1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sugestão para a secção Fotografia

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Warlord, 7 de Abril de 2008. (Respostas: 74; Visualizações: 2685)

1. Warlord

Warlord [email protected] Member

Já andava a pensar nisto a algum tempo, e visto que decidiram encerrar o topico "Mostre os seus ensaios digitais", penso que é agora a altura ideal.

A minha ideia seria criar 1 tópico unico onde cada user pode submeter uma foto sua, devendo falar um pouco sobre a mesma: quando/como/onde a tirou, exposicao/abertura, quais acessorios utilizados, PP utilizado (crop, levels, saturation, etc), dificuldades que sentiu, etc. A foto deve ter dimensao maxima e opcionalmente pode-se colocar thumbnails que mostrem por exemplo a foto original antes do PP efectuado.

Antes de postar a sua foto, o user deve comentar a foto anterior, evitando um simples gosto ou nao gosto e, atraves de uma critica construtiva, exprimir o que gostou e não gostou na foto anterior, podendo sugerir o que teria feito de diferente.

Como é obvio ninguem pode fazer dbl posts, devem esperar ate que alguem comente a vossa foto para poderem postarem outra e comentar a anterior. De preferencia esperem ate que várias pessoas postem antes de voltarem a postar, o objectivo não é mostrar o vosso bau mas sim aprender e ajudar os outros. Pode-se ate limitar 1 post por dia por pessoa.

Este topico seria para todos os que gostam de fotografia e querem aprender e partilhar o que sabem, se querem apenas mostrar as suas fotos, usem a galeria.

Penso que as regras são faceis de seguir e os moderadores não deverão ter muito trabalho, se for necessario ofereco-me para ir fazendo report de quem não segue as regras (por exemplo posta mts fotografias ou não comenta a foto anterior).

O que acham?

Última edição: 7 de Abril de 2008
  2. adolfo dias

adolfo dias Power Member

foi criada uma galeria para exposição de trabalhos

3. Nem+Nem-

Nem+Nem- Banido

Acho que se funcionar de uma forma construtiva e as pessoas facilitarem a vida dos users que não sabem ver o exif (e mesmo porque em certos sites não aparece o exif), colocando a velocidade e abertura como se vê em todo o lado, que é muito interessante já que as boas fotos não se perdem com tanto volume de posts. Será certamente um net-worth para o fórum (e para os "fotógrafos").

4. Warlord

Tal como eu disse no meu post, o intuito nao e mostrar trabalho mas aprender onde erramos e como podemos melhorar. Quem que expor fotografias usa a galeria, nisso concordo a 100%.

Esta topico nao iria substituir o "Mostre os seus ensaios digitais...", o seu objectivo e claro e distinto.

Ver o EXIF, saber a abertura e tempo de exposição sao apenas promenores tecnicos do que fazem uma boa fotografia, nao aprendes composicao, contrastes, cores, olhando para um EXIF ;)

5. helius

helius Power Member

o propósito das galerias é também o de fomentar a crítica, quando vires uma foto que te interesse, pela positiva ou pela negativa, escreves um post fundamentado na galeria do user em questão, assim não ficamos pelo gostei, não gostei, ...

pelo menos é assim que eu encaro esta nova secção, mas só daqui a algum tempo é que vemos como vai ser na prática

cumps

6. Nem+Nem-

Nem+Nem- Banido

Por acaso concordo a 110% e já ía dizer isso no post anterior, mas depois escapou.

Acho que o "mostre os eus ensaios digitais" é um tópico divertido não só pelas fotos bem como pelo "convívio" que ali existe e isso não se devería perder. Esse elemento vai deixar de existir somente na galeria. Acho que uma coisa não impedía a outra, desde que as pessoas só postassem as suas ultimas fotos e não as do baú. Aquele tópico é divertido - não é uma galeria (coisas distintas) - e isso é de valor e na minha opinião de se manter. Oxalá a administração do fórum reconsidere isso.

7. Acho que o problema da administração com aquele tipo de tópicos é o off topic gerado que é muito mas pra quem tiver paciência para lê-lo todo aprende-se um pouco de tudo sobre fotografia, há posts que falam de composição, outros de uso de modos manuais etc... quase se podia chamar apenas "Fotografia" (desde que ninguém fosse lá perguntar que máquina comprar). Realmente acho que se perde algo com o encerramento daquele tópico mas acho que é bom darmos uma oportunidade à galeria e queixarmo-nos depois :p

8. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Warlord, a zona de questões e/ou sugestões é esta. ;) Colocando isto na zona de Fotografia acaba por ficar um pouco deslocado.

Quanto à questão apresentada, foi criada a Galeria porque se queixavam do tópico Mostre os seus ensaios digitais, que era insuficiente, etc. Tendo em conta a nova alternativa, deixou de fazer sentido manter esse tópico aberto. O convívio mantém-se, mas agora com menos spam. E não se esqueçam que convívio a sério pode ser feito no #techzone (IRC) ou em encontros de pessoal da Techzone, não é por haver ou não um tópico que isso se perde.

9. newcabaret

newcabaret Power Member

Eu digo sinceramente que este novo formato não me atrai... Galerias já tenho duas e parece-me que os comentários às votos vão baixar de uma forma drástica. A ver vamos... Eu não vou fazer galeria :(

PS - Eu nunca me queixei de nada :D

10. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Enquanto na thread que foi fechada, uma fotografia podia ter 0 ou 20 comentários, não estou a ver que façam a mesma coisa nas galerias... As galerias são umas coisas giras mas não passam de flickrs, olhares e picassas dentro da techzone.
    Com isto quero dizer, as galerias são interessantes como exposições mas não como debate de técnicas utilizadas nem possiveis mudanças de modo a tornar aquela fotografia melhor.

Resumindo, o facto existirem galerias não é incompativel com o "Mostre..."

Também não me recordo de existir tanto spam assim. É normal que durante os temas existam sempre uns quantos offtopics mas na secção de fotografia, não me apercebia de que fossem tantos assim de modo a serem referidos como spam.

11. Nem+Nem-

Nem+Nem- Banido

Concordo. Também não acredito em muitos comentários.

Com mais ou menos spam/off topic, a "galeria" e o "mostre os seus ensaios digitais" são coisas completamente distintas e uma não devería impedir a outra.

Quanto ao convívio no IRC e jantaradas nem toda a gente acha piada/tem paciência/tempo e haver 1 tópico em que algum convívio -- moderado -- exista, é saudável. Claro que sendo uma excepção, senão isto era uma anarquia. Mas acho que todos os frequentadores desta secção de fotografia do fórum vão sentir muito a falta desse tópico e perder o interesse pela secção de fotografia, quando os 2 tópicos são tão distintos que poderíam (e deveríam) coexistir. Quase 100.000 visitas provam o que o tópico vale para os membros desta secção.

12. Warlord

Colokei a sugestão na secção de fotografia pois é uma sugestão exclusivamente relacionado com o tema, aproveitando o facto de terem fechado a thread mais popular da seccao, mts utilizadores iriam dar uma vista de olhos pelo indice da seccao, pelo menos falo por mim pois anteriormemte se visse o indice da seccao dia sim dia nao ja era mt, saltava sempre directo pra thread atraves do meu perfil/topicos subscritos. Mas compreendo o move, realmente esta e a seccao correcta, e como deixaste (e bem) o link no forum original, nao tenho nd contra :)

Compreendo as razoes pelo k fizeram, mas cm ja foi dito, tb sou da opiniao que as participacoes e numero de comentarios as fotos ira baixar. Em vez de visitar um topico agora teremos de visitar 10 ou 20 diariamente, e tb cm ja foi dito, para isso uso o flickr, olhares, etc. Uma das coisas k gosto no flickr sao as pools dos grupos, onde num unico local podes ver fotos submetidas por diferentes pessoas. A principal diferenca das galerias e k apanhas um pouco de tudo, fotos boas e fotos mas, enkanto nas galerias a qualidade depende no nivel em que se encontra o fotografo, apesar de a qualidade variar sempre (umas fotos saem melhores outras piores), nao oscila tanta como uma foto de uma amador seguida de uma foto dum profisional.

Ja a minha sugestao nao passa apenas por uma simples pool de fotografias, mas sim uma thread com regras bem claras:

-Mostrar uma fotografia mas partilhar um pouco da historia, tecnicas utilizadas, efectuar uma auto critica do trabalho.
    -Comentar de forma construtiva pelo menos a foto anterior (se quiserem deixar uma palavras a outra foto podem fazer).

Creio k desta forma o offtopic/spam que existia (sim concordo que existia, mas tb sou de opiniao k nunca foi exagerado) em "Mostre os seus ensaios digitais..." sera bem mais reduzido, especialmente se limitarem o post de uma fotografia por dia por pessoa.

13. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Warlord, nunca te apercebeste de um spam profundo porque haviam sempre Moderadores a tratar da situação. Começo a achar que isto é uma situação em que pedem a mão e tentam levar o braço. O tópico "Mostre os seus ensaios digitais" como já foi dito, era criticado por ser confuso, e se achas mal ter que ler cerca de 10/20 tópicos, eu acho pior andar com um tópico desorganizado página à frente, página atrás, com comentários entrelaçados respeitantes a fotos diferentes.

O que estás a sugerir vai de encontro a esse mesmo tópico que, como já verificámos, não funcionou como se pretendia. É tudo uma questão de organização e acho que esta Galeria permite um nível de organização excelente, levando os comentários a serem mais objectivos e com menos spam.

Como eu expliquei, criou-se a Galeria como forma de substituir esse tópico do qual muitos se queixavam da confusão.

E também nem todos os Moderadores têm paciência ou vida para moderar off-topic constante. ;)

8 ou 80? Se calhar era de valor dar uma oportunidade à Galeria. Por norma há sempre quem recuse a mudança com unhas e dentes. Não há muito a fazer em relação a isso, acomodaram-se a um molde e regem-se por ele como o correcto, se bem que as coisas não são bem assim. Agora acho que a Comunidade ganhava mais com uma participação activa e correcta na Galeria do que com o saudosismo de um tópico confuso e com off-topic. ;)

14. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Da-se a oportunidade à Galeria com todo o gosto, é uma excelente forma de mostrar trabalhos, do estilo portefólio, agora como base de discussão, não me parece a melhor. Aliás, vejo um pouco a galeria como um "Vende-se" onde só o criador do tópico é que vai lá colocar qualquer coisa. Lembrei-me de outra coisa que traria ainda menos spam, todos os comentários sobre as fotos da galeria seriam enviados por PM para cada um em vez de serem públicos

Sinceramente o k acho pior a nível de spam e confusões em qualquer tópico de imagens é o facto de se fazer quote e a imagem reaparecer, especialmente imagens grandes.

Não haverá uma forma de em quotes de outro membro, a tag [​IMG]

15. newcabaret

newcabaret Power Member

Existem muitos tópicos com a quantidade de respostas do "mostre..."?
    Em comparação entre os moderadores terem paciencia para moderar :confused: e eu ter que ter paciencia para ir para o irc ou a fazer deslocações do 300 km para jantaradas parece-me um bocado infeliz.
    Sei perfeitamente que existe sempre algum atrito em relação a mudanças. Será que por isso tenho que passar a concordar com esta?

16. Warlord

Eu (e mts outros) seguiam o topico atentamente, com visitas varias vezes ao dia, sinceramente nunca me apercebi de se terem cometido grandes excessos de offtopic ou spam, pelo menos o assunto em discussao sempre foi fotografia ou algo directamente relacionado. Se havia spam profundo e uma forte moderacao tal como dizes, nunca me apercebi dela, e nesse caso parabens aos moderadores :) Topico confuso? sim era, nisso estamos de acordo.

Agora nao me parece de modo algum que o que sugiro va de encontra ao que se passada no topico antigo, a comecar pelo facto de nao existirem quotes! o espirito e tambem diferente, nao e mostrar imagens (nao se pode colocar mais de uma imagem por post) mas sim comentar as imagens.

IMO a maneira mais rapida de evoluir tecnicamente e perceber onde erramos e como melhorar, para isso e necessario k alguem nos ajude, e claro, tb se aprende mt vendo os erros dos outros, ou lendo quais foram os cuidados que o autor teve na composicao dakela boa fotografia...

Talvez o forum techzone seja o local errado para ter uma thread deste tipo, nao sei, cabe aos moderadores e admins decidirem o que esperam da seccao de fotografia.

Se querem um sitio onde os membros podem simplesmente mostrar aos outros as fotos dum hobby, a galeria serve perfeitamente. Se querem um sitio onde os membros podem aprender sobre fotografia, entao a galeria nao e o mais apropriado...

Acho as galerias bom para cada um mostrar o seu trabalho, e acho uma thread destas boa para se discutir e aprender sobre o assunto.

17. Romani48

Romani48 Power Member

warlord, mas os comentários construtivos ás fotos são bem vindos na nova zona de galeria.. os users podem se exprimir em cada thread

não sei se é isto que pretendes

18. michael c

michael c Power Member

Eu também sou da opinião de que as criticas às fotografias vão baixar com o sistema de galerias. Agora, uma coisa é certa, foram os próprios users daquela secção que "reivindicaram" este este sistema, agora não se podem queixar. É óbvio que nem todos o fizeram, mas a verdade é que a grande maioria dos que frequentam aquela zona do fórum pediu um sistema destes.

Acho que devemos dar uma oportunidade às galerias. Eu também gostava da thead dos "Ensaios" onde se gerava, a meu ver, um ambiente excelente de partilha de informação e até de convivio. Mas a verdade é que ao existirem galerias, é normal que o tópico fosse encerrado.

Julgo que todos nós devemos fazer uma galeria e comentar as fotos uns dos outros no espaço das galerias. Só haverá menos criticas se nós quisermos. Embora admita que me custa ver o tópico dos "ensaios digitais" encerrado.

Mas deixo aqui uma sugestão à moderação. Quase 100.000 visitas justificam o facto daquele tópico se ter tornado um marco para a história do fórum de fotografia. Por forma a não se perder essa história e o próprio tópico, faço votos de que seja colocado em sticky. Acho que o tópico, por tudo o que representa, merece essa consideração.

19. HecKel

HecKel The WORM

Uma questão a para todos:

Onde andavam essas sugestões quando esta thread estava em discussão? Vejo sugestões sobre proibir membos de postar, vejo pedidos de uma galeria mas não vejo ninguém a refutar e os que vejo não apresentam alternativas.

Agora que a galeria foi criada aparecem as criticas destrutivas, onde andavam vocês?

A discussão para a criação da galeria demorou bastante tempo, até há coisa de 2 dias pensava que era tempo demais neste momento até começo a acreditar que foi tempo desperdiçado.

Imaginem o que é terem uma thread de sugestões, basearem as vossas discussões na opinião dos utilizadores que participam nessa thread e tentar encontrar uma solução que seja viável e depois chovem criticas por tudo quanto é lado, volto a perguntar, onde andavam vocês? Onde andavam essas sugestões?

20. Warlord

@Romani48: sim, compreendo isso, comentarios construtivos sao bem vindos onde que que seja :) apenas nao me parece k seja esse o proposito da galeria...

vejo a galeria mais para mostrar trabalhos, nao tanto para aprender...

Deste modo quem kiser aprender um pouco mais sobre fotografia vai ter de andar a saltar de galeria em galeria, actualmente o numero de comentarios nas mesmas e reduzido, claro k tenho a certeza ke ira aumentar, mas o formato e as regras nao potenciam uma discussao sobre tecnicas utilizadas nas fotos...

Por exemplo, vou a tua galeria e vejo uma foto k gosto, e kero comentar a mesma, como nao posso fazer quote das imagems, vou ter algo do genero: "gosto da 3ª imagem na 2ª linha a contar do fim, no entando tinha feito o crop mais a eskerda. axo k as cores ficaram demasiado fortes.". Passado 1 dia colocas uma nova foto (editas post existente) e a 3ª imagem na 2ª linha deixou de ser a mesma, alguem k leia o meu comentario ou fica sem perceber nada ou pensa k sou estupido :lol:

O que sugiro vai fazer sentido ker lendo no proprio dia ker 1 ano depois, ja que os comentario incidem sobre a propria tua imagem e sobre a imagem imediatamente anterior.
    Quem ler 3 paginas vai apanhar fotos de todos os tipos, sobre os mais variados temas e com caracteristicas totalmente diferentes, boas fotos (exemplos a seguir) e mas fotos (exemplos a evitar).

Última edição: 8 de Abril de 2008

Partilhar esta Página