Sugestão sobre máquina de filmar

alllright

Membro
Boa noite a todos,

Gostaria de adquirir uma máquina de filmar para fazer videos, em casa, entre 2h e 3h.

Tenho um budget máximo entre 200€-300€.

As condições dos videos são maioritariamente em casa, estáticos e com luz normal (natural das janelas) ou esporadicamente á noite (2 candeeiros com luz artificial).

A câmara é para estar a gravar dj sets, estacionária, num local a cerca de 2m de altura (ou um pouco mais). A mesa de som não tem mais de 1,6m de comprimento (isto para adiantar o aperture size da lente necessário).

Eu posso gravar o som diretamente da mesa de mistura para vários suportes, gravar o video à parte e depois fazer um blend de ambos. No entanto, gostaria de poder ter a possiblidade de comprar uma câmera que tivesse uma boa captura de som out-of-the-box sem ter que comprar um microphone externo para lhe ligar. O som não será muito alto, por isso não vislumbro distorções.

Sei que o budget não é grande coisa (especialmente para um DSRL) mas que dá para algumas action cams. No entanto, essas parecem ter, ou pouca durabilidade de bateria para gravação a 1080p 60fps (ou 30), ou qualidade de som dos micros mediana, ou gravação em chunks de ficheiros de 10m (ou menos).

Alguém com uma solução ou alguma ideia?

Obrigado e cumps,
 
Por muito bom que seja o som gravares o som a parte vai ser sempre melhor. Por Exemplo a Sony a6300 impressiona a qualidade de áudio directa se não mexer no Zoom...mas o valor dispara...
Action cam tem o defeito do sensor ser pequeno e com pouca luz a qualidade vai ser má... Quase que é preferível meter o telemóvel a gravar e meter o som depois... Se o telemóvel for recente é capaz de ser ainda a melhor opção para já com esse orçamento. :)
Ps: podes ligar a mesa de mistura ao telemóvel :)
Lembrei me agora de uma webcam, à modelos engraçados ligando ao PC que podem ser uma alternativa viável.
 
(...)

Eu posso gravar o som diretamente da mesa de mistura para vários suportes, gravar o video à parte e depois fazer um blend de ambos. No entanto, gostaria de poder ter a possiblidade de comprar uma câmera que tivesse uma boa captura de som out-of-the-box sem ter que comprar um microphone externo para lhe ligar. O som não será muito alto, por isso não vislumbro distorções.

(...)

Não sou nenhum entendido em som, longe disso, mas em tempos precisei de gravar umas coisas (nada a ver com musica) e arranjei um gravador Tascam dos mais básicos e é outro mundo (entretanto vendi-o). Para trabalhar com som, acho que tens de ter som e video separado, ou pelo menos um mic externos bom.

Há uma coisa importante: Com boa luz, até um telemóvel jeitoso se safa muito bem. Não tens possibilidade de experimentar se um telemóvel não será suficiente?
 
Pessoal boas,

Obrigado pelo vosso feedback. :) Pois, assim sendo acho que vou mesmo optar pela gravação do som à parte (gravo diretamente da mesa de mistura).

Mas as dúvidas persistem em relação à captura do video: será que mesmo comprando uma action cam (género Yi2 ou similar) não terei problemas na gravação contínua de um video de 2h? Pelo que li, essas cameras apenas gravam file-chunks (loop recording) de 10 minutos, no máximo, acho eu, ou seja, um video de 2h teria cerca de 12 ficheiros de 10m cada um.

Se assim for, não ocorre nenhum tipo de delay/gap entre o início de gravação de cada ficheiro? (li algures que havia um delay, mas fiquei na dúvida) Se ocorrer, mesmo que seja reduzido (1s ou assim), depois lixo-me a fazer o blend com o video, pois o som ficará desfasado da imagem.

Existem action cams em que as gravações em file-chunks não apresentem este possivel problema?

Quando vocês falam em usar um telemóvel, não tenho qualquer hipótese, pois o meu S6 não tem memória interna de armazenamento suficiente para videos de 120m. Além de que a bateria está pela hora da morte (tenho a certeza de que não aguenta nem 30m, em gravação contínua) e também não me dava jeito usar carregadores pois, como disse antes, é suposto o dispositivo de gravação ficar a cerca de 2m de altura e numa zona onde não convém haver quaisquer fios "pendurados". Até pensei que um telemóvel não gravásse continuamente vídeos durante mais de 30m (nunca experimentei, é certo).

Daí, além da camera, também estar a necessitar de adquirir qualquer espécie de base (tripod ou similar) que seja prática o sufuciente para permitir uma inclinação de cerca de 45/50 graus no eixo dos YY, para poder colocar a camera.

Quanto à luz que tenho em casa, não é má, sim. Tenho natural e posso adicionar dois candeeiros (focos) que dão uma ajuda.

Resumindo, queria mesmo adquirir algo pelo budget que anunciei, com gravação contínua sem gaps, uma boa bateria para gravar em 1080p 30 ou 60 fps (não necessito de mais resolução) e aguentar umas 2 horinhas, por aí. E já agora um suporte porreiro que não ocupe muito espaço e seja versátil para permitir inclinação.

Obrigado mais uma vez.
 
Para filmar mais de 29:59 minutos sem cortes já precisas mesmo duma câmara de filmar, não uma câmara fotográfica ou telemóvel.

Essa limitação deriva de uma questão legal. As câmaras de filmar são sujeitas a um imposto extra.

É provável que uma action cam também tenha essa limitação, para reduzir custos.
 
relativamente às action cam, eles realmente criam vários ficheiros mas não existe delays de som de ficheiro para ficheiro, nunca me apercebi disso das gravações que fiz, tenho uma yi e uma yi4k, mas também para o uso que lhes dou o som não é propriamente algo importante para mim, e nunca juntei todos os videos num ficheiro so para realmente comprovar que existe delay de ficheiro para ficheiro... de qualquer forma digo-te desde já que o som gravado por estas camaras não tem grande qualidade, desenrasca por assim dizer, mas isso poderia ser resolvido pela solução que apresentas, gravar o som à parte.
no entanto, para gravações interiores, convem ter bastante luz para teres uma gravação de video relativamente boa e sem ruido, as experiências que fiz, com iluminação proveniente de lampadas fluorescentes, deixou um pouco a desejar, por a imagem ter ruido e notares, em certos videos, o flickering, acho que é assim que se chama, relacionado com as lampadas fluorescentes.
com outro tipo de iluminação artificial nunca experimentei, mas também não sei bem quão importante para ti e a qualidade do video.
quando a duração da gravação, podes usar uma powerbank para ligar a uma action cam, e ai a questão do tempo de gravação prendia-se com o tamanho do cartão de memoria, que teria de ter capacidade para gravar o tempo que achas necessário.
pena seres de tão longe porque senão não teria problemas em fazer uns testes contigo para saberes se uma action cam seria uma boa solução para ti.
 
Yah vvalk3ng, obrigadão pelo feeddback e disponibilidade.

Pois, isto com testes era outra coisa. Mas a solução que apresentas com o power bank para ligar à camera parece porreira, sem dúvida. A gravação do som já me decidi que vou mesmo optar pela solução da mesa de mistura, pelo menos assim fico com qualidade máxima.

O cartão de memória poderia ser de 64GB (com gravações de 2h/2h30m em 1080p a 30/60fps deve dar, na boa).

Se não existir delay entre os file-chunks, não me importo nada de optar por essa solução e comprar uma Yi ou similar. Depois uso um Adobe Premiere e junto lá som e imagem, por exemplo.

Já quanto à qualidade de imagem, não necessito que seja excelente, mas também não queria algo que ficásse com "grãos" ou flickering. As gravações nunca serão feitas à noite, por isso, de dia, tenho sempre luz natural, pois tenho duas janelas próximas da cabine.

Já o apoio para colocar a camera também é importante e ainda não vi nada que não seja muito grande (no máximo com uns 10cms de diâmetro na base) e que tenha a tal possibilidade de rodar em ângulo vertical, para que a camera fique estática e posicionada a uns 45/50 graus e possa gravar de cima para baixo, em altura. Julgo que o ângulo de abertura das lentes das Yi deverão dar, mas também não tenho certezas.
 
Eu tenho um gopro fraquinha - Hero+LCD (se calhar arranjas por uns 150€ nova, usada ainda mais barata), que grava ficheiros de 4 GB, mas lendo sobre o assunto dizem: "The camera is not actually stopping and starting recording, and there should be no lost frames that give away the break". Pode ser uma opção e usando o software da gopro é tudo muito automático.
 
Pessoal boas,

Já tomei uma decisão e comprei a topo de gama da SJCAM, a SJ8 Pro 4K Full Set por 200€, que deverá chegar na próxima terça-feira.

Podem ver mais características aqui: https://sjcam.com/product/sjcam-sj8-action-camera/

Assim que receba e tenha disponibilidade, espero postar aqui o meu feedback geral, com alguns resultados obtidos (sobretudo nos modos de gravação 4K/60fps e 1080p/60 e 120fps).

O cartão MicroSD que entretanto comprei para usar com ela é um SanDisk Extreme SDXC UHS-I U3 Class 10 V30 A2 128GB por 59€.

Podem ver mais características aqui: https://www.sandisk.com/home/memory-cards/microsd-cards/extreme-microsd-for-action-cameras

A Sandisk anuncia velocidades de leitura até 160MB/s e de escrita até 90MB/s. Na realidade, testei ambas (através do H2testw, no meu laptop MSI com o driver do leitor de cartões atualizado) e obtive velocidades médias de leitura na ordem dos 82MB/s e de escrita de 77MB/s em 120 chunk-files de 1GB cada, totalizando 120GB de armazenamento possível.

De qualquer forma, os valores de escrita obtidos permitirão gravar em 4K, sem problemas.

No total, gastei 259€, o que ficou perfeitamente dentro do budget inicial previsto. Em princípio, os acessórios que vêm na embalagem já me darão resposta relativamente ao suporte estático necessário para colocar a câmera. Se não derem, também já encontrei uma possivel alternativa por cerca de 15€.

Agradeço a todos pelas vossas sugestões e feedback. ;)
 
Última edição:
E então, já tens feedback?

Andei a ver vários modelos e deparei-me com a SJ8 PRO numa promoção flash a 123 USD (+/- 110€) e antes que esgotasse encomendei. Mas como foi um bocado sem saber se é boa ou má compra queria obter mais opiniões enquanto ainda dá para cancelar a encomenda.
 
Sim boas,

Epá para as minhas necessidades está óptima. Testei duas gravações indoor, com iluminação natural a uns 4m de uma janela e a imagem é impecável. A gravação foi em 1080p a 60fps. A bateria, completamente carregada, durou cerca de 90m. Julgo que, na mesma resolução mas a 30fps durará cerca de 120m, mas ainda não testei. Também não testei nenhuma gravação em 4K.

Os ficheiros (chunks) que ela cria são de 20m cada e não notei qualquer delay temporal entre eles, pelo que consegui rapidamente, no Adobe Premiere, fazer um merge e assim ficar com o video completo.

Quanto à gravação do som, não testei porque gravei diretamente da mesa de mistura para o pc através do software Pioneer Rekordbox x64, com ligação usb entre ambos. O sync entre o som e o vídeo foi feito também no Premiere.

Também tira fotografias com boa qualidade para o hardware disponível, mas prefiro a qualidade da câmera fotográfica do meu Samsung S6.

O dispositivo em si é bastante leve, prático e tráz um bom número de apoios para utilizar em ambientes indoor e/ou outdoor. Um desses apoios deu perfeitamente para o uso que pretedo dela, como já referi nos posts anteriores.

O UI de interação entre o user e o software é porreiro, sendo bastante intuitivo, seja em que que modo este for utilizado (tem 2 modos distintos disponíveis).

O ângulo de abertura da lente, em gravação, é muito bom (julgo que cerca de 170 graus) o que permite captar muita imagem a pouca distância (tenho a câmera a cerca de 2m de altura, num ângulo de gravação de cerca de 30 graus e a cerca de 1m da zona onde pretendo que ela grave). Consigo obter toda essa zona e bastante mais, lateralmente, ou seja, grava-me cerca de 2,5m de imagem, em comprimento. Em altura, com o ângulo em que a coloquei, grava-me cerca de 2m.

Não testei outdoor (ainda), mas assim que for de férias tentarei testar gravação de imagem e som em bicicleta e depois poderei dar feedback.

Resumindo, pelos valores de compra que indicas (ainda mais barata que o preço normal dela) recomendo de certeza pois julgo que não te irás arrepender.

Pontos menos fortes: gravação de som média/fraca (só testei indoor em condições adversas), câmera fotográfica com qualidade média/boa algum aquecimento da bateria (que se nota no dispositivo) em gravações de longa duração (acima de 40m). Nenhum destes pontos comprometeu a avaliação do artigo, até agora.

Pontos fortes: tudo o resto, sobretudo a qualidade de gravação de vídeo, a sua versatilidade, a quantidade de apoios disponíveis nesta versão e a relação qualidade/preço, se compararmos com uma GoPro.

Fiquem bem.
 
Obrigado pelo feedback.

Eu só pretendo mesmo fazer gravações em férias e cenas com o miúdo. Não estou à espera de qualidade cinematográfica. Até porque para coisas que requeiram mais qualidade tenho uma Sony A7II.

só não queria gastar 100€ num produto que no papel é óptimo, mas depois na prática é uma frustração de usar, como acontece com muitas pechinchas chinesas, mas pelo que dizes acho que vou ficar satisfeito.
 
Back
Topo