[Sugestões] - Ponto de Venda (OpenPDV)

CrazyBomber

Power Member
Boas.
Assim de repente, deu-me na telha (já devia ter dado há bem mais tempo) de começar a fazer alguma coisa com as ferramentas da Microsoft (VS C# Express). E pensei em fazer um ponto de venda (preparado para touchscreen, pois claro).

Seria um projecto orientado para os clientes, e não para uma lista monumental de features tiradas da cartola. Portanto, agradecia 2 tipos de ajuda:

1- Sugestões para o programa. Desde layouts, features úteis, requisitos, etc.

2- Sugestões de programação: como tratar da "saúde" da BD, logs, informações "sensíveis", Mono-posto VS multi-posto, etc.


Como dá para perceber pelo nome, o programa seria OpenSource e grátis para qualquer utilização (e ainda nem o comecei a fazer :sad:).

O que estou a pensar utilizar:
Linguagem: C#
Base de Dados: Access ou MSDE
Reporting: [sugestões?]
Impressões de documentos: [mais sugestões?]

Estou muito verde em programação a "grande" escala, mas gosto de ir aprendendo comigo mesmo, e com o que o pessoal mais entendido vai aqui metendo no fórum :x2:

Qualquer coisa que possam ajudar, agradecia :)
 
Pois eu estou acabar um programa desses, mas como foi pedido (e pago) por um cliente, não posso passar nada para open source.

Eu fiz-o em python, e utilizando o SQL Express da Microsoft com servidor da base de dados.

Só uma dica, depois de alguma discussão na empresa decidimos não utilizar touch-screen, em aplicações vocacionadas para clientes finais, porque o ecrã fica rapidamente conspurcado com dedadas, para alem de ser facil de partir, dificil de limpar e ser uma possivel fonte de contagio de doenças.

Como os clientes finais tem por habito serem "meiguinhos" com os equipamentos, fomos com teclado numerico antivandalico.

E mais não me é permitido dizer.
 
Bem, então será que me podias esclarecer uma outra dúvida? :D

É preciso cumprir (ou há, sequer) alguns requisitos obrigatórios por lei?
 
Os requesitos legais que tens de obedecer são os dados dos recibos e as folhas de caixa.

Nós adaptamos os recibos de uma gasolineira e fizemos as folhas de caixa, depois o nosso contabilista verificou e validou que estava tudo correcto.

Na nossa aplicação isto é muito importante pois, algumas das compras podem ser descontadas no IRS.
 
Última edição:
Queres uma boa dica? Leva muito tempo a fazer uma coisa dessas numa linguagem que não conheces. Tenta primeiro em Delphi ou FreePascal. Vais ver que demoras menos tempo.
 
Queres uma boa dica? Leva muito tempo a fazer uma coisa dessas numa linguagem que não conheces. Tenta primeiro em Delphi ou FreePascal. Vais ver que demoras menos tempo.
O objectivo é mesmo habituar-me ao C# :P
Já me safo bastante bem em Java, e o C# não é assim tão diferente.
Se fosse para fazer este mesmo programa em Java, as minhas dúvidas eram mínimas, em termos de programação em si...
Mas o mercado pede Microsoft, e é isso que tenho que estudar :D
Brigado pela dica, já agora ;)
 
Ok, tudo bem, mas foge um pouco à regra do OpenSource.

Para BD, experimenta o MySQL ou o Firebird, este último poderá ser melhor uma vez que é completamente grátis.

Para imprimir, displays, e outros periféricos de POS, usa o EPSON OPOS SDK, tens tudo o que precisas.

Para reports...tenta alguma coisa freeware ou tenta fazer tu próprio (uma boa luta em C# ;-) )
 
Back
Topo