Super Zoom

Também tens de aplicar a equivalência de FOV à 18-55. As distâncias focais são sempre as mesmas. O que muda é o FOV.

Já agora, kidloco, lê o que escrevi mais acima. Essa lente de "49mm" é o filtro.

Nice. Só não percebi bem foi esse FOV crop.

Estás-me a dizer, que a minha lente 70~200 ficava igual (300 em teleobjectiva) à Fuji 9600 ? Isso para mim seria ganho, e não perca :p
Em termos de imagem no ecran ficava (até porque a 9600 não tem 300 mm reais, é outra equivalência semelhante)

A diferença é que a K100D teria menos profundidade de campo (quantida da imagem em foco) para a mesma abertura
 
Também tens de aplicar a equivalência de FOV à 18-55. As distâncias focais são sempre as mesmas. O que muda é o FOV.

Mas a 18-55 vem com a dSLR... não é suposto ser "nativa" ?

Já agora, kidloco, lê o que escrevi mais acima. Essa lente de "49mm" é o filtro.
Onde ? não vejo nenhum post teu a falar da 49mm :p


A diferença é que a K100D teria menos profundidade de campo (quantida da imagem em foco) para a mesma abertura
Por causa do crop certo ?

Também devo contar com os dedos das mãos as vezes que precisarei de 300 de teleobjectiva.
 
Todas são distâncias focais nativas (ou reais, exactas, whatever). O que quero dizer é que essa lente é equivalente a uma 28-80 ou 28-90 (nem fiz a conta mas tenho a certeza que dá algo por aí).

As distâncias focais em compactas como a Fuji é que vem aldrabadas. A lente não é 28-300. É equivalente em FOV a uma lente 35mm em sensor 35mm 28-300.

Sim, provavelmente podes mas não queria garantir-te. A Pentax tem praticamente retrocompatibilidade com tudo o que fez mas é um bocado retorcido em termos de pormenores.

Se quiseres posso tentar investigar isso.

PS: No primeiro caso meteste a referência do filtro UV (aliás não é bem UV, é Skylight que está metido na lente. Que é da Hoya e tem uma thread de 49 mm. Pelo tamanho da lente e pelo anel de abertura (f1.7 máximo) quase que aposto que é uma 50 mm. Agarra na lente e desenrosca isso.
Este aqui kid

Mas a 18-55 vem com a dSLR... não é suposto ser "nativa" ?

Onde ? não vejo nenhum post teu a falar da 49mm :p


Por causa do crop certo ?

Também devo contar com os dedos das mãos as vezes que precisarei de 300 de teleobjectiva.
Ter a opção de ter menos profundidade de campo geralmente é considerado algo positivo.
 
A lente ficou em casa dos meus pais... vou lá jantar, depois digo-te qual é.

Bem, então quer-me parecer que vou para uma dSLR :p
 
kidloco, este link ajudou-me a perceber como é que isto do FOV Crop funciona.
http://en.wikipedia.org/wiki/Crop_factor

na pratica isto é simples...
tipo, as lentes que tu aí tens, estão feitas para projectar uma imagem num rolo de 35mm, mas estas dslr, têm um sensor (que substitui o rolo) com uma area mais pequena que a do rolo.

ou seja estas a captar imagem num espaço mais pequeno, com uma lente preparada para projectar imagem numa area maior, consequentemente ficas com um bocado de imagem à volta do sensor que não vai ser captada. mas isso não é grave.

outra forma de ver isto, é olhar para uma fotografia que tiraste em 35mm, e cortar as margens da fotografia, assim ficas com uma ideia daquilo que vias se a imagem tivesse sido tirada pela maquina digital...

ou seja, ficas com mais zoom.

mas como te disse ha bocado, tens a vantagem de ter quase nenhum Vigneting, precisamente porque este efeito tende a ser mais acentuado nas margens da imagem projectada pela lente, como vais deixar de captar as margens, vais captar imagem precisamente onde a iluminação é mais uniforme...

não sei se me fiz entender se não... mas tens aí os links para teres uma ideia mais grafica de como isto funciona.
 
Sim, percebi perfeitamente.

Então são todos da opinião que devia mandar pastar a 9600 e comprar a Pentax ? :p

ps: a minha mulher já deve estar farta das minhas derrapagens... na bicicleta também só queria gastar 250, derrapei para os 370 :D
 
se a ideia for poupar, ainda tens a K110d, que é basicamente uma K100d mais barata e naturalmente com menos uma ou outra featurecomo o establizador de imagem no sensor.

mas à historia do establizador de imagem, aplica-se aquilo que te disse ha uns posts atrás... mas com uma pequena diferença:
na K100D tens boa sensibilidade ISO, E establizador de imagem, o que ja da para algo mais avançado que na s9600, especialmente com lentes rapidas (menos de F/2), como me pareceu que tinhas aí.
na k110d aplica-se so a boa sensibilidade iso, porque a establização, so com tripé (como na s9600), OU com lentes com establizador de imagem (coisa que não arranjavas para a s9600).. mas comprar lentes, tendo ja 3 lentes à disposição, é um bocado mal pensado, e deita por terra a ideia de poupar dinheiro.


por outro lado, também podes pensar que, derrapar por derrapar, derrapas logo como deve ser e vais para a K10d :D
 
Isso já seria um mega-derrapanço... ao estilo das obras públicas em Portugal :D

ps: isto também não é pra comprar já... queria comprar mais lá para Julho/Agosto... pode ser que ainda desça um bocadinho :p
 
PS: No primeiro caso meteste a referência do filtro UV (aliás não é bem UV, é Skylight que está metido na lente. Que é da Hoya e tem uma thread de 49 mm. Pelo tamanho da lente e pelo anel de abertura (f1.7 máximo) quase que aposto que é uma 50 mm. Agarra na lente e desenrosca isso.

É uma 50mm sim :p

ps: tenho 4 filtros e não sabia :)

Podem-me só dizer as limitações que a lente do kit tem ? vejo toda a gente a dizer mal delas e não percebo bem porquê.

Para point-and-shoot não chega bem ? Sempre tirei fotos assim (com a minha Zenith) ... sem mega-zooms e mega-macros.
 
Comprei agora uma k100d e todas essas lentas pentax-A ou pentax-M funcionam la.

Eu comprei uma 50mm f1.7 (provavelmente = a tua) Pentax-A e é impecável, se a lente for "A" a única coisa k não fica automática é a focagem, de resto, podes ter a exposição e a abertura em automático ou manual.

Ainda não tive muito tempo para a experimentar mas das poucas fotos que tirei pareceu-me excelente em tudo, sendo a minha 1ª SLR estou maravilhado..

A lente do kit só a pude comparar com a lente 50mm, e posso-te dizer k esta 50mm com 20anos, deixa a 18-55@50 a milhas.

Sendo um pouco noob nestas andanças, a pentax tem uma lente 16-45mm F4 k se manda la pros 400€, a lente do kit é 18-55mm e só custa prai 70€, em duas lentes relativamente parecidas em termos de distancias focais, haver uma diferença tão grande de preços, ou uma é mt boa, ou a outra é mt má (ou as duas :) ).

Mas como o € não abundam, comprei a k100d com a DA18-55 e comprei a parte a DA50-200, e agora vou comprando essas "primes" da pentax mais antigas, que se vão arranjando no eBay a uns preços relativamente acessiveis para puder ir brincado e aprendendo mais.
 
Última edição:
agora vou comprando essas "primes" da pentax mais antigas, que se vão arranjando no eBay a uns preços relativamente acessiveis para puder ir brincado e aprendendo mais.

Como tú, também comprei agora uma K100d (chegou ontem!). E comprei numa loja do ebay, pelo que ficou bem mais barata que comprada cá. Também comprei o pack com a 18-55 mm.

Agora essa solução de comprar no ebay objectivas antigas da pentax, não é nada mal pensada, não senhor! :berlusca:

Como dizia o outro "Cabecinha pensadora!"
 
Como tú, também comprei agora uma K100d (chegou ontem!). E comprei numa loja do ebay, pelo que ficou bem mais barata que comprada cá. Também comprei o pack com a 18-55 mm.

Agora essa solução de comprar no ebay objectivas antigas da pentax, não é nada mal pensada, não senhor! :berlusca:

Como dizia o outro "Cabecinha pensadora!"

Ficou mais barata, contando com portes e impostos ? Veio dos USA, UK ?
 
É uma 50mm sim :p

ps: tenho 4 filtros e não sabia :)

Podem-me só dizer as limitações que a lente do kit tem ? vejo toda a gente a dizer mal delas e não percebo bem porquê.

Para point-and-shoot não chega bem ? Sempre tirei fotos assim (com a minha Zenith) ... sem mega-zooms e mega-macros.
As limitações das lentes de kit são a vários níveis

São de construcção barata (e leve), o motor de focagem geralmente é do mais fraquito que a marca tem, tem aberturas lentas e não são particularmente boas em qualidades ópticas

No entanto são mais que suficientes para point and shoot e combinadas com as vantagens natural duma DSLR (sensor, ruído, sistema de focagem, visor óptico) acho que não devem nada às compactas com as suas lentes à la carte.
 
Back
Topo