super-hyper-mega-wide

realmente é uma distancia focal imbatível :D

Isso dá uns 7 mm equivalente 35 mm 8|

Claro que o preço também é outro nível...
 
Há gostos para tudo, mas é preciso ver que com uma lente dessas desaproveitam uma boa parte do sensor.. Uma vez que o que ela faz é mesmo um circulo sobre o sensor, à volta do circulo fica tudo preto...
 
A Nikon já teve uma fisheye ainda mais estrondosa

6mmview.jpg


Nikkor 6mm f/2.8
 
Acho essa lente já com tanta distorção que o que não estiver exactamente no centro fica mínimo.

Pessoalmente gosto do efeito fisheye, em especial da Nikon 10.5mm f/2.8 DX Fisheye(ver mais info em http://www.kenrockwell.com/nikon/105fe.htm). Nas ***** ronda os 750 euros, mas como tenho uma amiga que pensa em ir aos EUA no meio do próximo ano, vou pedir-lhe para trazer de lá (custam uns 600 dollars, ou seja, uns 450 euros actualmente).

Já agora pergunto, trazer uma lente dos states não dá chatices na alfandega, pois não?

E voçês, preferem qual das lentes como olho-de-peixe?
 
Tanta coisa e a Lomo Fisheye é 70 euros. Não é a mesma qualidade mas o divertimento é o mesmo ou alguém vai usar uma lente fisheye para trabalho? Hmmm...

Ricardo F, em príncipio não, já que podes sempre argumentar que já levavas de PT, no entanto, se der problemas levas com os 21% IVA mais taxas alfandegárias. Claro que o melhor é despachares a caixa (ou mandares dos USA lol) e esconderes os papeis da garantia...
 
Última edição:
Lomo fisheye?! Nunca percebi a "lomomania"... Pessoalmente prefiro ter sempre qualidade. É para isso que dou mais de 500€ por uma máquina.

Segundo li esta lente é mesmo para APS-C, não sei se vai sair uma versão para full frame.
 
Wow brutal :wow:

Deve ser altamente brincar com essa lente, pena é pesar 5.2Kg lol. Mais info e algumas imagens:

m198110370001.jpg


fisheye_6mm.jpg



Btw, essa Nikkor 10.5mm f/2.8 parece ser excelente também.
 
Última edição:
Tanta coisa e a Lomo Fisheye é 70 euros. Não é a mesma qualidade mas o divertimento é o mesmo ou alguém vai usar uma lente fisheye para trabalho? Hmmm...

Ricardo F, em príncipio não, já que podes sempre argumentar que já levavas de PT, no entanto, se der problemas levas com os 21% IVA mais taxas alfandegárias. Claro que o melhor é despachares a caixa (ou mandares dos USA lol) e esconderes os papeis da garantia...

Para alguns trabalhos mais radicais acredita q são lentes q fazem trabalhos muito bons!

Desportos de bicicletas, skates e patins então é loucura mas também é preciso alguma coragem à mistura eheh!

eu acho q vou-me ficar pela 10-20 da sigma mas a 10.5 2.8 da nikon fica em olho num futuro talvez ainda distante :p

Acho essa lente já com tanta distorção que o que não estiver exactamente no centro fica mínimo.

Pessoalmente gosto do efeito fisheye, em especial da Nikon 10.5mm f/2.8 DX Fisheye(ver mais info em http://www.kenrockwell.com/nikon/105fe.htm). Nas ***** ronda os 750 euros, mas como tenho uma amiga que pensa em ir aos EUA no meio do próximo ano, vou pedir-lhe para trazer de lá (custam uns 600 dollars, ou seja, uns 450 euros actualmente).

Já agora pergunto, trazer uma lente dos states não dá chatices na alfandega, pois não?

E voçês, preferem qual das lentes como olho-de-peixe?

normalmente as epssoas tem q declarar também o q levam antes de sair do pais mas pode ser q escape caso ela leve um saco de material variado dizer q tinha ou esquecido ou nem tinha reparado em tal. Não convém é trazer dentro da caixinha da lente q ai como é claro dá nas vistas ;)
 
Lomo fisheye?! Nunca percebi a "lomomania"... Pessoalmente prefiro ter sempre qualidade. É para isso que dou mais de 500€ por uma máquina.

Segundo li esta lente é mesmo para APS-C, não sei se vai sair uma versão para full frame.

teoricamente deveria funcionar em FF. o unico problema é que devia ter uma distorção abismal nos cantos e iria ter um circulo preto tv maior que a imagem captada. digo eu...

alguém ja viu fotos tiradas com essa sigma? podem por aqui o link, sff

acho que ainda n saiu para o mercado. pelo menos na nomatica está para encomenda
 
Funcionar deve funcionar, só que a área aproveitada em termos de pixeis é ainda mais pequena. Mas por essa ordem de ideias todas as lentes funcionam com full frame, ficas é com um grande vignetting.
 
A unica Nikon full frame (FX) é a D3, que usada com uma lente para DX faz crop da imagem a 5 megapixels, pelo o que é na boa.

Com canons 1Ds e 5D não sei, mas deve ficar com o tal circulo preto.
 
Essa lente é tão boa numa full frame como numa APS-C... Ela faz um circulo no sensor e faz..

Num sensor APS-C vai tirar fotos como esta:

fisheye_cathedral.jpg



Num sensor Full Frame, fica um circulo mais pequeno no centro do sensor é fazer um crop e pronto, algumas máquinas na Nikon até fazem logo o Crop quando usadas com lentes para APS-C. O problema de usar uma lente destas num sensor Full Frame é que se desperdiça bastantes pixels que com uma lente de 8 mm poderiam ser aproveitados, e mesmo assim o circulo ficaria todo dentro do sensor...
 
By the way... Eu muito pessoalmente acho que estas lentes fish eye são carissimas e depois por causa da sua especificidade acabam por ter pouco uso..

Pelo que uma bela alternativa é a Peleng.. São lentes fabricadas na Bielorussia, numa antiga fábrica de material militar que fornecia instrumentos ópticos para o programa espacial da ex-URSS.

São lentes 100% manuais, mas também com lentes de 8mm o deepth of field é tão grande que podem quase esquecer a focagem. E que no Ebay se arranjam, novas, já com adaptador para a Nikon, Canon, Sony, etc.. por 200 e poucos euros.

Numa APS-C faz fotos como esta:

peleng1n.jpg
 
Back
Topo