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Super Mario 64 é primeiro jogo da série Mario em 3D, tendo sido um jogo verdadeiramente revolucionário, que mostrou a jogadores e produtoras como um jogo em 3D devia ser. Lançado na Europa no dia 1 de Março de 1997, tendo sido um dos titulos de lançamento da 64 bits da Nintendo, fazendo com que muitos jogadores o adquirissem com consola. E se a Nintendo 64 teve excelentes vendas no lançamento, muito se deve a Super Mario 64, um titulo verdadeiramente revolucionário, que espantava e apaixonava todos aqueles que o viam em movimento.
O jogo começa com Peach a convidar Mario para vir ao seu castelo, no entanto, quando o canalizador lá chega, Bowser tinha raptado a princesa, e escondeu as 120 estrelas no castelo. A missão de Mario é descobrir e apanhar todas as estrelas e salvar Peach, e para isso terá de percorrer os 15 níveis\mapas com 7 estrelas cada e ainda descobrir as 15 estrelas escondidas no castelo.
Este é apenas mais um dos jogos que demonstra a mestria e genialidade da Nintendo na arte de fazer bons jogos, conseguindo com Mario um proeza que muitas editoras não conseguiram: transitar as suas series de 2D para 3D.
Super Mario 64 é considerado um marco na história dos jogos. Ganhou inúmeros prémios e estabeleceu o paradigma de como os novos jogos em 3D deveriam ser feitos, tornado-se num autêntico manual para as produtoras. O jogo foi pioneiro na utilização de uma câmera livre e na utilização de um analógico, que permitia ao jogador controlar Mario de uma forma mais ampla e realista, sendo possivel movimentá-lo para todas as direcções, assim como por Mario a correr ou a andar, de acordo com o nível de pressão que faziamos no analógico. Completamente revolucionário para a época.
O jogo apresentou-nos também 3 Power Ups inéditos e que são, indubitavelmente, dos melhores que podemos ver num jogo Mario, e que, não se percebendo bem porque, nunca mais voltaram a aparecer: o Wing Cap, o Vanish Cap e o Metal Cap, que permitem ao nosso herói, respectivamente, voar, ficar invisivel e ficar invencivel durante um certo período de tempo.
O desenvolvimento de Super Mario 64 demorou menos de dois anos, mas o produtor e diretor Shigeru Miyamoto havia começado a trabalhar num jogo de Mario em 3D, chamado Super Mario FX, enquanto trabalhava em Star Fox. Miyamoto desenvolveu a maioria dos conceitos durante a era da Super Nintendo Entertainment System (SNES) e considerou o uso do chip Super FX para torná-lo um jogo de SNES, mas decidiu desenvolvê-lo para o Nintendo 64, devido a limitações técnicas do sistema de 16 Bits da Nintendo, e também devido à necessidade de lançar a nova consola com um titulo forte.
Este jogo quase perfeito só tem um defeito: a ausência de Yoshi ao longo da aventura
Super Mario 64 também revolucionou as plataformas, devido aos seus puzzles, que obrigavam o jogador a pensar e raciocinar para apanhar algumas estrelas. O jogo foi desenvolvido simultaneamente com The Legend of Zelda: Ocarina of Time, mas como a aventura de Link foi lançada dois anos depois, alguns dos puzzles foram construídos com base em Super Mario 64.
O bundle mais comum da N64
Eu lembro-me de ter apenas 9 anos quando o jogo foi lançado e fiquei completamente boquiaberto quando o vi a correr pela primeira vez numa Nintendo 64 e quando um dos meus amigos comprou a sua N64 com o jogo não desalapava de casa dele. Quando comprei a minha N64 comprei também o jogo, e acabou por tornar num dos meus favoritos de sempre.
Super Mário 64 é um clássico intemporal que qualquer fã de videojogos deve, pelo menos, experimentar. Seja na N64, na Virtual Console ou na NDS. Não deixem é de jogar um dos melhores jogos de todos os tempos. Super Mario 64 é um jogo revolucionário, sendo daqueles poucos jogos que se pode dizer que agradam a todos: é impossível alguém não se divertir com Super Mario 64. Vale a pena comprar a N64 só para jogar esta obra de Miyamoto.
E para quem quer uma revisitar das memórias de infância, fiquem com o artigo do jogo do blogue Caca Gambuzinos: https://cacagambuzinos.pt/2019/05/17/super-mario-64/
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