Sugestão relativa ao forum Telemoveis e PDA's

jo_Ny

Power Member
Se calhar já foi sugerido mas eu fiz um search e não encontrei.

Dada a quantidade de membros e principalmente novos membros que aparecem a pedir conselhos para a compra de um telemovel, muitos completamente a nora, e para agilizar a ajuda, sugeria a criação de um tópico do género deste mas aplicado ao forum em apreço.

Assim quando alguem chega e pede recomendações, já não é necessario os membros estarem a perguntar "o orçamento? que utilização tencionas dar? que rede és? que marca preferes?" etc para o aconselhar.

O que acham?
 
Boas.

Já tinha sido proposto anteriormente mas nunca se avançou com isto porque não é possível fazer um questionário que sirva a todos. Há preferências específicas como por exemplo aqueles que apenas querem um telemóvel "fashion" e nem ligam muito às características, outros que querem com teclado QWERTY, ou com um determinado sistema operativo, ou então estão interessados num telemóvel com WiFi. Muitas vezes estão apenas interessados numa característica, outras vezes até querem um modelo com um determinado conjunto de características e nesses casos não é necessário um questionário. :)
 
Boas.

Já tinha sido proposto anteriormente mas nunca se avançou com isto porque não é possível fazer um questionário que sirva a todos. Há preferências específicas como por exemplo aqueles que apenas querem um telemóvel "fashion" e nem ligam muito às características, outros que querem com teclado QWERTY, ou com um determinado sistema operativo, ou então estão interessados num telemóvel com WiFi. Muitas vezes estão apenas interessados numa característica, outras vezes até querem um modelo com um determinado conjunto de características e nesses casos não é necessário um questionário. :)

Hum ok. De qualquer modo podia ficar em sticky e os membros depois é que optavam por utiliza-lo ou não, consoante as suas exigencias se enquadravam no questionario ou não... Se fosse algo com preferencias muito especificas não se utilizava. Não sei...

Bem de qualquer modo ja ha um tópico sobre este assunto, podes ver como ficaria mais ou menos o formulario. Mas claro quem decide são voces:)

Acho que podem então fechar este tópico.
 
Também concordo e em relação ao ser fashion e nao sei que... metia-se tambem uma pergunta nesse formulario, tipo para que queres o telemovel ou que telemovel pretendes!
 
Nesses casos em que só querem uma determinada característica, o resto do questionário deixa de fazer sentido.

Outra coisa que me deixa reticente é que muitos users nem lêm as regras nem tão pouco os tópicos em sticky (exemplo: Índice de Tópicos).
 
Nesses casos em que só querem uma determinada característica, o resto do questionário deixa de fazer sentido.

Outra coisa que me deixa reticente é que muitos users nem lêm as regras nem tão pouco os tópicos em sticky (exemplo: Índice de Tópicos).

Penso que não deixa de fazer sentido, entao eu posso querer um fashion, mas de determinada marca e com determinada funçao!
 
Penso que não deixa de fazer sentido, entao eu posso querer um fashion, mas de determinada marca e com determinada funçao!
Se pretendes um telemóvel fashion de uma determinada marca e com uma determinada função, é porque sabes bem o que queres e vais fornecer os dados necessários para que te aconselhem da melhor forma. ;)

Quero também esperar que os outros responsáveis da zona se manifestem.
 
Eu acho que só beneficia ambos os lados ter um formulário na pedida de ajuda na escolha de telemóveis: beneficia o utilizador que precisa de ajuda, pois permite-lhe elaborar uma lista de características que o telemóvel deve ter e assim saberá que terá ajuda mais específica; ajuda o utilizador que quer recomendar telemóveis, pois tem mais dados onde apoiar as suas potenciais recomendações.

Caso a ideia seja aprovada, também posso ajudar na construção do formulário. ;)
 
Eu não estou a dizer que é má ideia, apenas que nos moldes em que se encontra não surte o efeito necessário. Já vi que foram feitas alterações e há outras sugestões para melhorar o tópico que está a ser criado, mas era necessário estar realmente completo, ou que tivesse uma outra abordagem. Na minha opinião mesmo que fique em sticky não é suficiente para causar uma diferença significativa. Se houverem mais sugestões em como melhorar esta ideia... ;)
 
Eu não estou a dizer que é má ideia, apenas que nos moldes em que se encontra não surte o efeito necessário. Já vi que foram feitas alterações e há outras sugestões para melhorar o tópico que está a ser criado, mas era necessário estar realmente completo, ou que tivesse uma outra abordagem. Na minha opinião mesmo que fique em sticky não é suficiente para causar uma diferença significativa. Se houverem mais sugestões em como melhorar esta ideia... ;)
Não percebi bem o teu post, desculpa. :P Quando falas em moldes e em abordagem, referes-te especificamente ao quê? Se for aquela questão de o sticky não fazer muita diferença/não se notar muito, sempre se pode criar uma notificação no fórum Telemóveis e PDAs, à semelhança com o que acontece neste fórum (apagaram o fórum sobre o GTA 4 acidentalmente).


Já agora, aproveito para chamar a atenção/fazer a sugestão de mudarem o nome do fórum Telemóveis e PDAs ligeiramente:
Nome actual: Telemóveis e PDA's
Nome que sugiro: Telemóveis e PDAs

O 's só se usa em casos de posse no Inglês, e neste caso estamos a falar no plural de PDA. É como se eu dissesse "tenho dois carro's na garagem". Não estou a tentar dar lições de Inglês a ninguém, acho que esse ínfimo erro foi apenas um descuido. ;)
 
Quando falo em moldes é a estrutura actual do tópico proposto. Sobre a abordagem era tentar arranjar uma outra forma de se fazer e/ou apresentar esse questionário.

Quanto às notificações, foram criadas para colocar informações temporárias. Mesmo que se colocasse uma de forma permanente, para isso também se colocava outra para o Índice de Tópicos para evitar os reposts. É uma forma de chamar mais a atenção (já que os stickies costumam ser ignorados por muitos :p), mas tenho que ver se é permitido (isto não depende apenas de mim) e também se é possível colocar links nessas notificações.
 
Quando falo em moldes é a estrutura actual do tópico proposto. Sobre a abordagem era tentar arranjar uma outra forma de se fazer e/ou apresentar esse questionário.

Quanto às notificações, foram criadas para colocar informações temporárias. Mesmo que se colocasse uma de forma permanente, para isso também se colocava outra para o Índice de Tópicos para evitar os reposts. É uma forma de chamar mais a atenção (já que os stickies costumam ser ignorados por muitos :p), mas tenho que ver se é permitido (isto não depende apenas de mim) e também se é possível colocar links nessas notificações.
Isso dos moldes tem cura, basta ajustar-se às necessidades de quem pede ajuda e de quem a dá. Isso pode ser resolvido com a ajuda dos utilizadores mais experientes e que participem assiduamente naquela secção.
A estrutura pode ser melhorada, usando uma formatação que torne o tópico intuitivo e (ainda) mais simples de perceber e usar.

Notificações... Não precisarias de duas. Apenas precisarias de uma onde dissesses algo como isto:

ATENÇÃO:


Antes de criar algum tópico para pedir ajuda ou informações sobre determinado telemóvel ou PDA, verifique se já existe um tópico sobre o mesmo,
aqui.
Quando de criar algum tópico a pedir recomendações sobre um telemóvel a comprar, faça o preenchimento do formulário neste tópico, e coloque essa informação no seu tópico.
Foi só uma ideia, é claro que depois vocês adequarão caso venha a ser feito.
E quanto à tua dúvida sobre os links, eu também tenho o vBulletin comprado e posso responder-te:

Admin CP sobre as notificações disse:
Notice HTML

This is the HTML that will be shown to visitors when the conditions set below are met.

You may include the following special variables in the HTML:
{userid}, {username}, {musername}, {sessionurl}
Espero ter ajudado. :)
 
Última edição:
Nesses casos em que só querem uma determinada característica, o resto do questionário deixa de fazer sentido.

Outra coisa que me deixa reticente é que muitos users nem lêm as regras nem tão pouco os tópicos em sticky (exemplo: Índice de Tópicos).

Mas nesses casos (simples) pode sempre optar-se por não usar o questionário. Faz-se a pergunta directamente, do estilo quero o melhor telemovel para musica até x €.

Em relação aos moldes, talvez se pudesse começar por utilizar um questionario bastante simples e de alguma forma limitado (mas que já fazia uma boa triagem) e dependendo da evolução, ia-se modificando.

Uma proposta mais simples, que tivesse as questões basicas/essenciais, qualquer coisa do estilo:


  • Telemovel, PDA, Smartphone
  • Marca(s) preferida(s)
  • Operadora ou Livre
  • Orçamento
  • Caracteristicas privilegiadas
Depois se houvessem mais items a analisar iam-se debatendo ao longo do tópico.
Se o membro quiser qualquer coisa completamente fora dos moldes, serão sempre alguns, ok faz um tópico normalmente.

Não sei bem que outras estruturas haverá... talvez alguem possa sugerir outro tipo...

PS: se o membros não reparar nos stickys, fazemos como no forum das configurações, o primeiro que vir o tópico escreve "usa o questionário em sticky" e o membro edita.

EDIT: outra vantagem que vejo decorrente de um questionário é que assim sempre se evita que apareça alguem a sugerir telemoveis que estão fora dos parâmetros do membro, ou porque não leu o tópico todo (porque o membro foi pondo as caracteristicas ao longo do mesmo) ou por falta de enunciamento das mesmas...

De qualquer modo, sublinho, imho o questionário poderia ser sempre de índole optativa. Ha membros a quem dará muito jeito, outros, mais esclarecidos talvez, nem tanto e fariam um tópico normal.
 
Última edição:
Vejo que este tópico morreu muito cedo...

Ao menos houve um bom resultado: Formulário para escolha de Telemóvel
Ficou claro como um simples formulário pôde facilitar
e muito "o aconselhamento"/"a escolha" de telemóveis entre os membros.
Até tenho mais ideias sobre este mesmo assunto, criei um tópico específico para isso,
mas ficou abandonado... Um dia destes volto a ele.





Ressuscito este tópico para trazer uma sugestão genérica,
talvez não seja algo novo, mas fica aqui:

E se aparecerem voluntários para resumir alguns tópicos existentes no fórum?
Por exemplo, alguém (possivelmente o criador do tópico) podia disponibilizar-se
para ler o tópico "GPS em telemóvel" ou "Nokia E65" (ou etc),
identificar as "informações mais relevantes", "perguntas frequentes", "soluções testadas"...
e depois com a aprovação de quem de direito o resumo poderia ser introduzido no primeiro post do tópico.

*o resumo torna-se público e fica sujeito a críticas construtivas de todos os membros,
podendo SEMPRE ser melhorado.


Desta forma poderia-se evitar muitas repetições de questões simples, respostas ambíguas,
seria também mais fácil encontrar informações úteis, etc...


Convém que o voluntário esteja dentro do assunto para poder fazer um resumo com qualidade.


Espero não estar a dizer algum disparate, e
desde já disponibilizo-me para fazer um resumo de um tópico no qual participei muito:
Tópico Samsung i600 .

Concordam?
 
Boas.

O ideal é não repetir tópicos. Se houver o trabalho voluntariado dos users em fazer um apanhado das questões mais importantes, nada contra, pelo contrário, mas aí o ideal seria um tópico acerca de cada marca, ou adicionar essa informação ao primeiro post do(s) modelo(s) em questão, com a referência ao nick do que teve o trabalho. ;)


Cumps.
 
Back
Topo