Sugestão de router Wifi6?

@JChris

Vê a ligação que tens à net e o que eles fazem a 5Ghz e a 2.4GHz. Não tenho acompanhado este mercado mas fui espreitar o TP-Link Archer AX10 que está barato mas descobri logo o problema. É muito engraçado dizer Wifi6 mas depois nas especificações tens:

O router Archer AX10 dual band permite aumentar a velocidade d novos dispositivos até 1.5 Gbps (1201 Mbps na banda de 5 GHz e 300 Mbps em 2.4 GHz)

Nos pontos mais distantes do router ou com alguma barreira física é natural que passe para 2.4GHz e nesse caso o máximo teórico é logo 300 Mbps. Se tens uma ligação à net de 500 Mbps passa imediatamente a 200 e tal. Já para não falar se tens um NAS e esperas ter algo perto de Gigabit.

Eu não vou começar com a conversa do Mesh:D
 
@Metro tenho MEO 1000/200 e realmente ficar com 200 no wifi é péssimo. Tenho um NAS, porém sempre ligo o mesmo via cabo e todo o trabalho "pesado" de/para o NAS é via cabo também. O Wifi é mais para as TVs, smartphones, laptops, tablets, consola etc. O ideal era conseguir pelo menos acima de 500Mb no wifi.

Mesh está fora de cogitação no meu caso pois tenho devices que não suportam 802.11k/v/r e os workarounds que sugerem na Internet de criar uma rede Guest é bem falho segundo comentários que vi.

Pelo visto não existe almoço grátis, para ter altas velocidades no 2.4Ghz teria de ir para um router mais caro, como o Archer AX6000 que entrega 2.4 GHz: 1148 Mbps (802.11ax). Pagar 300 EUR num router é uma facada :(
 
Aquele router é uma estupidez existir é simples. Está-me a escapar porque ele é muito pior do que routers inferiores a Wifi6, ou supostamente seriam.

Os meus conhecimentos de rede são muito limitados mas não estou a perceber o problema dos dispositivos que falas. Não estou a ver porque havia de haver problemas com o Mesh e dispositivos.
Com apenas um dispositivo vais ter sempre um problema básico. Aumentando a distância do equipamento ao router a velocidade diminiu e sem abrir os cordões à bolsa nem vais ter velocidade e apostaria que o alcance das antenas também não é famoso.

Muito provavelmente sabes mas vou dizer na mesma porque pode ser útil para mais alguém, os satélites costumam ter ligação a opção de ligar cabos de rede. Se isso ajudar a algo.

Também todos devem por defeito ter duas redes, a principal e uma de guest.
 
@Metro o uso de wired backhaul nos dispositivos mesh é realmente algo muito útil e que eu iria usar com certeza. Minha ideia inicial era comprar um 3-PACK Deco X20 e colocar 1 na sala e 1 em cada quarto, todos ligados via cabo ao router Meo. A cobertura seria perfeita.

O problema é que há reports de utilizadores tendo problemas em conectar devices que a placa de rede não suporta wifi fast roaming (802.11k, 802.11r, and 802.11v). De início pensei que o "problema" seria que estes devices apenas não iriam usufruir do fast roaming, iriam simplesmente perder a conexão caso saíssem do alcance, mas na verdade o problema é pior, eles nem mesmo conseguem se conectar a rede wifi.

Tem este tópico no forum da TP-LINK falando justamente sobre o problema de routers mesh e devices "antigos": https://community.tp-link.com/us/home/forum/topic/111432?page=6

Uma outra "solução" seria desabilitar o fast roaming, mas ai iriam trabalhar como simples access points... "Some devices may not be compatible with Fast Roaming thus fail to connect to the Wi-Fi network. In this case, it’s suggested to launch the Deco app and tap More -> Advanced. Find and turn off the Fast Roaming feature." - https://www.tp-link.com/us/support/faq/2718/

Pagar extra para ter um sistema mesh e depois desligar a funcionalidade não é o melhor caminho. Melhor comprar simples APs ou routers.
 
mmm. A pergunta é com vários dispositivos ou só com a BOX da TV? Não li o tópico.
Eu tenho um sistema de Mesh, na verdade dois e não tenho problemas. Mas os setups serão claramente diferente.

Quando referi portas de rede não estava a referir para ligar o router ao satélite mas ligar dispositivos diretamente ou um switch ao satélite e ficar com equipamentos ligados por cabo em vez de wifi.

Mas quando se tem uma ligação à net rápida para se aproveitar os custos começam a subir para se ter uma boa solução.
 
mmm. A pergunta é com vários dispositivos ou só com a BOX da TV? Não li o tópico.
Eu tenho um sistema de Mesh, na verdade dois e não tenho problemas. Mas os setups serão claramente diferente.

Quando referi portas de rede não estava a referir para ligar o router ao satélite mas ligar dispositivos diretamente ou um switch ao satélite e ficar com equipamentos ligados por cabo em vez de wifi.

Mas quando se tem uma ligação à net rápida para se aproveitar os custos começam a subir para se ter uma boa solução.

A box é via cabo sempre, então não tem problema. É com vários dispositivos pessoais.

De qualquer forma está rolando uma promoção da ASUS - https://promotion.asus.com/pt/pt/gamingweek# - dando cashback em diversos itens, inclusive routers. Estou dando uma olhadela se algo me interessa. Esta promoção veio bem a calhar.

Se conseguir um bom router wifi6, nem preciso me preocupar com mesh, visto que é para cobrir uma área pequena.
 
Back
Topo