PS Suikoden II

jabun

Power Member

Suikoden foi um dos títulos mais marcantes da primeira geração de jogos da mítica primeira PlayStation, e embora não tenha chegado a muitos lares, em virtude da sua deficiente distribuição, a verdade é que granjeou uma legião de fãs bastante assinalável, convertendo vários jogadores à religião dos amantes de RPGs. Neste sentido não é de estranhar que a Konami tenha lançado, em 1998 no Japão e dois anos depois nas regiões PAL a tão ansiada sequela.

No Inverno de 1993, dois novatos na Konami: Yoshitaka Murayama (argumentista) e Junko Kawano (designer) foram destacados para criar um RPG para consolas, sendo a SNES a consola de eleição. Os atrasos e as diversas alterações que o jogo sofreu levou a que o projeto transita-se para a geração seguinte, acabando por receber uma história totalmente nova: e assim nasceu Suikoden! Um dos melhores RPGs da velhinha 32 Bits da Sony. Para a sequela, Murayama foi buscar o script do seu RPG de 1993, nascendo assim Suikoden II.


Suikoden II passa-se alguns anos apos os eventos do Suikoden original, e tem como eixo central a invasão do Reino Highland, cujo príncipe sádico e sedento de sangue Luca Blight quer dominar o mundo. O protagonista e o seu melhor amigo, Jowy Atreides, ganham cada um parte da Rune of the Beginning, uma das 27 True Runes do universo Suikoden, e acabam envolvidos nas intrigas de invasão e no negro destino daqueles que os portadores destas Runas partilham. O duo de amigos acaba por aderir à New Alliance Army, a facção rebelde que quer destronar Highland e que é liderada por dois dos mais carismáticos personagens do Suikoden anterior.


Um dos pontos mais fortes deste jogo é exatamente esse: aparecem inúmeros personagens do jogo anterior, que vão colocar um sorriso nos lábios de quem adorou a primeira entrega de Suikoden. Aliás, se o jogador tiver no cartão de memória um save de Suikoden I o protagonista do primeiro jogo pode ser recrutado para a nossa causa.

Amado por todos os fãs do género, Suikoden II é um dos baluartes dos RPGs e um titulo obrigatório para todos os fãs. É uma pena que seja difícil atualmente adquirir a versão original do jogo, mas a Konami disponibilizou-o na PSN, pelo que não há desculpas para virar costas a esta obra-prima.

Gostas de RPGs? Então Suikoden II é, apenas e só, completamente obrigatório.

 
Ainda não joguei este segundo capítulo de início ao fim, mas sou grande fã do primeiro jogo, por isso este também devo gostar. Centenas de personagens para recrutar, enredo muito interessante para quem gosta de política e reviravoltas, grafismo simples mas muito bonito e que envelheceu bem e banda sonora muito competente. Recomendo, o II pelo que dizem é ainda melhor.
 
Acabei o Suikoden I anteontem (versão PSN na PSP) e vou começar o Suikoden II, aliás já fiz o load do save do Suikoden I e iniciei o jogo.
Já tinha jogado os dois anteriormente mas não cheguei mesmo ao final (foi numa altura que eu chegava até quase ao fim dos jogos e depois parava, não me perguntem porquê, nem eu sei :D).
É uma pérola dos anos 90, e fiquei contente quando soube que vai ser lançado um sucessor espiritual, o Eiyuden Chronicle, feito pelos criadores da saga Suikoden.

Nos dois primeiros jogos da saga, que foram os únicos que joguei, gosto muito do aspecto do recrutamento de personagens.
No primeiro Suikoden como negativo só tenho a apontar as random battles que são frequentes, e maçam um pouco quando estamos um pouco perdidos. Para além disso as batalhas não são muito variadas, durante todo o jogo bastou atacar normalmente e usar poções de cura quando necessário.
Claro que a batalha não costuma ser o foco dos JRPGs clássicos, logo para mim é um mal menor, mas pode fazer outras pessoas não gostarem do jogo.
O resto é tudo positivo, o artwork acho excelente, a banda sonora muito boa e o enredo interessante. No entanto lembro-me que no segundo jogo tudo isto era tão bom ou ainda melhor.
Já não me lembro se o Suikoden II era como o primeiro na questão das batalhas, mas estou a contar que seja um pouco melhor nesse aspecto.
 
Última edição:
A parte do recrutamento fantástica! Horas e horas a andar pelos mapas atrás de todos os personagens do jogo...

E sim, @Daniel27DS as batalhas no segundo são melhores! Aliás, a sequela é superior em tudo ao original.
Ando estou para arranjar a versão original para a PS1... Apenas o joguei na sua versão PSN
 
Estou a chegar ao fim do Suikoden II, e de facto melhora em todos os aspectos, principalmente na banda sonora, no desenvovimento de personagens e na história.
É também mais longo que o primeiro e isso é positivo pois achei o primeiro algo curto, neste tenho 30 horas quase no fim do jogo, enquanto que o primeiro acabei em 20 horas após recrutar todas as personagens.
Há pouco tempo fiz uma tier list de RPGs no meu canal de Youtube e coloquei o Suikoden II no segundo tier mais alto mas depois de jogar novamente ficava no primeiro tier.

@jabun, apesar de concordar que a batalha é um pouco melhor, principalmente por ser possível utilizar múltiplas runas, não considero que seja uma mudança muito grande e mais uma vez passei maior parte do jogo a fazer auto-attack.
Se bem que como rodei muito as personagens e como gosto de ver a melhoria dos stats destas ao longo dos níveis, não cheguei a um ponto de saturação que chegou a acontecer no jogo anterior. Aliás a mecânica da experiência ganha promove que se vão rodando as personagens.

Gostei bastante da batalha contra o Luca Blight, e de recrutar o Tir, herói do último jogo. Foram momentos épicos.
Estou entusiasmado para o Eiyuden Chronicle, se seguir a linha destes 2 primeiros jogos da saga Suikoden e se melhorar a batalha (se tirasse as random battles já era fantástico), pode ser um dos meus jogos favoritos. Aliás o Suikoden II acaba por estar no mínimo no meu top 20.

Quanto aos outros jogos Suikoden, já li que quem gostou muito do Suikoden II provavelmente gostará do Suikoden V, e que o Suikoden III também vale a pena. Alguém sabe se valem a pena? Provavelmente não vou jogar já, mas era só para ter uma ideia.
 
Última edição:
Quanto aos outros jogos Suikoden, já li que quem gostou muito do Suikoden II provavelmente gostará do Suikoden V, e que o Suikoden III também vale a pena. Alguém sabe se valem a pena? Provavelmente não vou jogar já, mas era só para ter uma ideia.

Para mim Suikoden é um 9/10 e o Suikoden 2 um 10/10. Escusado será dizer que são dois dos meus RPGS favoritos de sempre!

Infelizmente, aquando a passagem para o 3D a série perdeu alguma qualidade e o IV e o V não são tão bons. Mas acabei recentemente o III e... adorei! Não está ao nível do II, mas é dos melhores RPGs da PS2 (e aquela consola tem uma montanha de excelentes jogos deste género).

Se gostas de RPGs vais adorar Suikoden III.
 
Para mim Suikoden é um 9/10 e o Suikoden 2 um 10/10. Escusado será dizer que são dois dos meus RPGS favoritos de sempre!

Infelizmente, aquando a passagem para o 3D a série perdeu alguma qualidade e o IV e o V não são tão bons. Mas acabei recentemente o III e... adorei! Não está ao nível do II, mas é dos melhores RPGs da PS2 (e aquela consola tem uma montanha de excelentes jogos deste género).

Se gostas de RPGs vais adorar Suikoden III.

Gosto muito de RPGs (já joguei mais de 100), se tivesse de escolher um género favorito seria esse, contudo experimento qualquer tipo de jogo.

O Suikoden III também me chamou à atenção mas comecei a jogar o V, para já até estou a gostar.
No futuro pretendo jogar o III.
Segundo a maioria de comentários que vi, o mais fraco da saga é o IV, logo é menos provável que jogue, mas se calhar até jogo todos para formar uma opinião.

EDIT: Já agora após terminar o Suikoden II dei o meu parecer final noutros tópicos mas não dei neste.
É dos melhores jogos que já joguei, excelentes interações com as personagens acompanhadas de uma história muito boa. O gameplay é um pouco melhor do que o primeiro jogo e as batalhas não me cansaram, se bem que se não tivesse random battles seria melhor. Acho que o único "defeito" do jogo é esse, mas percebo que na altura era costume fazê-lo principalmente por limites técnicos.
É definitivamente um jogo especial e que me marcou bastante.
 
Última edição:
Passou quase um ano desde que joguei o Suikoden II e acho que é provavelmente o meu jogo favorito que joguei em adulto.
Às vezes nós sobrevalorizamos um jogo assim que o terminamos mas sinto que mesmo hoje continua a ser um jogo excelente.

Até decidi fazer uma análise ao jogo em vídeo.
Para quem quiser ver (10 minutos sem spoilers):
No meu caso não tenho nenhum tipo de nostalgia associado pois completei-o em 2020 e tinha jogado uma parte poucos anos antes.
 
Última edição:
Excelente trabalho @Daniel27DS sobre um dos meus jogos preferidos de sempre.

Vais dar tratamento semelhante a outros clássicos? :)
A minha ideia é fazer vários vídeos deste género, tanto de jogos clássicos como de jogos recentes no entanto como preciso de bastantes horas para os editar e como quero ir soltando conteúdo regular pode demorar até sair outra análise.

Para além deste fiz uma review ao Kingdom Hearts III e provavelmente vou-me concentrar mais em RPGs.

Como ando a jogar o Legend of Zelda: Ocarina of Time (3DS), pode ser que faça um vídeo também.

Ah e ainda bem que gostaste, dei o meu melhor :)
 
Uma nota de pesar pela morte do fundador e diretor original da série, Yoshitaka Murayama, a viver um momento de resurgimento com a sua sequela espiritual (Eiyuden Chronicles) com os companheiros da génese de Genso Suikoden.

Ir aos 55 anos é demasiado cedo.

Ainda lembro-me da curiosidade de ver todos aqueles trailers de FMV com os seres antropomórficos e arte sóbria de anime dos 90 em tapeçaria de fações e milícias, envolvido sempre nos sons magistrais dos compositores da Konami ainda na continuidade em força plena das 16-bit.

Deixa conosco as memórias e a reminiscência,

 
Back
Topo