"Super ZOOM Compactas". São viáveis?

Wilsu

Power Member
Caros amigos,
finalmente tenho algum tempo (e pouco dinheiro) para me dedicar a este hobby, a fotografia.
Como tal,acho que o primeiro passo é mesmo comprar uma máquina. :)

Após alguma pesquisa deparei-me com uma classe de máquinas fotográficas que nem são compactas nem SLR's (também conhecidas, pelo que entendi, por "super zoom"). Como de momento não tenho nenhuma máquina e não estou interessado em comprar uma SLR (para já), achei que uma máquina destas podia ser o ideal pois permite algum controlo. Dito isto vamos às perguntas:

1. Antes de mais, este tipo de máquina fotográfica é interesante tendo em conta a relação preço/qualidade?

2. As "super zoom" que me pareceram mais interessantes (todas por volta dos 300€) foram as seguintes:
- Canon PowerShot S5 IS
- Olympus SP-560 UZ
- Panasonic Lumix DMC-FZ18
- Sony DSC-H50

Qual a vossa opinião sobre estas máquinas? Certamente todas terão as suas vantagens e desvantagens...

3. Em alternativa a esta classe, e novamente tendo em conta a relação qualidade/preço, será preferivel virar-me para uma máquina inferior como por exemplo:
- Canon PowerShot A720 IS
- Canon PowerShot SX100 IS

Obrigado desde já pelas vossas opiniões e por favor, ajudem-me :(
 
Dessas que listas, a melhor é a FZ18. Continua com o Vénus, mas tem uma lente porreira. As Canon A720 e SX100 também são muito boas opções se quiseres algo mais compacto e avançado à mesma (só não têm RAW).

E sim, são máquinas viáveis em qualidade/preço. Não têm a qualidade de uma SLR, mas já são boas máquinas.
 
A FZ8 é uma máquina muito boa mas também é um compromisso: levas uma grande lente e um processador fraco! Agora, eu só falo pelo que leio, pode ser que a máquina até vá de encontro às tuas expectativas em termos de qualidade de imagem.

Outra interessante que aí tens é a Olympus: a lente não é tão boa mas pode ser que o processador seja mais equilibrado...
 
Se podes comprar a FZ18 compra a FZ18. As que ficam abaixo dessa e que me parecem interessantes são a FZ8, a SX100 e a juji S8000fd. Das 3 destaco a S8000FD.
 
não sei se será aqui que deveria colocar a questão, mas aproveitei este tópico para obter ajuda.

Não percebo qse nada de fotografia, mas pretendo aprender e como tal queria comprar uma máquina já com um zoom razoável, isto porque além de quer tirar fotos normais, preciso de uma maq fotografica que me permita tirar boas fotos em macro e como tb fotografo vida selvagem preciso de algum zoom, digo eu...

Andei a ler e a ver preços e estava inclinada para a FZ18 da Lumix, mas depois fiquei com a sensação q talvez seja demais para mim (não sei), como tal apresento mais algumas opções...gostava que me dessem a vossa opinião

-lumix fz18 (na ***** à volta 300€)
- lumix fz8 (299 na worten, mas 200 e poucos na *****)
- canon sx100is (240 €)
- canon A650is (399 na worten)
- Finepix s1000fd (249 €)
-finepix s8000fd (319€)

isto foram algumas marcas que vi e como queria gastar até 300 estão mais ou menos dentro do preço (a canon A650is é mais cara mas ainda não vi na ***** ou outra loja online)

Obrigada
 
Então nesse caso começas já por aprender uma coisa:
O que tu precisas para vida selvagem não é zoom, é distâncias focais longas. O zoom é a multiplicação entre a focal mais curta da lente e a focal mais longa.
Por exemplo, a FZ18 tem 18x de zoom porque começa nos 28mm e acaba nos 504mm (28 x 18 = 504).
Por exemplo, a FZ8 tem 12x de zoom porque começa nos 36mm e acaba nos 432mm (36 x 12 = 436).

Dessas máquinas todas a que tem a distância focal mais longa é a FZ18, mas a FZ8 não anda muito longe e sempre é 100€ mais barata. De resto são parecidas, sendo a FZ18 mais versátil e melhor num ponto ou outro. Também são das mais rápidas em disparo contínuo, o que dá jeito.

Em relação a macro, a melhor penso que é a SX100, depois é a FZ18 e a FZ8 (excluí algumas máquinas por terem distâncias focais baixas). Mas a FZ8 não precisa estar tão perto como a FZ18 para fazer a mesma ampliação.
 
Vamos lá ver então... A FZ18 tem então uma boa lente mas... tb tem um mau processador. Concretamente, em que medida o processador prejudica a máquina? Pelas reviews que li a máquina até é rápida. Também li que tem muito ruido, principalmente acima de ISO 200. Contudo esta tem um bom flash mas não aconcelham para usar em ambientes com pouca luz o que acho contraditorio!!! Para mim é importante tirar fotos durante a noite onde, muitas vezes, é onde se encontram as maiores dificuldades.

http://www.dpreview.com/reviews/panasonicfz18/page16.asp
 
Obrigada Rui.
Sendo uma iniciante de fotografia acho que vou começar pela sx100is da Canon, não parece má, não tem um zoom como a FZ8 e a fz18 mas para mim deve ser suficiente...tenho uma analogica da Canon Eos 300 e nunca aproveitei as funcionalidades dela, so fotografava em automático...
É claro que pretendo aprender muitas mais coisas, por isso este forum acho q me vai dar uma ajuda e não ponho de lado a realiização de um curso...mas estes são um pouco caros
 
Última edição:
Isso mesmo. Não vale muito a pena andarmos a pagar por cursos quando temos compactas. Muitos cursos dizem logo que é preciso SLR.
Além disso, o básico, que é o que precisamos para usar uma compacta e começar a dar uns toques, aprende-se na boa com livros e internet. Ao fim de uns dias já está tudo descoberto.

Junta dinheiro, quando tiveres uma SLR e já alguns conhecimentos, logo fazes cursos e workshops.
 
não sei se será aqui que deveria colocar a questão, mas aproveitei este tópico para obter ajuda.

Não percebo qse nada de fotografia, mas pretendo aprender e como tal queria comprar uma máquina já com um zoom razoável, isto porque além de quer tirar fotos normais, preciso de uma maq fotografica que me permita tirar boas fotos em macro e como tb fotografo vida selvagem preciso de algum zoom, digo eu...

Andei a ler e a ver preços e estava inclinada para a FZ18 da Lumix, mas depois fiquei com a sensação q talvez seja demais para mim (não sei), como tal apresento mais algumas opções...gostava que me dessem a vossa opinião

-lumix fz18 (na ***** à volta 300€)
- lumix fz8 (299 na worten, mas 200 e poucos na *****)
- canon sx100is (240 €)
- canon A650is (399 na worten)
- Finepix s1000fd (249 €)
-finepix s8000fd (319€)

isto foram algumas marcas que vi e como queria gastar até 300 estão mais ou menos dentro do preço (a canon A650is é mais cara mas ainda não vi na ***** ou outra loja online)

Obrigada

É assim. A FZ18 é a melhor dessa lista. É a melhor superzoom do mercado.
Abaixo dessa há a s8000fd da fujifilm, a SX100 da canon e a FZ8 da panasonic. cada uma com as suas virtudes e defeitos.
 
A Sony deve andar perto de ser a pior delas. A lente não é nada de especial em nitidez, sofre muitas aberrações cromáticas e tem umas distorções incríveis.
 
Por isso é que eu nunca comprava uma máquina com 18x de zoom. Prefiro ter algo menos versátil, mas com mais qualidade.

Ah e se tivesse mesmo que comprar uma, sem dúvida alguma a FZ18. Não troco qualidade por nada. E fotografar em RAW não me incomoda minimamente. Não é por acaso que tenho a minha SLR para "RAW + Normal Small JPEG". O JPEG só me serve para ver a imagem no LCD, quando chego a casa, apago. No caso da FZ18 só desligaria o RAW caso precisasse da velocidade (a fotografar desporto por exemplo).
 
Última edição:
Por isso é que eu nunca comprava uma máquina com 18x de zoom. Prefiro ter algo menos versátil, mas com mais qualidade.

Ah e se tivesse mesmo que comprar uma, sem dúvida alguma a FZ18. Não troco qualidade por nada. E fotografar em RAW não me incomoda minimamente. Não é por acaso que tenho a minha SLR para "RAW + Normal Small JPEG". O JPEG só me serve para ver a imagem no LCD, quando chego a casa, apago. No caso da FZ18 só desligaria o RAW caso precisasse da velocidade (a fotografar desporto por exemplo).

O RAW é assim tão bom? Tipo se tirares uma fotografia na Pana a iso 400 (ou mais...se calhar já é pedir demais!) em RAW ela fica sem as "aguarelas"?

Porque me fica uma dúvida, se o ruído ou, no caso da Pana, o anti-ruido acontece com o aumento da sensibilidade, mesmo com raw, ele continua lá ou não?
 
Back
Topo