Super Iniciante. [Ajuda]

Status
Fechado a novas mensagens.
... Bem de tudo o que vi aqui da para perceber o que é e como se faz agora gostava de saber para iniciar o que fazer.

...Aqui dizem quais os programas e as linguagens que usam e que mais gostam.

...Gostava que alguem que me soubessse dizer o seguinte: (exactamente o que acham:p).

-Programa para começar [com qual começaram?];
-Linguagem com que comçar [ " ];
-O que fazer quando começar.

Obrigado aos que ajudam.
...e aos que tentaram, obrigado na mesma! :D

Cumprimentos.....
 
Linguagem: Pseudo-codigo
1º Programa (acho que todos fizeram este) : Trocar a lampada de um candeeiro.

Se é chato? Sim... Se tem mesmoo que ser? Claro!

Depois no PC, usa Pascal, acho a melhor linguagem para começar a programar num PC.
 
Linguagem: Pseudo-codigo
1º Programa (acho que todos fizeram este) : Trocar a lampada de um candeeiro.

Se é chato? Sim... Se tem mesmoo que ser? Claro!

Depois no PC, usa Pascal, acho a melhor linguagem para começar a programar num PC.

Tens razao foi assim que tambem comecei a programar :D
Esqueces-te foi de dizer para ele fazer o top down, que basicamente e enumerares os processos que iram ocorrer no teu programa, ajuda sempre para quem esta a iniciar, eu sei que as vezes fica-se com muitas linhas, mas depois na programação fazes essas linhas todas em metade ou menos de metade em linhas de codigo
 
Começa por te ambientares no sistema operativo/editor em que vais programar.
A primeira experiência que tive em programação foi em mIRC scripting, e uns anos depois em C.
Em C comecei pelo típico "Hello world" :)


abraços
 
Começa por te ambientares no sistema operativo/editor em que vais programar.

Nao faças isto!! Um bom programador programa em Linux, Windows, Symbian, numa torradeira, etc, apenas precisa da lógica de programação (algoritmia).
Por exemplo, quando estudei programação, só ao fim de uns 6 meses é que nos pusemos em frente ao Pascal a "brincar" com uns Hello World!

Antes eram folhas e folhas de papel escrito á mao (programas em portugues estruturado de varias paginas (tipo 5/6 folhas8|). Depois, era só pegar no algoritmo em Pseudo-codigo e traduzi-lo para a plataforma em questao.
Vai com calma porque senao depois :014:...
 
Come on, sejam realistas...
Vocês estão a dizer a um autodidata que quer começar na programação, para começar em pseudo-código??? Mas pode haver coisa mais desmotivante? Estar a escrever num papel uma duzia de linhas que nao vao servir para nada?
Se já acho uma estupidez alguns estabelecimentos de ensino obrigaram os alunos a iniciar em pseudo-codigo, quanto mais um autodidata!
E o discurso é parecido relativamente ao começar pelo Pascal.

Eu comecei directamente em Java pelo livro Java for Dummies, depois a meio do livro achei que aquilo era básico de mais, passei para os tutoriais da Sun, e nao senti qualquer dificuldade, apanhei aquilo na boa, e sempre com grande motivação! Serei super-dotado?

O meu conselho é: começa logo pela Real-thing, uma boa e util linguagem, tipo C, C++, Java e afins, não andes com rodeios nem nada dessas coisas, enfrenta as dificuldades e aprende com elas.
 
Come on, sejam realistas...
Vocês estão a dizer a um autodidata que quer começar na programação, para começar em pseudo-código??? Mas pode haver coisa mais desmotivante? Estar a escrever num papel uma duzia de linhas que nao vao servir para nada?
Errado! quase todos os dias ando eu a programar em papel para depois passar pra um LP qualquer. Vais dizer que nao serve para nada? Talvez para um "hello world" nao sirva, mas tenta depois fazer uma aplicação complexa e vais ver a quantidade de papelada que precisas.


Se já acho uma estupidez alguns estabelecimentos de ensino obrigaram os alunos a iniciar em pseudo-codigo, quanto mais um autodidata!
E o discurso é parecido relativamente ao começar pelo Pascal.
Como é que queres ser poliglota sem saberes a linguagem base?
Pascal foi uma linguagem desenvolvida especialmente para a aprendizagem. Vais dizer que nos ultimos 25 anos o mundo andou a ser enganado?
[flames]
Ja agora, comece-se a programar em Assembly, porque nao?
[/flames]


Eu comecei directamente em Java pelo livro Java for Dummies, depois a meio do livro achei que aquilo era básico de mais, passei para os tutoriais da Sun, e nao senti qualquer dificuldade, apanhei aquilo na boa, e sempre com grande motivação! Serei super-dotado?

eu comecei com 12 anos no QBasic, sem net, sem livros, apenas com F1.
Mas quando comecei a programar a nivel academico e percebi que programar nao era só em frente do pc, acredita, passava horas com o papel em frente de mim e a debitar pseudo-codigo (a maior parte dele nao passou do papel, acredita).

O meu conselho é: começa logo pela Real-thing, uma boa e util linguagem, tipo C, C++, Java e afins, não andes com rodeios nem nada dessas coisas,
Sem rodeios, C, C++ nao sao real thing.

enfrenta as dificuldades e aprende com elas.
Maxima da programação: nao inventes a roda! Se ja existem manuais e formas de tornar a iniciação á programação mais clara, porque é que se ha-de passar pelas dificuldades?



Cumprimentos
 
O meu conselho é: começa logo pela Real-thing, uma boa e util linguagem, tipo C, C++, Java e afins, não andes com rodeios nem nada dessas coisas, enfrenta as dificuldades e aprende com elas.

Concordo....compra livro...vai lendo e fazend, e alterando, os exemplos que te vão surgindo.

Quanto as linguagens, evita C++ ou Java por agora. Pascal será a melhor opção para começar, também podes ir para C.
 
Errado! quase todos os dias ando eu a programar em papel para depois passar pra um LP qualquer. Vais dizer que nao serve para nada? Talvez para um "hello world" nao sirva, mas tenta depois fazer uma aplicação complexa e vais ver a quantidade de papelada que precisas.

Eu só acho que um autodidata precisa acima de tudo de motivação, e pseudo-codigo não dá essa motivaçao, muito pelo contrário.
Eu disse que as linhas no papel iriam ser inuteis para ele, mas obviamente que em contextos mais avançados, para pessoas que já sabem programar, é util! Tanta vez que eu proprio já fiz isso.

Como é que queres ser poliglota sem saberes a linguagem base?
Pascal foi uma linguagem desenvolvida especialmente para a aprendizagem. Vais dizer que nos ultimos 25 anos o mundo andou a ser enganado?
[flames]
Ja agora, comece-se a programar em Assembly, porque nao?
[/flames]

Assembly foi a 2a linguagem que aprendi. (mas esta ja foi na faculdade)
Foi certamente mais dificil, mas nada de impossivel.
E podes crer que aprendi muito com ela, mas assembly é uma linguagem tão à parte que não convem mete-la na conversa :P

Maxima da programação: nao inventes a roda! Se ja existem manuais e formas de tornar a iniciação á programação mais clara, porque é que se ha-de passar pelas dificuldades?

Eu proprio falei em aprender com manuais dirigidos a quem não sabe nada, eles são de facto a melhor coisa acho eu.
Mas acho que andar a perder tempo numa linguagem que depois nao me vai servir de muito e depois ter que aprender outra, é quase como uma dificuldade. Porque vou ter o dobro do trabalho.
Esta filosofia não serve em tudo, mas neste caso, acho que serve, pois devido à quantidade de informação que existe, é possivel começar logo "a sério" sem grandes problemas.

E já agora, eu acho que passar por dificuldades é precisamente a melhor forma de aprender. Pelo menos para mim.
 
Última edição:
Queres iniciar-te numa linguagem, começa com C ou python.
Deixa o resto de lado, sobretudo pascal, é desmotivante, e não lembra a ninguém.
Aliás isto já foi discutido tantas vezes, que chateia.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo