Sugestão: TV On-line

Para se fazer uma coisa, deste tipo é preciso ser alguma de jeito.

Tem que ser uma cena estruturada, com uma organização muito boa. Para ser uma coisa muito bem feita, é preciso fazer um investimento um tanto ou quano volumoso.

O mais aceitável que se podia fazer era com a TigerTV, nao sei se conhecem. Search no youtube.

Então vejamos tudo o que é preciso ter:

. Um user com muito jeitinho.
. Um "estúdio" com uma boa camara, e com um bom sitio de apresentação/filmagem.
. Um pc ligado para upload.


Um webcam nao tem a qualidade para fazer uma coisa destas.

Cumps
 
Mais na onde de avisar, e não de desmotivar, há que ver que isto é um caso, bastante típico, de vir assim um hype de fazer algo, porque se viu apenas uns lados positivos da coisa... um sistema que funciona facilmente (alegadamente), era giro, etc etc etc...
Acontece, e não tem mal nenhum. É a maneira como muita gente ganha motivação para coisas que vem mais tarde a tornar-se grandes desenvolvimentos. Mas neste caso... há que concordar que poderá ser algo demasiado arrojado...


Falou-se numa newsletter há uns posts atrás... bom exemplo... só isso é muito complicado se se quiserem fazer as coisas bem feitas...
Outro exemplo, é um blog. Quem escreve blogs (que não sejam pessoais, de desabafos, ou de transcrições, letras de musicas, "videos engraçados" e etc) e que se preocupa em informar, e ter um mínimo de visitas diárias aceitavel (como seria o caso da ZWAME TV, ou TECHZONE TV ou.. whatever...) sabe que é muito complicado manter uma coisa destas fresca, interessante e com qualidade...

eu próprio tenho um pequeno blog ( http://newagecaveman.blogspot.com para quem estiver interessado) e tenho tentado ir além do texto... reviews de musica e filmes em vídeo e etc. Acreditem, mesmo não tendo nenhum compromisso, a única coisa que conseguí fazer até agora foi uma brincadeira, resumo da participação no sudoeste, e nem estou a falar do tempo e dedicação que demora o trabalho de recolha e edição de conteúdos em vídeo.
É muito difícil, e por algum motivo este tipo de coisas não é frequente verem-se por aí, ou aliás... até se ve... mas são aquelas coisinhas parvas do youtube, cabeças falantes das quais se cortava 80% do seu discurso para se extraír o que interessa... e isso minha gente... ninguém gosta...


Eu, não só falei em vídeos agregados a blogs, por ser o que conheço, como é a sugestão que tenho a dar...
Um canal é arrojado... mas um blog... com esporádicos documentários em vídeo acerca de eventos do fórum e certos destaques.... coisas curtas... "bite chunks" de 20 a 30 segundos...
Seria algo muito interessante... E facilita as coisas por metade, nunca deixando, atenção, de ser bastante complicado.



E como de opiniões nunca projectos se fizeram... Eu começo por voluntariar-me...
Edição de vídeo é daquelas coisas que tenho algum gosto em fazer. Ponham-me nesse departamento, e desde que me forneçam o material com que trablhar, e directrizes base... I'm in...
(mais um pouco de pub: se virem o blog, tem la o tal video do sudoeste... que seja alvo da vossa avaliação, caso queiram andar com isto pa frente)
 
Mais na onde de avisar, e não de desmotivar, há que ver que isto é um caso, bastante típico, de vir assim um hype de fazer algo, porque se viu apenas uns lados positivos da coisa... um sistema que funciona facilmente (alegadamente), era giro, etc etc etc...
Acontece, e não tem mal nenhum. É a maneira como muita gente ganha motivação para coisas que vem mais tarde a tornar-se grandes desenvolvimentos. Mas neste caso... há que concordar que poderá ser algo demasiado arrojado...


Falou-se numa newsletter há uns posts atrás... bom exemplo... só isso é muito complicado se se quiserem fazer as coisas bem feitas...
Outro exemplo, é um blog. Quem escreve blogs (que não sejam pessoais, de desabafos, ou de transcrições, letras de musicas, "videos engraçados" e etc) e que se preocupa em informar, e ter um mínimo de visitas diárias aceitavel (como seria o caso da ZWAME TV, ou TECHZONE TV ou.. whatever...) sabe que é muito complicado manter uma coisa destas fresca, interessante e com qualidade...

eu próprio tenho um pequeno blog ( http://newagecaveman.blogspot.com para quem estiver interessado) e tenho tentado ir além do texto... reviews de musica e filmes em vídeo e etc. Acreditem, mesmo não tendo nenhum compromisso, a única coisa que conseguí fazer até agora foi uma brincadeira, resumo da participação no sudoeste, e nem estou a falar do tempo e dedicação que demora o trabalho de recolha e edição de conteúdos em vídeo.
É muito difícil, e por algum motivo este tipo de coisas não é frequente verem-se por aí, ou aliás... até se ve... mas são aquelas coisinhas parvas do youtube, cabeças falantes das quais se cortava 80% do seu discurso para se extraír o que interessa... e isso minha gente... ninguém gosta...


Eu, não só falei em vídeos agregados a blogs, por ser o que conheço, como é a sugestão que tenho a dar...
Um canal é arrojado... mas um blog... com esporádicos documentários em vídeo acerca de eventos do fórum e certos destaques.... coisas curtas... "bite chunks" de 20 a 30 segundos...
Seria algo muito interessante... E facilita as coisas por metade, nunca deixando, atenção, de ser bastante complicado.



E como de opiniões nunca projectos se fizeram... Eu começo por voluntariar-me...
Edição de vídeo é daquelas coisas que tenho algum gosto em fazer. Ponham-me nesse departamento, e desde que me forneçam o material com que trablhar, e directrizes base... I'm in...
(mais um pouco de pub: se virem o blog, tem la o tal video do sudoeste... que seja alvo da vossa avaliação, caso queiram andar com isto pa frente)

Gosto muito do teu blog :D ta memo fixe, seriously.

E sim fazer reviews diarias com videos requer algum investimento, pra nao falar de tempo....
 
Acho que antes de avançar para algo que tem Video/Audio, se devia começar apenas pelo Audio. Esse começar já tem um "arranque", que neste caso são os Podcasts. Pegando, exactamente, no que o I_Eat_All disse, não se pode dar um passo maior que a perna. As coisas têm que ser feitas uma de cada vez e os Podcasts não seriam nada mais nada menos que a melhor "actividade" que pode ser feita e explorada, considerando a Techzone/Zwame TV como a evolução desses mesmos Podcasts.
 
Isto é dar saltos de gigante quando só podemos pensar em saltos pequeninos.
Primeiro precisamos de ter um Portal. Depois disso o conteúdo em vídeo irá aparecer naturalmente em alguns casos e vemos a evolução que tem. Vídeo exige recursos e tráfego (pode sempre ser alojado no Youtube bem sei) que são mais complicados do que tirar fotos e escrever texto.
 
Falou-se muito do sistema para pôr a "estação" no ar. Deixem que vos diga, isso é apenas o inicio. O mais importante serão sempre os conteúdos. Uma TV corporativa (neste caso é isso que uma eventual Zwame TV seria) requer mesmo muito trabalho. Então se quiserem produzir algo minimamente interessante com uma emissão sempre diferenciada, preparem-se para muita dedicação e tempo despendido. É, na minha opinião, completamente impossível arrancar com um projecto destes neste momento.

Não seria dar um passo maior que a perna, seria dar um passo maior que a estrada. A ideia é boa, teria potencial, poderia ser explorada em termos de publicidade. Mas, neste momento não há condições nem matéria prima humana no fórum para se arrancar com um projecto desta envergadura. Na minha opinião, ou se faz uma coisa de excepcional qualidade ou então não se faz nada. Neste caso, e no momento, por todas as implicações que um projecto desta natureza teria, eu optaria claramente por "guardar" essa ideia para (bem) mais tarde.

Cumps,
michael c
 
Podemos sempre arrancar com uma zona de reviews com Imagens e texto. Penso que deveriam ser moderados, já que nao tinha graça nenhuma uma review em LeetSpeak aportuguesado...

Ex:

OMFg 35+4 Pl4C4 Gr4f1CA E 5uper FiX3 3 8u3 D@ r@pID@ Kw3 4tE MEtE med0 4 nV1DI@ kW3 4GOR@ +4 m3M0 LIXad4. 3 +4O Bo4 kwe DeUm 100 pHP5 n0 cRY5I5!!


Um bocado abusado mas percebem o ke estou a dizer...
 
O pior é quando, vamos fazer reviews, por exemplo e não percebemos certos termos tecnicos da coisa. Eu por exemplo se tivesse de falar do meu LCD acho que me perdia em tantos "atributos" lol. Nem sei o que faz metade daquilo.
Não diria ser uma Zwame TV mas uma galeria de videos. Ficava muito melhor, eu acho.
Metiamos um "copyright" (c) e siga...!!
 
A ideia até é interessante mas para um projecto que já esteja em velocidade de cruzeiro e tenha tempo para apostar numa nova área. Acho que neste momento de arranque de uma nova marca e imagem deve ser uma questão menos premente.

Além de que, já que que vai "institucionalizar" a marca, parece-me que os conteúdos tb tenham que fazer jus à marca, como tal, (embora eu não conheça a metodologia que existe na administração da Techzone/Zwame) deverá existir um workflow de aprovação de conteúdos por quem de direito. O que em vídeos é mto mais dificil de implementar. Deve-se standardizar a qualidade de imagem, qualidade de conteúdos, etc.

Num texto isto é mais fácil. Corta-se aqui, muda-se uns termos ali, mete-se mais umas imagens e já está. Num video pode implicar que todo o trabalho vá por água abaixo.

Acho que primeiro há outras coisas mais importantes para funcionar. E os conteúdos e organização do portal parecem-me mais urgentes.
 
Bem... concordo que possa dar algum trabalho, e que possa ser um passo um pouco grande para os objectivos do fórum...
Mas também estão a exagerar na ideia. Talvez eu não me tenha expressado bem.

1. Não é preciso ter nenhum estúdio de vídeo para ter o canal online.
2. Não existe qualquer tipo de despesas nem na aquisição de equipamentos de vídeo, nem de servidor.
3. O serviço Mogulus é gratuito.
4. Pode-se fazer uploads de vídeos ate 1gb.
5. A qualidade de imagens dos vídeos, depende do vídeos que forem colocados on-line e é claro do sistema em si.
6. Por ser um TV On-line, não é obrigatório fazer transmissões em directo, nem ter alguém 24h a dar suporte ao canal. O sistema tem a opção de "auto-pilot".
7. Não é obrigatório ter conteúdo suficiente para nunca repetir durante 2 ou 3 dias ou mais.
8. A emissão não precisa ser 24h por dia.
9. É possivel, se desejado, ver-se os vídeos do canal a qualquer hora e quando se quiser.
10. Pode servir para transmitir exposições ou eventos que possam vir a serem apoiados pelo o fórum.
11. Isto é só uma ideia, que achei interessante, não passa disso caso não queiram avançar.

Tentei explicar um pouco daquilo que se tem vindo a debater.
 
Bem... concordo que possa dar algum trabalho, e que possa ser um passo um pouco grande para os objectivos do fórum...
Tudo a seu tempo, ninguém da equipa da techzone aqui virá dizer "nunca vamos fazer isso" e agradecemos o feedback... Asseguro também que a questão não é "dar trabalho" estamos aqui para isso (embora possivelmente não estivesse envolvido nesse projecto), ou melhor... nem pensamos nisso, e acho que falo pela equipa ao dizer isso.

Não é uma questão de dar trabalho, é a questão de se teria aderencia e se, com o nosso workflow actual de trabalho e metas a alcançar temos disponibilidade para o fazer como deviamos, além de se não seria um pulo demasiado grande em vez de, possivelmente se chegar lá sem apressar as coisas (o Portal será um grande passo para nós por exemplo)... quem sabe um dia.

Quanto à "metodologia que existe na administração" referida acima pelo Mavors... não há nada propriamente escrito :p mas se posso falar do espirito, é fazer as coisas o melhor possivel; se for para fazer algo mal feito, ou sem o suporte e disponibilidade apropriada da equipa, o necessário para assegurar o melhor serviço em vez de esperar que algo "levante do chão" por si... não fazemos, como tal há muito planeamento, brainstorming, boa vontade e uma "roapmap" de objectivos a atingir. Não é medo de arriscar, mas sim necessidade de fazer as coisas da forma que achamos apropriada. Pelo que, pelo menos nesta altura não acho que a ideia tenha hipótese. Mas como dizem, as boas ideias voltam sempre, pelo que se um dia se tornar interessante decerto o faremos.
 
Última edição:
Por isso mesmo fiz questão de mencionar que era apenas uma ideia.
Nunca disse que era para avançar já amanha!

Fica aqui a sugestão... e avancem quando quiserem! ;)
 
Back
Topo