Sugestões amp e colunas Hi-Fi

phillipric

Power Member
Boa tarde a todos os users.

Ontem estive em casa de um familiar e fiquei fascinado com a colecção de vinis de que ele dispunha. Contei, pelo menos, uns 250.
Dispõe de um leitor gira discos Pioneer, que me pareceu de uma boa gama (embora não tivesse estado a aprofundar muito). O problema maior e em que ele me pediu alguma opinião foi para o sistema de som, pois tem conhecimento zero. Como sou músico e conheço algumas coisas em termos de áudio, lá me pediu ajuda. O que existe é pura "blasfémia". Está ligado a um leitor 5.1 da Samsung, que suponho que até tivesse um custo relativamente elevado, mas o pior é que só tem 2 dos satélites, sem sub. Escusado será dizer que não há som nem qualidade.

Assim, ele pediu alguns conselhos. Disse-lhe o que ele precisava, mas também não estou muito por dentro do mundo hi-fi. Para o que ele pretende, penso que um amplificador onde ele possa ligar um AUX IN (embora tenha ideia de que algo que seja mesmo input para "Phono" seja o mais aconselhado) e duas colunas "altas", ou seja, não de pousar em cima de móvel (do género das YAMAHA NS-F51... para dar uma ideia).

Entre cabos, amplificador, colunas, começou por me falar dentro dos 250€... eu disse que acho pouco, embora, claro que ele, quase sem conhecimentos não procura o "Ferrari" dos áudios, mas lá foi dizendo, quem diz 250, diz 300/350€... alguma coisa com um mínimo de qualidade para ouvir os vinis.

Assim sendo, sabendo que ainda assim é um orçamento baixo, o que poderão aconselhar em termos de Amp e colunas para ficar dentro deste orçamento?

Obrigado, desde já, pelas sugestões.
 
Boas pessoal

Mencionar os modelos do receiver, colunas e gira discos ajudava a entender melhor os pontos fracos do sistema, talvez não seja
preciso uma remodelação completa.

Na minha modesta opinião isto era o que fazia:

1º Verificar o estado da agulha, se está muito gasta, se alguma vez foi limpa depois de ouvir os discos, se está corretamente calibrada
juntamente com o braço. Parte significa da qualidade do som vem daqui, portanto, não adianta mudar de receiver/amp e colunas se o gira discos não está a funcionar corretamente;

2º Admitindo que está tudo bem com o gira discos, mudava de pre-phono, e verificava a qualidade do som.

3º Se ainda não tivesse satisfeito, mudava de colunas , umas Wharfedale Diamond 12.1, em algumas lojas comprasse por 300€, e como o receiver foi projetado par alimentar um sistema 5.1, presumo que não tenha dificuldade em alimentar esta colunas. Também é possível construir um sistema 5,1 com a gama Diamond. São umas boas colunas nesta gama de preços, eis uma review mais tecnica:

https://www.audiosciencereview.com/...wharfedale-diamond-12-1-review-speaker.26780/

Isto tudo presumindo que o receiver tem alguma qualidade, agora se tiver de mudar tudo (receiver e colunas) e só tivesse 350€ para gastar, apostava numas colunas activas com dac interno. Algo tipo isto, (não sei se são as melhores colunas neste patamar de preço, mas para que tenha um ideia do tipo de colunas):

Edifier S880DB Hi-Res 2.0​

Também iria precisar de comprar um pre-phono, caso o gira discos não tenha um.

Comprar colunas activas facilita muita coisa, não tem de se preocupar se as colunas casam bem com o amplificador, não gasta dinheiro em cabos de colunas e por 350€, artigos novos, ter colunas e amplificador com alguma qualidade é complicado, no mercado dos
usados certamente que tem mais opção.

Espero ter ajudado.
 
O modelo do gira discos é um Pioneer PLX 500. Penso que nem sequer se enquadra em modelos de (Hi-Fi).
Tem uma selecção para "line" e outra "phono". Tem muito pouco temo de uso, pelo que acredito que esteja tudo a funcionar correctamente.

Actualmente está ligado por saída RCA e final em ficha mini-jack (3,5mm) a um "amp"? da Samsung e a 2 satélites que faziam parte do cunjunto 5.1. Nem sequer tem o sub.

A ideia seria mesmo só ter "algo" para ouvir.

A sugestão de serem colunas de chão foi porque o gira-discos está num móvel com todos os discos guardados, tipo estante, por baixo, e não tem espaço lateral para "pousar" as colunas. Colocaria o amplificador por baixo do gira-discos e as colunas de chão ao lado.

Pedi-lhe para vir a minha casa e ouvir algumas possibilidades. Não tenho nada Hi-Fi, porque, dado que sou pianista/músico e faço algumas "brincadeiras" por casa, tenho um 2.1 da M-Audio, (2 monitores de 14w RMS e Subwoofer 70W RMS), ligados a uma mesa de mistura Mackie Profx8v2, ligada por USB ao pc.
Antes de lhe mostrar este sistema, pus a tocar uma mini Hi-Fi da LG que declara 80w RMS (mas duvido sequer que se aproxime disso). Custou 149€ há uns bons anos, mas é um modelo que ainda é vendido actualmente. Depois de ele escutar, disse-me que não lhe parecia mal.

Depois mostrei o sistema dos monitores de estúdio e ele disse-me que nem precisava de tanto. Quer algo que seja simplesmente melhor do que o que tem (o que é fácil) e que sirva para ouvir os discos com um mínimo de qualidade. Falamos de alguém que não tem conhecimentos de áudio de qualquer nível. Lógico que não quero sugerir-lhe uma porcaria. Falei-lhe num amp e colunas de chão da Yamaha que estão à venda por cerca de 240€ (amp a 239€ e colunas a 239€) e ele disse que lhe parecia bem e que não se importava de dar esse valor.

Sei que está longe de ser qualidade ao mais alto nível, mas duvido que não sirva os interesses dele.
 
O modelo do gira discos é um Pioneer PLX 500. Penso que nem sequer se enquadra em modelos de (Hi-Fi).
Tem uma selecção para "line" e outra "phono". Tem muito pouco temo de uso, pelo que acredito que esteja tudo a funcionar correctamente.

Actualmente está ligado por saída RCA e final em ficha mini-jack (3,5mm) a um "amp"? da Samsung e a 2 satélites que faziam parte do cunjunto 5.1. Nem sequer tem o sub.

A ideia seria mesmo só ter "algo" para ouvir.

A sugestão de serem colunas de chão foi porque o gira-discos está num móvel com todos os discos guardados, tipo estante, por baixo, e não tem espaço lateral para "pousar" as colunas. Colocaria o amplificador por baixo do gira-discos e as colunas de chão ao lado.

Pedi-lhe para vir a minha casa e ouvir algumas possibilidades. Não tenho nada Hi-Fi, porque, dado que sou pianista/músico e faço algumas "brincadeiras" por casa, tenho um 2.1 da M-Audio, (2 monitores de 14w RMS e Subwoofer 70W RMS), ligados a uma mesa de mistura Mackie Profx8v2, ligada por USB ao pc.
Antes de lhe mostrar este sistema, pus a tocar uma mini Hi-Fi da LG que declara 80w RMS (mas duvido sequer que se aproxime disso). Custou 149€ há uns bons anos, mas é um modelo que ainda é vendido actualmente. Depois de ele escutar, disse-me que não lhe parecia mal.

Depois mostrei o sistema dos monitores de estúdio e ele disse-me que nem precisava de tanto. Quer algo que seja simplesmente melhor do que o que tem (o que é fácil) e que sirva para ouvir os discos com um mínimo de qualidade. Falamos de alguém que não tem conhecimentos de áudio de qualquer nível. Lógico que não quero sugerir-lhe uma porcaria. Falei-lhe num amp e colunas de chão da Yamaha que estão à venda por cerca de 240€ (amp a 239€ e colunas a 239€) e ele disse que lhe parecia bem e que não se importava de dar esse valor.

Sei que está longe de ser qualidade ao mais alto nível, mas duvido que não sirva os interesses dele.

Independentemente do equipamento que comprar, é muito importante ter a oportunidade de o ouvir primeiro.
Nem todos os equipamentos tem um som neutro e equilibrado ao longo das frequências, certas marcas tem a sua própria assinatura musical e nesses casos é uma questão de gosto pessoal.

Tendo em conta que é musico, gostava de lhe perguntar algo :
É possível treinar e desenvolver "ouvido relativo" quando se é adulto?
 
Última edição:
Independentemente do equipamento que comprar, é muito importante ter a oportunidade de o ouvir primeiro.
Nem todos os equipamentos tem um som neutro e equilibrado ao longo das frequências, certas marcas tem a sua própria assinatura musical e nesses casos é uma questão de gosto pessoal.

Tendo em conta que é musico, gostava de lhe perguntar algo :
É possível treinar e desenvolver "ouvido relativo" quando se é adulto?
A que se refere quando fala em "ouvido relativo"? O termo ouvido "absoluto" refere-se à capacidade de "afinar" ou determinar a "altura" de determinado som sem qualquer auxílio externo. Se o "ouvido relativo" tem a ver com identificar outras notas a partir de uma nota dada, sim, é possível. Penso que é algo um pouco inato em cada um, mas com os exercícios adequados é possível fazê-lo. Por exemplo, eu sou capaz de harmonizar praticamente qualquer música, conseguindo muitas vezes perceber a cadência harmónica mesmo antes desta acontecer. E sim, pode ser trabalhado.
O meu primeiro professor de música dizia-me que "treinamos toda a vida e morremos sem ter tempo para aprender tudo o que podemos aprender". Mas sim, é uma possibilidade.
 
Boas!
Em relação a ouvir Analógico, a minha é sempre a mesma:
-Não compliquem, Analógico quer-se Simples.
Gira discos, amplificador c/pré de Phono ou separado, e colunas. Nada mais.
Nesse caso já tem o gira discos, não importa se é modelo Top, porque depois
de estar o set completo, haverá decerto lugar para a dita doença do upgrade, a busca pelo nirvana...
Deves procurar um amp. e umas colunas, de preferência dos anos 90.
Terás toda a ajuda necessária para fazeres a escolha no Forum Audio Analógico de Portugal.
Aqui também te poderei dar umas dicas...
 
Atirando ao acaso,... pois não sei a localização

Harman/Kardon HK6150​

Amplificador Audiolab 8000A​

Amplificador Musical Fidelity B1​

Colunas de chão "Mission M33"​

Kef+suportes​

Amplificador Nad 304​

Sansui AU-101 Amplificador​

Anuncios do OLX
 
Agradeço as dicas. Não gosto de sugerir usados. Se fosse para eu comprar, verificava as hipóteses, com certeza. Deixei no ar essa hipótese mas ele também não me pareceu muito inclinado para comprar usados.

Do que consegui, dentro do orçamento dele, sei que é um nível de "iniciação", mas penso que ele vai ficar satisfeito e, depois, lá está, é como dizes, a habituação do "ouvido" ao sistema pode fazer com que mais tarde se procure o upgrade.

Sugeri as colunas:

YAMAHA NS-F51​


e para amplificador o:

YAMAHA A-S201​

 
Eu sei. Mas recordo que se falou inicialmente em cerca de 250€ e já passamos os 450€ com essas hipóteses.

Acredito sinceramente que ele vai ficar mais do que satisfeito com esta solução. E também já lhe expliquei que não é nada de fantástico, é o que "se consegue" com este orçamento.
 
Back
Topo