SNES Super Nintendo Classic Mini (SNES)

A lógica de correr em emuladores, embora não etica nem moral, era até, inclusivé, a Virtual Console da Wii que é simplesmente abominavel, eu comprei a Nintemdo Wii e um Classic Controler para esse mesmo efeito, não foi lá muito boa ideia...

Como já disse, esta SNES Classic está muito superior à NES, até vão lançar um jogo que nunca saiu, assim de cabeça diria que faltaria o Chrono Trigger mas tivemos uma versão superior na Playstation, por isso não se perde nada, por assim dizer...

Tal como a NES Classic, o meu interesse nesta SNES é 80% hardware, o comando da NES Classic está muito bom, tanto que tenho um segundo na caixa que nem foi aberta.

Sim, por muito menos compras um ARM e corres Android naquilo, até com comando porreiro e tudo, mas a SNES / NES Classic é para pessoal que compra coisas legalmente, não tem apenas a sua quinta chave "legal" do Counter-Strike e o resto são versões "arrrr".
 
Mais um com a reserva feita e paga. Agora é esperar que não falhe. Vai fazer companhia à NES Classic que tenho em casa, mas vão ser ligadas alternadamente, pois não há fichas USB e HDMI suficientes na TV para ter tudo ligado ao mesmo tempo.

Sou muito a favor destas mini-consolas, a única consola da Nintendo que tenho é uma DSi (embora a Switch seja muito tentadora), e embora já tenha jogado muitos destes clássicos, nunca o tinha feito de forma "oficial". Comprar os títulos numa Virtual Console não saberia ao mesmo, e portanto fez-me todo o sentido comprar a NES Classic para re-jogar alguns desses jogos (e nalguns casos, jogá-los pela primeira vez) e pagar por isso.

A SNES Classic ainda faz mais sentido para mim, pois certamente joguei muito mais horas dos jogos que estão nela incluídos, e ainda para mais traz logo dois comandos. É um conjunto muito atractivo.

Claro que já estamos também todos a pensar que virá aí uma N64 mini, mas duvido que o preço não vá subindo com cada nova versão destas mini-consolas.
 
89€? Bolas, só se encontrar mais barato noutro sítio.

O preço deve ser mesmo os 79€. Aquela loja é que muito provavelmente irá vendê-la 10€ mais cara. Já com a NES Mini foi igual, estava a 69€ e na concorrência ao preço normal de 59€.
 
Última edição:
N64 mini passo. Joguei N64 em casa de um amigo, gostei, mas acho que não vou ter o mesmo sentimento de nostalgia como com esta SNES classic mini.

Eu cresci com a SNES. Foi a primeira consola que tive. De todos os jogos na lista, só não joguei 2 (starfox 2 e punch out). Os outros todos joguei, acabei a maioria deles, e estou ansioso por voltar a joga-los e acaba-los.

Vou meter o meu melhor tempo nas minhas pistas preferidas do mario kart / f-zero novamente.

Estou ansioso por voltar a jogar com o comando original, que saudades.
 
Isso de ter acesso aos jogos todos é muito giro e interessante mas na prática, além de provavelmente ser pirataria, é como ir a um restaurante enfarta brutos. Comes lasanha e pizza duas vezes e não arriscas muito no que te pode dar dores de barriga (tudo o resto).

Até concordo maioritariamente com a tua visão das coisas, mas os teus argumentos... Essa comparação só faria sentido se não pudesses variar a lasanha e a pizza durante todos os dias do resto da tua vida.
Se houvesse uma SNES mini com 21 jogos e outra com todos os jogos, alguém iria pegar na de 21 jogos? Obviamente que não.

Muitos desses emuladores têm bugs, vicios e o set up demora tempo. IMO, mais vale pagar mais e comer bem.
Que não são bons emuladores SNES numa lógica moderna da coisa, ambos têm patches e jogos hackeados que só funcionam neles, porque têm tiques, atalhos e hacks até à lua. Têm é requisitos baixos e código fonte livre e é por isso que continuam em uso.

Acho que estás um pouco por fora da actualidade da emulação ou então estás a ser faccioso como o raio para defender o teu ponto. A emulação de SNES está perfeita há largos anos, com certos pontos a serem melhores que os originais. Na emulação de sistemas mais recentes a diferença ainda é maior na qualidade obtida entre emuladores e o hardware original. Só tens versões com "tiques, atalhos e hacks até à lua" se quiseres (um dos benefícios da emulação, tens controlo e liberdade para andar a brincar, ou podes escolher a versão original).


Eu compreendo que defendas a SNES mini em relação à emulação, afinal de contas num estás a comprar o produto oficial e noutro estás a piratear. E obviamente que uma grande parte das pessoas vai optar por essa solução por isso mesmo, ou porque não se quer dar ao trabalho. Mas daí a entrar por falácias para "defender a tua dama"...
 
Há previsão para o inicio das reservas em PT?
Eu já reservei a minha hoje em Lisboa. No mesmo local onde reservei a NES Mini. (e que honraram a reserva feita em Setembro do ano passado)
Não é uma loja permitida por isso não o refiro. Mas é uma das únicas lojas que costuma aceitar reservas, por isso facilmente descobrem qual é.
 
Até concordo maioritariamente com a tua visão das coisas, mas os teus argumentos... Essa comparação só faria sentido se não pudesses variar a lasanha e a pizza durante todos os dias do resto da tua vida.
Se houvesse uma SNES mini com 21 jogos e outra com todos os jogos, alguém iria pegar na de 21 jogos? Obviamente que não.
Era uma analogia, analogias falham e não me compete julgar. Estás na internet, tudo serve para ilustrar um ponto.

Acho que toda a gente já teve acesso a pirataria, jogos intermináveis ou apenas um backlog massivo. Diga-se apenas que o sistema de reviews de jogos considera que algo só presta e merece o teu tempo acima do 8 de 10 e tudo o resto é mediano ou horrivel porque, com tanta oferta... Para quê perder tempo com o assim-assim? A minha dica dos restaurantes era isso, eu conheço o catálogo SNES de trás para a frente, mas a maior parte desses jogos não fazem falta.

Esta lista de jogos incluídos é incompleta, há omissões que me irritam, mas são omissões pontuais. Não preciso ter os 721 jogos SNES lançados numa consola, assim como não precisava dos 712 da NES, que ironicamente cabiam facilmente na NES mini.
Acho que estás um pouco por fora da actualidade da emulação ou então estás a ser faccioso como o raio para defender o teu ponto. A emulação de SNES está perfeita há largos anos, com certos pontos a serem melhores que os originais. Na emulação de sistemas mais recentes a diferença ainda é maior na qualidade obtida entre emuladores e o hardware original. Só tens versões com "tiques, atalhos e hacks até à lua" se quiseres (um dos benefícios da emulação, tens controlo e liberdade para andar a brincar, ou podes escolher a versão original).
Não... Eu sei perfeitamente do que estou a falar.

É perfeita para ti, é perfeita para mim. Raios, eu maioritariamente jogo RPG's por turnos, desde que corra sem slowdown siga para bingo. Mas não é perfeita, timings são ignorados, a latencia é alta, muita coisa feita e testada para eles pela scene não funciona em hardware real e por vezes o que estás a experienciar não tem nada a ver com hardware original. Com a SNES aliás, chegas a ter esse problema com hardware oficial... A SNES mini/Famicom Jr porta-se como um emulador. E com a Genesis/Mega Drive o mesmo sucede com a Genesis 3. Com a PS2 também aconteceu quando se lembraram de começar a unificar chips e alguns jogos deixaram de dar (muitos outros passaram a ter glitches)... E com a X360 para a miniaturizar/integrar mais tiveram de fazer blocos para reter a latencia/precisão da consola original.

Entende que os jogos eram escritos tão no osso que, se estás a dar-lhes o que eles querem e não o que o hardware lhes daria, é o equivalente a gravares voice-overs por telefone. (outra analogia daquelas)


Lê isso se quiseres.

-> https://arstechnica.com/gaming/2011...-3ghz-quest-to-build-a-perfect-snes-emulator/


Mas eu concordo em discordar.

Em campeonatos e situações nunca vais ver emuladores a serem usados, e se vires vão ser low level emulation com requisitos apreciáveis - também não vais ver SNES classic mas a emulação tem a oportunidade de ser melhor que a serviceável oferecida por esses emuladores.

Facto é que nem o emulador "pirata" nem este "oficial" para um spec ARM low-end em 2017 vão ser low level emulation (e referente a melhorias "reais" devido a emulação, não são realmente aplicáveis a um emulador 16 bits cujos assets são sprites e cuja video ram e ram estão juntas - o que podes fazer para melhorar o jogo é muito, muito limitado - se aplicável sequer - maior parte dos casos só podes simular scanlines decentemente). A única melhoria possivel acaba por ser RGB fácil (também possivel no hardware original) e save anywhere.

Mas um emulador feito pelo fabricante, com acesso à documentação tende a ser melhor que os demais; o maior problema dos emuladores de SNES dos anos 90 a que nos referimos é que são uma manta de retalhos, têm a mesma abordagem para correr os jogos que os jogos tinham para correr no hardware original, valia tudo e chegavam ao ponto de correr algo por trial and error, isso faz com que, no momento em que a compatibilidade começa a existir já tens código cheio de vicios.

Posso-te também dizer que o emulador da NES Mini é mais autentico que a maioria dos emuladores NES (só é criticável na emulação de som). Certamente mais autentico do que os que correm no Raspberry Pi. Porque é suposto, senão se calhar tinham feito um fork desses.

E isso para mim interessa qualquer coisa, não porque noto diferença - não vou testar por aí além - mas porque isso demonstra o esforço metido no produto. Tu não estás a comprar uma caixa com Snes9x metido lá dentro, e isso para mim era um insulto.

Assim como o Retron 5 é um insulto, aliás.
Eu compreendo que defendas a SNES mini em relação à emulação, afinal de contas num estás a comprar o produto oficial e noutro estás a piratear. E obviamente que uma grande parte das pessoas vai optar por essa solução por isso mesmo, ou porque não se quer dar ao trabalho. Mas daí a entrar por falácias para "defender a tua dama"...
Não é o caso.
 
Última edição:
Também não precisam de comprar jogos para jogar num PC
Também não precisam de ir ao cinema/subscrever netflix/comprar filmes, podem ver no PC

Vão lá jogar STARFOX 2 nos raspberris pis com um comando de PS4 (boa sorte com isso)...

Agora a sério, já paravam com a conversa dos raspberris pis (e é politica do forum não falar de pirataria)...
 
Obviamente que um emulador feito pela Nintendo será superior, pelo conhecimento interno e acesso a documentação própria. Um ou outro problema com o som, e uma ou outra cor deslavada que nota mais em certos jogos da NES Mini, mas a estabilidade é soberba.
Veremos com estará a SNES Mini...
 
então o da NES Mini foi contratualizado externamente?
Não foi feito "externo", mas é externo à NoJ (Nintendo of Japan)

Mas foi feito por uma subsidiária da NoE, a N.E.R.D. que é abreviatura de Nintendo European Research & Development.

Isso explica a natureza OEM do hardware.
Então o Virtual Console da Wii é que é mesmo da Nintendo? :D
Esses, não se sabe.

Objectivamente, talvez não - de um ponto de vista histórico, quando é preciso emulação perfeita de alguma espécie isso recai sobre a Inteligent Systems, que fez o GB Player, o Wide Boy 64 (só disponivel para developers), o GB Player e assegurou a emulação perfeita da DS na 3DS. Também fizeram o emulador de N64 da Gamecube, que mais tarde foi o da Wii.

Só que o curriculo deles é perfeito e duvido que tenham sido os responsáveis pela má emulação que aconteceu na Virtual Console. Suspeito que foram outsourced. Talvez para a TOSE, e se não tivessem acesso a documentação vital melhor se explica o resultado.

Facto é que não prestam.


Mas os da NERD são bons e tudo indica que, por isso, este vai ser um dos nichos desta divisão.
 
Última edição:
Hoje fui a uma das lojas onde a NES estava à venda o ano passado, em Gaia e não aceitam reservas.
Disseram-me que ainda não sabem quantas vão receber, quando e qual o preço.
 
Ando num hype tremendo em relaçao à saída desta consola. Quero mesmo ter isto.

Ofereci a NES Mini ao meu filho, e quero ver se compro esta também.

Há muitos jogos para esta plataforma que nunca joguei, e no que diz respeito às consolas old school, esta é praticamente a única que me falta na colecção.
 
Última edição:
Vale a pena comprar isto?

A minha experiência com emulação oficial seja da Nintendo ou da Sony tem sido um bocado agridoce. A última coisa que quero fazer é gastar dinheiro e o produto ser inferior ao original.

Ao pessoal que fez reserva, mandem MP também. Obrigado.
 
Back
Topo