Sugestão para a secção Fotografia

Ao qual respondi:
Sure, se a sugestao das galerias esteve "on hold" durante mais de 1 mes a espera de sugestões e comentários, não vejo pq não manter tb esta sugestão "on hold" durante dias/semanas antes de se tomar uma decisão :)

Entretando podemos continuar a analisar os pros-contras da sugestao e ver cm as galerias se portam.
:) Pelos vistos houve aqui um mal entendido de ambas as partes.

Mas claro as k galerias nao invalida comentarios construtivos, eu disse issso? ja disse k nao sou contra as galerias, gostava que elas continuassem, independetemente da sugestao ir em frente ou nao! apenas acho k as galerias nao propiciam uma discussao nos moldes da sugestao.

O que nao ker dizer k nao possa ser feito atraves da galeria, agora axo k uma galeria nao e a melhor maneira de atingir os objectivos apresentados na sugestao (incentivar e priviligiar uma discussao tecnica sobre as fotografias de cada um com vista na evolucao tecnica).

Dizem e bem k antes para ver fotos tinhamos de andar aos saltos dentro dum topico cheio de quotes e posts inuteis. A galeria veio colmatar esse problema.

Digo e bem que agora para aprender algo tenho de andar aos saltos entre galerias cheios de posts que nada me ensinam. A sugestao iria colmatar esse problema.

(PS: nao e k na thread antiga aprendesse, era realmente uma confusao, e entre a thread unica (nos moldes antigos) e as galerias prefiro tb as galerias).

E verdade k numas galerias se vai aprender mais que outras, basta ver que uns se preocupam em mostrar portofolio, e outros apenas mostram uma de cada vez de forma a incentivar comentarios sobre a mesma. Agora nao me digam k nao se vai encontrar mt "palha" (ie posts sem ***** relevancia tecnica) pq vai... na sugestao isso nao iria acontecer...
 
Por acaso já tinha pensado nisso. De momento coloquei lá as fotos que já toda a gente tinha visto e comentado, mas quando começar a postar fotos novas, vou tentar que tal seja feito de forma a incentivar a discussão técnica. Mas "palha" vais encontrar sempre, visto que a maioria são amadores, e muitos ainda fazem um esforço grande para que os seus comentários não sejam "palha".

Também se pode pedir que adicionem descrições técnicas, além do EXIF, sobre as fotos que se tiram, mas é algo que já fica ao critério do autor. Eu, por exemplo, muitas já não me lembro.
 
E verdade k numas galerias se vai aprender mais que outras, basta ver que uns se preocupam em mostrar portofolio, e outros apenas mostram uma de cada vez de forma a incentivar comentarios sobre a mesma. Agora nao me digam k nao se vai encontrar mt "palha" (ie posts sem ***** relevancia tecnica) pq vai... na sugestao isso nao iria acontecer...

Não vai, e isso esta salvaguardado nas regras.

Na tua sugestão, pelo que li inicialmente (não sei se ja fizeste um upgrade ou não), um user deixa um comentario à foto anterior, e como moeda de troca deixa uma nova foto...
ou seja, recebes um comentario à tua foto, que pode ser bom ou mau, e a discussão segue para outra foto. em que é que isto te ajuda?
ok, para quem le a thread toda, se calhar com um comentario ou outro, aprende qualquer coisa, mas isso também acontece nas galerias.
oibrigar uma pessoa a deixar uma foto por cada comentario, se calhar também não é a melhor solução, para quem quer aprender alguma coisa, digo eu.

BTW. daqui a um ou 2 meses, reavalia-se a situação, ou por vossa iniciativa, ou por iniciativa do staff. neste momento, de facto, não me parece saudavel para a implementação das galerias iniciar outra thread com exposição de fotos.
E daqui a 2 meses, vai ser possivel analizar dados concretos, em vez de nos basearmos em previsões de como vai funcionar a galeria. E nessa altura, ve-se qual é a solução que melhor complementa a galeria, caso seja de facto necessario complementar alguma coisa.

Se voces querem ouvir comentario de uma foto... eh pa, abram uma galeria em vosso nome, e metam la a foto... os comentarios vão chegar.
quando ja tiverem comentarios qb, alterem a foto em destaque, ou metam um thumbmail, e vão ter comentarios de novo... se a foto for digna de tal, afinal de contas, ninguém é obrigado a comentar o que quer que seja.
 
Sim e isso +- no entanto eskeceste-te de uma parte. Um user faz um comentario a foto anterior (o que nao gostou, o que tinha feito se tivesse sido ele, como a foto poderia ter sido melhorada; o que gostou, o que lhe chamou mais a atencao na foto, etc). Dps posta uma foto sua mas descreve e auto-critica a mesma (quando/como/onde a tirou, exposicao/abertura, quais acessorios utilizados, PP utilizado (crop, levels, saturation, etc), dificuldades que sentiu, etc).

Acabas por ter sempre 2 analises por post, uma critica e uma auto-critica.

Em que e k isso ajuda? IMO quem participa vai aprendendo a apreciar e avaliar fotografias, a descobrir os pontos fortes e fracos que fazem uma fotografia, por outro lado, aprende a detectar essas mesmas caracteristicas nas suas fotos, e por fim, avalia ate que ponto a sua auto-critica corresponde a realidade das opinioes dos outros membros.

Claro k ninguem e obrigado a comentar o que quer que seja, essas pessoas nao iriam participar num topico com estas caracteristicas. Ha quem keira aprender e ha quem keira apenas ver fotografias :)



Sim colocar uma foto em destake na galeria parece ser a melhor maneira de recolher criticas a foto, o problema surge passado uns dias quando quiseres alterar a foto em destaque, como fazes aos comentarios k foram colocados por outros membros relativos a foto anterior? Quem visita a galeria vai ficar um pouco confuso ao ler comentarios "que linda praia, o por do sol estava excelente" e a foto em destaque mostra uma macro de uma flor :lol:

La esta, para isto nao me parece que uma galeria seja o formato adequado. Possivelmente mts ainda nem se aperceberam deste detalhe, mas aproveito para deixar uma solucao, que passa por deixar de colocar a foto no 1º post e passar a ter o link para um post mais a frente, colocando a nova imagem depois dos comentarios ja feitos... e la comecamos nos aos saltos dum lado para o outro, nao so numa thread mas em cada uma das galerias...

Por alguma razao nos sites de fotografia tens numa pagina os thumbnails das fotos, mas dps ves 1 foto por pagina com os comentarios por baixo... Coisa que vai ser impossivel fazer na galeria TZ (a nao ser k criem uma seccao para cada user e deixem-no criar 1 thread por foto la dentro, mas duvido que vcs o queiram fazer).
 
Última edição:
Sim colocar uma foto em destake na galeria parece ser a melhor maneira de recolher criticas a foto, o problema surge passado uns dias quando quiseres alterar a foto em destaque, como fazes aos comentarios k foram colocados por outros membros relativos a foto anterior? Quem visita a galeria vai ficar um pouco confuso ao ler comentarios "que linda praia, o por do sol estava excelente" e a foto em destaque mostra uma macro de uma flor :lol:

La esta, para isto nao me parece que uma galeria seja o formato adequado. Possivelmente mts ainda nem se aperceberam deste detalhe, mas aproveito para deixar uma solucao, que passa por deixar de colocar a foto no 1º post e passar a ter o link para um post mais a frente, colocando a nova imagem depois dos comentarios ja feitos... e la comecamos nos aos saltos dum lado para o outro, nao so numa thread mas em cada uma das galerias...


Passas a foto anterior para thumbmail, e trocas a foto em destaque...
se quizeres metes um thumbmail da nova foto no meio da discussão, além de a pores em destaque, para evitar que as pessoas tenham que ir ver o 1º post.
 
Sim colocar uma foto em destake na galeria parece ser a melhor maneira de recolher criticas a foto, o problema surge passado uns dias quando quiseres alterar a foto em destaque, como fazes aos comentarios k foram colocados por outros membros relativos a foto anterior? Quem visita a galeria vai ficar um pouco confuso ao ler comentarios "que linda praia, o por do sol estava excelente" e a foto em destaque mostra uma macro de uma flor :lol:
Eu pensei que fosse óbvio, mas se for preciso eu acrescento nas Regras/Guidelines... A fotografia em destaque não precisa de sair da galeria em thumbnail. Por exemplo, seguindo uma estrutura de data, dividindo os thumbnails por mês por exemplo, pode-se escolher uma foto de Abril e seleccioná-la como foto de destaque por gosto pessoal, sem ter que mexer no thumbnail que se encontra em "arquivo".
 
Acho k nao vale a pena por nas regras, acho k cada um deve ter liberdade para organizar a galeria a sua maneira, nao faz mt sentido obrigar tds as pessoas a seguir exactamente a mesma estrutura... pelo menos vejo uma galeria dessa maneira, mas tb ja dizeram k talvez galeria nao seja o termo adequado, por isso nao sei, digam vcs o k acham melhor.

O que queria dizer e k mesmo passando a antiga foto em destaque para thumbnail, ao fim de umas semanas vais ter varias que passaram por destaque, e com o passar do tempo cada vez se vai tornando mais dificil entender que comentario corresponde a que foto, mesmo numerando os thumbnails, terias ou de proibir os membros de comentar fotos que nao estao em destake ou obrigar tds os membros a indicar o nome/numero da foto que estao a comentar em tds os posts, nenhuma delas e agradavel...
 
não há nenhum plugin para o VB que permita algo tipo como temos no deviant art, ou olhares, ou afins? uma verdadeira galeria?

a minha ideia para já é puramente desconhecimento do assunto..

warlord e o pessoal do Digital, penso que o melhor para combater ligações quebradas entre os comentários e a foto é ou dar lhe um nome, ou então por o link antes de iniciar um comentário..
 
Acho k nao vale a pena por nas regras
Regras / Guidelines. ;) Mas cada um organiza-se à sua maneira, de certeza que acabam por encontrar a melhor forma de colocar cada Galeria de forma interessante e funcional. :)

penso que o melhor para combater ligações quebradas entre os comentários e a foto é ou dar lhe um nome, ou então por o link antes de iniciar um comentário..
No tópico de Exemplo existe a organização por números. Mas sim, organizar colocando um nome e/ou link para o primeiro post onde a foto foi colocada. :)
 
Última edição:
Essa da referência à foto em destaque é bastante simples. Basta colocares a foto em thumbnail e em tamanho maior no destaque. Depois podes dizer no rodapé da foto de destaque que simplesmente façam referencia à foto utilizando como referencia "Foto X" do tema "Y". Como essa referencia vai estar em thumbnail no mesmo sitio (a menos que troques a ordem") quem visitar a tua galeria daqui a uns tempos, vai saber sempre de que foto tavas a falar...parece-me simples.

Vai à minha galeria, este sistema está implementado lá e até me parece funcionar bem. Outra hipotese é simplesmente copiares o link da imagem que está em destaque e fazeres referencia a isso entre parantesis quando comentas. "A foto que está em destaque (url_da_foto)... Acho que não será por aí.

Acho que os users devem tirar o máximo partido das galerias. Até porque de ontem para hoje a participação e comentários na secção galerias aumentou mesmo muito. Acho que se está ali a gerar um excelente ambiente! Vamos aproveitar...

michael c
 
Bem, vou dar a minha opinião como user não participante/apenas observador da nova Galeria:

Adorei a maneira como está organizada, acho que vai ser muito difícil fazerem algo melhor que o que lá está.

Parabéns à moderação, penso que estiveram muito bem.
 
Essa da referência à foto em destaque é bastante simples. Basta colocares a foto em thumbnail e em tamanho maior no destaque. Depois podes dizer no rodapé da foto de destaque que simplesmente façam referencia à foto utilizando como referencia "Foto X" do tema "Y". Como essa referencia vai estar em thumbnail no mesmo sitio (a menos que troques a ordem") quem visitar a tua galeria daqui a uns tempos, vai saber sempre de que foto tavas a falar...parece-me simples.

Vai à minha galeria, este sistema está implementado lá e até me parece funcionar bem. Outra hipotese é simplesmente copiares o link da imagem que está em destaque e fazeres referencia a isso entre parantesis quando comentas. "A foto que está em destaque (url_da_foto)... Acho que não será por aí.

Acho que os users devem tirar o máximo partido das galerias. Até porque de ontem para hoje a participação e comentários na secção galerias aumentou mesmo muito. Acho que se está ali a gerar um excelente ambiente! Vamos aproveitar...

michael c
Tenho a certeza k kando e o autor a falar das proprias fotos vai ter td o cuidado em manter tudo com logica, o problema surge kando os comentario sao feitos por outras pessoas, sobras as quais nao tens ***** controlo (nem podes editar os seus posts), nem todas teem isso em conta, tornando com o passar do tempo complicado perceber que comentario corresponde a k foto. Por exemplo na tua galeria, apesar da grande maioria dos comentarios mencionarem uma foto em concreto, o comentario #8 nao menciona a que fotos se refere. Tenho a certeza k se vai tornar um habito mencionar a foto, mas se ate os membros habituais por vezes se eskecem, as pessoas novas que vao chegando e deixam comentarios nao vao ter esse cuidado...
 
@Warlord. Sim, é normal que haja um ou outro comentário que não faça referência especifica à foto. Agora, serão sempre excepção e nunca regra. Considero que o sistema não é perfeito, mas é funcional. Com o tempo acredito que vai ser um hábito mencionar a referência da foto. Por acaso no post #8 que referes, mesmo o autor não mencionando a referencia da foto, dá para perceber bem ao que ele se está a referir. Eu não pretendo mexer mais nas fotos que lá estão. Mas tens alguma razão no que dizes.

Como grande entusiasta que és daquela secção o que eu gostava mesmo era de ver uma galeria tua ali!:D Tua, do Newcabaret, do SwimmerBoy, do ferrari...que simplesmente eram alguns dos membros mais activos e que mais contribuíam para aquela secção e agora praticamente desapareceram. É uma pena mesmo. Tenho a certeza que eu e muitos utilizadores gostariam de ver as vossas galerias para podermos comentar. Mas pronto, respeito a vossa opção, embora ache que poderiam perfeitamente aderir.;)
 
Última edição:
Eu gosto muito de fotografia e, na minha opinião, isto seria muito bom....
Pois eu não sou nenhuma fotografa profissional sou apenas uma "senhorita" que adora fotografia e gosta sempre de aprender mais e mais... pk até morrermos estamos sempre a aprender!
A ideia que me dá é que nesta thread depois podiriam aperfeiçoar as fotografias e aprender com quem mais sabe....

Gostei da ideia...
 
Eu gosto muito de fotografia e, na minha opinião, isto seria muito bom....
Pois eu não sou nenhuma fotografa profissional sou apenas uma "senhorita" que adora fotografia e gosta sempre de aprender mais e mais... pk até morrermos estamos sempre a aprender!
A ideia que me dá é que nesta thread depois podiriam aperfeiçoar as fotografias e aprender com quem mais sabe....

Gostei da ideia...

A grande maioria aqui também não é profissional. Aprendemos uns com os outros, lendo artigos por fora, comprando livros, etc...
Se queres opiniões sobre as tuas fotos, abre um tópico na secção de galerias, organiza lá as tuas fotos e aguarda por criticas. O que não falta por aqui é pessoas interessadas em ajudar-te. :)
 
Back
Topo