1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Sugestão] Secção de fotografia

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Rui Marto, 2 de Março de 2008. (Respostas: 35; Visualizações: 1898)

1. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Queria sugerir que fosse criada uma subsecção para amostra de fotografias. De momento existe um tópico para isso, mas visto que é comum a todos os users, acaba por haver um imenso flood de imagens, e ainda por cima não tem o proveito que deveria, dada a quantidade de imagens que entram.
    Desta forma criava-se uma subsecção para amostra de fotografias, com um tópico para cada user, à semelhança da secção de avaliações.
    Para controlar o fluxo de fotografias poderia arranjar-se um esquema estilo "Power Member" de fotografia, pelo qual, ao fim de certo tempo ou certo nível de participação, o membro receberia o seu tópico para fotografias.

2. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Rui Marto, isso é algo que já se encontra em discussão por parte do Staff. Estamos a ponderar as vantagens e desvantagens. Por enquanto não posso avançar mais. ;)

Cumps.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Wow. Obrigado pela resposta rápida. :)

De facto há vantagens e desvantagens. Eu não as conheço todas, porque também não sei como funcionam estas coisas. Apenas sugeri isto com o objectivo de "abrandar" um pouco o ritmo a que aquele tópico cresce, ritmo esse que acho que não é muito favorável aos próprios users, pois mais rapidamente as suas imagens caiem no "esquecimento", muitas delas sem criticas nem comentários.

4. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Sim, é esse conjunto de desvantagens actuais que levaram a que surgisse a ideia de uma galeria com um tópico para cada user. Mas há algumas coisas a discutir antes de se chegar a uma conclusão sobre qual a melhor abordagem. :)

5. michael c

michael c Power Member

Pessoalmente concordo em absoluto com a criação de um esquema de galerias como referiram. Como é óbvio percebo perfeitamente que tenha de ser bem pensado primeiro. De qualquer forma deixo o meu apoio à ideia do Rui e penso que, acima de tudo, no meio desta questão quem ficaria a ganhar seria a própria techzone pela maior dinamização que aquela secção iria ter.

Acho que não seria pela adesão, a thread dos ensaios digitais prova que há receptividade por parte da comunidade da TZ para algo deste género.

De qualquer forma, e se já está em ponderação pela moderação, faço votos de que saia fumo branco em breve.

Cumps

6. helius

helius Power Member

fazendo um bump à discussão :)

a fotografia está mesmo a precisar de uma reorganização em termos de apresentação de imagens, a thread Mostre seus ensaios digitais... está a tornar-se um bocado caótica, tornando de difícil visualização devido ao grande volume de posts...

a minha sugestão passa não pela criação de galerias de users, que julgo não ser o que se pretende com a secção fotografia, que desta forma se tornava apenas um aglomerado de portfolios, mas sim pela divisão temática de threads, p. ex. Ensaios Digitais - Retratos ; Ensaios Digitais - Paisagens ; Ensaios Digitais - Abstractos ; ...

desta forma poderia assumir uma forma mais organizada e por consequência permitir um outro tipo de discussão sobre as fotos apresentadas.

cumps

7. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

helius, não quero de forma nenhuma dizer que é uma má ideia, até porque não é, mas não me parece que seja o mais adequado para este caso. Creio que acaba mesmo por trazer alguma confusão e iria ser mais complicado de gerir. A ideia da Galeria parece ser um pouco mais adequada e quase que não tenho dúvidas que seria bem mais rápido de se colocar em prática, trazendo benefícios na organização das submissões de cada um, e na organização pessoal dos users e dos seus posts. :)

8. helius

helius Power Member

ok, percebi o teu ponto de vista..

então e para quando essas inovações? já há algumas novidades?

cumps

9. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Estamos neste preciso momento a votar e a discutir acerca da implementação desta ideia, e quais as condições necessárias. :)

10. dasens

dasens Power Member

Concordo com o que sugeriu o rui marto, e acho que a sugestão do esquema estilo power member é capaz de ser a melhor solução (embora provavelmente não seja a mais justa), no sentido de ser possível controlar melhor o fórum.
    Ficamos então à espera do desfecho disto por parte dos moderadores!

11. vjoe

vjoe Power Member

Para isso mais vale retirar a permissão aos verdinhos de criarem tópicos (excepto nos quadros de dúvidas).

12. HecKel

HecKel The WORM

Pessoal, sem querer ofender ninguém não sejam tão radicais, sff.

Está em discussão a criação da galeria (tal como o nunyx já afirmou), se essa vier a ser aberta será para todos. Não tem sentido limitar tanto os verdinhos, se se registam numa comunidade pelo menos é suposto usufruirem do que ela tem para oferecer dentro da temática da mesma.

Os moderadores daquela zona certamente que irão ter mais trabalho e se acharem que não estão a dar conta do recado até agradecemos um feedback construtivo no Contacte o Staff. Já tivemos várias criticas bastante boas no contacte o staff e acreditem, é bastante importante mesmo para nós obtermos feedback da nossa performance no fórum.

A ideia de limitar os membros a essas secções a ver com tecnologia é bastante frustrante, a ideia é darmos algo mais à comunidade e não limitá-la ainda mais. Não queremos de forma alguma transformar os powermembers numa elite, são apenas membros com acesso a zonas extra ao fórum e a galeria não será uma zona extra.

Peço-vos que pensem nisto, sff.

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A ideia não era limitar ninguém. Os new members podem participar, comentando, colocando as suas duvidas, fazendo a pergunta que tanto gostam "Que máquina devo comprar?", aprendendo e/ou ensinando sobre fotografia.

Apenas a parte de criar a galeria ficaria restrita aos frequent flyers daquela secção. Como disse o dasens, é um pouco injusto, mas é uma forma de controlar, dando esse "privilégio" só a quem participa de forma activa.

Última edição: 30 de Março de 2008
  14. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

A minha opinião é que se os novos membros não têm capacidade ou maturidade no fórum ou whatever, então também não terão o que é necessário para fazer reply, o que me parece limitador de uma forma ou de outra. Podem haver users que conseguem contribuir com trabalhos excelentes, mas teriam que esperar até serem Power Members? Acho que a Comunidade saía a perder. :wvsore:

15. dasens

dasens Power Member

Além do mais eu acho que existe ainda outra questão, que passa por dinamizar precisamente o fórum de fotografia. Ultimamente tem-se feito alguns esforços nesse sentido, e os concursos com temas mensais foram uma excelente forma de trazer mais gente à secção, e parece-me (posso estar enganado) que o maior tópico (o dos ensaios digitais) cresceu bastante desde a sua implementação.
    Mas o que me parece também, é que aqueles que mais tempo passam no fórum de fotografia e para o qual mais contribuem estão a ficar um bocado fartos dos tópicos que máquina comprar com x dinheiro. Sem dúvida que estes tópicos devem existir, até porque é uma excelente forma de ajudar aqueles que têm menos conhecimento e que querem investir em equipamento, mas acho que não estou sozinho quando penso que o fórum poderia ser algo mais que isso. Se calhar nem são as galerias que vão resolver a situação, se calhar nem são os moderadores, mas terão de ser os próprios users a resolve-lo, não sei. É uma questão sobre a qual terá que se reflectir e debater com mais tempo e com mais membros. Vou ver se falo com o grandenaboverde para reunirmos entre aqueles que são já os "frequent flyers" como disse o rui, para se perceber o que se pode fazer para dar mais vida à secção.

Termino então a minha participação neste discussão, até porque enquanto não houver uma decisão em relação às galerias, não valerá a pena estarmos a bater mais na mesma tecla.
    Se for implementado um novo sistema, óptimo, vamos ver quais serão os seus resultados, e estou certo que o staff estará disponível para receber o feedback dos users quanto a hipotéticas alterações ao próprio sistema caso estas venham a ser necessárias.

Edit 2 add:
    O sistema não teria de estar relacionado com ser power member ou não.
    Poderia ser criado um sistema de rank dentro do forum de fotografia que seria o limite mínimo para se poder ter uma galeria por exemplo. Assim, alguém que fosse novo ao fórum não teria que fazer mais que participar para ter acesso a uma forma de expor os seus trabalhos, assim como não daria acesso imediato aos power members, pois teriam na mesma que participar!
    Não sei é até que ponto é que isto é viável, mas era a isto que me referia quando respondi pela primeira vez no tópico, e penso que é o mesmo que o rui está a sugerir..

Última edição: 30 de Março de 2008
  16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois, era isso mesmo dasens. Daí eu ter dito no primeiro post que seria uma espécie de power member de fotografia. E explico de forma simples o porquê de ter sugerido isso:
    É fácil para qualquer um chegar à secção, abrir um tópico e começar a despejar fotografias, não estando necessariamente a contribuir para a comunidade.
    Se for alguém com muito valor, de certeza que também não terá grande dificuldade em contribuir para comunidade e mostrar que merece uma galeria.
    E isto não teria que ser pelo tempo, ou número de posts, até porque qualidade interessa mais que quantidade.

Isso dos tópicos das máquinas realmente é verdade, já aqui há tempos tinha falado sobre isso com o grandenaboverde. É que por muito que uma pessoa queira ajudar, chega a um ponto que já é tão repetitivo que tira toda e qualquer vontade de responder.

Mas pronto, quanto a mim é esperar pela decisão do staff, e ver que mudanças trazem... :) Estarei cá para ajudar no que puder.

17. santoshd

santoshd Power Member

Boas
    Bem este topico despertou-me alguma atenção, li-o até ao fim e se me é premitido opinar vou dizer de minha justiça.
    De facto a secção de fotografia começa a ficar um pouco "desoganizada", quanto a isso parece não haver duvidas, acho a ideia da galeria uma boa ideia e acho também que quem a tiver deve mostar trabalho e deve merece-la (qualiade em detrimento da quantiade).
    Segundo ponto aqui focado a repetição de topicos "que maquina comprar", quanto a isto usei-o recentemente (obrigado rui e todos os que respoderam), acho que á semelhança do forum duvidas e suorte tecnico (configurações) deveria existir um sub-furm dediacdo ao tema, e por mais repetitivo que seja respoder a estas questoes devem faze-lo pois á nobs como eu que chegam a uma parteleira de um hiper e fiacam a olhar para aquilo, gastam o dinheiro e não ficam servidos. Além disso este também é um mundo em contaste mudança e o que é hoje amanhã já não é.
    Conclusão acho a galeria uma excelente ideia para quem realmente a merecer (e devem fazer por isso), e acho que o forum da fotogarfia deveria ser repensado e reorganizado.
    Espero ter ajudado de alguma forma, cumps a todos.

Última edição: 31 de Março de 2008
  18. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

santoshd, agradeço a tua opinião e a tua sugestão. Eis o que penso: Dúvidas sobre que máquina comprar vão haver sempre. Criar mais um sub-fórum não vai ajudar à organização, creio que é exactamente o contrário, acabaria por complicar. Estou a ter um deja-vu porque este tipo de sugestão e respectiva resposta já aconteceu mas relacionado com o Telemóveis. :D

Mais: À semelhança do Telemóveis, também o Fotografia tem um índice de tópicos e acrescenta outros stickies também úteis, pelo que a organização depende dos users darem realmente valor a cada sticky e de facto lerem-no antes de escreverem. É aí que se baseia a organização. :)

Ainda em relação à sugestão de um novo sub-fórum, acho até positivo que não seja criado, porque desta forma os users podem ter em conta os tópicos já criados sobre outras máquinas (e sobre recomendações, etc) e tirar as suas próprias conclusões sem ter que criar mais um tópico de dúvidas.

Fica então o meu ponto de vista. ;)

19. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Acho a ideia de se criar uma galeria nesta secção algo de muito positivo dando opurtunidade a quem ainda não o fez de ter o seu próprio espaço onde postar o seu material. Penso que não deverá ser uma questão de quem terá o direito de postar, tomando-me a mim como exemplo:

Esta secção nunca me tinha chamado a atenção, no entanto cada vez me desperta mais interesse e vontade de participar, ainda que seja muito leigo ou não tenha de todo a criatividade necessária para o fazer, no entanto seria bom ter um sitio onde ocasionalmente pudesse pôr algumas fotos que vou tirando e ter nesse mesmo sitio as criticas e comentários de pessoas bem mais experientes no assunto que eu.

Penso que algo de muito bom poderá advir de tal secção para esta comunidade. E apenas cabe aos seus utilizadores não a deixar "abandalhar".

20. santoshd

santoshd Power Member

Não deixas de ter alguma razão e isso também me passou pela cabeça, só que como acontece no forum configurações cada caso é um caso e o que serve para min pode não servir para outro qualquer. Ao estarem todos juntos estes topicos num só forum ou sob-forum acabava por filtrar a informação mais importante postada no forum principal. Cada um teria resposta as suas pretenções e para futuros post's sobre esta questão a informação tava toda ali, embora como disse devido á constante mutação do mercado aquilo que serve hoje amanhã já não é bom. Eu falo por min li muita coisa, pesquisei no mercado sugestoes já dadas que tinham sido descontinuadas ou não se encontravam e por isso foi como que "forçado" a preguntar como tantos ourtos o fazem. Era neste sentido a minha sugestão.
    cumps

Partilhar esta Página