1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Sugestão] Apple World -> Thread de Offtopic

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Sox, 30 de Agosto de 2007. (Respostas: 29; Visualizações: 1662)

1. Sox

Sox Power Member

Ora bem...

Como é sabido pelo pessoal que costuma acompanhar o subforum Apple World, é comum (infelizmente) threads muito interessantes ou mesmo threads de utilizadores a pedir ajuda serem fechadas devido ao offtopic criado por diversos users que gira à volta da velha discussão "Windows vs OS X".

Não digo de quem é a culpa (coff... mas há muita gente que apenas lá vai para deitar lenha para a fogueira...), porém o facto de threads serem fechadas por essa razão deve ser motivo de preocupação para todos os que lá participam, já que afecta todos os participantes que se vêem impedidos de participar nessa mesma thread.

Acho que é injusto para os utilizadores que nada têm a ver com a velha "guerra", bem como para os criadores dessas mesmas threads (que nalguns casos são simples users a pedir ajuda e que vêem a sua thread virar para um rumo completamente diferente do original).

A minha sugestão prende-se com a criação de uma thread em sticky, como vi já noutros fóruns, para onde iriam todos os posts offtopics relacionados com esse tema. Esta ideia pouparia trabalho aos moderadores (apenas um move e está feito), deixaria os tópicos limpos de offtopics e o melhor de tudo, evitaria que tópicos bem interessantes fossem fechados.

Para além disso, a meu ver isto traria uma outra grande vantagem. Haveria um lugar para a troca de argumentos que infelizmente parece que não tem solução e parecem impossíveis de evitar. Esta parece-me a alternativa possível para finalmente resolver este velho problema.

Agradeço apreciações à minha sugestão,

Cumprimentos.

2. Romani48

Romani48 Power Member

nesse caso deveria ser criado uma area Windows vs MacOS vs Linux (sim este ultimo também tem lugar) e não no forum apple world, mas sim num novo

anyway, não me parece que vá ser criado.. já outros tiveram essa ideia, como já uma vez tinha deixado essa sugestão.. resultado? o que continuas a ver ;)

3. Fork

Fork What is folding?

FLAME zONE loool

Uma zona nã moderada para desancar com toda a gente lool, na brinca. Mas acho boa ideia, mas para funcionar ia precisar de muitos moderadores, para que aumente a probabilidade de haver sempre um online, e evitar que a discussão "desca" de nivel.

E se for restrita a Power members, também não é mal visto.

4. HecKel

HecKel The WORM

Essa zona já existe, e tem o nome de GERAL.

Sinceramente não percebo qual a ideia de serem tão independentes da comunidade ao ponto de pedirem algo assim.

Se o objectivo é discutir assuntos diversos sobre Mac mas offtopic na thread, criem uma nova para essa discussão, deixa de ser offtopic.

HecKel

5. Romani48

Romani48 Power Member

lol..
    power members.. e se calhar power members já com um X tempo de forum e não os que se tornaram power member com meia duzia de posts..

e claro tinha de ser altamente moderada, mas desconfio que isso levava a uma onda de advertencias por parte dos moderadores.. o que se calhar não achava correcto por que poderia vir a tornar se uma zona mais "emocional" do que "técnica"..

talvez por isso isto possa ser impossivel

Última edição: 30 de Agosto de 2007
  6. Demiurgo

Demiurgo Xerife de Nottingham

Sox,

um move? Tens noção da quantidade de posts sobre essas matérias que aparecem na zona apple? É um move por cada post, ao invés de um só fecho por cada thread.

A solução é simples. Se os suspeitos do costume não avacalharem as threads, as mesmas não são fechadas. A responsabilidade é dos users, não minha.

Se andar eu a mudar os vossos posts, vcs habituam-se a meter o que quiserem onde quiserem, que logo aparece o desgraçado para meter tudo no sítio certo. Ou seja, vcs estavam-se nas tintas para o sítio onde colocavam a coisa, pois alguém resolveria o problema. Como diz o ditado chinês, não lhes dês o peixe, ensina-os a pescar.

Lamento, mas tenho levo demasiados anos a ver estéreis discussões entre OS X vs Windows para encontrar algum ponto positivo nas mesmas. O tempo vai passando, mas o conteúdo inútil e despropositado dessas threads é sempre mais ou menos o mesmo.

Não sei da vossa vida, mas o meu tempo é demasiado precioso para desperdiçá-lo a arbitrar guerrinhas estéreis.

7. Romani48

Romani48 Power Member

mesmo assim continuas a ser moderador :p

lol j/k

pah eu realmente também acho que não vale a pena.. o que tiver que ser sublinhado é feito na altura na thread que for necessária..

8. Sox

Sox Power Member

GERAL? Mas tu leste o meu post todo?

Vê-se pelo teu post que pouco frequentas a zona em questão. A tua sugestão, a de criar uma nova thread sempre que se gere offtopic é completamente descabida... Já que é precisamente isso que se pretende evitar, a criação de threads consecutivas com o mesmo conteúdo e rumo.

Ou então irmos para o "GERAL"? Coitado do caganamata... era fechar threads todos os dias.

Acho não seria necessários mais moderadores, na minha ingénua opinião acho que as discussões poderiam muito bem ficar-se por argumentos técnicas, e não emotivos... E acho que todos têm "categoria" para não andar a "avacalhar" e a descer de nível. O número de moderadores poderia prender-se com o aumento do trabalho (como referio o Demiurgo), se realmente esta medida aumentasse o trabalho do moderador.

Demiurgo,

Não sei se me interpretaste mal, mas a minha ideia nunca foi dar-te mais trabalho, pelo contrário (se isso iria acontecer ou não já não sei, mas a ideia nunca foi essa). Ao sugerir esta opção acredito que o offtopic nas diversas threads não iria aumentar nem manter-se mas sim diminuir.

Deduzo que os users são responsáveis ao ponto de quando uma discussão vira para as velhas guerrinhas, sejam responsáveis ao ponto de continuá-la na devida thread, poupando-te trabalho.

Acho que isso aconteceria pois para os users teria interesse continuar a discussão (já que parece tão dificil de acabar com ela) e não serem punidos.

Isto é, a punição por se gerar offtopic continuaria... só não continuaria se esses users tomassem de livre vontade e "mudassem-se" para a thread de offtopic. Quando referi o facto do "move", não sugeria que tu movesses as threads da mesma forma que as apagas, até porque acho que os posts offtopic nas threads diminuiriam consideravelmente já que existiria uma thread especifica para tal.

Poderia custar no inicio (da mesma forma que custa a muitos perceber que questões/pedidos de ajuda é no subforum dedicado às dúvidas), mas acho que no fim o forum ganharia com isso.

Espero ter sido mais claro desta vez e que tenha conseguido demonstrar quais os meus fundamentos e "crenças" para ter sugerido tal medida.

9. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Numa das últimas threads onde vi isto acontecer pensei. Eu se fosse um user a querer mudar e a ver esta salgalhada toda fugia a sete pés. Isto para dizer o quê? Que a energia que se perde a trocar argumentos que nada tem a haver com o primeiro post deveria ser usada para ajudar quem precisa.

Se querem discutir o assunto A ou B abrem um topico com isso. É simples. Agora a proposta de em vez de se apagar o post o Moderador o mandar para outro local em vez de apagar não faz sentido. Preocupem-se em não dar trabalho aos moderadores. Isso devia ser uma preocupação de todos. pq o que existe muitas vezes é precisamente o contrário. O moderador que apague... Ora se o moderador é que deve apagar pq é que antes de lá deixarem escrito o que acham que vai ser apagado lá fica em primeiro lugar?

São apenas meia dúzia de coisas para reflectirmos todos. Não pretende acusar ninguém. É apenas para reflexão e procurarmos todos melhorar.

10. HecKel

HecKel The WORM

Até li, tu é que não leste o meu.

Sugeriste algo que a meu ver é absurdo, e nem preciso de frequentar a secção para ter esta opinião. Sugeriste uma thread restrita apenas para powermembers para offtopic, e eu respondi-te que para isso tens o Geral.

Se querem fazer offtopic RESTRITO apenas para powermembers, têm o Geral. Se tem a temática Apple Word, então é absurdo retirar essa opção aos membros.

Sobre a parte de criar uma thread para cada offtopic, é pá..., simples, não façam offtopic. Problema resolvido.

Quando eu quero discutir um assunto nos quadros que frequento e não há thread para o mesmo, eu abro uma nova, e até agora ainda não parti os bracinhos com isto.

Acho que antes de colocarem estas sugestões deveriam pensar um pouco no que estão a propor, há coisas com sentido, mas esta não é uma delas certamente.

HecKel

11. Sox

Sox Power Member

Nem digo mais nada, está visto que realmente não leste o meu post e a troca de argumentos assim não é possível.

Mesmo depois de te ter dito que não leste direito o meu post decidiste bater na mesma tecla e insistir. Acabaste de provar que realmente não leste...

Thread restrita a powermembers? Eu? Lê lá melhor... desta vês lê mesmo antes do teu próximo post.

Concordo a 100% contigo, mas mais uma vez refiro que a minha ideia não era meter ninguém a trabalhar mais, mas sim diminuir o trabalho dos moderadores.

O objectivo da minha sugestão é encontrar uma alternativa ao que se vive agora no Apple World, isto é, diminuir o offtopic e acabar com o fecho de determinadas threads bem interessantes (culpa do offtopic que não há maneira de acabar...), nunca dar mais trabalho a ninguém.

12. HecKel

HecKel The WORM

Peço desculpa, de facto o comentário não era para ti, quem falou em thread restrita foi o Fork.

Mas a minha opinião mantém-se em tudo o resto, se é offtopic, não o façam. Salvo erro isto até está explicito nas regras.

Já abri bastantes threads quando me apetece discutir um assunto com alguém e na thread onde isso se proporcionou seria offtopic, porque não fazerem o mesmo?

HecKel

13. Jintro

Jintro O Colaborador

É curioso, porque vemos situações deste género em todo o fórum e de vez em quando lá aparece alguém a pedir "proteccionismo" para o seu cantinho favorito. Se não é na zona Apple é na zona Sony ou Microsoft, ou então são fóruns específicos para cada clube de futebol.

Epá, conflitos e comparações sempre existiram, temos que aprender a viver com isso e a tentar fazer com que a situação melhore. Tal como o Demiurgo referiu (e concordo com ele, coisa rara :D) tomar uma decisão desse género, seja em que parte do fórum, só irá fazer com que pensem que se pode fazer tudo porque "alguém" irá corrigir o que está mal.

A zona Apple não é diferente das outras zonas do fórum, não é nenhuma comunidade à parte, não é mais ou menos especial que o resto dos sub-fóruns. É parte de um todo e deve ser tratada como tal. Se por cada provocação que lá aparece fosse feito um report e não uma resposta ainda mais provocadora de certeza que não estaríamos aqui a falar disto. O mesmo se aplica a todo o fórum.

14. Sox

Sox Power Member

Se formos a ver por aí, a minha ideia até é essa. A criação de uma thread com o tema "Windows vs OS X", tentando assim que deixem de aparecer offtopics noutras threads (e sim, o offtopic no Apple World é praticamente todo relacionado com as capacidades do Windows vcs as capacidades do OS X).

1º) A minha sugestão nada tem a ver com proteccionismo, apenas pretende evitar que threads sejam fechadas. Qual o mal de uma thread em sticky no subforum Apple? Uma thread em sticky significa proteccionismo/independencia aos restantes subforuns?

2º) Como já refri, o objectivo da minha sugestão não era o pôr o Demiurgo a trabalhar por nós, mas sim criar um espaço onde os próprios users possam falar sobre "Windows vs OS X" (é a este offtopic que me refiro, e é este tema que aparece constantemente e leva a que threads sejam fechadas) e onde eles próprios possam postar. E assim tirar trabalho ao Demiurgo!

Acho que já deixei vincado o meu ponto de vista, não percebo porque é que teimam em dizer que estou a sugerir proteccionismo/independência. Acho que existe um certo preconceito... não sei, pois esta sugestão nada tem a ver com o que pretendem mostrar.

Tenho dito.

15. Jintro

Jintro O Colaborador

Preconceito em relação a?

Se ninguém quer ver esse género de discussões, se já estamos todos fartos desse género de discussões, se já nem vale a pena abrir threads que têm "qualquer coisa VS. outra coisa qualquer" no título, porque é que se havia de criar um sub-fórum/thread para isso?

Percebes o ponto de vista? Passa-se exactamente o mesmo no resto do fórum em zonas mais complicadas como a das consolas. Volto a repetir: se em vez de respostas a esse género de posts e reclamações sobre como estão fartos que isso aconteça nas próprias threads fizessem report, não estaríamos aqui a discutir isto.

16. Sox

Sox Power Member

Digo preconceito pois:

Estes comentários são preconceituosos. São dirigidos a alguém que apenas tentou dar uma ideia, sugestão, com vista ao bem do fórum.

Esses comentários a meu ver são ainda mais "perigosos" tendo em conta que vêm de elementos do staff do fórum. Com isso só ganham que os users se contenham antes de vir sugerir (acho que é esse um dos objectivos deste subforum) alguma ideia. Em vez de criticarem apenas a ideia criticam-me também pela ideia....

Fiz-me entender?

17. Jintro

Jintro O Colaborador

Belo exercício de leitura selectiva. E o resto que escrevi, não merece comentário?

Não posso responder pelo Heckel mas posso responder por mim. Aquilo que disse não é nenhum "comentário perigoso" como tu lhe chamaste, é uma simples observação sobre algo que acontece de vez em quando e que é bastante natural. Todos temos zonas preferidas no fórum, todos gostaríamos que as nossas zonas preferidas fossem protegidas do ocasional trolling, a tua sugestão vem nesse sentido, tal como esse comentário que tu assinalaste (no meio de tudo o que escrevi).

Por mais que desejemos que isso aconteça, uma decisão como a que sugeres tem que ser bastante ponderada, já que quase inevitavelmente iria criar uma espécie de gueto, seja na zona Apple ou noutra qualquer.

Ninguém precisa de se conter acerca das sugestões que faz, exemplo disso é estarmos aqui a discutir o assunto. E não era a primeira nem a última vez que se tomaria uma decisão baseada numa sugestão ou que mudaria (mos) de ideias com base nos argumentos apresentados. Agora se tu já estás a desviar o assunto e o estás a transformar num género de "estão-me a atacar" isso vai ser um bocado complicado de acontecer.

18. HecKel

HecKel The WORM

É pá..., já que falamos em offtopic...., aqui vai um.

Já que isso me tocou, vamos lá esclarecer umas coisitas.

1) Não sou elemento do staff, lá por estar a verde não implica que tenha alguma coisa a ver com a gestão do fórum, com a moderação ou com as decisões tomadas sobre o fórum. Tenho tantas permissões como um powermember.

2) Porque raio é que por ser uma opinião de um elemento do staff (refiro-me ao post do Jintro) não pode dar a opinião dele? O pessoal farta-se de falar em censura e falta de liberdade de expressão, mas são os primeiros a acusarem um GRUPO pelo comentário de uma pessoa. Haja moral.

Pedem opiniões se depois não as sabem aceitar? Para que colocam propostas?

HecKel

19. Sox

Sox Power Member

Se o teu comentário foi nesse sentido, tudo bem... foi mal entrepretado por mim, talvez depois do comentário descabido do HecKel tenha ficado escaldado.

Desculpa se achas tão descabido "pedir algo assim".

Achas que este teu comentário foi alguma opinião sobre a proposta que eu sugeri? A mim não me parece que seja algum comentário à sugestão mas sim à minha atitude... Não olhaste aos benefícios apenas criticaste-me pela sugestão e não a sugestão.

1º Respondes sem leres o post inicial e devido a isso dizes coisas sem lógica, depois ainda dizes que tento ser "tão independentes da comunidade ao ponto de pedirem algo assim."

Lamento que não tenhas conseguido ver o meu intuito (para a próxima se te deres ao trabalho de ler talvez consigas ser mais feliz nos teus posts), mas garanto que não pretendo uma revolução e criar um forum da Apple à parte.

Bem... acabando o offtopic, a minha sugestão está dada. Já argumentei sobre ela o suficiente... mais argumentos virão se forem necessários, mas apenas a comentários à minha sugestão e não a criticas pela minha sugestão.

Para concluir, apenas pretendo com esta sugestão melhorar o fórum, nada mais.

20. Romani48

Romani48 Power Member

cria-se mas é uma zona chamada offtopic, onde não haja post count assim ficam todos felizes...
    e podem andar todos as guerras

até pode se criar uma zona chamada WarZone lmao

Partilhar esta Página