1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Sugestões] - Ponto de Venda (OpenPDV)

Discussão em 'Programação' iniciada por CrazyBomber, 5 de Abril de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 2276)

1. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Boas.
    Assim de repente, deu-me na telha (já devia ter dado há bem mais tempo) de começar a fazer alguma coisa com as ferramentas da Microsoft (VS C# Express). E pensei em fazer um ponto de venda (preparado para touchscreen, pois claro).

Seria um projecto orientado para os clientes, e não para uma lista monumental de features tiradas da cartola. Portanto, agradecia 2 tipos de ajuda:

1- Sugestões para o programa. Desde layouts, features úteis, requisitos, etc.

2- Sugestões de programação: como tratar da "saúde" da BD, logs, informações "sensíveis", Mono-posto VS multi-posto, etc.

Como dá para perceber pelo nome, o programa seria OpenSource e grátis para qualquer utilização (e ainda nem o comecei a fazer :sad:).

O que estou a pensar utilizar:
    Linguagem: C#
    Base de Dados: Access ou MSDE
    Reporting: [sugestões?]
    Impressões de documentos: [mais sugestões?]

Estou muito verde em programação a "grande" escala, mas gosto de ir aprendendo comigo mesmo, e com o que o pessoal mais entendido vai aqui metendo no fórum :x2:

Qualquer coisa que possam ajudar, agradecia :)

2. wolftec

wolftec Power Member

Pois eu estou acabar um programa desses, mas como foi pedido (e pago) por um cliente, não posso passar nada para open source.

Eu fiz-o em python, e utilizando o SQL Express da Microsoft com servidor da base de dados.

Só uma dica, depois de alguma discussão na empresa decidimos não utilizar touch-screen, em aplicações vocacionadas para clientes finais, porque o ecrã fica rapidamente conspurcado com dedadas, para alem de ser facil de partir, dificil de limpar e ser uma possivel fonte de contagio de doenças.

Como os clientes finais tem por habito serem "meiguinhos" com os equipamentos, fomos com teclado numerico antivandalico.

E mais não me é permitido dizer.

3. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Bem, então será que me podias esclarecer uma outra dúvida? :D

É preciso cumprir (ou há, sequer) alguns requisitos obrigatórios por lei?

4. wolftec

wolftec Power Member

Os requesitos legais que tens de obedecer são os dados dos recibos e as folhas de caixa.

Nós adaptamos os recibos de uma gasolineira e fizemos as folhas de caixa, depois o nosso contabilista verificou e validou que estava tudo correcto.

Na nossa aplicação isto é muito importante pois, algumas das compras podem ser descontadas no IRS.

Última edição: 6 de Abril de 2007
  5. Queres uma boa dica? Leva muito tempo a fazer uma coisa dessas numa linguagem que não conheces. Tenta primeiro em Delphi ou FreePascal. Vais ver que demoras menos tempo.

6. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

O objectivo é mesmo habituar-me ao C# :P
    Já me safo bastante bem em Java, e o C# não é assim tão diferente.
    Se fosse para fazer este mesmo programa em Java, as minhas dúvidas eram mínimas, em termos de programação em si...
    Mas o mercado pede Microsoft, e é isso que tenho que estudar :D
    Brigado pela dica, já agora ;)

7. Ok, tudo bem, mas foge um pouco à regra do OpenSource.

Para BD, experimenta o MySQL ou o Firebird, este último poderá ser melhor uma vez que é completamente grátis.

Para imprimir, displays, e outros periféricos de POS, usa o EPSON OPOS SDK, tens tudo o que precisas.

Para reports...tenta alguma coisa freeware ou tenta fazer tu próprio (uma boa luta em C# ;-) )

Partilhar esta Página