Mac Suporte Técnico em Mac — sites, dicas e software úteis

Watermelon

Power Member
Todas as máquinas precisam der afinadas de vez em quando e os Macs, apesar de normalmente serem bastante estáveis, não são excepção. Eis alguns sites, truques e software que podem dar jeito em caso de problemas.

Lembre-se de fazer search no fórum, caso nada no tópico resolva o seu problema. Se o assunto não tiver sido abordado, abra um novo tópico com a sua dúvida.

Resolução de problemas — sites a consultar

Operações básicas de resolução de problemas
  1. Reiniciar o computador
  2. Reparar o disco e o filesystem e as permissões utilizando a Disk Utility (/Applications/Utilities), Disk Warrior, Tech Tool Pro ou qualquer outra aplicação para o efeito
  3. Verificar se há pouco espaço no disco
  4. Desligar todos os Startup Items (ver System Preferences) e fazer log out / log in.
  5. Criar uma nova conta e verificar se o problema persiste
  6. Desactivar Application Enhancer ou qualquer outras haxies que estiver a utilizar
  7. Iniciar o computador no modo Safe Boot (carregando na tecla Shift quando ligar o computador)
  8. Reset à NVRAM e PRAM (carregar em Command + Option (alt) + P + R quando ligar o computador)
  9. Desligar todos os dispositivos USB e Firewire, à excepção do teclado/rato

Outras medidas de resolução de problemas
  1. Utilizar o modo de diagnóstico fornecido no CD da Apple
  2. Procurar "bad blocks" no disco
  3. Retirar RAM fabricada por terceiros
  4. Fazer reset à SMC (PCU nos Macs mais antigos), caso seja um portátil
  5. Fazer Archive and reinstall do Mac OS

Software útil (a bold, aplicações gratuitas)
  • MainMenu — É acedido através da menubar e realiza e automatiza várias funções de manutenção.
  • OnyX — Corre várias operações de manutenção e permite fazer vários tweaks ao Mac OS.
  • Applejack — Assistente de manutenção que corre em single user mode (linha de comandos) e que se torna particularmente útil quando não é possível aceder à interface gráfica do sistema.
  • DiskWarrior — Utilitário para resolver vários tipos de problemas relacionados com discos.
  • TechTool Pro — O supra-sumo das ferramentas de manutenção e optimização, com inúmeras features.

 
Última edição pelo moderador:
Podes abrir. No entanto, não é aconselhável caso não saibas o que estás a fazer. Tens parafusos de tamanhos diferentes (3 tamanhos para ser mais especifico) no bottom e na logic board tens que ter cuidado para nao tocar em nada, caso contrário podes estragar a logic board. O mais aconselhavel é ires a um centro autorizado e pedires uma limpeza de cooler com troca de massa térmica.
 
Boas,
Alguem sabe qual o melhor sitio para comprar uma bateria nova para o meu macbook pro 15 de 2010?
A minha esta a dar as ultimas, ja nao da mais de 2 horas de bateria.
 
Olá malta.
Será que alguém me podia ajudar por favor?
O meu mac tem aberto umas páginas automaticamente no safari - umas estranhas, diz que é vírus... depois fecho e n\ao volta a abrir mas abre sempre de vez em quando. E aparece uma notificação de lado às vezes que diz "malware". Achava que tinha aqui o mackeeper instalado, mas não está nas aplicações...

Acho que devo ter algum vírus ou alguma coisa.. às vezes os documentos word também não gravam. Alguém me podia ajudar a limpar o meu pc por favor?

Muito obrigada :)
 
O meu MacBook Pro de 2017 começou, do nada, a ter problemas no ecrã (ontem a noite tudo ok, hoje quando acordo está a aparecer umas riscas verticais e horizontais em tons magentas), e pelo que vi na net pode ser o problema relacionado com o flexcable, até pq se eu abrir só a tampa um pouco o ecrã está perfeito, se a abrir “totalmente”, 75º ou mais, é que fica com esses riscos.
Ele ainda está na garantia, mas à cerca de um ano caiu-me e ficou com umas mossas no alumínios dos cantos da frente, será que vai haver problemas por isso? Será que se vão descartar?
 
São nos 4 cantos da frente do pc, quer na parte de baixo quer da parte de cima(cantos da tampa do ecrã). Mas apenas no alumínio, nos cantos mesmo. O vidro está inteiro, está tudo inteiro
 
Malta, estou a tentar reinstalar o Mac OS X Lion num MacBookAir 4.2, mas quando começa a reinstalação (via internet) aparece a mensagem:
"Can’t download the additional components needed to install Mac OS X"

O disco está formatado.

Percebo pouco ou nada de Mac, alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado

P.S. Coloquei o post em 2 tópicos para obter ajuda mais rapidamente.
 
Malta, estou a tentar reinstalar o Mac OS X Lion num MacBookAir 4.2, mas quando começa a reinstalação (via internet) aparece a mensagem:
"Can’t download the additional components needed to install Mac OS X"

O disco está formatado.

Percebo pouco ou nada de Mac, alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado

P.S. Coloquei o post em 2 tópicos para obter ajuda mais rapidamente.

o mais fácil seria teres o dvd de instalação ou uma pen com o instalador
 
Já consegui resolver o problema... consegui arranjar a imagem do OS X Lion e fiz a instalação através da pen, foi um processo penoso, mas no final ficou a funcionar tudo bem. Depois, fiz a instalação do windows 7 através do Boot Camp. Por fim, fiz o upgrade do windows 7 para o windows 10. Deu trabalho mas o MacBookAir 4.2 ficou a funcionar a 100% com os 2 SO.
 
Back
Topo