sugestão_ progrmação

bikefire

Banido
eu sugeria á administração que fizesse vá rio grupos para a progrmação, comjo fizem da internet:


-Programação
-C
- Visual basic
- e.t.c

digam o k acham
 
Boas!

Como um dos moderadores desse subfórum agradeço-te a sugestão, no entanto não se justifica tantas separações nesse subfórum, o movimento de cada uma das linguagens não é suficientemente relevante para que dê origem à criação de uma(s) nova subcategoria, o resultado seriam vários subfóruns com pouco movimento o que não seria bom por vários motivos:

1) Dificultava a moderação
2) Dispersava a atenção de alguns utilizadores sobre algumas threads, é importante que hajam utilizadores a ajudar
3) A navegabilidade do fórum iria ficar bastante confusa.

De facto existem várias comunidades na net em que existe essa separação, eu mesmo sou administrador de uma delas, mas são comunidades específicas sobre programação, a techzone é uma comunidade generalista de informática, particularizar demais iria complicar as coisas em vez de as melhor ;)

Mais uma vez agradeço-te a tua sugestão, se tiveres mais não hesites em sugerir :)
 
Faria mais sentido uma divisão "Notícias e Artigos" e "Dúvidas e Questões", mas mesmo assim há muito poucas Notícias ou Artigos que o justifiquem.
Infelizmente, acho que as secções de Programação e Web Development podiam ser muito melhor aproveitadas. Elas afinal podiam ser verdadeiros repositórios de informação, em vez de simples locais para colocar problemas (e TPCs), que devo dizer - é o que são neste momento.
 
Faria mais sentido uma divisão "Notícias e Artigos" e "Dúvidas e Questões", mas mesmo assim há muito poucas Notícias ou Artigos que o justifiquem.
Infelizmente, acho que as secções de Programação e Web Development podiam ser muito melhor aproveitadas. Elas afinal podiam ser verdadeiros repositórios de informação, em vez de simples locais para colocar problemas (e TPCs), que devo dizer - é o que são neste momento.

uma coisa que se repara (e eu contribuo um bocado com isso) é a discussao nao de programação pura e dura mas assuntos directamente relacionados com esta actividade (ai acrescentaria á sugestao do angelofwisdom "Noticias, artigos e Discussao Geral sobre Programação" (o nome nome nao é bom mas percebe-se a ideia)).

uma coisa engraçada era tambem ter um quadro para repositorio de codigo (apenas) visto que muitas das questões prendem-se com a iniciação á programação e isto viria ajudar o pessoal que quer um "hello world" ou um "jogo do galo".

Como WebDev é Programação isto merecia uma remodelaçãozita (estrutura proposta)

Programação(só
Noticias, artigos e Discussão Geral sobre Programação)
|- WebDev (só duvidas)
|- App
(só duvidas)
|- Repositorio Código



cumprimentos


 
O WebDev em tempos foi subquadro do Programação mas devido à necessidade de alargamento da temática e devido ao movimento do mesmo quadro passou para o index. Voltar a passar para subquadro do Programação iriamos voltar a ter um problema que já foi resolvido, quanto a mim voto contra essa sugestão.

Quando ao App..., é uma ideia a considerar de facto, mas teria de ser algo mais bem ponderado.

Quanto ao Repositório de Código, não vejo muitas threads (na verdade raramente vejo) de pessoal a divulgar código porque simplesmente lhe apetece, iria ser um subquadro bastante parado e não queremos isso, pelo menos para já.

Obrigado pelas sugestões, se tiverem mais não hesitem em propor ;)
 
Também sou do tempo em que não havia Web Development, em que a quantidade de posts desta temática no fórum de Programação cresceu exponencialmente, em que o fórum foi criado como child do Programação, e em que o fórum teve tamanha adesão que foi promovido ao index. Colocá-lo de volta no Programação seria uma má ideia, com o HecKel disse. Era voltar a ter um problema que já foi resolvido.

HecKel, isto pode ser visto por outro prisma: colocar código nos fóruns de Programação (refiro-me também ao WebDev) não faz sentido. Isto é o tipo de coisa que só pode ser colocado numa secção à parte, mas só se houverem voluntários suficientes. Para além disso, o objectivo não seria estarem sempre a colocar lá tópicos. Seria um quadro maioritariamente parado, mas útil. Sei que aqui no Techzone dão maior importância à dinâmica dos quadros, mas nem todos têm de ter pelo menos um tópico novo por dia.

O essencial aqui é haver tópicos especificamente para informação. Eu posso tomar a iniciativa de fazer um ou outro artigo e esperar que alguém faça o mesmo, sem problemas.
Ter um fórum de Programação que praticamente só sirva para fazer perguntas é que me causa alguma impressão. Há formas muito melhores de aproveitar estas secções, e havendo quem trabalhe na área, é sempre possível haver quem lhes consiga dar vida.
 
Ter um fórum de Programação que praticamente só sirva para fazer perguntas é que me causa alguma impressão. Há formas muito melhores de aproveitar estas secções, e havendo quem trabalhe na área, é sempre possível haver quem lhes consiga dar vida.
Não é só a ti que te faz impressão. Antes de eu ser moderador volta e meia tentava criar uma thread ou outra para incentivar uma discussão mais "interessante", mas desde que subi a moderador que o tempo que tinha para a techzone como lazer passou a ser como moderador..., agora não selecciono as threads que quero ler tenho/devo ler mesmo todas e isso ocupa mesmo grande parte do meu tempo ao ponto de nem sequer ter tempo para dinamizar.

Pegando na tua proposta, até faço é um desafio a todos, criem tópicos de discussão na zona de Programação e/ou WebDev, algo que seja diferente do habitual. Acreditem que tem bastante piada ver a quantidade e diversidade de respostas que vão obter, mesmo que seja um tema "batido" há sempre pessoal desejoso de comentar em threads de "lufada de ar fresco" ;)

Pessoalmente não acho que seja pela criação de subquadros que as coisas mudem, até corremos o risco de confundir ainda mais quem vem cá..., vejamos, um subquadro para dúvidas..., que aconteceria ao index? Uma ou duas noticias ocasionais?

Vejam o que está a acontecer agora ao Windows World, mais de metade das threads criadas ali acabam por serem movidas para o Duvidas e Suporte Técnico, um dos quadros mais movimentados do fórum agora é um quadro cujo grande parte do movimento são threads na zona errada..., passo mais tempo a mover threads do que a "controlar" discussões..., e receio que isso fosse acontecer de forma similar no Programação com a potencial criação desses subquadros.

A reticência em criar subquadros não é nenhuma politica interna da TZ é sim o resultado de alguma experiência no assunto..., são os novatos a colocarem threads no primeiro lugar que encontram, são os "antigos" a não compreenderem as alterações feitas, são as threads antigas que reaparecem e acabam por terem de ser movidas..., e depois ficamos com um quadro cuja primeira página são só links de redireccionamento...
 
Começando pelo último ponto, sempre compreendi essa reticência em criar sub-fóruns. No entanto, baseiam-se sempre na possível dinâmica que tal sub-fórum possa vir a ter. Assim sendo, propôr um sub-fórum criado para estar quase sempre parado parece impensável, mas escusado é eu dizer que tem o seu sentido. Para quê abrir um tópico com uma função engraçada que fiz num fórum onde ele vai ser rapidamente escondido por tópicos de perguntas? Para um Repositório de Código, era preciso haver alguns tópicos assim para colocar lá, e esperar que mais alguém fizesse o mesmo. É precisamente isto que acaba por fazer com que a ideia nunca siga para a frente. É a aparente estática do quadro.
Para além disso, se os novatos abrem tópicos no primeiro local onde lhes aparece, mais facilmente abrem tópicos no index do Programação do que dentro do sub-fórum Repositório de Código :P

Em relação ao resto, a organização que eu propunha era
Programação (dúvidas)
- Notícias e Artigos
- Repositório de Código
Web Development (dúvidas)
- Notícias e Artigos
- Repositório de Código

Só que até eu admito que não há tópicos suficientes para criar o Notícias e Artigos em ambos. O ideal seria começar já a criar tópicos para abrir estes quadros.

Para já, naturalmente, é melhor deixar como está. A ideia está cá, mas o conteúdo ainda não, e é sempre preciso provas em como isto funcionaria. Mas, tal como o HecKel, proponho que se comecem a fazer tópicos desta natureza, para pelo menos fazer dos fóruns de Programação algo mais do que meros locais de esclarecimento de TPCs.
 
Quanto ao Repositório de Código, não vejo muitas threads (na verdade raramente vejo) de pessoal a divulgar código porque simplesmente lhe apetece, iria ser um subquadro bastante parado e não queremos isso, pelo menos para já.
por exemplo, nestes topicos, estou a indicar um 3º topico com a soluçao possivel ou aproximada para as questoes levantadas
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=260278
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=259857

ainda para mais, muitos post têm muito codigo que dariam para estar num repositorio (era fazer uns pequenos edits e ficavam uns tuts/snippets bem fixes)

my 2 cents

bom trabalho
cumprimentos
 
Ainda em relação ao Repositorio de codigo, se houvesse um sitio proprio para isto, haveria users a "doarem" codigo. Como este espaço nao existe, o pessoal nem se lembra (falo por mim:D) de fazer umas doaçoes.

cumprimentos
bom trabalho
 
O WebDev em tempos foi subquadro do Programação mas devido à necessidade de alargamento da temática e devido ao movimento do mesmo quadro passou para o index. Voltar a passar para subquadro do Programação iriamos voltar a ter um problema que já foi resolvido, quanto a mim voto contra essa sugestão.

Quando ao App..., é uma ideia a considerar de facto, mas teria de ser algo mais bem ponderado.

desculpem tar a responder ás "pinguinhas", mas ando com pouco tempo para responder e pensar no assunto:cool:

Esclareçam-me uma coisa, o quadro WebDev é basicamente para esclarecimento de duvidas de linguagens ServerSide e o de programação de linguagens ClientSide, certo? Ora, faz sentido o Webdev(ServerSide) estar incluido no de programação e existir um outro quadro para Apps/ClientSide (actual Programação). As restantes duvidas/questoes/discussoes ficariam no quadro pai.

Reformulando tudo ficaria

Programação (discussao geral sobre...)
|-ServerSide/WebDev
|-ClientSide/App
|-Repositório de codigo


desculpem qualquer confusao feita por mim

cumprimentos
 
Isso sim, iria dar uma grande confusão. E aqueles que gostam de terem threads sobre um projecto inteiro? Client&Server side? Teriam de separar as coisas?

Há propostas a serem ponderadas pelo staff agora, curiosamente ainda não vão de encontro às vossas propostas, como tal as vossas propostas são vistas como mais valias. Eu pelo menos nunca analisei as coisas desse ponto de vista e é algo que é importante debater.

De realçar também que as minhas refutações nesta thread não são de forma alguma decisivas, contra-argumentem-me e façam mais propostas só ajudam a que as coisas venham a ser bem feitas. Não vos posso é dizer que amanhã está tudo pronto, como devem imaginar a TZ não vive só do Programação e WebDev, neste momento existem outros assuntos em cima da mesa com maior prioridade, como tal peço-vos sugestões e acima de tudo paciência ;)

Obrigado por tudo :)
 
muito rapido
Client&Server side? iria para o geral :p

ja agora, podes-nos dar umas luzes das propstas do staff? assim davamos um feedback para conjungar "interesses" das 2 partes

bem sei que a implementação de algumas das propstas iam ser complicadas de implementar (se se tomassem em conta os topicos ja criados).

paciencia? dont worry... tenho todo o tempo do mundo, ja dizia o outro :p

cumprimentos e bom trabalho
 
Armadillo, acho que o quadro de Web Development, se fosse para existir uma divisão (coisa que não concordo ... ainda), seria mais
Programação (server/client - PHP/ASP+JavaScript/VBScript) -> para discussão de programação crua
Programação (markup - HTML/CSS) -> para dúvidas simples de HTML, assim como eventuais problemas IE/Firefox
SEO -> Search Engine Optimization, algo que também tem vindo a ter alguma (ainda que pouca) relevância.

Dividir linguagens server-side e client-side é má ideia. Então os tópicos de AJAX estariam todos no geral :P

A meu ver, o quadro de Programação está feito para acolher tópicos de programação de aplicações stand-alone ou interpretadas, como Visual Basic, C/C++, Delphi, Python e Perl enquanto stand-alone, e o Web Development para Python e Perl quando orientadas à Web, assim como PHP, ASP e afins. Aliás, linguagens como Perl e Python, que "dão para os dois lados", vão para a secção adequada à dúvida em si e não à linguagem.
Se quiser fazer um site em Perl (tipo Slashdot), poria no Web Development, mas se quiser fazer um script de extracção ou orientação de dados, já poria no Programação. Depende mais da dúvida em si do que da linguagem.
Ainda acho que as divisões não devem ser a nível de linguagens em si, mas sim a nível do conteúdo dos posts. Dúvidas para um lado, Notícias e Artigos para outro e Código para outro. Não PHP para um lado, JavaScript para outro e HTML para outro.

Em relação ao Repositório de Dados, mantenho o que disse - os tópicos só irão aparecer depois da secção ser criada.
Eu quando puder vou deixar o meu contributo nos actuais fóruns, mas não se pode ficar à espera que apareçam do nada este tipo de tópicos.
Espero que ao tomar a iniciativa se junte pessoal :)

HecKel, a Techzone não vive só de Programação, naturalmente, mas parece-me que fez um bom trabalho a evoluir e "amadurecer" as restantes áreas, deixando os fóruns de Programação para trás. Claro que há prioridades; o que estou a propôr é isso mesmo - propostas. Tudo a seu tempo. Mas acho que algo tem de ser feito, ou estas secções, que acho que têm bastante potencial, nunca serão mais do que o que disse acima: locais para pedir ajuda com os TPCs.
 
Armadillo, acho que o quadro de Web Development, se fosse para existir uma divisão (coisa que não concordo ... ainda), seria mais
Programação (server/client - PHP/ASP+JavaScript/VBScript) -> para discussão de programação crua
Programação (markup - HTML/CSS) -> para dúvidas simples de HTML, assim como eventuais problemas IE/Firefox
SEO -> Search Engine Optimization, algo que também tem vindo a ter alguma (ainda que pouca) relevância.

Dividir linguagens server-side e client-side é má ideia. Então os tópicos de AJAX estariam todos no geral :P
foi apenas um exemplo generalista, mas repara na minha ultima proposta (que tambem contempla a tua ideia):


Programação (discussao geral sobre...)
|-ServerSide/WebDev
|-ClientSide/App
|-Repositório de codigo

Em relação ao Repositório de Dados, mantenho o que disse - os tópicos só irão aparecer depois da secção ser criada.
Eu quando puder vou deixar o meu contributo nos actuais fóruns, mas não se pode ficar à espera que apareçam do nada este tipo de tópicos.
Espero que ao tomar a iniciativa se junte pessoal :)

tou como tu! tenho aqui umas postas de codigo prontos a doar, mas postando-o nos actuais quadros vao cair no esquecimento. Uma KB/reositorio era muito bom para a comunidade.
E ja se viu aí uns posts com umas calculadoras e uns jogos do galo, se nao me engano. Cairam no esquecimento, infelizmente... Mas mesmo assim se vêm pedidos de ajuda para estes casos.

cumps
 
foi apenas um exemplo generalista, mas repara na minha ultima proposta (que tambem contempla a tua ideia):


Programação (discussao geral sobre...)
|-ServerSide/WebDev
|-ClientSide/App
|-Repositório de codigo
Continuas a separar server-side de client-side. Isso é má ideia. Once again, AJAX ficava de parte. Para além disso, como é que se relaciona client-side com apps? Afinal, Javascript é client-side, mas não encaixa bem em app, nem nos outros quadros :P

tou como tu! tenho aqui umas postas de codigo prontos a doar, mas postando-o nos actuais quadros vao cair no esquecimento. Uma KB/reositorio era muito bom para a comunidade.
E ja se viu aí uns posts com umas calculadoras e uns jogos do galo, se nao me engano. Cairam no esquecimento, infelizmente... Mas mesmo assim se vêm pedidos de ajuda para estes casos.

cumps
Exactly. Se formos pelo caminho habitual de "não há tópicos que o justifiquem" estamos mal, porque esses tópicos dificilmente aparecerão nos actuais fóruns. É um ciclo vicioso. Não aparecem porque não há quadro para isso, mas esse quadro só vai existir quando aparecerem.
 
Back
Topo