A primeira vez que joguei Super Metroid foi em dezembro de 2019. Mas na jornada a Metroid Dread, resolvi jogar novamente, mas desta vez terminar a 100%, algo que fiz também com o
Zero Mission e com o
Samus Returns.
Eu acho que Super Metroid é dos melhores jogos 2D de Metroid até hoje. O jogo pode ter algumas falhas nos dias de hoje. Por exemplo, não é muito fácil fazer Wall Jump, e mais difícil ainda é conseguir fazer Space Jump de forma consistente. Algo de também me "irrita" no jogo é que para selecionar armas especiais, como misseis, ou power bombs, ou o X-Ray, não há maneira fácil e rápida de selecionar esses itens. É preciso estar sempre a tocar no Select. E também outra crítica que posso apontar é que o mapa podia ser mais informativo. Às vezes ao olhar para o mapa pensava que já tinha obtido um item numa determinada sala, quando na realidade ainda não tinha obtido. E por outras vezes, podia obter um item numa sala, mas no mapa não aparecia sinalização de ter obtido o tal item naquela mesma sala. Isso tornou-se confuso ao querer completar o jogo a 100%.
Mas estas falhas que aponto nos dias de hoje são algo insignificante em comparação com tudo de bom que o jogo tem. Visualmente o jogo está espetacular. É um estilo visual que diria eu que jamais irá ficar ultrapassado. E as animações estão muito boas. A gameplay também é muito boa. Pode não ser algo revolucionário para os dias de hoje, mas pensando bem, depois do Metroid da NES e do Metroid II do Gameboy, passar para o Super Metroid é uma enorme evolução em termos de gameplay. Depois temos a banda sonora, que imo é das melhores bandas sonoras da série, pelo menos no que se trata dos jogos em 2D. A banda sonora contribui para a atmosfera e o ambiente em determinadas áreas, bem como para alguns momentos épicos, como no boss final. E por falar em bosses, são muito bons, e em alguns casos têm alguns twists. O Crocomire podia simplesmente desaparecer do ecrã ao ser derrotado, mas tinham que terminar o boss daquela forma brutal. Esse é só um exemplo.
Algo que gosto muito do jogo é a forma como a história é contada. Temos uma breve introdução no jogo que explica de forma breve os eventos do Metroid da NES e do Metroid II do Gameboy, e depois a história continua daí. Depois dessa introdução, não vemos mais nenhum texto nem nada que explique os eventos durante o jogo. Cabe ao jogador estar atento e interpretar a história com base dos eventos a decorrer e por vezes com base no ambiente à sua volta. E por falar do ambiente, algo que também apreciei muito é a interação que por vezes podemos ter com criaturas do planeta que são amigáveis e que nos ajudam. Há umas criaturas pequenas que ensinam ao jogador como fazer Walljump. Há uma criatura que ensina ao jogador a habilidade que é conhecida pelos fãs como Shinespark. E há uma sala onde podemos obter uma Energy Tank com ajuda de uma criatura semelhante a uma tartaruga. Eu gosto de cenas assim que fazem com que o planeta seja vivo, para além de ter apenas criaturas hostis.
Super Metroid é um jogo espetacular ainda nos dias de hoje. Pode ter algumas limitações para os nossos dias, mas diria que é um jogo que serviu de base para muitos outros jogos do género virem a aparecer. Dou 9.5/10