1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Sugestões para uma máquina muito bruta. (Questionário incluído)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por MegaMick, 14 de Outubro de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 1162)

1. 1) Qual o orçamento?
    flexível, mas digamos, 2000€
    incluindo monitor, se justificados

2) Que tipo de computador é?
    Desktop

3) Quando vais comprar o Computador?
    Final de Outubro ou inicio de Novembro.

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    Jogos (1920x1200), programação, edição de imagem, multimédia, e todas as coisas típicas de um estudante académico prestes a chegar à terrivel altura de fazer uma dissertação. Muito multi-tasking.
    Jogos: Tudo desde WoW até Crysis, gosto mesmo de todos os géneros, e vou querer jogar os próximos lançamentos com definições puxadas.

5) Marca de processador

Intel

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Meia dúzia de anos (Conforme a necessidade, posso comprar uma segunda placa gráfica, discos duros adicionais, ou memória, antes desse período terminar)

7)
    Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    Nem por isso.

8) Processador
    Quad core

9) Grafica

Single card mas possível CF no futuro

10) Memórias

DDR2 (não vi diferenças de performance absolutamente nenhumas quanto a DDR3, portanto acho que o gasto adicional não se justifica.)

11) Motherboard
    ATX
    - Overclock ou Gaming

12) Disco Rigido
    Já tenho alguns, todos diferentes, que vou usar sem ser em RAID. (Mas a ideia é mais tarde comprar uns novos, de tamanhos iguais e moderados, para usar em RAID 5, e meter os outros pra um cantinho) Para já não é necessário escolher nenhum Disco Duro.

13) Drives
    Gravador de DVD
    Leitor de Cartões (SD, e assim)

14) Necessitas de Fonte?
    Sim, e tendo em conta a gráfica, e a possibilidade de mais tarde querer CrossFire, convém ser boa.

15) Necessitas de Caixa?

Nunca gostei do aspecto das Thermaltake, mas, bolas, depois de ver umas quantas reviews, cheguei a conclusão que esta seria a mais curtida para tudo o que quero:
    Thermaltake Armor+ VH6000SWA Silver (pena o preço, mas pronto)

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    a. Monitor 24" (1920x1200)
    b. Teclado
    c. Rato
    d. Headphones 5.1 com micro aparte, ou Headset 5.1
    Tudo com fios, suplico-vos! :D
    17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Tanto me faz. Moro em V. N. de Gaia, há cá bastantes lojas com bons preços tipo *****, PowerOn, DesignPC... Também não tenho problemas com lojas online.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Compro cada peça onde for mais barato. Eu gosto é de montar eu tudo... Demasiados LEGOs quando era miudo...

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Nada disso.

20) Vais fazer Overclock?
    Oh sim... Estou a contar com isso...

----------------------------------

Posto isto, já tinha aqui uma configuração em mente, mas gostava imenso de ouvir sugestões:
    O Sistema Operativo será o Windows Vista Business 64bits.
    (Os preços de variadas lojas físicas locais)

CPU: Intel Core2 Quad Q9550
    280 Eur - Quad porque abuso do multi-tasking, é future-proof, e este modelo em particular parece-me bom para o preço. Queria ver se arranjava a revisão E0
    (SLB8V) que saiu recentemente, em vez da C1, (SLAWQ). Pelo que li, são mais propensos ao overclocking, para além de que foram resolvidos uns bugs no que toca a monitorização de temperatura. http://processorfinder.intel.com/details.aspx?sSpec=SLB8V
    Se alguém souber onde posso encontrar um desta última revisão, façam favor de apitar!

MOBO: Asus P5E
    150 Eur - Estava fisgado para o Chipset X38 porque parece-me um preço razoável para o que é, para além de que deixa a possibilidade de daqui a um anito, se for preciso, enfiar outra placa gráfica e tirar o máximo proveito disso. Parece-me boa para Overclocking, e vem com as mariquices todas da ASUS que me parecem bem. Não tenho que me preocupar em comprar placa de som, dois slots PCI-e 2.0 16x, portas usb, sata, pci-e e pci quanto bastem, e ainda a possibilidade de mais tarde poder enfiar uns discos em RAID 5 para segurança e performance. A última review que vi dela: http://www.xbitlabs.com/articles/mainboards/display/asus-p5e.html
    A funcionar com DDR2, só me restava como alternativa a Maximus Formula, mas acho que os 50 Eur não se justificam, porque as diferenças são apenas pequenas mariquices, pelo que me pareceu...Já agora, pa referência, 2 dos meus discos são IDE. Se bem que não os devo manter por muito tempo. Se conhecerem uma motherboard equivalente mas mais barata...

NETWORK, SOUND: Incluídos na motherboard, banzaai!

GPU: HD 4870X2
    ~460 Eur - Bem, para uma resolução de 1920x1200, e tendo em conta como adoro Anti-Aliasing e coisas bonitas, é aqui que a minha faceta de Tolinho entusiasta vem meesmo ao de cima. Pior que isto era mesmo comprar duas! Mas nos títulos de hoje, não se justifica.
    Não sei a quem a comprar, são tantas: ASUS, Club3D, Gainward, GeCube, Gigabyte, HIS, MSI, Powercolor, Sapphire... Já as vi a todas à venda aqui ou ali. O ideal era que fosse uma com o arrefecimento mais porreiro, ou um consumo mais reduzido, mas pelo que me parecem, são todas iguais, e só mudam os preços... Alguém confirma?

RAM: Corsair Dominator 4GB DDR2 1066Mhz CL5 (TWIN2X4096-8500C5DF)
    ~105 Eur - Bem, DDR3 parece-me o mesmo que DDR2 quanto a performance, mas muito mais caro, daí ter-me virado para DDR2. Este modelo pareceu-me bom para o potencial overclocking, sem ter um preço exagerado. Não encontrei uma QVL actualizada para a motherboard P5E, mas no site da Corsair eles aconselham esta memória para essa motherboard, portanto não deve dar chatices.

PSU: BeQuiet DarkPower Pro P7-850W
    188 Eur - Aceitam-se alternativas aqui, esta fonte é muito boa, mas o preço reflecte isso. A ideia é uma PSU que seja future-proof quanto à solução de CrossFire. Usando calculadores de vários fabricantes, quer-me parecer que isto aguenta com tudo o que lhe estou a planear atirar. Menos talvez o cenário de uma segunda
    HD 4870X2 em Crossfire com a primeira... As duas só por si em full-load devem chegar a gastar 700 W... Uma de 1000W seria meeesmo future-proof, mas da mesma marca são mais 100 Eur em cima pelo menos, e não estou muito familiarizado com as PSUs... Agradecia sugestões neste aspecto! Para CrossFire de duas placonas destas, seria o ideal 12V Single-Rail em vez dos tipicos 12V Quad-Rail?
    http://game.amd.com/us-en/crossfirex_components.aspx?p=3 (lista de PSUs que oficialmente suportam um crossfire de duas HD4870X2) Já agora, para referência, tenho 3 discos, e não pretendo usar mais do 4.
    Das que aguentam com 2 placas, conhecem alguma? Com confiança, mas um preço mais porreiro que as BeQuiet? Conhecem alguma que não esteja nessa lista mas que seja igualmente boa, e com um preço razoável?... Ajuda era muito bem-vinda!

CASE: Thermaltake Armor+ VH6000SWA Silver
    ~190 Eur - Cara pa caraças, eu sei, mas tem muitas funcionalidades que eu pura e simplesmente adoro quanto a brincar aos LEGOs, quer dizer, quanto a brincar com o computador. E para além disso é relativamente leve, sendo de aluminio. Weeh! Mas aceito sugestões, mesmo de outras marcas. É importante que seja grande, tenha muitas funcionalidades tool-less, ventilada, e... Adoro aquela ventoinha de 240mm no painel lateral a apontar em cheio para a motherboard e em particular para as placas.

MONITOR: Err, estou perdido...
    ~300-450? - Estimo que um bom monitor de 24" esteja mais ou menos nesse range de preços. Também preciso de um empurrãozito aqui. As coisas que peço são que tenha a rapidez necessária para jogar, ou seja, baixo input lag (o tipico é q, ~30ms? e parece-me bem) baixo response time (blur e ghosting kills!), contraste estático de 1000:1 e brightness de 300 (se possivel, 400). A sala em que o computador vai ficar tem muuuita luz natural, e com janelas por todo o lado. Portanto o painel não pode ser glossy (tipo os "espelhos" da HP). Ainda bem, esses também parecem-me ser os mais caros de qualquer forma...

TECLADO, RATO, PHONES, SPEAKERS: Idem aspas...
    Como disse antes, nada wireless aqui. Speakers até re-utilizo uns 2.1 cá de casa, mas gosto de ter uns headphones 5.1 para filmes e jogos. Microfone era muito bom. Mas se não vier um Headset 5.1 com micro, podem ser phones e depois compro o microfone unidirecional em separado.
    Quanto a teclado, algo simples e eficaz, com funcionalidades práticas. Não tem que ter um lay-out de gaming todo exótico, mas funcionalidades de gaming são sempre bem-vindas, como é o exemplo do teclado Sidewinder da Microsoft que aí vem (mas o preço deve ser demasiado alto...), posso não comprar nenhum, e usar um antigo que tenho para aqui, velhito, mas que ainda funciona. Ideal para se quiser esperar por um modelo que ainda não esteja disponivel.
    Quanto a rato, preciso mesmo de um novo. Se for de gaming, tanto melhor. Ratos com muito DPI (laser pawah!) são bem-vindos, e porradas de butões programáveis também são bem-vindos. Estou habituado a usar um rato de tamanho moderado (IntelliMouse Optical antiguinho, 5 butõezinhos) e movo-o com as pontas dos dedos. Se calhar comprando um maiorzito seria mais confortável, e já punha a minha mão toda em cima.

OPTICAL DRIVE: Idem aspas.
    Desde que grave e leia CDs e DVDs a alta velocidade e sem erros, sem ser esquisito com as marcas dos discos, sou um homem feliz. Se for barato então, melhor ainda!... Bluray fica para mais tarde.

CARD READER: Idem aspas.
    Que leia os cartões típicos das máquinas fotográficas e telemóveis. Baratinho era bom.

Pronto, desculpem lá o tamanho bruta-montes do post, mas quiz justificar minimamente as opções que para já tinha escolhidas, para que as tenham em conta ao sugerir alternativas.
    Ajuda pleeease! \o/

2. along

along Power Member

Assim por alto sem pôr preços vou tentar pôr o que acho:

CPU : Q9550
    Cooler+Fan: THERMALRIGHT ULTRA-120 EXTREME HEATSINK + NOCTUA NF-P12 1300RPM
    Board: ASUS P5Q-E ou P5Q Deluxe
    RAM: Gskill DDR2 PC8500 PI 4GB
    Gravador: ASUS DVD±R 20x DL & Lightscribe Preto/Branco
    Gráfica: HD4870X2
    Fonte: Corsair HX-1000W
    Caixa: (versão em preto da caixa que gostas...lol)
    Monitor : Samsung T240 ou T260
    Rato: RAZER DEATHADDER
    Teclado : LOGITECH TECLADO WAVE USB
    Headset : STEELSERIES 5H V2

Cumps

3. Obrigadíssimo aos dois pelo feedback!

Esse monitor, já o tinha visto numa loja, mas fiquei desapontado com o facto dele não rodar para a posição de Portrait. Por acaso não conhecem um modelo parecido mas que o faça? (Não vale HP!) Dá imenso jeito para o estudo, que inclui pdfs e e-books. Fora isso, o modelo pareceu-me excelente!

E obrigadíssimo por se lembrarem do cooler para o CPU! Estava totalmente esquecido! Este parece-me bem:
    THERMALRIGHT ULTRA-120 EXTREME HEATSINK + NOCTUA NF-P12 1300RPM
    Já a NOCTUA NH-U12P fui ao site, e esse heatsink tinha um pequeno conflicto com a minha motherboard em especifico, que requer que mande vir um par de peças directamente deles. Sendo que o preço é práticamente o mesmo e as restantes características do cooler também, vou ser perguiçoso e vou pelo que o along me aconselhou.

Não conhecia essa PSU da Corsair! Estive a ver as specs à pouco e parece-me boa para alimentar tudo, inclusive no cenário de crossfire, com a vantagem de ser um pouco mais barata! E ter apenas dois rails para os 12V deve ser mais prático quanto a balancear o sistema com a(s) gráfica(s)!

Gosto do gravador com Lightscribe, quando gravar a minha dissertação num cd para entregar em formato digital, pode ser um cd todo pipi para impressionar o prof! e sATA para deixar os 2 canais IDE livres para os 2 discos IDE que tenho. Excelente!

Os 2 headsets parecem-me muito bons, vou dar uma olhadela melhor, mas se calhar vou continuar à procura, até dar com uns de 5.1. Eu tive uns Zalman 5.1 daqueles primeirinhos, desde então que não consigo voltar atrás. (Fiquei sem eles porque um primo meu desatou a correr pela sala e esqueceu-se que ainda os tinha na cabeça, resultado, arrebentou com os cabos do lado dos phones... Tão a ver como o som era realista?! :D)

O teclado e o rato parecem-me bem. E parecem-me estar nos preços que estava a contar gastar para cada um deles. Vou ver mais detalhes deles amanhã. Se bem que à primeira vista, esse Razer parece-me pequeno demais. Tem as mesmas dimensões do meu rato actual, provávelmente acabaria por pegar nele também com as pontas dos dedos!

Quanto ao resto, vou manter então... A RAM, à partida fico-me pela Corsair Dominator referida, GSkill não consta nem de perto na QVL da motherboard, nem encontrei sequer um site da G.Skill onde me pudessem aconselhar sticks para a mobo. Já a Corsair recomendou-me estes sticks para a motherboard, portanto sempre tenho mais confiança neles, apesar do modelo especifico também não constar na QVL.
    A caixa, não vou ser muito picuínhas quanto à cor. Por acaso prefiro preto, mas se a diferença for entre uma estar ali em stock e a outra ter que se mandar vir, não espero. xD
    Motherboard também mantenho a decisão de P5E. O preço não é muito superior, e fica prontinha para o CrossFire com dual 16x. Se fosse pela P5Q-E ou pela P5Q Deluxe, teria que me contentar com CrossFire 8x + 8x quando fosse a decidir meter uma segunda gráfica. E algo me diz que a tendência no futuro é as gráficas puxarem ainda mais pela bandwidth dos slots do que já o fazem agora. O que com uma gráfica de 2Gb não é brincadeira!

Mais uma vez obrigado pelo feedback! E se tiverem mais sugestões, agradecia!

Ainda tenho sérias dúvidas no que toca ao monitor e aos headphones 5.1, rato e teclado ainda vou ver melhor estes que me aconselharam...

4. Weemer

Weemer Power Member

a rampage formula é bastante melhor k a P5E, tem chipset x48 topo de gama e tambem faz cross a 16x, ou entao P5E deluxe.

É verdade, o Q9550 E0 já tá na *****.

5. along

along Power Member

Além disso vi a preta com o preço cerca de 30E mais barata que a que indicaste.

Acho que estás a pensar mal, nisso de fazeres crossfire, visto que a HD4870X2 já é uma verdadeira besta e vai correr qualquer jogo no máximo (excepto crysis...) durante bastante tempo. Tens que ver que para o ano já vão haver gráficas novas e que vão ultrapassar a performance da que tens, com novas tecnologias, etc. Nessa altura tu não vais ter vontade de fazer crossfire, mas sim de comprar uma da nova geração. Basta pensares na HD3870X2... Quem é que comprou uma à 6 meses atrás e neste momento pensa em comprar outra para fazer QUADcross? Só quem não tem amor ao dinheiro... :007:

Cumps

6. Maravilha! Estava a perder as esperanças de encontrar um E0 por cá tão cedo!
    Quanto à motherboard, realmente os preços são demasiado próximos para ignorar o chipset X48. Amanhã vou dar uma espreitadela às compatibilidades, e ver se encontro uma review extensa dessas motherboards.

A caixa, cheguei a ver uma preta mais barata, mas em vez de pesar 10Kg, pesava 17Kg. E era mais ou menos a diferença de preço que mencionaste. Não terás visto essa? Sem ser aluminio? De qualquer forma vou procurar melhor! Se por acaso deres com isso de novo, agradecia link!

Quanto ao CrossFire, tu tens muita razão no que dizes. E a diferença de ~20 Eur entre uma P5Q-E e uma P5E, sem ver as reviews da primeira, parece-me reflectir apenas a existencia do 16x+16x (e a placa de som ser ligeiramente mais xpto)... Mas esses ~20 Eur são uma mais valia para se no futuro eu tiver que me livrar da HD4870X2 por uma razão qualquer. E por essa altura ou posso querer uma X2 da nova geração, ou então duas mais baratas da nova geração, em CrossFire. Ou então comprar uma barata na familia de 4700 que não seja X2, e ficar com uma configuracao Triple CrossFire. Nunca se sabe o que nessa altura compensará mais. Este pequeno gasto é portanto só para eu ter mais uma porta aberta. Se a diferença fosse algo mais perto dos 100 Eur, eu cagava de alto no CrossFire 16x-16x. Mas esta pequena diferença acho que vale a pena. Admito que é meio estúpido, se calhar é panca minha...

No entanto, amanhã, vou procurar ver as reviews para as que mencionaste, e para as que o Weemer mencionou. Tenho que reflectir melhor neste aspecto. Isto pode-se tratar de um desperdício infundado... Obrigadão pelo vosso feedback, mais uma vez!

Já agora uma dúvida que pode ser que saibam responder... A nível de chipset, o X48 é melhor que X38 assim por alguma razão em especial? Não é fácil encontrar algo que os compare... Se pagar mais um pouco e for pelo X48, será mais fácil arranjar memórias DDR2 2x2Gb compativeis? E coolers? É mais fácil fazer O.C.? Os controladores são melhores nalgum aspecto? Ou mesmo os relógios?... E metendo o P45 nesta comparação? Que se altera? X48 > P45 > X38 ?? (Esquecendo estes pormenores de CrossFire e multiGPU!)

7. along

along Power Member

A caixa de que tinha falado era esta. Não é igual? Pareceu-me.
    As diferenças do chipset X38 para o X48 são mínimas mesmo. Tens aqui uma imagem com as diferenças básicas. Em relação às compatibilidades de memórias e dos coolers penso que não te tens que preocupar. Em relação ao overclock isso já depende também da qualidade da board e não apenas do chipset. E para overclock moderado qualquer uma das que ponderas serve bem.

Cumps

8. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Já encontras board com o chipset X48 a bom preço, não precisas de ir para topos de gama.
    Uma 4870x2 como te disseram, já te vai dar para coçares a orelha muito tempo. Mesmo quando pensares em aumentar a parada, tal como o along disse, já vai haver muito melhores e nem vais pensar em CF.
    Quanto ás memorias, um bom kit 2x2GB 1066 serve perfeitamente da Team elite, OCZ, gskill ou corsair. Compra o mais barato. o ideal era uma gskill PI pois tem uma voltagem bem mais baixa do que as outras.

9. kcc_alex

kcc_alex Banido

boas desculpa o off topic mas qual é a diferença entre esse q 9550 E0 e o q9550 normal?

10. texuguinho

texuguinho Power Member

Boas

O que mudaria na tua preferencia era a caixa. Eu ia para uma Coolermaster. Tipo Cosmos S. Simplesmente Brutal a caixa. Tem qualidade de construção e em termos de arrumação é estupenda.

11. along

along Power Member

Já tinha sido explicado neste tópico:

Cumps

12. Boa tarde,

Já tenho praticamente tudo escolhido, excepto o monitor, que ainda ando à procura de um que dê para rodar para a posição de Portrait. E agradeço imenso pelo feedback que têm dado até agora. Quanto à motherboard, estou indeciso entre a P5E e a P5E Deluxe, sendo que a única diferença entre elas é serem X38 e X48 respectivamente... Preços praticamente iguais. Iria pelo X48 só pelo facto de ser um chipset mais recente, mas creio que este está mais preparado para DDR3 do que DDR2, e entretanto há mais reviews ricas (e positivas) feitas à maninha X38... Quanto à caixa, a Cosmos S é realmente impressionante e já me tinha cruzado com ela. Mas apesar de ser de alumínio, continua a ser pesada, é mais cara uns 40 eur, e perde em arrumação relativamente à thermaltake armor+ na medida em que a motherboard tray não é removível. Outro factor é que o facto da PSU estar no fundo, é menos uma ventoinha a retirar ar quente do CPU para fora da caixa... Pois ali no fundo está a soprar ar frio debaixo directamente para fora. É barulho e energia desperdiçada, na minha opinião. Estas PSUs são bastante eficientes e já não aquecem muito, portanto não há a necessidade de terem ar frio só para elas, podem safar-se bem com o ar ambiente da caixa. Quanto a logística, teria que a mandar vir da *****, que tá lá longe em Lisboa, enquanto que a Thermaltake está numa loja física aqui a uns minutos de casa.

Entretanto, na categoria do cooling para CPU, este aqui impressionou-me por ser mais barato do que os que já tinham sido abordados aqui, para além de se portar espectacularmente bem sem ventoinha (apesar de vir com uma de 120mm incluída): Scythe NINJA II, 38 Eur numa loja física local. Podem encontrar uma video review do senhor 3dgameman aqui. Não sei qual é o poder de dissipação dos coolers mencionados atrás, mas este é impressionante.

Montado no lugar certo, terá a ventoinha da caixa mesmo por trás, e a da fonte de alimentação mesmo por cima. Portanto à partida funcionará bem sem ventoinha, excepto se o meu overclocking não for lá muito conservativo. Estou a contar que seja. A caixa é bem ventilada, e ínclui uma ventoinha de 24mm de lado, a apontar em cheio para a motherboard. E pronto, a ventoinha do cpu cooler fica por perto para quando vier o próximo verão. O que acham deste cooler?

De volta ao assunto do monitor: Incomoda-me imenso o facto de ser provável que, ao comprar um monitor de 24", a custar-me uma fortuna, apareça-me um com um ou mais Dead/Stuck Pixels... Já passei por isso com uma TV e devo dizer que a presença deles é extremamente irritante independentemente do que possam dizer as marcas acerca do posicionamento... Pior ainda no contexto de monitores para computador! Se gastar uma porrada de dinheiro num monitor de 24" e ele vir com um pixel defeituoso, vou-me sentir extremamente chulado!! O que fazer? Há alguma marca ou loja que tenham uma politica de Zero pixeis defeituosos? Alguma forma de poder devolver um monitor caso tenha um defeito destes? Alguma dica neste aspecto?

Cumprimentos

---edit---
    Quanto a phones, acho que vou escolher estes... Zalman Surround Sound Headphones Theatre 6 (ZM-RS6F+M), tão pelos 40 Eur, e gosto imenso do facto de ter mesmo altifalantes independentes para cada canal, e ainda vem com um microfonezito de pendurar na camisola. Tenho é a ideia que são um modelo já antigo. Alguma opinião neles? Conhecem alguma coisa mais recente e boa, que seja melhor? Dos modelos que foram mencionados em posts anteriores, nenhum era realmente 5.1.

Última edição: 19 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página