SNES Super Mario World 2: Yoshi's Island

jabun

Power Member
7bziTgt.jpg

Depois do retumbante sucesso que foi o primeiro Super Mario World, é perfeitamente plausível o estado de êxtase a que a comunidade gamer chegou quando soube, em 1995, que uma sequela estava no forno. E, do êxtase, rapidamente se passou ao choque, quando perceberam que o segundo jogo, que recebera o subtítulo Yoshi's Island era completamente diferente do Super Mario World original. Mas, e defecando com classe na indignação e na desconfiança dos fãs, a Nintendo lançou o jogo que quis. Resultado? Apesar da passagem dos anos, Yoshi’s Island não envelheceu nem um pouco e mantém-se uma referência no género dos jogos de plataformas. Este clássico da SNES é, apenas, um dos melhores jogos de todos os tempos.

1MAJSiz.jpg

A principal diferença é que agora em vez de controlarmos o canalizador pançudo e de farta bigodaça, controlamos Yoshi, o simpático dinossauro que nascera no jogo anterior da franquia e que leva às cavalitas um Mário bebé, que chora desalmadamente sempre que se separa no seu melhor amigo.

E controlar Yoshi é uma experiência maravilhosa. Bastante semelhante a outros jogos do género, tudo é muito simples e intuitivo, com Yoshi’s Island a juntar aos tradicionais saltos algumas mecânicas particulares que trazem uma bem-vinda complexidade. A primeira é o facto de Yoshi não perder vida quando é tocado por um inimigo. Quando esta calamidade acontece, Yohi perde o bebé Mário, que vai esvoaçando pelo ecrã, tendo um determinado cronometro para o recuperar. Caso não o consiga o jogador perde uma vida.
Outra mecânica que necessita de algum treino mas que é uma delícia de se usar é o arremesso de ovos. Utilizados primariamente para derrotar inimigos ou apanhar objetos, estes fazem ricochete nas superfícies um certo número de vezes, dependendo da cor, e são o único modo de ataque contra certos inimigos.

KD5TEqN.png

Tjixc1L.png

A grande maioria dos níveis são uma autentica aula de level design. O ritmo é um pouco mais lento que aquele encontrado nos títulos principais da série Mario e, talvez por isso, existe um maior incentivo à exploração de todos os recantos para encontrar todos os segredos subtilmente escondidos, sob a forma de estrelas, moedas vermelhas e flores sorridentes. Alguns dos melhores e mais divertidos níveis da História dos jogos de plataformas estão neste cartucho.

Visualmente, o jogo é simplesmente fantástico, sendo em 2020 ainda um jogo de referência do ponto de vista artístico. Todos os níveis parecem um desenho feito com lápis de cor, sendo possível encontrar todo o tipo de pormenores e detalhes que puxaram aio máximo as capacidades técnicas da velhinha SNES, tendo a Nintendo desenvolvido um chip especial para o cartucho da sua velha consola conseguir processar a besta técnica que é este jogo.

fCnWBY1.jpg

A componente sonora acaba por complementar de forma exímia o aspeto alegre do título tão bem quanto os (poucos) momentos de alguma tensão, naquela que é uma das OSTs mais inspiradas da saudosa era das 16 Bits.

Para além da versão original, Super Mario World 2: Yoshi’s Island está disponível em quase tudo o que é Virtual Console, tendo ainda sido lançada uma versão no Game Boy Advance, que tinha mais níveis, embora perdesse um pouco na componente sonora e gráfica.

C9R4HHP.jpg

xTiem61.jpg

Em conclusão, Super Mario World 2: Yoshi’s Island conseguiu resistir ao teste do tempo não apenas através do seu fantástico estilo gráfico como também pelos níveis incríveis e pelo facto de trazer aos jogadores aquele que e mais importante num videojogo: diversão.

É um dos grandes clássicos intemporais da Super Nintendo.

YAJgohN.png

GliirMa.jpg


Review Templo dos Jogos (14:15)




Johnny vs. Super Mario World 2: Yoshi's Island
 
Última edição:
Eu ando a rejogá-lo. Parece que os anos não passaram por ele. Continua incrível: graficamente belíssimo, jogabilidade no ponto.

Um grande marco da SNES e desta indústria.
 
Este jogo é incrível em termos visuais e de som, artisticamente muito inspirado, mas o aspecto "collectathon" do jogo mata um pouco o gameplay dos anteriores, nesse sentido, embora admire bastante a obra, acho que prefiro o SMW original.

Esta música em particular faz-me ter um ataque de nostalgia...

 
Entre o SMW e o YI é difícil escolher. Talvez prefira, de forma muito ligeira, o primeiro apenas e só pelo maior factor UAU quando o joguei. A Nintendo já defecava nos Super Mario Bros. e voltava ao estilo do World.

@dead_mouse passa pelo tópico do SMW
 
The Making of Yoshi's Island, Retro Gamer nº192


6Qmys4r.jpg

O57LRtW.jpg

uq7jwPp.jpg

46LzcbA.jpg

ap4SvCw.jpg

cbU3Pdf.jpg

UEYTceh.jpg


Artigo BGamer, "Os 100 Melhores Videojogos", 2007





Análise BGamer nº53, Dezembro 2002



Análise Player nº38 (versão GBA), Janeiro 2003







Análise à versão Super Mario Advance 3, MultiConsolas n.25, Dezembro 2002


 
Back
Topo