1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sugestão: Guia dos Direitos do Consumidor/Como fazer Reclamações

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Annie, 6 de Novembro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 8201)

1. Annie

Annie Power Member

Boas tardes,
    tenho descoberto pelo fórum imensas dúvidas sobre os direitos, deveres e garantias do consumidor, sobretudo no que toca a questões de reclamação. Eu própria me sinto muito confusa em relação a isto. Sinto que os vendedores têm a faca e o queijo na mão e que de pouco vale reclamar. É sabido que se chegar à loja e protestar com escândalo, isso cai em ouvidos de mercador e podem até resolver o nosso caso mas quem vem a seguir lixa-se novamente e assim vão perpetuando os abusos.
    O que eu sugeria era criar uma thread sticky em que se condensasse informação geral e pertinente sobre como fazer uma reclamação devida.
    Sugeria, p.ex., explicar quais os meios que o consumidor deve usar, a quem se deve dirigir, quem regula que área, etc. e juntando artigos ou decretos-lei para fundamentar as afirmações. Seria interessante também expor modelos de cartas/emails de reclamação etc.
    Outra coisa, quem poderá prestar apoio ao consumidor? Nomes, contactos, etc.
    Vejo que há gente bem informada e penso que com um pequeno contributo, isto pode ser útil para todos.
    Para não estar só aqui a pedir, vou sintetizar o que tenho lido no site da DECO e mais tarde adiciono.

Fica a sugestão :)

Última edição: 6 de Novembro de 2007
  2. HecKel

HecKel The WORM

Gostei bastante da ideia ;)

Pessoalmente..., quando tenho problemas desses digo sempre o mesmo: Então vou informar-me junto da Deco dessa situação, só para averiguar...

E curiosamente as coisas mudam logo a meu favor :P Por acaso sou mesmo sócio da DECO e não faço qualquer tipo de ameaça, quando digo que me quero informar é porque vou mesmo informar-me a seguir, caso as coisas não fiquem bem esclarecidas.

Pessoalmente acho a tua proposta mesmo muito boa, e tenho ideia que não há nada no fórum sobre isso, o problema é que julgo que não tens acesso ao quadro onde isso de facto teria sentido, este: Guia de compras: Preços, Lojas e Produtos

3. Kayvlim

Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

Também gostei da ideia. Já vi por cá mil e uma formas diferentes de reclamar. Pelo que dizem sempre, resultam, e nem todas levam a escândalos e peixeiradas.

HecKel, lembro-me de ter lido por cá que esse quadro está acessível por todos :) assim, tanto melhor! Todos (excepto guests, pelo que vi) têm acesso a essa informação!

4. spastikman

spastikman Banido

Excelente ideia. Se for bem organizada com os artigos da lei descritos, poderá ser uma óptima base de consulta para todos :)

5. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Parte II - Quem consegue fazer um guia desses?

6. kikofra

kikofra Power Member

se houve-se ai alguns advogados e genta mais dentro dessa area podiam-se juntar e fazer isso!!!!!!!!!

7. R.Raposo

R.Raposo Power Member

Concordo especialmente no que toca aos ISP's

8. labregovski

labregovski Power Member

Vejo que este tópico já tem quase 3 anos mas acho que é o sítio certo:

Reclamar por escrito, por vezes, vale a pena.
    Se possível, na loja e pedindo o livro de reclamações.

Quando as coisas não funcionam e não há vontade de resolver as coisas a bem, por parte da empresa, sugiro o seguinte:
    1 - Manter a calma; Baixar a voz;
    1-1 - Argumentar as nossas razões.
    2 - Pedir o livro de reclamações em tom amigável e conciliador; Normalmente o problema não é a pessoa que está a atender mas a má organização dos sistemas e processos de atendimento e resolução de situações específicas. Explicar que queremos o livro não para fazer queixa da pessoa - até porque ela é muito simpática e está a fazer tudo o que pode para ajudar - mas porque apesar dos esforços desta, os sistemas demasiado rígidos da organização estão impedir a resolução desejada quer por nós, quer pelo simpático colaborador.
    3 - Vão tentar demove-lo de escrever no livro - dizer que compreende que se escrever no livro vai criar alguma perda de tempo à organização (reuniões de qualidade, auditorias internas, etc.) e que realmente o gerente da loja deve ponderar se vale a pena resolver o assunto já e chegar a um acordo antes de as coisas irem para o livro. Se neste ponto a situação se resolver, agradecer a simpatia e civismo.
    4 - Se não resolveu, insistir com firmeza e educação na necessidade de escrever. Podem dizer-lhe que não é caso para isso, etc. Mantenha a calma e estilo conciliador. A resposta é - Alguém verá depois se é ou não. Até é natural que eu não tenha razão e se for esse o caso, não haverá nenhum prejuizo para a sua organização. Se eu tiver razão, a organização aproveitará para melhorar os procedimentos para que este problema ou conflito de pontos de vista não volte a acontecer.
    4 - Quando finalmente chegar o livro, descreva a situação desde o início. Se não chegar o espaço, prossiga para a folha seguinte. Quando pedir mais páginas, vão franzir-lhe o sobrolho. Não se atemorize. O livro está ali para si.
    5 - No final faça um resumo do tempo que perdeu (descrevendo e somando todos os momentos que perdeu a tentar resolver a situação) e diga, sem exageros quanto isso vale em dinheiro (tempo, deslocações, etc.). Mais por uma questão estatística.
    6 - Peça desculpa pelo incómodo e vá para casa.
    6 - Não espere que lhe resolvam o problema mas...
    7 - às vezes funciona - a última reclamação que fiz seguindo este procedimento, rendeu-me 132 eur. :D. - passados uns dias de eu ter sido maltratado pelos processos pouco amigos do cliente num operador de telemóveis, ISP e TV (não vou dizer qual - podem ser 4 ou 5) - recebo uma chamada em que me pediram desculpa pelo sucedido e propuseram este valor um pouco estranho mas agradável.
    8 - Doe 25% do montante a uma boa causa.

9. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

@labregovski

O teu post é porreiro mas não se enquadra minimamente no tema geral deste fórum em particular "sugestões para o próprio fórum" pelo que vou ver se o consigo transferir para o fórum em que deverá estar que é o guia de compras e lojas

Partilhar esta Página