super-máquina.. ou entao não...

knifass

Power Member
boas a todos.
eu queria ajuda/informações porque queria comprar uma máquina fotográfica, já numa área mais profissional, uma reflex, ou então uma que servisse o meu propósito e gosto pela fotografia. eu queria uma máquina com boa qualidade de imagem, que não fosse muito lenta entre cada fotografia, tivesse um zoom consideravelmente bom, e que tivesse um macro excelente. não sei se os dois ultimas características são conciliáveis. comecei a interessar-me cada vez mais pelo mundo da fotografia e a aprender o básico. o mal disto tudo acho que é o preço, porque eu queria isso tudo, num orçamento de 500 a 600 euros...
agradeço desde já toda e qualquer ajuda.

PS: há algum tópico para ajuda no mundo da fotografia, tipo tutorial, que ensine e /ou esclareça duvidas quanto a especificações das máquinas fotográficas, características,etc.?
 
existem vários e aconselho a procurar o procurar para isso mesmo.

penso que a melhor opção será algo como uma canon S5, uma fuji 9600 que tem ambas bom zoom como macro porreira tendo a canon em optimas condicoes de luz macro a '0cm' e também podes enquandrar no leque a lumix.

Reflex pelo valor, querendo tudo isso, está fora de questão.
 
Podes sempre ler o tópico em sticky sobre que máquina comprar.

Para começar, algo já numa área profissional custa-te 2000€ só o corpo, portanto não deve ser nada disso que procuras.

Segundo, sabes ao menos o que é uma reflex? É que pela descrição que fizeste, acho que queres tudo menos uma reflex. Para isso tudo precisas de pelo menos 2 lentes, uma zoom (se é que zoom é realmente aquilo que queres) e uma para macro, ou uma zoom tudo em um. E se queres uma boa qualidade de imagem, é de evitar lentes com muito zoom e as tudo em um.

Reflex - Máquina em que o utilizador vê a imagem pela objectiva da câmara através de um sistema de reflexos.
Zoom - Factor de multiplicação entre a maior e menor distancia focal da lente.
Distância focal - "Alcance" da lente. Valores baixos (grande angular) dão uma visão alargada das cenas, valores altos (tele objectiva) dão uma visão próxima das cenas.

Posto isto, aquilo que te recomendo é uma Panasonic FZ50 ou uma Canon G9, sendo a G9 a melhor e a FZ50 a que tem mais alcance e zoom.
 
pois... têm os dois razão...
nao consigo encontrar a 9600 na *****, apsar d a conhecer, a canon s5, na ***** diz que tem 10 cm de macro e nao 0... e... acho que tenho uma noção do que é uma reflex, (nao tenho a certeza , mas) uma bridge nao podes mudar a objectiva... eu queria uma boa máquina, ond pudesse, prostriormente, trocar a objectiva. queria saber, uma dessas máquinas, que a meu ver são reflex, tipo nikon d40 ou a 400D e uma objectiva que desse para um bom uso geral, mas, se fosse possivel, dess para, plo menos uma das minhas preferencias supracitadas, com descaio para o macro.
brigado
 
o que acham da olympus sp 570uz?
nunca vi ninguem a dizer nada dela, nem das suas irmas a 560 e a 550... nada... s alguem ja viu, tem, já teve, sabe de, ou sabe como é, que deixe a opiniao por favor... cumps
 
Uma SLR não é apenas uma máquina que permite trocar de lentes, até pode ter lente fixa. Como já te disse, uma SLR é uma máquina onde vês a imagem por um visor óptico, vinda da lente principal por um sistema de reflexos. Na maioria delas a imagem não aparece no LCD quando estás a fotografar.

A S9600 acho que já foi descontinuada e a S5 IS tem Super Macro a 0cm. Os 10cm é, tal como está no site, Macro e não Super Macro.

Uma objectiva que dê para um bom uso geral e para macro, além de ser cara (custam alguns 350€), não tem grande qualidade de imagem.

Vê também a FZ50 e a G9, ambas fazem tudo e são melhores que a S5 e que a S9600.

Se ainda assim quiseres mesmo uma SLR, pesquisa primeiro sobre o que é uma SLR. Não compres uma sem estares bem certo que é aquilo que queres. Há imensas pessoas a estragar montes de dinheiro com essa brincadeira porque pensam que SLR é que é e depois arrependem-se.
E tanto a 400D como a D40 trazem uma objectiva 18-55mm que até não são más para paisagens, mas não dão para muito mais que isso, não têm alcance nenhum nem fazem macro.
 
obrigadão pela explicaçao... é sempre bom aparecer alguem a abrir os olhos a newbies como eu... porque até tou um pouco curto de dinheiro... obrigado..

tive a ver a g9 e a fz50... o macro da fz50 só é d 5cm? parecem ambas máquinas porreiras... apsar d haver algumas caracteristicas k ainda nao sei bem o que fazem... deram me uma máquina da olympus (740 se nao me engano...) e as fotografias, a maioria, ficam com uma qualidade um pouco á kem das espectativas, já tive a ler aqui no forum o motivo d nao serem só os megapixeis a ter importancia numa fotografia... nas fotos que tiro com essa máquina parece que há um borrao entre os pixeis, e acontece o mesmo quando uso uma sony dsc h5... portanto queria uma máquina onde nao acontece-s isso, ou pelo menos, s nota-s menos...
 
Última edição:
obrigadão pela explicaçao... é sempre bom aparecer alguem a abrir os olhos a newbies como eu... porque até tou um pouco curto de dinheiro... obrigado..

tive a ver a g9 e a fz50... o macro da fz50 só é d 5cm? parecem ambas máquinas porreiras... apsar d haver algumas caracteristicas k ainda nao sei bem o que fazem... deram me uma máquina da olympus (740 se nao me engano...) e as fotografias, a maioria, ficam com uma qualidade um pouco á kem das espectativas, já tive a ler aqui no forum o motivo d nao serem só os megapixeis a ter importancia numa fotografia... nas fotos que tiro com essa máquina parece que há um borrao entre os pixeis, e acontece o mesmo quando uso uma sony dsc h5... portanto queria uma máquina onde nao acontece-s isso, ou pelo menos, s nota-s menos...

é estranho que isso aconteça...

bom, de qualquer forma, com a G9 ou com a FZ50... não vai acontecer de certeza... são excelentes para a gama... muito boas mesmo...
 
obrigadão pela explicaçao... é sempre bom aparecer alguem a abrir os olhos a newbies como eu... porque até tou um pouco curto de dinheiro... obrigado..

tive a ver a g9 e a fz50... o macro da fz50 só é d 5cm? parecem ambas máquinas porreiras... apsar d haver algumas caracteristicas k ainda nao sei bem o que fazem... deram me uma máquina da olympus (740 se nao me engano...) e as fotografias, a maioria, ficam com uma qualidade um pouco á kem das espectativas, já tive a ler aqui no forum o motivo d nao serem só os megapixeis a ter importancia numa fotografia... nas fotos que tiro com essa máquina parece que há um borrao entre os pixeis, e acontece o mesmo quando uso uma sony dsc h5... portanto queria uma máquina onde nao acontece-s isso, ou pelo menos, s nota-s menos...

As máquinas da Olympus não são nada de especial e são caras para o que valem. Tenho um amigo com uma loja que vende principalmente Olympus e ele próprio acha isso. Por outro lado as Sony também não são exemplo para ninguém.

No entanto isso do borrão entre os pixeis também pode ser de ti. Primeiro porque os pixeis estão juntos, não se consegue ver entre pixeis. Mesmo num monitor, entre pixeis, no máximo vês preto. Depois as fotos podem estar a sair borrada por estares a fotografar em más condições de luz.
Se puderes explica melhor o que é isso dos "borrões entre os pixeis".

Quanto ao macro, não te iludas, mais perto não significa maior ampliação. A FZ50 até podia só fazer macro a 5cm, mas se permitisse usar o zoom a essa distância, podia conseguir grandes ampliações. Tenho ideia que não permite, mas confirma com alguém que tenha a máquina.

As características que não sabes o que fazem podes perguntar aqui que nós dizemos-te.

Em relação aos megapixeis, não têm mesmo importância quase nenhuma. Tens máquinas profissionais que custam mais de 3000€ e que "apenas" têm 4Mp, assim como tens máquinas da tanga a 100€ com 12Mp.
 
Quanto ao macro, não te iludas, mais perto não significa maior ampliação. A FZ50 até podia só fazer macro a 5cm, mas se permitisse usar o zoom a essa distância, podia conseguir grandes ampliações. Tenho ideia que não permite, mas confirma com alguém que tenha a máquina.

A minha é da tanga, também tem esses Mp todos :D

Não percebi o que era para confirmar. Mas vou explicar segundo o que percebi. Não sei precisar qual a distância mínima de foco, mas já tive situações em que rodando para 50mm ou 70mm só consegui focar em AF se me afastasse do objecto ou então mudando para manual ;)
 
é possível fazer macro e depois ainda fazer zoom!?!?!? isso acho k só manualment... eu tentei numa Dsc h5 e eu fazia zoom e akilo nao deixava por macro, e vice versa...
 
A minha FZ5 quando colocada em modo MACRO permite fazer o zoom à vontade. Depois logo se vê se foca ou não. Mas é muito engraçado ver os resultados de uma fotografia em modo macro, a 5m do objecto usando o zoom 12x. Espantosamente a foto sai nitida... ;)
 
A minha FZ5 quando colocada em modo MACRO permite fazer o zoom à vontade. Depois logo se vê se foca ou não. Mas é muito engraçado ver os resultados de uma fotografia em modo macro, a 5m do objecto usando o zoom 12x. Espantosamente a foto sai nitida... ;)
verdade?!?! fogo.... tou muito inclinado a comprar uma fz50... tu tens uma?? que achas dela, é uma boa máquina? kualidade preço? boa tambem??
 
é possível fazer macro e depois ainda fazer zoom!?!?!? isso acho k só manualment... eu tentei numa Dsc h5 e eu fazia zoom e akilo nao deixava por macro, e vice versa...
Isso depende de máquina para máquina. Há máquinas que podem fazer zoom em Macro, há máquinas que não.

A minha FZ5 quando colocada em modo MACRO permite fazer o zoom à vontade. Depois logo se vê se foca ou não. Mas é muito engraçado ver os resultados de uma fotografia em modo macro, a 5m do objecto usando o zoom 12x. Espantosamente a foto sai nitida... ;)

A questão é mesmo como é que consegues maiores ampliações? Não interessa se fazes zoom de 12x a 5m ou 1x a 5cm, interessa é se fazes grandes ampliações. Como é que ela amplia mais? A 5cm ou com zoom?
 
A FZ50 faz zoom em macro, não haverá razões para não acontecer, dado que o zoom é por anel.

Aqui fica uma foto, focada a 5cm, com extensão de focagem a 7mm

P1030538.jpg


É possível fazer zoom e focar até 45mm com zoom manual, mantendo os 5cm de distância. Mais do que isso fica mal focado.
 
:lol:

Eu queria mesmo era ver a 5cm com o zoom no máximo, para ver a máxima ampliação que ela consegue. De qualquer forma pelos testes que encontrei na net, parece-me que a G9 consegue ampliações muito maiores.
 
A questão é mesmo como é que consegues maiores ampliações? Não interessa se fazes zoom de 12x a 5m ou 1x a 5cm, interessa é se fazes grandes ampliações. Como é que ela amplia mais? A 5cm ou com zoom?

Depois de ter lido o teu post, saí e fui experimentar. De facto, colocando a máquina muito próximo do objecto (3-5cm) ela foca mas sem aplicação de zoom. O zoom só começa a funcionar quando nos afastamos, bem mais, do objecto alvo.

Quando falo em funcionamento de zoom, entenda-se focagem de imagem, porque o zoom continua a funcionar, simplesmente deixas de ver o que quer que seja.

Na FZ5 (não posso falar pela FZ50) entristece-me o facto da lente não ser grande coisa quando tentas fotografar usando a distância focal minima que, no caso da lente DC Vario Elmarit que ela usa, são 6mm. (pelo que está declarado no corpo da objectiva)
 
Back
Topo