Sugestão de compra de Máquina Fotográfica reflex até 500/600 euros

Larry King

Power Member
Queria aproveitar esta época do Natal para comprar uma máq. fotográfica razoável.
Tive uma máquina automática Canon SX200 de que gostei muito. Mais recentemente, comprei uma Canon semelhante (uma SX230) mas roubaram-me o carro onde ela se encontrava e nunca mais a vi (nem ao carro!!!). Portanto, agora gostaria de voltar a comprar uma máquina fotográfica porque, confesso, não posso viver sem uma. Gosto muito de tirar fotografias.
Daí que estivesse a pensar comprar, desta vez, uma reflex.
Dão-me,p.f., uma sugestão de compra? Uma máquina que tivesse uma boa relação preço/qualidade. Tenho uns 500/600 (máx.) para gastar.
Desde já o meu muito obrigado pelas vossa ajuda de compra.
 
Tenho sido fiel à Canon mas essa Nikon D3100 pode ser uma boa alternativa. É um modelo recente? (Pretendia comprar um modelo deste ano, para me precaver quanto à "voracidade" da evolução tecnológica)
Vou analisar as reviews na internet.
Obrigado.
 
Kremlincrackers, também estou a pensar em comprar uma máquina mas aconselharam-me a Nikon D5100. Sou completamente iniciante nas máquinas reflex mas não queria uma máquina muito básica, dado que é um grande investimento (sou estudante, não ganho o meu €) e queria que aquilo que comprasse me durasse ainda uns aninhos. Achas que faço mal em comprar a D5100 ao invés da D3100?

Obrigada!
e desculpa aproveitar o teu tópico para colocar uma dúvida minha, Larry King : P
 
Canon 600D + Lente 18-55 IS - 579€ Worten

Sendo um fan da Canon, foi a primeira ideia que me ocorreu. Mas como não estou ao corrente dos novos lançamentos, daí vir aqui perguntar se há algo mais recente, avançado e de qualidade. Não queria era gastar mais que 600/700 euros, já que a vida está difícil e com o roubo do meu carro (e da máq. fotográfica e de um portátil) apalhei cá um rombo...
 
Tenho sido fiel à Canon mas essa Nikon D3100 pode ser uma boa alternativa. É um modelo recente? (Pretendia comprar um modelo deste ano, para me precaver quanto à "voracidade" da evolução tecnológica)
Vou analisar as reviews na internet.
Obrigado.
Não há voracidade de evolução tecnológica em máquinas fotográficas. As leis da Óptica não mudam e, sobretudo, os fabricantes mantêm o mercado estratificado -- ou seja, uma máquina barata nova nunca chegará aos calcanhares de uma cara "velha". A D3100 já tem tudo o que as novas têm.
Uma máquina melhor é a D5100. Se quiseres mesmo uma com futuro, é a D7000 que tem motor e portanto dá para usar todas as lentes Nikon.

Comprar uma máquina digital recente é deitar dinheiro para o lixo, não é fazer um bom investimento. Claro que há excepções (quando aparece uma tecnologia nova realmente útil), mas são raras (deve ter acontecido para aí umas 2 ou 3 vezes nesta década). Máquinas fotográficas não são computadores ou telemóveis.

Então numa DSLR isto aplica-se ainda vais, visto que o que afecta as tuas fotos serão as lentes e não a máquina.
 
Última edição:
Eu sem a minha 55-200 não consigo tirar fotos XD
Larry, estando a 600d a esse preço axo que é uma melhor opção, a canon é superior à nikon mas em desvantagem ficas sem a objectiva extra mas isso podes comprar mais tarde ;)

amarm123, recomendo-te a canon pois continua a ser melhor que a nikon, agora tudo depende do preço da 5100 e essa é do ano passado pois já saiu a 5200
 
Parece que tenho perante mim 2 alternativas de escolha: ou a Canon 600D + Lente 18-55 IS (ou Lente 55-200) ou a Nikon D3100 com objectivas 18-55 e 55-200. Correto?

Dentro da minha fasquia de preço (+/- 600 euros) são estas duas que eu devo analisar, certo?

Pelo que vejo, as opiniões dividem-se (é natural...) pelo que terei de ler as reviews internacionais e ouvir as opiniões de outras amigos deste forum.

Depois dessa minha análise e posterior escolha, seré uma questão de me deslocar este fim de semana às lojas e comprar naquela que apresentar o melhor preço.

Agradeço todas as indicações que entretanto me possam dar. É que queria resolver este assunto, repito, este fim de semana e (talvez) aproveitar a a campanha do IVA da *****.

Creio que vale a pena, não acham?
 
Última edição:
A ***** é cara e mesmo oferecendo o IVA não deve chegar a uma Amazon europeia, por exemplo. Mas terá a vantagem de poderes ir à loja caso haja chatice.
É assim, a 600D é melhor que a D3100. Mas a D5100 é melhor que a 600D (para fotografia, não video). As Nikon têm estado ridiculamente baratas e como tal é dificil recomendar as Canon, que tecnicamente são inferiores mas estão mais caras. Mas a Canon tem (muito) melhor assistência e maior mercado de lentes em segunda-mão.

Uma coisa posso garantir, é que é preferível ter duas lentes e um corpo mais fraco do que um corpo melhor e só uma lente. Assumindo, claro, que não irás comprar outra lente brevemente.
 
O uso que irei dar à maquina é essencialmente doméstico, familiar. Ora. dentro deste âmbito, os pequenos videos são essenciais. Interessava-me, portanto, uma máquina fotográfica que (também) me garantisse uns videos de qualidade HD razoável.

Mas a questão do preço é essencial. Com o corpo+lente(s) não me convinha gastar mais do que +/- 600 euros. É que se passar muito para além disso... já começa a ser um desperdicio (pelo menos para as minhas posses e ser um fotógrafo amador/familiar).
 
Uma DSLR não é para videos familiares. O problema delas não é a qualidade de imagem (que é muito boa em todas), mas o ter de se focar manualmente, que não é algo que se faça de improviso.
 
Uma DSLR não é para videos familiares. O problema delas não é a qualidade de imagem (que é muito boa em todas), mas o ter de se focar manualmente, que não é algo que se faça de improviso.

Eu quando tinha a minha digital Canon 230 SX (isto é, antes de ma roubarem), dava pra fazer uns videos muito "honestos" e podia usar um zoom automático (elétrico) de não sei quantas vezes. Embora o zoom fosse poderoso, não podia fazer grandes aproximações já que a imagem começava a perder definição e... a tremer muito. Também em videos dentro de casa, com luz elétrica de candeeiros, a imagem do video perdia qualidade. Contudo, lá ia dando para desenrascar (e muito bem). Mas nessa pequena máquina automática/digital o Zoom era 100% elétrico.
Nessas maiores, reflex, não é assim também? É que se não for (se for "manual"), de facto, perde um pouco o sentido de se fazerem vídeos. Mas essa funcionalidade, numa máquina fotográfica, faz-me muita falta...
O que devo fazer?
Não há nenhuma câmara reflex que faça vídeos com Zoom automático/elétrico?
 
Vamos lá ver. Uma coisa é o zoom, outra coisa é a focagem. O zoom é o que "aumenta"/"diminui" a imagem. És sempre tu que controlas o zoom, seja por botões (nas compactas) seja pelo anel da lente (nas máquinas de lentes intermutáveis). O foco é bem... O foco. Manter o alvo focado.
Agora, o que as compactas e bridges (bem como qualquer camcorder) fazem é focar automaticamente, logo não te tinhas de preocupar com isso: era apontar ao alvo e esperar que ficasse focado. As DSLR teoricamente também fazem isto, mas na prática funciona muitíssimo mal, pelo que tens de ser tu a focar o alvo, manualmente (mexendo no outro anel da lente). Se o alvo ficar quieto, tudo bem, focas no início do video e pronto. Mas cenas da vida quotidiana geralmente estão sempre em movimento, o que torna a focagem muito dificil.

Para manter o tipo de utilização de uma compacta, mas melhor qualidade de imagem é melhor uma "entusiasta", como a Fuji X10. A G15 acho que está muito cara.
Outras opções são as compactas avançadas como a Canon S100 e Panasonic LX5, mas perdem o zoom logo da SX230; ou bridges superzoom, que perdem a portabilidade e qualidade de imagem, mas têm zoom monstruoso, como a Canon SX40, Nikon P510, Sony HX100/200 e Panasonic FZ150.
Há também as MILC que fazem video com tudo o que se quer, mas lentes para além das incluídas ficam caríssimas.

A X10 está mais barata que nunca, gostei imenso de mexer nela na *****, qualquer dia ainda a compro, lol.
 
Última edição:
Desde já agradeço toda a informação.

Vou ser objetivo. Sou um fotógrafo amador. Tiro fotografia, em 80% dos casos, em eventos familiares (aniversários, férias, saídas de fim de semana... sabem do que eu estou a falar...). Só residualmente, e quando a oportunidade se proporciona, tento desenvolver a minha "veia artística", mas é muito caro (a minha "arte" fotográfica também é escassa).

Quando jovem, tive uma Olympus OM1 com a qual fiz a minha iniciação à fotografia. Cheguei a revelar fotos (a preto e branco) em casa e a oferecer as minhas melhores fotografias a amigos e familiares. Alguns ainda as conservam, já lá vão mais de 30 anos...
Só que isto foi há 3 décadas atrás! Casei, depois vieram os filhos (agora até já tenho um neto!), e "desliguei-me" da fotografia. Ou, dito de outra maneira, restringi a minha atividade fotográfica ao clã familiar e aos eventos domésticos (e pouco mais).

Daí que, há cerca de uns 8 ou 10 anos que venho aquirindo máquinas "automáticas", que são bem mais fáceis de manobrar e apresentam sempre bons resultados. Comecei por uma Sony Cybershot 3.2 MP e depois rendi-me às Canon PowerShot. Tive uma 200 e agora tinha uma Canon PowerShot SX 230 HS que me chegava para as encomendas (até tinha a noção de não conseguir extrair da máquina todas as suas pontencialidades, tal era a infinidade de opções que existiam no visor... eu também, confesso, não tenho muita paciência para ler as instruções... sou mais do tipo intuítivo... e de confiar na minha experiência).

Ora, foi o facto de ter ficado sem esta máquina (roubaram-ma e ao carro!...) que me leva agora a ter a necessidade de comprar uma nova. Por essa razão - porque vou/tenho de comprar uma nova máquina fotográfica - é que pensei que talvez fosse melhor - em vez de reincidir na compra de uma máquina digital "automática" - talvez fosse mais indicado eu fazer um "upgrade" e comprar (até porque lidei vários anos com a tal Olympus OM1) comprar uma máquina reflex.

Mas, pelo que os amigos me dizem aqui, creio não se tratar de uma boa ideia. Tenho que ser realista... As fotografias que vou fazer são quase todas "domésticas"/familiares, faço muitos "pequenos vídeos" (então agora com os netos a chegar...) e, portanto, pelo que me apercebi dos vossos comentários, as máquinas Reflex (como a Canon 600D ou a Nikon D5100 que eu estava a pensar adquirir este Natal) não são a melhor opção para o tipo (banal) de utilização que pretendo dar a esta máquina.

Então, resumindo, se as reflex's não se ajustam ao que eu pretendo/necessito - e para não estar a comprar outra vez uma Canon PowerShot SX 230 HS como a que me roubaram - que máquina "automática"/digital me recomendam?

A Canon terá presentemente outra máquina deste género, semelhante à PowerShot SX 230 HS, mas mais evoluída? A comprar,, quero comprar o mais actual que existe... Ou será que me aconselham outra marca? Que modelo?

O meu limite de preço são, como disse já, os 500/600 euros.

Como, desde jovem, tenho gosto pela fotografia, faço questão de comprar uma boa máquina. Podem ajudar-me por favor?
 
Última edição:
Pelo que investiguei, parece que a "evolução" da minha anterior máquina (uma Canon 230HS que me roubaram) já vai na Canon Powershot SX 260HS

Esta 260HS será uma boa alternativa de compra? Na Worten já custa perto de 300 euros (aqui)...

Ora será que neste nível de preços encontro máquinas melhores? O facto de serem máquinas fáceis de transportar, é algo que me agrada bastante... nomeadamente nas férias :-) ...
 
A SX260 é igual à SX230 excepto na grande angular (25 vs 28mm) e no zoom mais comprido. Isto tornou-a mais gorda. O sensor deve ser exactamente o mesmo. Em minha opinião não faz qualquer sentido pagar +100€ por ela.

Esquece o "mais actual que existe", máquinas fotográficas não são computadores nem telemóveis, nem tão pouco melhoram estritamente de geração em geração. Por exemplo, as verdadeiras bridges de 2005-2007 são melhores que qualquer bridge actual (excepto uma). O que interessa é o que conseguem fazer, não se têm mais ou menos MHz...
 
Back
Topo