Sujidade no PC

Eu também tive uma experiência com um PC assim.

Numa empresa duns familiares, estava sempre a ouvir "ah a gráfica de vez em quando apresenta umas cores estranhas e tal...", pensei logo assim: "bem como o PC nunca deve ter sido aberto, deve ser o pó que está a aquecer a placa e a criar aqueles artefactos estranhos".

Propus-me a abrir o PC e dar um jeito nele. Mal sabia o que me esperava... tiro a tampa, cai-me logo em cima uma valente nuvem de pó. Olho para dentro... Pó. Muito. Nem dava para ver a cor da board, para terem uma ideia. (a caixa é daquelas em que a board fica deitada, ajuda a explicar o porquê)

Numa fase inicial, ainda comecei a limpar o PC manualmente com uma trincha que tenho só para limpar o PC... mas quanto mais pó limpava, mais pó e cotão aparecia. Então aí desisti da limpeza manual, e recorri logo a "medidas drásticas" (compressor).

Após criar mais umas quantas nuvens de pó e cotão com o compressor (acreditem, o pó parecia que nunca mais acabava), quando terminei, o PC estava irreconhecível. Finalmente vi a cor da board dele :p, e artefactos na imagem até hoje nunca mais ouvi falar neles.
 
Louvre, claro que não... eu ouvi falar é que os pelos dos pincéis não deviam ser sintéticos ou lá o que é..... mas tirando as técnicas mais drásticas(compressor e ar comprimido), o pincel é do melhor para sujidades de difícil acesso e de limpeza mais especificada!, locais onde o pó agarra mesmo á séria e nem com ar lá vai!!!
 
Realmente o compressor faz maravilhas. De 3 em 3 meses agarro no compressor e retiro o pó todo da máquina. A primeira vez que o fiz foi a um PC antigo que aqui tinha em casa que por acaso já não era limpo quase há uns 5/6 anos, meu Deus, o pó que aquilo tinha, com o compressor o PC parecia novo. :p Já agora isso de ter cuidado com as fans e o cooler? É realmente aconselhável segurar as pás das ventoinhas? É que eu quando limpo agarro no compressor e aponto para as fans a pelo menos uns 20 cm delas sem segurar nas pás. (para não ser muito perto, aquilo tem uma pressão enorme). O pó realmente sai, mas já me veio à cabeça as RPM que elas não devem dar quando lhes aponto o jacto do compressor. :confused:
 
Aqui é sempre com o aspirador. Até hoje tem dado sempre bom resultado.

Ainda bem que tem... ao aspirar o ar, o ar ganha pressão ao ser puxado para entrar no tubo do aspirador(que normalmente é de plástico) e que faz com que apareça electricidade estática.. isto, pelo que ouvi e pelo que penso que seja um aspirador... não sou licenciado em física......

..mas não aconselho... preferível compressor e ar comprimido que aspirador...
 
sempre usei aspirador com akela cena tipo escova e nunca tive problemas.. e fica optimo.. com compressor nunca fiz, mas deve ser muito bom porque limpa lugares inacessiveis com o aspirador..
 
Eu limpei a minha fonte a 2 semanas pela primeira vez e é a peça mais antiga do meu pc, 4 anos lolol.. cuitada!!!
Era a unica coisa ke nao limpava, 1 dia deu-me na telha... ate me assustei, mas agora ate brilha e funciona ainda melhor.
 
Não há compressores específicos para limpar computadores lol

Podes é arranjar também umas latinhas de ar comprimido, às vezes vendem-se para teclados, mas como é óbvio não é a única aplicação
 
Pincés não são algo mau para os componentes electrónicos? Isso cria bastante estática... Nâo há melhor que compressor! É como eu faço, e na empresa onde estou, tenho cerca de 300 computadores, por isso adoptamos um sistema de estracção de pó com um compressor para não haver nuvens de pó.

Depois meto aqui umas fotos do processo.
 
loooool

sabem qual foi a minha maneira para limpar o pentium 4 xD ?

varanda pc aberto e secador no máximo (a frio é claro) pois n tinha lata de ar comprimido loooooooool

voou bastante cotão mesmo loooool (com tratamento VIP) ehehehe

curti de ver as pics

abraço
 
Última edição:
Não há compressores específicos para limpar computadores lol

Podes é arranjar também umas latinhas de ar comprimido, às vezes vendem-se para teclados, mas como é óbvio não é a única aplicação

Sim, eu sei, por isso é que pus "específicos" :D

Essas latas costumam vender-se nas grandes superfícies?
 
soprar também não é muito recomendado, visto que o ar saí humido e podem sair também uns salpicos de saliva ;)

ao bocado falavam em abrir fontes, cuidado que as fontes têm condensadores e armazenam energia, ou seja, mesmo depois de desligada a fonte ainda tem electricidade. deixem a fonte desligada durante um bocado.
 
Sim, eu sei, por isso é que pus "específicos" :D

Essas latas costumam vender-se nas grandes superfícies?

Às paletes filho xD

soprar também não é muito recomendado, visto que o ar saí humido e podem sair também uns salpicos de saliva ;)

ao bocado falavam em abrir fontes, cuidado que as fontes têm condensadores e armazenam energia, ou seja, mesmo depois de desligada a fonte ainda tem electricidade. deixem a fonte desligada durante um bocado.

Ou descarreguem os condensadores. Desliguem o cabo da fonte e pressionem o power do computador
 
Quando vocês falam em compressor, há alguns mais pequenos e "específicos" para limpar, ou é algo que já aí tenham por casa?

50 ou 100 litros!!!!:-D:-D:-D!!! até pode ser uma bomba de dar ar aos pneus da bicicleta serve(se tiver/tiveres potencia)!!! as latas de ar comprimido encontras facilmente na ***** ou na vvorten!!

soprar também não é muito recomendado, visto que o ar saí humido e podem sair também uns salpicos de saliva ;)

sê mal criado e elimina a saliva da boca (Vulgo "acto de CUSPIR"!) antes de assoprar!!!!... só um tarado por informática se bába para cima dos componentes!!! AHAHHA:-D... Joking
 
50 ou 100 litros!!!!:-D:-D:-D!!! até pode ser uma bomba de dar ar aos pneus da bicicleta serve(se tiver/tiveres potencia)!!! as latas de ar comprimido encontras facilmente na ***** ou na vvorten!!



sê mal criado e elimina a saliva da boca (Vulgo "acto de CUSPIR"!) antes de assoprar!!!!... só um tarado por informática se bába para cima dos componentes!!! AHAHHA:-D... Joking

Também existe aquelas latas que se chamam Kontact (ar comprimido) para limpar o PC.. São muito utéis ;P Ao menos não precisas de usar a boca XDDD
 
Back
Topo