N64 Super Mario 64

jabun

Power Member
3PY96HU.jpg

Super Mario 64 é primeiro jogo da série Mario em 3D, tendo sido um jogo verdadeiramente revolucionário, que mostrou a jogadores e produtoras como um jogo em 3D devia ser. Lançado na Europa no dia 1 de Março de 1997, tendo sido um dos titulos de lançamento da 64 bits da Nintendo, fazendo com que muitos jogadores o adquirissem com consola. E se a Nintendo 64 teve excelentes vendas no lançamento, muito se deve a Super Mario 64, um titulo verdadeiramente revolucionário, que espantava e apaixonava todos aqueles que o viam em movimento.

mario64_114243558.png

O jogo começa com Peach a convidar Mario para vir ao seu castelo, no entanto, quando o canalizador lá chega, Bowser tinha raptado a princesa, e escondeu as 120 estrelas no castelo. A missão de Mario é descobrir e apanhar todas as estrelas e salvar Peach, e para isso terá de percorrer os 15 níveis\mapas com 7 estrelas cada e ainda descobrir as 15 estrelas escondidas no castelo.

Super+mario64+Bowser+Tail.jpg

Este é apenas mais um dos jogos que demonstra a mestria e genialidade da Nintendo na arte de fazer bons jogos, conseguindo com Mario um proeza que muitas editoras não conseguiram: transitar as suas series de 2D para 3D.

Super Mario 64 é considerado um marco na história dos jogos. Ganhou inúmeros prémios e estabeleceu o paradigma de como os novos jogos em 3D deveriam ser feitos, tornado-se num autêntico manual para as produtoras. O jogo foi pioneiro na utilização de uma câmera livre e na utilização de um analógico, que permitia ao jogador controlar Mario de uma forma mais ampla e realista, sendo possivel movimentá-lo para todas as direcções, assim como por Mario a correr ou a andar, de acordo com o nível de pressão que faziamos no analógico. Completamente revolucionário para a época.

Super%2BMario%2B64%2BHazy%2BMaze%2BCave.JPG

O jogo apresentou-nos também 3 Power Ups inéditos e que são, indubitavelmente, dos melhores que podemos ver num jogo Mario, e que, não se percebendo bem porque, nunca mais voltaram a aparecer: o Wing Cap, o Vanish Cap e o Metal Cap, que permitem ao nosso herói, respectivamente, voar, ficar invisivel e ficar invencivel durante um certo período de tempo.

super-mario-64-wing-cap.jpg

Mario64_1.jpg

Super%20Mario%2064_Jan14%2017_35_22.jpg

O desenvolvimento de Super Mario 64 demorou menos de dois anos, mas o produtor e diretor Shigeru Miyamoto havia começado a trabalhar num jogo de Mario em 3D, chamado Super Mario FX, enquanto trabalhava em Star Fox. Miyamoto desenvolveu a maioria dos conceitos durante a era da Super Nintendo Entertainment System (SNES) e considerou o uso do chip Super FX para torná-lo um jogo de SNES, mas decidiu desenvolvê-lo para o Nintendo 64, devido a limitações técnicas do sistema de 16 Bits da Nintendo, e também devido à necessidade de lançar a nova consola com um titulo forte.

15001-super-mario-64-nintendo-64-screenshot-when-you-get-all-120.jpg

Este jogo quase perfeito só tem um defeito: a ausência de Yoshi ao longo da aventura

Super Mario 64 também revolucionou as plataformas, devido aos seus puzzles, que obrigavam o jogador a pensar e raciocinar para apanhar algumas estrelas. O jogo foi desenvolvido simultaneamente com The Legend of Zelda: Ocarina of Time, mas como a aventura de Link foi lançada dois anos depois, alguns dos puzzles foram construídos com base em Super Mario 64.

12991912%5B2%5D.jpg
XAgKyCc.jpg

O bundle mais comum da N64

Eu lembro-me de ter apenas 9 anos quando o jogo foi lançado e fiquei completamente boquiaberto quando o vi a correr pela primeira vez numa Nintendo 64 e quando um dos meus amigos comprou a sua N64 com o jogo não desalapava de casa dele. Quando comprei a minha N64 comprei também o jogo, e acabou por tornar num dos meus favoritos de sempre.

m64pic4.png

Super-Mario-64-7.jpg

Super Mário 64 é um clássico intemporal que qualquer fã de videojogos deve, pelo menos, experimentar. Seja na N64, na Virtual Console ou na NDS. Não deixem é de jogar um dos melhores jogos de todos os tempos. Super Mario 64 é um jogo revolucionário, sendo daqueles poucos jogos que se pode dizer que agradam a todos: é impossível alguém não se divertir com Super Mario 64. Vale a pena comprar a N64 só para jogar esta obra de Miyamoto.

HBhRXEI.jpg

super-mario-64-2.jpg


E para quem quer uma revisitar das memórias de infância, fiquem com o artigo do jogo do blogue Caca Gambuzinos: https://cacagambuzinos.pt/2019/05/17/super-mario-64/
 
Última edição:
Uns meses antes de sair a N64 consegui uma VHS, já não me lembro como, talvez vinda numa revista, que tinha a apresentação em vídeo do Mário 64.
Devo ter visto essa cassete centenas de vezes até sair a consola.
 
Uns meses antes de sair a N64 consegui uma VHS, já não me lembro como, talvez vinda numa revista, que tinha a apresentação em vídeo do Mário 64.
Devo ter visto essa cassete centenas de vezes até sair a consola.

Same here xD
Acho que foi na Mega Force ou lá como se chamava a revista.

Trazia video do Mario 64, Wave Race e Pilot Wings
 
Na minha opinião, o melhor Mário de sempre... O novo Odyssey taken está muito bom, mas este é um must play para quem nunca lhe tocou
 
Eu sinto calafrios de nostalgia só de me lembrar da análise do Templo dos Jogos. Recebeu um 100%. Um 100! Nunca nenhum jogo tinha recebido a pontuação perfeita. Desde aí que soube que a N64 era a consola a ter.

Também me lembro perfeitamente da primeira que joguei o jogo: foi numa N64 de demonstração no Toys R Us do Cascaishopping. Fiquei absolutamente siderado e maravilhado. Só o pormenor da velocidade do Mario depender da intensidade que pressionavamos o analógico era revolucionário!

Bons tempos
 
Por alguma razão para além de ser considerado o melhor de sempre, é o que mais ajudou a revolucionar a indústria em infinitos aspectos.

Uma das minhas grandes desilusões nunca o ter conseguido jogar da altura.
 


E... a mítica análise deste clássico no Templo dos Jogos! Inesquecível para quem foi miúdo nos anos 90. Saudades de ser criança e acordar cedo de propósito para ver o TdJ

Review Templo dos Jogos (a partir dos 10:35 mins)
 
Última edição:
E a Megascore e outra revista que havia na altura cujo nome não me recordo, também lhe deram 10/10. Muito do meu hype e angustia veio daí.
 
Ui.. Só vendo. Tenho cá ainda alguma delas mas não sei se tenho essa em particular. Vou procurar depois dou novidades.

Fui então vasculhar o que tinha para aqui e infelizmente não tenho essa edição. Aliás, tenho cá algumas de 97 e vários de 96 mas a que tinha a review ao Mario64 já deve ter ido.
 
Última edição pelo moderador:
Quando era puto, não tinha uma N64. Mas joguei várias vezes este jogo quando ia às compras com os meus pais. Desde a época em que o jogo foi lançado até +/- início da geração da Gamecube, sempre encontrava 1 quiosque em algum hipermercado com uma Nintendo 64, e o jogo era sempre o mesmo: Super Mario 64. A maioria das vezes jogava era no primeiro nível de todos, o Bob-omb Battlefield. Mas cheguei a jogar outros níveis, consoante o número de estrelas disponível, pois como se trata de um quiosque, alguém podia simplesmente eliminar um savefile. Talvez a última vez que joguei o jogo devia ter os meus 12 anos.

Agora, tive a oportunidade e o prazer de voltar a jogar este jogo na minha Nintendo Switch. Mal comprei o Super Mario 3D AllStars, foi logo o primeiro a jogar. No início, foi uma sensação de nostalgia, quando joguei os primeiros níveis. Mas rapidamente começou a tornar-se numa experiência nova. Tanta coisa que não sabia sobre o jogo e vim a descobrir por mim próprio. Como por exemplo, não sabia como ativar os blocos espalhados pelos níveis. Eventualmente desbloqueei primeiro o bloco azul, depois o verde e por fim o vermelho.

O vermelho até foi engraçado, porque era o bloco que mais queria desbloquear. Quando era puto, sempre que via o bloco vermelho sólido no Bob-omb Battlefield, ficava bem contente por poder usar o Mário a voar. Agora ao jogar o jogo, não sabendo onde tinha que ir para aceder ao nível que me permitia desbloquear os blocos vermelhos, andei um pouco à nora. Não sabia que, a partir de um determinado ponto do jogo, tenho que ficar no centro da Main Hall do castelo, onde está o Sol, colocar a câmara "quase" First Person, e olhar para cima. Eu só fiz isso vários níveis depois de ter aparecido uma luz do teto a focar-se nesse mesmo Sol, e fiz apenas por curiosidade em ver como o teto era.

Devo dizer que diverti-me imenso com o jogo. Colecionei todas as 120 estrelas. A única estrela que tive de ir à internet ver onde estava foi após ter apanhado 119 estrelas aquando do último nível de todos. Pensava que derrotando o Bowser ganhava a 120.ª estrela, mas afinal não. A última estrela era somente fazer o primeiro nível Slide de todos mas em menos de 21 segundos. Fora isso, todas as estrelas consegui obtê-las por mérito próprio, o que soube muito bem. Especialmente algumas estrelas mais difíceis. Para mim, a estrela mais difícil foi a 6.ª estrela do nível Whomp's Fortress: Blast Away the Wall. É para mim a estrela mais bem escondida e mais difícil de obter. Mesmo que o título do nível dê pista, eu fiquei sem saber o que fazer. Pensei que necessitava do Metal Mario, uma vez que havia um Bloco Verde no nível. Pensei que necessitava que usar o Bullet Bill nesse nível para o fazer explodir uma parede qualquer próximo dele. Mas nada. O que me ajudou a obter essa estrela foi quando também pensei na hipótese de a estrela envolver usar o canhão. Perto do canhão, comecei a olhar para paredes ali próximas, e notei um "traço" bem fino, em diagonal, na parede mais próxima do canhão. E com a experiência em videojogos que tenho, deu-me a entender que apontando o canhão para o canto dessa parede, a mesma poderia se destruir. Não era essa a parede que tinha a estrela, mas ela partiu-se, o que me ajudou então a apanhar o raio da estrela. Mas esse nível devo ter gasto praí umas 2 ou 3 horas no total. Tanto que foi o primeiro nível do jogo onde colecionei 100 moedas.

De certa forma, agradeço à Nintendo por não ter feito uma espécie de remake do jogo, ou que tenha colocado a versão Super Mario 64 DS na coleção. Poder jogar o jogo basicamente da mesma forma como poderia ter jogado em 1997 foi para mim uma excelente experiência. E devo dizer que, apesar do jogo já ter gráficos desatualizados, o gamedesign está lá. A diversão está lá. E agora que sei como obter todas as estrelas, não me importo de voltar a jogar o jogo, talvez apenas apanhando 70 estrelas.

O próximo será o Super Mario Sunshine. Este, será mesmo a primeira vez de sempre que irei jogar.
 
Só um jogo intemporal como o Super Mario 64 pode conseguir fascinar jogadores, como o @_GM_ , tantos anos depois.

Mais cedo ou mais tarde também deverá vir parar à minha Switch

Para mim, a estrela mais difícil foi a 6.ª estrela do nível Whomp's Fortress: Blast Away the Wall. É para mim a estrela mais bem escondida e mais difícil de obter. Mesmo que o título do nível dê pista, eu fiquei sem saber o que fazer.

O próximo será o Super Mario Sunshine. Este, será mesmo a primeira vez de sempre que irei jogar.

Só descobri essa estrela, algures em 1998, graças a um truque que vinha numa revista de jogos (Mega Score?), senão ainda hoje me faltava essa estrela eheh

E despacha-te a mergulhar no Sunshine! É um jogo incrivel! Visita o tópico do jogo :)
 
@_GM_ essa estrela 120 esteve anos para ser encontrada por mim e pelos meus primos, nos anos 90.

Não tinhamos internet nem guias e não encontrávamos o raio da estrela.

Entretanto, decidimos recomeçar o save num Natal e a jogar uma estrela à vez... e a estrela caiu na primeira ou segunda tentativa do slide. Ficamos confusos, pois já tinhamos feito aquilo várias vezes mas nunca tinhamos ganho 2 estrelas. Depois estavamos na esperança de aquela ser a tal... recarregamos o save das 119 estrelas e finalmente ganhamos a 120.

Foi uma festa encontrar o Yoshi. Que memórias...
 
Só um jogo intemporal como o Super Mario 64 pode conseguir fascinar jogadores, como o @_GM_ , tantos anos depois.

Mais cedo ou mais tarde também deverá vir parar à minha Switch



Só descobri essa estrela, algures em 1998, graças a um truque que vinha numa revista de jogos (Mega Score?), senão ainda hoje me faltava essa estrela eheh

E despacha-te a mergulhar no Sunshine! É um jogo incrivel! Visita o tópico do jogo :)
O Sunshine vai ser interessante. Eu lembro-me de ter visto gameplay do jogo num quiosque de uma Gamecube, mas era apenas vídeo. No entanto, na altura não achava muita piada um jogo de Super Mario com uma "mochila" de água. Acabou por ser dos jogos principais de Super Mario com menos interesse em jogar.

No entanto, hoje em dia tenho uma mente aberta em experimentar novos jogos e apreciar por aquilo que eles são. Não tenciono jogar o Sunshine já. Depois de +/- 35 horas de Super Mario 64, estou fazendo uma pausa. Mas talvez entre final deste ano e início do próximo, devo jogar o Sunshine. Depois passo no tópico para deixar opiniões.


Sobre o Super Mario 64. Depois de ter terminado o jogo, resolvi ver speedruns do mesmo. Fiquei abismado. E ao mesmo tempo descobri coisas que não sabia que existiam no jogo. Deixo abaixo um exemplo.

Wet-Dry World. Estou eu a jogar o jogo, a tentar ir para aquele canto do mapa, onde há um gradeamento bem alto. E para mim, a única forma de lá ir é por lançar o Mário por um canhão. Problema é que o canhão está num ponto bem alto do jogo. A forma que eu usei para chegar ao canhão era por subir as várias secções do jogo, depois passar por aquela "ponte" de madeira que tem aquelas bolas pretas a girar. Depois, vou para a plataforma giratória, que tem uma cena que lança uma chama. Daí, eu salto para aquele "cilindro" branco que está no ar. Eu aterro dentro dele. Ele está inclinado para baixo, mas eu tento colocar o Mário o mais acima possível. Depois, eu faço um Back Somersault, para aterrar na parte superior do "cilindro". E depois daí, eu tento fazer um Long Jump em direção ao canhão. Muito trabalho, mas lá consegui em apenas algumas tentativas. Ora, depois de terminar o jogo, lá vi speedrun do jogo. E descobri que existe um teleport no mapa que mete o Mario logo ao lado do canhão.:facepalm::facepalm:
 
SUPER MARIO 64 MEMORIES! - Happy Console Gamer

MARIO 64 is 20 years old! - Happy Console Gamer
 
Última edição:
Comecei o Super Mario 64 na Switch durante o fim-de-semana e já levo 40 estrelas. Continua excelente, mas de facto a série melhorou muito com as entregas mais recentes, aquela câmera eheh
 
Back
Topo