[Sugestão] Advertir/punir os pseudo-moderadores

Se ajudaste o user nessa thread, apenas fizeste bem. Se a reportaste, apenas fizeste bem.

Como referiste que a thread estava no sítio errado, procedeste mal, se ias reportá-la à mesma, um moderador trataria de resolver essa questão.
Exacto. Na altura pensei que estava a fazer bem em avisar também que estava no sítio errado, mas depois de ler isto, já penso diferente.
Como disse, em próximas situações já sei como fazer.
 
Ola

Sim faz o report e coloca no report os links do qual a thread é repost..Assim é mais facil para o respectivo membro do Staff confirmar e tomar uma decisao

Cumps
 
Não precisas de fazer propriamente nada mas se quiseres podes voltar a fazer report do mesmo post e no motivo escreves que te enganaste, para ignorar, whatever.
 
Também não gosto de ver, as vezes passam a ser ridículos e muito ofensivos como se fosse uma grande coisa, para esse pessoal deixe que vos diga que há vida fora do computador...
 
Esse pessoal que é pseudo moderador. é aquele que passar 24 horas no fórum e não tem vida social.... Depois armam-se em artistas.

Comentário deveras construtivo...

A meu ver tudo se resume a uma coisa... forma.

Acho que há formas de se fazerem as coisas e formas de não se fazerem as coisas.

No caso de um repost por exemplo, se um user nota que um tópico é repost e o diz no tópico indicando ao utilizador qual é o tópico correcto acabou de prestar um serviço à comunidade, agora se postar algo do género "ganda toto isso é repost" e isso gerar (e normalmente gera) 20 respostas de spam a flamar o criador do tópico o user acabou foi de spammar e gerar spam.

O mesmo se aplica a n outro tipo de situações de quebras de regras, como pedidos de pirataria ou publicidade descarada, tudo depende da forma como as coisas forem postadas.

Se quem está a moderar notar que há uma intenção sincera de ajudar o outro user evitando que ele faça uma asneira ou informando-o da regra que ele quebrou para que possa editar ou apagar o post antes que seja avisado sancionado pelo mesmo por parte de um moderador, obviamente não vai sancionar o utilizador por querer ajudar. Se por outro lado notar que a intenção de pseudo-moderar é apenas a de criar flames ou confusão nesse caso irá ser avisado ou sanciondado de acordo com as regras que tiver quebrado.

Contrariamente ao Fork não estou a ver como é que um post informativo colocado de forma civilizada (note-se que eu nem disse simpática) com indicações acerca de como o fórum funciona ou de onde o utilizador deveria estar à procura da informação possam dissuadir um utilizador de voltar a postar no fórum, como pessoa sentir-me-ia mais bem recebido se alguém me dissesse alguma coisa a dirigir-me para o local certo do que se estivesse com um tópico sem qualquer resposta para depois o ver fechado / apagado por um moderador apenas porque é repost.
 
Boas,

Entendo um pouco a razão do tópico ter sido criado, já fui moderador em outros foruns e sei como pode ser desagradável ver users que simplesmente fazem-se de moderadores.

Tem posts e posts, eu como Moderador não censurava quem ajudava

Ex:
Tópico criado no quadro Dúvidas e Suporte Técnico -> Configurações
"Olá, o Meu GRID não funciona, baixei ele do emule e vem em .ISO
Como fazer para ele funcionar?"


@1

"Meu, aqui não damos suporte a pirataria, lê as regras!"

@2

"Olá,
Bem-vindo a Techzone
Não damos suporte a pirataria aqui, em nome da comunidade pedimos que leias as regras
Atenta também ao facto de teres postado a tua dúvida no local errado
No mais sê bem-vindo e desfruta da comunidade.

Att
"

a resposta @1 é claramente um tótó que adora postar diarreia cerebral ¬¬
Esses eu usava o famoso calmante de três dias (Ban e aviso de que da próxima o ban era definitivo) e dava-lhe uma descasca em público para ganhar vergonha na cara(dedos)

o @2 nota-se que é um elemento que viu que o user é novato e tenta recebê-lo de uma forma simpática. Nesses casos eu apenas mandava uma MP ao user novato e passava o cadeado no tópico (ou apagava).

Tem casos e casos, não acho que seja um problema postarem avisando dos erros, até porque os reports podem passar despercebidos ao Moderador(já me aconteceu)
O importante é serem civilizados e simpáticos qb

Eu rejo-me por duas regras básicas: boa educação e simpatia. Não tolero a falta de uma ou de outra.
Quero dizer que todos podemos ser felizes:
- Sendo simpáticos
- Sendo simpáticos (outra vez)
- Não alimentando os trolls
- Meter avatares simpáticos como o do Costa
- Fazer cumprir as regras sem estar sempre a apontar o dedo
- Pesquisar antes de apontar o dedo

há casos e casos felizmente somos todos humanos para saber julgar cada um como um só.

A web, assim como a vida real, está cheia de todo o tipo de gente. Existem aqueles bacanas, que ajudam, que trazem algo de bom aos foruns. Porém tbm existe e MUITO o contrário.
É um meio onde os manés se sentem seguros graças ao relativo anonimato proporcionado pela web, e sendo assim pensam que podem fazer tudo o que lhes der na cabeça.

Almejar que todos os que se cadstram sejam ditos "normais", é um grande utopia. alguns são casos psiquiatricos mesmo, apanhei muito susto quando fui moderador.

Então, o importante é não alimentar os trolls, pq se os alimentam eles fazem mais caca ainda

Tolerância...
Após inúmeras noites de bebedeira e convivencia com bebados descobri que a tolerância é o caminho para tudo...

O ideal era todo o mundo ler as regras, mas isso não acontece...
então, sejamos tolerantes

And don't feed the trolls
 
Boas,

Entendo um pouco a razão do tópico ter sido criado, já fui moderador em outros foruns e sei como pode ser desagradável ver users que simplesmente fazem-se de moderadores.

Tem posts e posts, eu como Moderador não censurava quem ajudava

Ex:
Tópico criado no quadro Dúvidas e Suporte Técnico -> Configurações
"Olá, o Meu GRID não funciona, baixei ele do emule e vem em .ISO
Como fazer para ele funcionar?"

@1

"Meu, aqui não damos suporte a pirataria, lê as regras!"



a resposta @1 é claramente um tótó que adora postar diarreia cerebral ¬¬
Esses eu usava o famoso calmante de três dias (Ban e aviso de que da próxima o ban era definitivo) e dava-lhe uma descasca em público para ganhar vergonha na cara(dedos)

Para uma pessoa, que diz que preza a educação, simpatia e boas maneiras, isso que disseste acerca do user não é ajudar. Sim és novo na comunidade. Ser novo, é 50% do necessário para não saber o que pode ou não pode postar. Mas os outros 50% vêm de ler as regras ou não.
Só uma pergunta, leste as regras?
 
Olá Samuka Klax

Para uma pessoa, que diz que preza a educação, simpatia e boas maneiras, isso que disseste acerca do user não é ajudar.

Como assim? Vc leu bem o que escrevi?
Eu dei o exemplo de um user que simplesmente foi no tópico para fazer post count
Como moderador a minha função era moderá-lo (em foruns BR acredita que se modera de maneira diferente, dei um exemplo da maneira que eu lidava nesse fórum)
Não era mal-educado, nem grosso com o user @1, smilpesmente a administração pedia para agir de uma certa e determinda maneira e eu agia.
A prova que de eu sou simpático é que nesse mesmo forum eu sou reconhecido por ajudar todo o mundo.
Hoje em dia sou apenas usuário, e o pessoal me respeita da mesma forma.

Sim és novo na comunidade. Ser novo, é 50% do necessário para não saber o que pode ou não pode postar. Mas os outros 50% vêm de ler as regras ou não.
Sim, se um novato entrar e ler as regras de cara ganha uma noção do que deve ou não postar
Mas em 100 novatos, quantos lêm as regras? uns 15/20?

Só uma pergunta, leste as regras?
Sim li, mas tal deve-se ao fato de não ser novato em foruns, participo de vários e como tal sei qual é a primeira coisa a fazer após o registo.

Farebem
 
Costa_br disse:
Sim, se um novato entrar e ler as regras de cara ganha uma noção do que deve ou não postar
Mas em 100 novatos, quantos lêm as regras? uns 15/20?
Era bom se fossem tantos... acho que são menos. Existe é pessoal, que não se nota que não leu as regras, porque não perguntam nada fora delas. Eu quando me registei no Fórum (1 ano atrás) também não li. Mas passado 2 semanas, lá fui eu ler, para ver do que se pode e não falar.

costa_br disse:
Sim li, mas tal deve-se ao fato de não ser novato em foruns, participo de vários e como tal sei qual é a primeira coisa a fazer após o registo.

Farebem

Isto, é algo que todos os users deviam fazer. E fizeste bem. Mas não leste que não se pode falar de pirataria? ;)
 
Samuka Klax, olha bem o exemplo que dei, hehe
Sim, li que não se pode falar de pirataria, daí o exemplo das duas respostas
Olá,
Bem-vindo a Techzone
Não damos suporte a pirataria aqui, em nome da comunidade pedimos que leias as regras
Atenta também ao facto de teres postado a tua dúvida no local errado
No mais sê bem-vindo e desfruta da comunidade.

Eu sei que não se dá suporte a pirataria na TZ, por isso que dei um exemplo de algoi contra as regras

Da minha parte não vão ver nada relacionado a pirataria, até pq cada um sabe da sua vida, no privado façam o que quiserem, em um forum têm mais é que seguir as regras

Farebem
 
distribuir bans não é de todo a melhor forma de contribuir para melhorar a situação.. só ia levar as investidas contra a equipa de moderação..
 
Olá Romani

De fato, distribuir bans não é uma situação agradável
Mas tem casos e casos, não gostava de ter que banir, pq é um user a menos na comunidade

Mas tem público e público, no forum onde moderei essa era a única solução nessa altura, pq os moderadores anteriores deixaram a coisa chegar num ponto onde os users faziam e diziam o que queriam.
Falei internamente e assumi o papel de "mauzão", a equipe de moderação ficou mais "dura", não foi preciso ficar eternamente assim. Bastou um mês para se habituarem e acabarem os SPAM's

Lógicamente não estou a dizer que isso deva ser aplicado assim, até pq o público é diferente.
Prefiro uma moderação dura mas justa, mas isso sou eu.

Tem sempre alguém que entra num tópico só pra zuar ou fazer post count, os users que fazem a comunidade, as regras existem pq foram eles que as "fizeram"

Se alguém faz caquinha, e se for mané, lógico que vai ir contra a moderação e chamar de ditadores ¬¬
Quantos eu silenciei por coisas sem pé nem cabeça... Coisas absurdas na zona de hardware (a Moderação na zona de hardware era mais rígida, afinal o povo se baseia nos posts para adquirir componentes e posts errados nessa zona podem comprometer o bom nome do forum)

Mas fugi demais do assunto...

resumindo, a mim como user ou moderador, não me chateia que alguém entre num tópico mal colocado ou contra as regras e explique tudinho, com simpatia, sem arrogância...
Afinal, ninguém passa 24/7 na frente do PC, se a comunidade ajudar não vejo problema nisso, depois é só passar cadeado no topico/colar/apagar...

Farebem

EDIT: já temos tantos problemas na nossa vida, para quê arrumar mais um?
Sejamos tolerantes, pelo menos na net
Afinal o foco principal aqui é aprender e fazer amizades.
 
Última edição:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=235586

Este é o procedimento a tomar caso se verifique uma anomalia no normal (passe a redundância) funcionamento do fórum.

Ser-se simpático é giro e tal, mas caso o moderador queira mover o tópico, terá que andar a apagar posts, pelo que o ideal seria o moderador mover o tópico, e consequentemente enviar uma PM ao utilizador com o seguinte link, penso eu: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=235476

Mantém-se a thread inicialmente mal colocada limpa e o trabalho fica encarregue a quem o deve fazer, ou seja, à moderação.

Caso seja um repost, penso que um link para a thread que está a ser alvo disso, deveria ser obrigatório, mesmo que seja um moderador a fechar a thread.
Já incorri muitas vezes em assuntos interessantes (pelo título), leio o segundo post "Repost" e nem sempre há link para a thread original, o que me obriga a fazer search...

Acho que não custava nada os mods deixarem o link para a thread devida para a discussão do assunto, só nos ajudava.

cumps
 
Caso seja um repost, penso que um link para a thread que está a ser alvo disso, deveria ser obrigatório, mesmo que seja um moderador a fechar a thread.
Já incorri muitas vezes em assuntos interessantes (pelo título), leio o segundo post "Repost" e nem sempre há link para a thread original, o que me obriga a fazer search...

Acho que não custava nada os mods deixarem o link para a thread devida para a discussão do assunto, só nos ajudava.


cumps


Nao me focando muito na situaçao dos supostos pseudo-moderadores e procedimentos a tomar quanto a threads na secçao errada pois eu faço como é sugerido pelo sticky que diz para se fazer report para que o topico seja movido ou qualquer que seja a acçao a ser tomada, mas concordo plenamente com o lohka acerca dos links para a thread original que nem sempre se encontram presentes.
Cumprimentos
 
Back
Topo