Super Zoom

Mas a máquina não suporta só Compact Flash 1/2 ? por isso é que não fui para o III ou IV.

A minha ideia era ter o XD para a foto banal, e um CF (rápido) para RAW.

Se a máquina suportar CF III e/ou CF IV posso muito bem ir para um destes:
  • SANDISK Cartão de memória CompactFlash Extreme IV 2 Gb (66€)
  • SANDISK Cartão de memória CompactFlash Extreme III 2 Gb (49€)
 
Última edição:
Não há CF III e IV. Só há o 1 e 2, que é uma versão mais espessa para quem precisa MESMO de ter o maior cartão possível, para toda a gente no mundo normal só existe compact flash 1 e pronto

O III e IV vem dos números dos modelos da Sandisk.

Se tens um slot CF disponível o melhor uso ao xD é tê-lo mesmo vazio.
 
Ah ok... pensava que o II/III/IV da Scandisk era referente ao tipo de CF.

Só pensei no xD porque a máquina suporta os dois tipos ao mesmo tempo. Mas como os Scandisk III/IV
já são opção só encontrei modelos de 2GB, o xD é neste momento descartável. 3GB seria demais para o número de fotos que eu tiro.
 
Eu comprava o tipo de cartão mais com base na posição actual da curva preço/capacidade. E se fosse preciso comprava outro igual.
 
Ok... então fica assim:
  • FUJI FinePix S9600 (416€)
  • SANDISK Cartão de memória CompactFlash Extreme IV 2 Gb (66€)
Ver se a minha mulher valida a compra :p
 
Esse tipo de cartão é um bocado hard core para uma câmara normal.

Estás a gastar para aí o triplo dum cartão equivalente (mas decente) de 2 GB.

A gama extreme serve principalmente para quem precisa de mais durabilidade física e maior range de temperaturas

Além disso um cartão desses geralmente é limitado pela própria máquina. Não há praticamente câmara nenhuma que meta um Ultra ou um Extreme a fundo.

Eu, no teu caso, comprava um Sandisk normal.
 
Cada um diz uma coisa diferente... já não vos percebo :p

O Konka diz que II é lento... tu dizes que I chega. Decidam-se :D
 
Lê por exemplo o fim desta página que corresponde à review da Fuji 9500 (antecessora da 9600 e provavelmente praticamente igual por dentro)
http://www.dpreview.com/reviews/fujifilms9000/page5.asp

A camara só consegue escrever no cartão a 1.5 MB/seg

Um Extreme III faz cerca de 20. O que é que a camara faz aos outros 18.5 ? Nada
O Ext 4 então é 40...

Resumindo

Pode comprar um cartão rápido? Pode

Serve para alguma coisa? Não

Isto é conspiração? Não, num leitor externo ligado ao PC para sacar todas as fotos dá para ver um cartão rápido em acção

Já agora uma Nikon D40 que é do mais barata que se arranja escreve no cartão a 6 MB/sec (o que nem satura um Ultra II para além de não contar com o buffer superior que as DLSR costumam ter)
 
Última edição:
por exemplo, para minha actual Nikon D50 fui ontem comprar 2 cartões SD Ultra II de 1GB na *****, a 16€ cada um.
estão a bom preço e duvido que precise de mais velocidade do que a que estes cartões possibilitam. :)
 
timber, normalmente, nas maquinas digitais a velocidade de escrita não é uma coisa propriamente previsivel.
tu num cf de 66x talvez consigas gravar a 1.5mbps, mas isso não quer dizer que essa seja a velocidade maxima da maquina, mesmo que o cartão aguente velocidades muito superiores. se quando um gaje espeta um extreme 3 na maquina, ela passar a gravar a 3mbps, sinceramente, acho que vale a pena investir mais qualquer coisa...
e olha que é bastante frequente isto acontecer. é raro uma maquina digital tirar o maximo de um cartão...

e acho igualmente que apostar so num cartão de 2gb é má ideia.
frequentes vezes aparece pessoal a dizer que os cartões sofreram um ataque de amnesia, e o que estava dentro deles vai de vela. assim, acho que se tens a opção de ter dois cartões dentro da maquina, não perdes nada. dado que so podes ter um cf e um xd, acho que era de valor apostar num CF rapido de 1gb, tipo o extreme III, e num xd de 1gb, que é tradicionalmente lento.

assim, se as fotos num cartão desaparecerem, pelo menos minimizas as perdas.

geralmente, trocar o cartão que estamos a usar, é so desligar a maquina, seleccionar o outro formato num switch, ligar a camara e continuar a fotografar.

assim, tens um xd para o point and shot, e tens um CF para usar em condições mais especiais, como fotografar em RAW, ou em modos continuos (apesar dos modos continuos da s9600 n serem grande espingarda)

e tens a vantagem de parte das fotos estar num cartão diferente do outro, que, pode sempre minimizar as perdas, em caso de falha de um cartão... que, espera-se sempre que não aconteça, dado que a falha de um cartão não é uma coisa para acontecer todos os dias, mas se acontecer, pronto, um gajo esta preparado.
 
Em suma, a curto prazo, aconselham a 9600 ? ou acham que arranjava melhor (até 500€) ? Acham que ficava melhror servido com uma dSLR "barata" (Nikon D40, Pentax K100D) ?

ps: os cartões é a menor das minhas preocupações, já que tenho aqui muitos CF's da minha Canon A70.
 
Última edição:
http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=5913&session=c5c08b6b289b692a133f05a9bc0e7d2c

tenho o de 512 e n tenho razões de queixa.
em relação ao estabilizador, a minha tem e consigo fazer fotos até cerca de 1seg dd que bem encostado a qq coisa e sem respirar.
seja cm for é quase indispensavel um tripé para fotos abaixo de 1/10

relativamente à 9600 e segundo o link que deixo aqui é preferivel a s6500fd http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=fuji_finepixs6000%2Cfuji_finepixs9100&show=all
a unica coisa a mais que a 9600 tem é o preço, mais pixeis (pouco relevante para mim) e a possibilidade de flash externo. nd que para mim justifique os cerca de 200€ a mais
 
Digam-me uma coisa... eu tenho uma Pentax Super F1 + 3 objectivas. Seria possível usar as objectivas numa K100D ?


Hoya 49mm SKYLIGHT(1B)
IMG_6266.JPG

IMG_6267.JPG

IMG_6268.JPG




Pentax-A Zoom 1:4 70~200mm

IMG_6269.JPG

IMG_6271.JPG

IMG_6272.JPG




Pentax-A Zoom 1:4 28~135mm

IMG_6273.JPG

IMG_6274.JPG

IMG_6275.JPG




Aqui fica o tipo de encaixe:

IMG_6277.JPG

IMG_6278.JPG




As 3 objectivas:

IMG_6279.JPG





Pentax Super F1

IMG_6280.JPG

IMG_6281.JPG

IMG_6283.JPG

IMG_6284.JPG

IMG_6285.JPG

IMG_6287.JPG


ps: estou cada vez mais indeciso :p
 
Sim, provavelmente podes mas não queria garantir-te. A Pentax tem praticamente retrocompatibilidade com tudo o que fez mas é um bocado retorcido em termos de pormenores.

Se quiseres posso tentar investigar isso.

PS: No primeiro caso meteste a referência do filtro UV (aliás não é bem UV, é Skylight que está metido na lente. Que é da Hoya e tem uma thread de 49 mm. Pelo tamanho da lente e pelo anel de abertura (f1.7 máximo) quase que aposto que é uma 50 mm. Agarra na lente e desenrosca isso.
 
Última edição:
Agradecia. Assim ia para uma Pentax K100D ... ficava melhor servido digo eu.

EDIT: o encaixe é quase igual (só tem uma "bolinha" a mais)... acho que não há problemas...

lensmount01.jpg


The K100D has a KAF2 bayonet lens mount which can take lenses with a KAF2, KAF or KA mount lenses. Obviously Pentax now has a range of DA 'designed for digital' lenses which are designed for the APS size sensor (smaller imaging circle) which are smaller and lighter than full frame lenses. The K100D's sensor is approximately APS-C size which equates to a 1.5x field-of-view crop compared to a 35 mm film camera, so a 50 mm lens on the K100D will produce a field-of-view of approximately 75 mm equivalent.
 
Última edição:
a K100d tem FOV (Field of View) crop de 1,5x, derivado do tamanho do sensor ser APS-c, portanti, isso "converte" as distancias focais das lentes que aí tens... mas nada de grave.
simplesmente tens que multiplicar as focais das lentes por 1,5x, para obteres o equivalente a 35mm.
isto acontece porque o sensor é mais pequeno, e consequentemente, é como se fizesses um crop ao centro da fotografia que as lentes estão preparadas para "projectar" num rolo de 35mm.
isto geralmente tem efeitos positivos na uniformidade da luminancia da imagem, dado que em principio ficas com quase nenhum vigneting

as K100d têm Pentax KAF2, KAF, KA lens mount, visualmente, o encaixe, é muito parecido com o da tua:
lensmount01-001.jpg



A super F1, pelo que consegui perceber da pesquisa que fiz, usa M42 lens mount, pelo deves ter que usar adaptador (e n sei onde é que o podes encontrar)

Use on modern cameras
The M42 lens mount is obsolete. Other than rare specialities such as the Cosina-made Voigtlander Bessaflex TM, bodies with M42 lens mounts are no longer manufactured.

However, because of the simplicity of the M42 lens mount and the large selection of existing lenses, M42 adaptors exist for all current and many obsolete lens mounts. This allows the use of M42 lenses on modern film and digital SLRs.

M42 adaptors work best on bodies with a flange depth less than or equal to M42's flange depth of 45.46 mm. This allows the lens to be mounted the correct distance from the film or sensor, retaining the original focus range of the lens.

On bodies with a flange focal distance greater than that of M42, most notably Nikon, two options are available. A simple mechanical adaptor allows the lens to be mounted, but the effect is similar to the introduction of an extension tube, reducing the minimum focus distance at the expense of losing infinity focus. Alternatively, an adaptor with an optical element can be used to retain the original focus range of the lens, at the expense of some image quality.

The level of functionality available from a modern body when an M42 lens is mounted may vary. Some bodies may be operated in aperture-priority mode, others will only allow full manual control in this circumstance. Focus confirmation may not be available.

Mounting an M42 lens on a digital SLR with a sensor smaller than 35 mm film results in FOV crop.
http://en.wikipedia.org/wiki/M42_lens_mount

check this out:
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=Pentax+M42+K100&meta=

EDIT:
mas, eh pa, o M42 é um sistema de rosca, o sistema da tua super F1 não me parece ser propriamente de rosca... mas tb n consigo saber qual é o sistema da tua super f1.
 
Última edição:
Isso não é uma Pentax Super F1 mas sim Super A e usa a baioneta KA e pela informação do Koncaman deduz-que a K100 aceita essas lentes (KA)

A M42 é de rosca e muito mais antiga
 
Última edição:
Pois, as objectivas já são velhinhas.

Tenho que pensar bem. Se me fico numa 9600 ou se estico um bocadinho o orçamento e vou para uma K100.

Vocês acham que consigo tirar resultados porreiros destas lentes que tenho numa K100 ? Podia esticar o orçamento até 600€ e ficava com:

Pentax K100D
Objectiva 18~55 MM (bundle com a máquina)
Objectiva 28~135 MM
Objectiva 70~200 MM
Objectiva 49 MM

Acham que compensa em relação à Fuji 9600 ?
 
Última edição:
neste caso, ficavas com objectivas 18-55 (que é feita para dslr)
e com objectivas (28*1.5)-(135*1.5), (70*1.5)-(200*1.5) e (49*1.5) mm por causa do FOV crop.

mas ficas com um kit de lentes bacano.

timber, sendo super A ja explica o porque de eu andar aqui a procurar no google super f1 e n encontrar nada de jeito :D
com super A, de facto ja me aparece correspondencia com o KA lens mount, o que explica a semelhança visual entre os encaixes da K100 e da maquina do kidloco.

a pentax K100 é uma maquina porreira... e é capaz de ser uma boa opção, para quem ja tem umas quantas lentes em casa, as quais podem ganhar uma nova vida...
 
Última edição:
Nice. Só não percebi bem foi esse FOV crop.

Estás-me a dizer, que a minha lente 70~200 ficava igual (300 em teleobjectiva) à Fuji 9600 ? Se lhe juntar a 18-55, fico com objectivas num espectro 18~300... igual às bridges! Estou a perceber bem ? :D
 
Última edição:
Back
Topo