sugestão_ progrmação

entao acho que se tem que definir quantos topicos sao necessarios para criar um subquadro: 10/15 chegam para começar??
isso era uma questao de se combinar entre varios users e disponibilzarem code-for-free tudo ao mesmo tempo, penso eu de que...
admins, pronunciem-se ;)

cumps

edit: em relaçao aos nomes, é uma questao de semantica. nao vale pegar por ai :lick1:
 
entao acho que se tem que definir quantos topicos sao necessarios para criar um subquadro: 10/15 chegam para começar??
isso era uma questao de se combinar entre varios users e disponibilzarem code-for-free tudo ao mesmo tempo, penso eu de que...
admins, pronunciem-se ;)

cumps
Bem, não é nisso que o staff pega. Como eu disse lá em cima, costumam pegar na futura dinâmica de um fórum. Mas lá está - ele seria feito não para ser dinâmico, mas sim para ter informação. Sou a favor do que dizes: um número mínimo de tópicos para abrir o sub-fórum, mas tenho sérias dúvidas se isto assim chega para ir para a frente.

edit: em relaçao aos nomes, é uma questao de semantica. nao vale pegar por ai :lick1:
Não deves imaginar como os nomes fazem toda a diferença :P só as confusões que se poupam com nomes explícitos!...
A sério, dividir client de server não faz sentido. Acho que as dúvidas de programação devem continuar todas onde estão - no índice de cada fórum.
O que estou a propôr é a abertura de um espaço para notícias e artigos, e, como sugeriste, a abrir o sub-fórum de Repositório de Código/Knowledge Base. É que para este último, pequenos snippets de código chegam perfeitamente, desde que sejam úteis. Nem é preciso ter o jogo do galo completo. Por exemplo, tenho uma função recursiva em VB que calcula o espaço em disco ocupado por uma directoria, e acho que apenas esta função merece um tópico específico.
 
A história do quadro para o Código deixa-me bastante reticente graças à quantidade de pessoal que vem "encomendar" trabalhos feitos..., esses códigos em vez de estarem ali para efeitos didácticos iriam servir mais para "roubos" para trabalhos e só isso é motivo suficiente para torcer e bem o nariz à ideia...
 
A história do quadro para o Código deixa-me bastante reticente graças à quantidade de pessoal que vem "encomendar" trabalhos feitos..., esses códigos em vez de estarem ali para efeitos didácticos iriam servir mais para "roubos" para trabalhos e só isso é motivo suficiente para torcer e bem o nariz à ideia...
Infelizmente, isso é verdade. No entanto, acho que é um risco que vale a pena correr. Aliás, sendo um repositório de código, acaba por ser óbvio que tal aconteça, mas isso era mais da responsabilidade de quem copia. Eu costumo ter os nomes das variáveis em inglês, e era engraçado entregarem um trabalho com variáveis com nomes como "countdown", "texto" e "FullSize" :P (mas pensando bem, ao colocar código aqui no fórum, traduzi-lo-ia para português :x )

Para evitar tópicos a pedir código, podia ser uma secção moderada - os tópicos para lá só seriam movidos por um moderador, caso tivessem "votos" a favor (o HecKel vai-me matar :P ), e nenhum utilizador normal poderia colocar lá tópicos novos.

edit - lol, esqueci-me deste exemplo: no fórum de VB que tenho na assinatura, eles têm uma Knowledge Base tal e qual como disse no parágrafo anterior. E resultou bem!
 
Última edição:
Boas, parece-me bem essa ideia do repositório de código, terá de ser um tópico bem mais parado... e apesar de não ser possivel podermos elever o programa do mês como no P@P sempre podiam aparecer coisas interessantes.....tanta tralha que eu ja joguei fora e podia tar aqui guardadinha :D. É sempre complicado controlar a malta que aparece ai a pedir trabalhinhos feitos, mas enfim, podia começar-se por fazer como nas vendas.

Quanto a estrutura dos tópicos, penso que assim está bem, pelo menos por agora, pois tanto o fluxo de post em ambos (Prog. e Wed Dev) não justificam dispersar mais o pessoal, pelo menos no da programação que é o que consulto mais.
Gosto desta estrutura assim porque não sendo o Wed Dev a minha área de quando em vez passo por lá e leio umas coisas....sempre se aprende qualquer coisa. Ver se me consigo explicar, por ex. no P@P, eu como só trabalho com C\C++, tenho tendência a ir apenas a esse tópico, no entanto aqui as vezes dou por mim a ler threads de Ptython, Java, PHP, Javascript, apenas porque o titulo parecia interessante...lol :D
 
Para evitar essa última situação, era bom o pessoal colocar tags, tipo "[VB] como usar uma BD" ou "
PHP:
 como fazer um login seguro?". O problema é muito poucos fazerem isso, tanto novatos como power members.
O fórum de Repositório de Código estaria maioritariamente parado. Não pode ser um tópico porque supostamente cada código teria de ter direito a uma discussão só para ele, e os códigos não têm de ser programas inteiros. Como disse acima, basta ser uma função minimamente interessante e [I]útil[/I], tanto a nível de funcionalidade como didáctico.
 
Outra sugestao aos topicos WebDev e Programação:
Criar um sticky, como no quadro Apple World, com bons modos a utilizar nestes subquadros.
Por exemplo, farto-me de tentar sacar info. aos users com posts deste genero
Boas,
eu tenho de fazer um trabalho em linguagem Java k consiste em criar um media player k leia filmes e musica, tem de criar playlist, procurar musica
Este post é um dos muitos casos em que o user apenas apresenta o seu sonho de tentar fazer alguma coisa e fica-se por aí. Estes post sao, no minimo, inuteis, pois nao contém nenhuma informação, apenas um desejo. Outra questao deve-se ao pites usado, que muitas vezes se torna impossivel de compreender, ainda por cima, numa materia técnica, em que muitas vezes. a colocação de uma virgula no sitio errado, desvirtua totalmente o sentido de frases, quanto mais usar xx e zz e sabe-se lá mais o quê.
Se quiserem posso esboçar um manual de boas regras para os 2 subquadros (basta dizer se os Mods. concordam).

cumprimentos
bom trabalho
 
Ola, sou eu outra vez :D

Queria fazer duas doações de código para o fórum (mais propriamente o de Programação)- sim, agora!
Agora, a minha questão prende-se com o "tratamento" que as minhas doações terão ;).
Como as minhas doações serão aplicações de código aberto, tornam-se uma mais valia para o fórum e, na minha humilde opinião, não merecem cair no esquecimento fontes de código aberto.
Por isso, proponho aos Mods/Admins a criação de um sub-fórum apenas como "Repositório de Código", ou, em alternativa, um tópico sticky. Este tópico, iria ser apenas um "índex" de outros tópicos que conteriam o código das aplicações.

Despeço-me com amizade :p
 
Sobre o subfórum, é algo que para já ainda nem deu para ponderar bem.

Quanto à thread, acho a ideia excelente ;) E realço que não precisa de ser ninguém do staff a fazer essa thread, pode ser qualquer pessoa (e até é melhor, mais mãos a ajudarem a manter a thread). Quanto ao meter em sticky, considera-a já em sticky :P

Julgo que a ideia da thread é uma excelente forma de mostrar se a criação desse quadro vale ou não a pena, por mim seria o passo a dar neste momento ;)

Btw, obrigado pela sugestão/iniciativa :)
 
Back
Topo