores não falta por aí pessoal, com vontade e qualidade para isso. Posso estar a ser injusto para com os moderadores, mas uma coisa é certa se não têm tempo para exercer as funções para as quais foram nomeados/escolhidos e que aceitaram, então se calhar não devem ser moderadores. Na minha opinião ser moderador é um dever para com os utilizadores do forum e não um direito recheado de privilégios.
 
Não sei porque é que estão a acusar certos users de pseudo-moderadores, afinal sempre que alguém faz um report está a ser um pseudo-moderador. :-D

Eu costumo fazer report e deixar uma mensagem no tópico, porque como já foi dito, se o user que abriu o tópico não vir nenhuma mensagem, vai continuar a fazer bump ao mesmo ou então vai abrir um tópico-clone noutro local. Por isso acho que é melhor deixar uma mensagem no tópico, para que o user que o abriu saiba que cometeu um erro, mas que alguém irá tratar disso por ele.

Sim, eu sei que os moderadores não estão online 24/7 e que são pessoas como eu, mas às vezes, entre o report e a correcção passam-se horas e quanto mais tempo passa, mais tempo terá o user-noob de voltar a cometer mais erros.

Quanto ao exemplo do jardim, não precisam de vir com paus e tochas e forquilhas, mas se alguém andar todos os dias a pisar a relva e ninguém o avisar que isso não se faz, preferindo fazer queixa à policia que ainda é capaz de demorar alguns dias a multar o infractor, este irá continuar a pisar a relva até lá, estragando ainda.
 
Um report MUITO raramente fica mais do que um dia por resolver. Portanto, nem há problemas de bumps do utilizador por a thread estar no local errado.

O que acontece quando dizem "está no lugar errado"? O gajo vai DUPLICAR a thread para outro lado quando poderia obter respostas ali até o moderador ou colaborador tratar do caso.

Qual o objectivo disso? Nada. Só atrapalha, nada mais.

Report - Sim
Aviso público - Não, seja em que circunstâncias for. Para isso existem os moderadores e colaboradores.
 
Normalmente costumava fazer advertência indicando o sitio correcto e depois fazia o respectivo report, mas sendo assim apartir de agora só faço report visto facilitar as coisas :)
 
Tudo depende da maneira como é dito. Se deitares um papel para o chão no parque da cidade e se para te avisar que procedeste mal vier um gang com correntes e tacos de baseball e começam a agita-los a milímetros da tua cabeça se calhar não voltas a esse parque tão cedo (por favor evitemos a possibilidade de tu arranjares um gang maior). Eu não voltava, pois mesmo que não deita-se um papel pro chão podia me sentar no banco especial deles e ser sovado na mesma.

Se a funcionalidade report existe é mesmo para ser usada. E se bem me lembro linguagem impropia é justifica a utilização do mesmo, por isso também se deveria advertir esses utilizadores que esperam que lhe caia tudo do céu e são impacientes para procurar a solução ou esperar por uma resposta.

Desculpa, mas que eu saiba, avisar que o post está no sítio errado não é equivalente ao exemplo que deste.

Fork disse:
O nome de pseudo-moderadores pode não ser o mais correcto, e por isso peço desculpa. Mas contudo não acho que seja da competência de utilizadores normais (não moderadores/administradores) andar a enxovalhar qqer Cristo menos orientado.

Volto a dizer, um post a informar que não está a seguir as regras não significa que esteja a enxovalhar. Apenas está a informar de um erro que foi cometido. Claro que não é dizer "Ó meu £§€#! esta %$&! está no sítio errado"

Fork disse:
Se este forum tem moderadores para exercer essas funções porque é que os users normais devem exerce-las? Se houver problemas com o numero de moderadores não falta por aí pessoal, com vontade e qualidade para isso.

Ou seja, devemos ser amorfos. Utilizando o exemplo que atrás foi dado, apenas a polícia tem autoridade para censurar os prevaricadores. A sociedade como um todo tem de ficar caladinha à espera que os outros façam qq coisa. Infelizmente, essa é uma noção de Sociedade Civil, a meu ver, muito errada. Se todos nós fizessemos algo para censurar a ajudar a sociedade a melhorar, estariamos bem melhor. Não é esperar que outros façam por nós. Mas isso sou eu a divagar...

Fork disse:
Posso estar a ser injusto para com os moderadores, mas uma coisa é certa se não têm tempo para exercer as funções para as quais foram nomeados/escolhidos e que aceitaram, então se calhar não devem ser moderadores. Na minha opinião ser moderador é um dever para com os utilizadores do forum e não um direito recheado de privilégios.

Sem qualquer ironia, quais são os privilégios dos moderadores? É que não sei mesmo. Sempre achei que tivessem mais trabalho que recompensas...
 
Entende como quiseres. Já expressei o meu descontentamento com esses acontecimentos. Agora não te esqueças de comprar a tua 9 mm e ir por ai a dar tiros nos que para ti são uns bandidos. Visto que toda a gente deve fazer qqer coisa porque não andar de pistola a cinta e enfiar um balázio ao Tone porque fez alguma coisa errada.

Também não sei que privilegios teria um moderador, mas não foi isso que quis dizer. Acho que quem quer perceber essa frase a entenderá muito bem.
 
Entende como quiseres. Já expressei o meu descontentamento com esses acontecimentos. Agora não te esqueças de comprar a tua 9 mm e ir por ai a dar tiros nos que para ti são uns bandidos. Visto que toda a gente deve fazer qqer coisa porque não andar de pistola a cinta e enfiar um balázio ao Tone porque fez alguma coisa errada.

Não foi que disse. O que disse é que não podemos ser amorfos. Não compares dizer qq coisa porque o procedimento não é o correcto ou não fez o trabalho de casa (desde que nos limites da boa educação), com andar com uma arma à cintura. Já no post anterior tentaste insinuar isso mesmo. Pelos vistos não percebeste o que disse.
 
Última edição:
Eu proponho que o Fork passe a ser Moderador. Depois sempre quero ver se ele fica aqui o tempo todo a moderar isto, porque afinal, ser moderador não é só direitos e privilégios, é também um dever. :-D
 
Ou seja, devemos ser amorfos. Utilizando o exemplo que atrás foi dado, apenas a polícia tem autoridade para censurar os prevaricadores. A sociedade como um todo tem de ficar caladinha à espera que os outros façam qq coisa. Infelizmente, essa é uma noção de Sociedade Civil, a meu ver, muito errada. Se todos nós fizessemos algo para censurar a ajudar a sociedade a melhorar, estariamos bem melhor.

Não não devem ser amorfos, devem fazer report. simples.

se tu ves um condutor a andar em excesso de velocidade e queres fazer alguma coisa, fazes o que? metes-te atrás dele, e ultrapassas o gajo pela direita para o obrigar a travar, ou anotas a matricula dele, e denuncias às autoridades?

recorram às autoridades competentes. se elas existem é para as pessoas não fazerem justiça pelas proprias mãos.

Felizmente, aqui no forum, quando alguém faz queixa, essa queixa pelo menos é analisada, e eventualmente (não necessariamente) toma-se alguma atitude sobre isso. isto acontece sem excepção.
 
Claro...

Desculpem lá por dar uma sugestão para melhorar o funcionamento do forum. Não volta a acontecer.
Já contribuiram com 0.0001 € para uma caipirinha para o Chip e para o Metro? Se todos os moderadores acham que os membros normais apenas devem fazer report porque raio são voces superiores?
 
Claro...

Desculpem lá por dar uma sugestão para melhorar o funcionamento do forum. Não volta a acontecer.
Já contribuiram com 0.0001 € para uma caipirinha para o Chip e para o Metro? Se todos os moderadores acham que os membros normais apenas devem fazer report porque raio são voces superiores?


Porque são as pessoas que lidam com os reports, e que demonstraram empenhamento, e participação activa aqui no forum.
 
O que eu quis dizer é que certos utilizadores (não moderadores) se acham no direito de dar repreensões a quem posta qqer coisa num local indevido.

O que eu quero dizer é que não acho bem que essas acções desses membros passem impunes e que deveria ser feito algo para evitar isso. Por advertencia por PM ou por outro método que achem conveniente.

O que eu quero dizer é que se existe o report, deve ser usado.

Sê sincero, picaste-te com alguma "repreensão" dada por outro membro? :-D

Não vejo esse tipo de situações como repreensões, para isso temos os moderadores. Vejo sim, um membro na sua boa fé a avisar outro membro que cometeu um erro e como deverá agir correctamente numa próxima oportunidade. Os moderadores não podem estar em todos os tópicos ao mesmo tempo para controlar tudo o que se escreve, porque não hão-de os simples membros lembrar aqueles que cometem erros disso mesmo?

Ainda ontem, passei por um condutor que havia estacionado o seu carro num lugar reservado a deficientes. Dei uma apitadela para que ele olhasse para mim e avisei-o que aquele lugar era para deficientes. O condutor agradeceu-me pelo aviso, porque não tinha reparado no sinal vertical, que se encontrava meio escondido atrás de uma sebe e removeu o carro do lugar, indo estacionar noutro local 10 metros mais à frente. Isto foi uma repreensão? Não. Foi um simples alertar para uma situação que podia vir a ser muito complicada caso aparecesse um deficiente que necessitasse de estacionar naquele lugar.

O mesmo se passa aqui. Aparece alguém a pedir ajuda para desbloquear um telemóvel. Eu faço report do tópico, mas ao mesmo tempo deixo um post no mesmo, a alertar o membro que neste fórum isso é proibido de acordo com as regras. Assim, o membro que abriu o tópico não vai voltar a postar a mesma duvida no fórum nem em outros tópicos e o moderador, ao ver o report, só vai ter que fechar o tópico sem necessidade de esclarecer o membro da razão que o levou a fazer tal, porque já lá está. Acho que facilita e muito o trabalho dos moderadores, mas só estes para dizerem se sim ou se não.
 
O mesmo se passa aqui. Aparece alguém a pedir ajuda para desbloquear um telemóvel. Eu faço report do tópico, mas ao mesmo tempo deixo um post no mesmo, a alertar o membro que neste fórum isso é proibido de acordo com as regras. Assim, o membro que abriu o tópico não vai voltar a postar a mesma duvida no fórum nem em outros tópicos e o moderador, ao ver o report, só vai ter que fechar o tópico sem necessidade de esclarecer o membro da razão que o levou a fazer tal, porque já lá está. Acho que facilita e muito o trabalho dos moderadores, mas só estes para dizerem se sim ou se não.


Exacto. Ainda agora (mais ou menos 1 hora e meia) estava um tópico de CS non steam, no PC Gaming. Fiz report, e deixei um post no tópico a dizer que neste fórum, é proibido falar de pirataria.
Sou um pseudo moderador? Não.
 
Sê sincero, picaste-te com alguma "repreensão" dada por outro membro?

Nunca. mas estou constantemente a ve-las.

E há situações, e situações. Mas há algumas em que os membros demonstram uma atitude muito agressiva. O que eu queria dizer com isto tudo é que se é para ser agressivo, mais vale ficar-se pelo report e não postar nada.
 
Exacto. Ainda agora (mais ou menos 1 hora e meia) estava um tópico de CS non steam, no PC Gaming. Fiz report, e deixei um post no tópico a dizer que neste fórum, é proibido falar de pirataria.
Sou um pseudo moderador? Não.

Nesse caso é diferente porque a thread não vai ser movida para o local correcto, vai ser fechada, logo posts desse tipo não dificultam nada, são apenas spam.
 
Na minha opinião é muito mais pedagógico um avisozinho por parte dos outros utilizadores, e não é preciso ser mal-educado.

Não acho que tenha mal nenhum, é muito mais eficaz do ponto de vista preventivo do que um report "silencioso".

É extremamente irritante ter o aviso em cima e mesmo assim as pessoas postarem na secção errada... já para não falar dos atentados à gramática.
 
Back
Topo