super-máquina.. ou entao não...

Colocar o objecto a 5cm, mas tentar focar no máximo de zoom..?
Mas para isso acontecer teria de colocar a lente nos 420mm...

Como referi em cima, é praticável até 45mm com focagem manual (ainda a 5cm do objecto), a partir destes valores não se consegue focar sem afastar a objectiva do motivo.
A 135mm por exemplo já só se consegue a 40cm do objecto.

Era isto que falavas? ;)
 
lol A pergunta é simples: Como é que ela consegue a maior ampliação?

Não interessa se é com zoom, se é sem zoom, se é a 5cm, se é a 10m, com focagem manual ou não. Só interessa a ampliação máxima que ela consegue.
 
tenho pesquisado sobre a fz50 e cada vez estou mais inclinado a comprar esta máquina... http://www.dpreview.com/reviews/specs/Panasonic/panasonic_dmcfz50.asp neste link tem especificações da máquina k eu nao sei para k servem...
o k é a "Exposure Compensation" e para que serv?
a experimentar uma h5 da sony tava a tirar uma fotografia a 30 segundos e F8, k era o máximo... mas aquilo ficava com luz a mais!! apartir d 2 segundos ficavam praticament todas iguais, só s via branco na fotografia... questão:
-se for um F11... chega? a diferença é muita? porque a fz 50 da panasonic tem um " Aperture range" de F2.8 - F3.7 / F11... quanto mais alto, menos luz apanha, mais escura fica a foto, certo?
e quanto ao Sensor size "1/1.8 " (7.18 x 5.32 mm) nao é muito bom pois não? quanto maio for o sensor melhor, não?
 
tenho pesquisado sobre a fz50 e cada vez estou mais inclinado a comprar esta máquina... http://www.dpreview.com/reviews/specs/Panasonic/panasonic_dmcfz50.asp neste link tem especificações da máquina k eu nao sei para k servem...
o k é a "Exposure Compensation" e para que serv?
a experimentar uma h5 da sony tava a tirar uma fotografia a 30 segundos e F8, k era o máximo... mas aquilo ficava com luz a mais!! apartir d 2 segundos ficavam praticament todas iguais, só s via branco na fotografia... questão:
-se for um F11... chega? a diferença é muita? porque a fz 50 da panasonic tem um " Aperture range" de F2.8 - F3.7 / F11... quanto mais alto, menos luz apanha, mais escura fica a foto, certo?
e quanto ao Sensor size "1/1.8 " (7.18 x 5.32 mm) nao é muito bom pois não? quanto maio for o sensor melhor, não?

Acho que primeiro que tudo devias ler umas coisas acerca de Abertura/Velocidade de Obturação, já que estás numa de querer mais controlos manuais.

Esse f/2.8 - f/11 é a abertura da lente. A f/2.8 vais ter o máximo de luz a entrar, e ao mesmo tempo vais ter a menor amplitude de focagem disponível. Em termos práticos, significa que só consegues ter focado uma pequena parte da imagem, um rosto, por exemplo, e o resto vai aparecer tudo em segundo plano, muito desfocado. Uma abertura de f/11 dá-te o oposto, entra muito pouca luz, mas tens um campo de visão enorme, bom para fotos de natureza, onde queres apanhar o máximo de imagem possível focada.
Só falei do campo de focagem, depois tens o "contra senso" da luz que entra. Em situações muito escuras, se quiseres utilizar uma abertura de baixa, tipo f/8 ou mais, não vais ter luz suficiente, e só te aparece uma imagem preta na foto final. Para compensar, tens que meter uma velocidade de obturação muito baixa, tipo 3 ou 4 segundos, dependendo sempre umas regulações das outras, e obviamente dependendo todas das condições de luz que temos e do que queremos conseguir.

Podia continuar com a conversa, mas acho mesmo melhor leres umas coisas (há muito bons livros de fotografia, não muito caros, à venda) e depois avançares para controlos manuais, de modo a tirar o devido proveito disso. Depois de meia dúzia de leituras vais ver como é muito simples de entender ;)
 
Acho que primeiro que tudo devias ler umas coisas acerca de Abertura/Velocidade de Obturação, já que estás numa de querer mais controlos manuais.

Esse f/2.8 - f/11 é a abertura da lente. A f/2.8 vais ter o máximo de luz a entrar, e ao mesmo tempo vais ter a menor amplitude de focagem disponível. Em termos práticos, significa que só consegues ter focado uma pequena parte da imagem, um rosto, por exemplo, e o resto vai aparecer tudo em segundo plano, muito desfocado. Uma abertura de f/11 dá-te o oposto, entra muito pouca luz, mas tens um campo de visão enorme, bom para fotos de natureza, onde queres apanhar o máximo de imagem possível focada.
Só falei do campo de focagem, depois tens o "contra senso" da luz que entra. Em situações muito escuras, se quiseres utilizar uma abertura de baixa, tipo f/8 ou mais, não vais ter luz suficiente, e só te aparece uma imagem preta na foto final. Para compensar, tens que meter uma velocidade de obturação muito baixa, tipo 3 ou 4 segundos, dependendo sempre umas regulações das outras, e obviamente dependendo todas das condições de luz que temos e do que queremos conseguir.

Podia continuar com a conversa, mas acho mesmo melhor leres umas coisas (há muito bons livros de fotografia, não muito caros, à venda) e depois avançares para controlos manuais, de modo a tirar o devido proveito disso. Depois de meia dúzia de leituras vais ver como é muito simples de entender ;)

comecei a fartar-me dos automatismos das máquinas. queria sim, entrar no campo do manual, visto poder-mos fazer tudo o que se faz em automático e muito mais!! aconselhas mesmo a ler mais coisas?
pergunto porque, se há coisa que tenho vindo a aprender, é que, no campo artístico ( e não só) não chega saber como se faz, é preciso fazê-lo, isto é, ler não chega, é preciso experimentar...
não sabia do que dizes no 2o parágrafo... aqui estamos sempre a aprender!! :D
e quanto ao tamanho dos sensores? eu li uma thread sobre isso... mas não percebi muito bem (provavelmente não A li muito bem).
Como é k eu posso "criar" a minha galeria de fotos?

cumps:hello:
 
Última edição:
No campo artístico ler não chega, mas não deixa de ser fundamental. Eu posso ter todas as ideias e mais algumas, mas se não souber usar a máquina, tirar partido da luz, organizar uma composição e qual a melhor técnica para a dada foto, bem que posso esquecer a foto. E garanto-te que se queres passar o tempo a ir por tentativa e erro, vais desperdiçar muitas horas e dificilmente chegas a algum lado.
Além disso, tens sempre a parte da cultura e treino. Tens que estar constantemente a ver trabalhos, de forma a criares uma boa bagagem cultural, que te permita ver as coisas como deve ser, fazer boas análises e criares os teus próprios conceitos.
Sem estas coisas, não passas de mais um tipo que tira fotos.

Lê o seguinte tópico:
Modos manuais - Dicas
Tens aí muita informação escrita por vários users deste fórum e que te vai ser bastante útil.
 
Última edição:
eu pessoalmente gosto mto das hp. são do melhor k há. compro pilhas alcalinas akilo dura séculos! agora kanto as fotos só com o treino é ke xegas a perfeição. tb andei mtos anos a aprimorar as minhas tecnicas, mas hj em dia sou profissional.
 
eu pessoalmente gosto mto das hp. são do melhor k há. compro pilhas alcalinas akilo dura séculos! agora kanto as fotos só com o treino é ke xegas a perfeição. tb andei mtos anos a aprimorar as minhas tecnicas, mas hj em dia sou profissional.

Pois...
Professional ate acredito, agora com as HP, nao "vais lá"!
 
ola! isso é o erro da maior parte das pessoas. pensam ke as hp não tem kalidades mas tem mto boas caracteristicas! sem falar na relação kalidade-preço. alguns modelos xegam a ter um zoom expectacular.
 
eu pessoalmente gosto mto das hp. são do melhor k há. compro pilhas alcalinas akilo dura séculos! agora kanto as fotos só com o treino é ke xegas a perfeição. tb andei mtos anos a aprimorar as minhas tecnicas, mas hj em dia sou profissional.

mas estamos a falar de impressoras ou de máquinas fotográficas...?!!?:002:

bom, falando a sério... alguém que atinge a perfeição e chega a profissional usando máquinas hp, só pode mesmo saber o que fala...:p

Parabéns.
 
eu pessoalmente gosto mto das hp. são do melhor k há. compro pilhas alcalinas akilo dura séculos! agora kanto as fotos só com o treino é ke xegas a perfeição. tb andei mtos anos a aprimorar as minhas tecnicas, mas hj em dia sou profissional.

ola! isso é o erro da maior parte das pessoas. pensam ke as hp não tem kalidades mas tem mto boas caracteristicas! sem falar na relação kalidade-preço. alguns modelos xegam a ter um zoom expectacular.

Desculpa lá, mas estás mesmo a falar a sério? Tens noção do quanto longe as HP estão de algo minimamente profissional?
 
Alguem me belisce para eu acordar. :lol: Não pode ser, temos aqui um profissional de HP em punho. És o meu novo heroi!

A sério, não leves isto a mal, mas o que disseste neste e noutros tópicos é simplesmente ridiculo.

Percebo que até fales com boa intenção mas se o teu objectivo é teres destaque nos comentários que fazes, de facto estás a consegui-lo, mas não será esta a melhor forma. Vai com calma, assume uma postura humilde perante a vida e os outros que ela vai tratar de devolver coisas boas se fizeres por isso. Desta forma só vais conseguir com que chegues a uma altura e ninguem ligue ao que tu dizes.;)

É o conselho que te posso dar enquanto fotografo puramente amador e alguem que é certamente mais velho que tu ;)

Chill-out, nesta área só és profissional quando os outros assim te reconhecerem pelo valor do teu trabalho e quando fizeres da fotografia o teu meio de sustento. Vai com calma e não faças afirmações tão drásticas que podes "sair mal na fotografia" :)

Cumps,
michael c
 
O q quer dizer isto:
http://www.dpreview.com/reviews/stats.asp

Porque está a olympus sp-570 à frente da Panasonic Fz-18?

Se calhar a 570 tem algo para dizer( sem ser acerca do absurdo zoom)....
http://www.digitalcamerainfo.com/co...First-Impressions-Review-17488/Conclusion.htm
http://www.dpreview.com/news/0801/08012204olysp570uz.asp

E tá a 413€ na pix...


Isso e o numero de reviews vistas. Há mais gente a ler reviews da SP570 do que da FZ18 da pana.
 
Mas agora a sério e sendo imparciais...(nota-se q as olympus n sao famosas p estas bandas), a máquina apresenta uma consideravel qualidade,não?
Eu sei que o zoom de 20x não ajuda em NADA isso!
 
Já pensaste porque é que as Olympus não são famosas por estas bandas? lol É que isto das marcas é como o futebol. Tens 3 ou 4 clubes/marcas que andam sempre no topo. Depois tens outras que de ano a ano lá ganham a taça...

Se queres que te diga, já o modelo abaixo (560UZ) usa a mesma lente da Fuji, que é uma lente fraca, e a máquina em si é tão ou mais fraca. Esta parece que a diferença reside principalmente na lente nova, que pode ter sido desenvolvida pela Olympus e até pode ser melhor. No entanto as lentes da Panasonic são das melhores no mercado (é mesmo a melhor coisa nelas).
Por isso acho que dificilmente a máquina é melhor.
 
Back
Topo