Sugestões para redução de temperaturas

TheMoon

Power Member
Boas pessoal, eu gostava de umas opiniões de como poder reduzir as temperaturas aqui do "bicho" , o CPU em idle ronda os 35-39 e em load mais pesado chega aos 72º sei que não perigoso mais também não é o ideal , já vi coolers e já pesquisei várias maneiras , mas antes de fazer despesas quero mais algumas opiniões que apesar de poder gastar algum dinheiro não quero gasta-lo em vão, por isso desde de coolers a melhor o air flow na caixa (CM 690 II) aceito todas as opiniões.
 
Aqui está a informação mais detalhada do meu setup:

CPU: 4790K ( com um cooler Thermalright True Spirit 120 M BW )
Caixa: CM 690 III Edição nVidia
Gráfica: Asus Strix 970 OC


O cooler na altura comprei para não usar o stock que todos sabemos que não são muito bons, este desenrascou bem mas durante o verão especialmente sinto que não seja o ideal.

Em termos de ventoinhas , tenho uma de 200 na parte frontal da caixa ( veio incluída na caixa ) a puxar ar para dentro , tenho uma de 120 mm na parte traseira e 2 de 120 mm no topo a puxar o ar para fora.

 
Tens ai uma boa refrigeração. Faz uma limpeza geral no pc e uma boa troca de pasta térmica (arctic mx 4) que isso ainda baixa mais as temperaturas porque já vi que coolers não te faltam :D
 
as temperaturas estão normais , queres mais baixas metes um cooler melhor e se tiveres dinheiro para gastar uma boa massa , ha melhores que as mx-4.
 
A caixa tem uma entrada e 2 saídas isso é o bom e tem a resistência em baixo que é o aconselhável.
Acho que em ventoinhas estás bem e o desenho é esse o único problema é que não tem calhes internas e alguns fios obstruem a circulação frente trás mas pouco problema dá.

Acho que a única maneira é pelo cooler mas depende.
No verão é melhor usar os pcs pela noite que pelo dia mas não podendo ser em algumas caixas deixar a tamba encostada ajuda um pouco ou seja um pouco desviada mas com as ventoinhas a direccionarem para a mesma face como sempre.

Atenta também ao local de onde está a caixa se estiver num canto o ar vai aquecendo por fora e dentro se estiver ligado em sequência durante dias.
O SO tb tem o seu peso eu tenho o meu pc ligado semanas inteiras sem desligar da corrente e tenho a torre metida ao pé de uma parede por trás e lado pelo lado de saída de ar por trás e nunca tive problemas mas está a um palmo de parede e sei que tem riscos mudo a massa térmica de meio em meio ano e limpo o pó de 3 em 3 meses.
Quando usava windows não conseguia fazer isso ou estorricava ou parava ou ficava a meio dos downs que é por isso que deixo a torre ligada semanas a fio.

É uma mistura de coisas que depois dão num resultado final se tiveres o pc muito cheio de cabos conectados de discos externos com o disco cheio e trabalhos de down up etc o processamento sobe e sobe a necessidade de refrigeração se cortares no peso do sistema em sí ajudas a máquina a fluir mais com menos recurso e obtens mais trabalho com um desgaste menor .

Tens uma bela caixa pelo que vi nas imagens do gogle.
 
Sei que o cooler não é dos melhores mas também não foi escolhido ao acaso, vi algumas comparações na altura com outros grandes coolers e não ficou muito atrás, o preço era bastante agradável e como não queria fazer nenhum OC na altura ( e mesmo agora ainda não sinto necessidade ) pareceu-me bem.

A caixa veio junto com uma promoção de Board, gráfica e algo mais que não me lembro, onde a caixa era GRÁTIS e como não era uma má caixa apesar de não ser a que queria na altura e mesmo agora ainda sonho com uma Phantom especialmente o modelo 820 mas era caro na altura e penso que o preço não tenha mudado muito, assim poupei o dinheiro na caixa e investi noutros componentes na altura.

Amanhã vou dar uma boa limpeza e mudar a pasta térmica, se calhar comprar outra, noctua ou artic silver a ver se as temperaturas melhoram.
 
Back
Topo