super-hyper-mega-wide

Actualmente com o acesso fácil a software de correcção estes lentes acabam por voltar a ter algum interesse mais mainstream

Cortando um pouco e usando algum software automático (para ser ainda mais fácil) isto facilmente se torna na Ultra Wide dos tesos
 
Boa tarde,

Pois é, isto da fotografia é complicado escolher material.

Comprei agora uma Nikon D40 18-55mm e 55-200mm e foi muito dificil a escolha (mas acertada!) entre as inumeras escolhas que vi: Fuji, Canon, Nikon, Sony, etc; depois como vim das compactas e queria bem mais, seguia-se bridge ou SLR? ultra-zoom ou lentes permutáveis? 300 ou 600/700/... euros para gastar? enfim, uma dor de cabeça

Decidi-me comprar uma Nikon 10.5mm fisheye. Agora lixaram-me com este post. Peleng? Parece exactamente o que quero. Mas alguém tem? Como a adquiriram? Que dizem?

Já agora, nunca comprei no Ebay. Como se processa? O que fazer?


Obrigado desde já,
Ricardo Ferreira
(pseudo-fotografo-amador)
 
A Peleng é uma lente que em termos ópticos até é bem boa... Mas é barata porque é uma lente ao velho estilo do material soviético, ou seja, bom e resistente, mas completamente desactualizado.

Basicamente é uma lente com zero de electrónica.. Ficas sem AF, sem metering, sem nada.. Tens que usar a máquina em modo full manual, seleccionar a abertura na lente, focar na lente, fechar a lente para fotografar, voltar a abrir para focar.. etc.. etc.. etc...

Mas para o preço, é bem boa...
 
Essa lente é tão boa numa full frame como numa APS-C... Ela faz um circulo no sensor e faz..

Num sensor APS-C vai tirar fotos como esta:




Num sensor Full Frame, fica um circulo mais pequeno no centro do sensor é fazer um crop e pronto, algumas máquinas na Nikon até fazem logo o Crop quando usadas com lentes para APS-C. O problema de usar uma lente destas num sensor Full Frame é que se desperdiça bastantes pixels que com uma lente de 8 mm poderiam ser aproveitados, e mesmo assim o circulo ficaria todo dentro do sensor...

Isso é uma compacta com um teleconverter ;)
 
Engraçado se combinar a nikkor 10,5 mm numa DX:

10-fisheye-on-fx-IMG_4287.jpg
 
Back
Topo